terça-feira, 31 de maio de 2005

De terras do Papa até Palermo, com passagem no Vaticano!

Dúvidas

A decisão de publicar este post é minha. Depois de reflectir, decidi escrever o nome do treinador (?) português que está a ser apontado como um dos (mais do que) prováveis treinadores do Benfica. Trata-se de José Couceiro.
Calculo que seja uma brincadeira ou uma forma de dispersão. Lamento desconfiar que não é.
PS - Amanhã leiam a primeira página do "Record"...
ADENDA - Para evitar dúvidas, sublinho que Vieira continua a preferir Camacho. Outros Le Guen. Poucos, mas ainda assim relevantes, preferiam Pontes. Mas o nome de Couceiro começa a ganhar peso. Aguardemos.

Chegar, ver, vencer e partir!

"Em princípio, vou ficar!"

Quem o diz é Fábio Rochemback, a propósito do seu futuro no Sporting. E no fim, também irá ficar?

O Papa

O Papa do noroeste português continua imparável. Com treinador contratado, pretende evitar - a todo o custo, saliente-se - que o Benfica contrate quem pretende.
É curioso. Já se conhecia a propensão para contratar jogadores só por serem referenciados pelo Benfica. Agora treinadores, isso é demais...
PS - em Janeiro bastou um sopro ao ouvido: Couceiro vai para o Benfica. Lá foi para o Freixo...

Treinador II

Tal como escrevemos ontem, Le Guen está mesmo na agenda dos responsáveis pelo futebol benfiquista. Hoje, no entanto, o "Record" publicou que Koeman é uma possibilidade.
Tal não é verdade. O futuro passa por Camacho, Le Guen ou, como assinalava Seara ontem na SIC Notícias, por um treinador português. Sabemos o nome desse treinador. Por pudor, e apenas por isso, não o publicamos. Mas, nas entrelinhas, é fácil saber quem é.
Quanto ao resto, sempre se dirá que Camacho é mais do que o provável treinador do Benfica. Só se Veiga, Mendes e Mourinho conseguirem convencer Vieira que perceber de futebol também é condição de um bom treinador!
PS - "O Jogo" também anuncia Koeman...

segunda-feira, 30 de maio de 2005

Treinador

Ndrangheta sabe - e referiu-o em devido momento - que Camacho está com pé e meio na Luz. Mas também sabe que Veiga pensa em Paul Le Guen... Vamos ver quem sai a vencer no duelo dos V´s...

"Foi bonita a festa, pá!"

Pois foi. A do Benfica demorou uma semana e 90 minutos. A do Vitória começou quando acabou a outra e durará uma vida. Parabéns aos vencedores! Os vencidos continuam campeões.
PS - Quem com ferros mata, com ferros morre. O Benfica foi derrotado com a mesma receita que, no ano passado, utilizou para derrotar o Porto. Nunca percebeu que defrontava uma equipa que passou 3 semanas a preparar um jogo. O Benfica nem dois dias!

domingo, 29 de maio de 2005

"Hugo Viana é uma fantasia"

Diz-nos Pinto da Costa, assim como AGORA também vem confirmar que após os exames médicos, Sokota poderá ter guia de marcha para entrar no Centro de Treinos do Olival e no Estádio do Dragão.

Aliás, as contratações do FC Porto na época que agora finda foram todas elas uma fantasia, provando que Pinto da Costa e a SAD que tão bem gere não sabem o que hão-de fazer com tanto dinheiro.

Por explicar está ainda os negócios com Fedorychevs e companhia, nomeadamente o processo de avaliação dos preço dos passes de vários jogadores.

A isto voltaremos mais tarde...

sexta-feira, 27 de maio de 2005

Fernando Meira

A possível contratação de Meira pelo Porto configura, já, uma adaptação ao estilo de Adriaanse: 3 - 4 - 3. Se lhe juntarmos Viana na meia esquerda, Lucho no centro do meio campo e López no ataque, vamos ter campeonato...
PS - acabou de chegar ao ouvido esquerdo do Ndrangheta - esta não percebem mas é para o sócio do lado - a contratação que Vieira selou hoje. Para perceberem melhor, foi a meio do post...

Hugo Viana

Uma das maiores discussões que tinho com os meus amigos deve-se a Hugo Viana.
De facto, considero-o um dos melhores jogadores nacionais e, na sua posição, (ainda) é o melhor.
Bem orientado, é tacticamente perfeito, defende em pressing e ataca em velocidade. Tm visão de jogo requintada e desmarca com qualidade. Atributos de um grande médio centro. Pode ter feitio difícil. Mas os treinadores (os bons!) têm o dever de corrigir um jogador de forma inteligante, elevando o seu futebol.
Hugo Viana é um jogador formidável. Forma, no Sporting, um trio fantástico, que tem no ataque Liedson e na defesa Enak. Custa-me, assim, perceber a hesitação dos dirigentes do Sporting.

Setúbal

Que me desculpem todas as outras. Mas se há cidade que, pelo sofrimento e abnegação da sua gente, merecia ir ao Jamor, essa cidade é Setúbal. E, já agora, perguntem às pessoas de Setúbal, aos adeptos do Vitória, se final da Taça "à séria" não é no Jamor!

Trapattoni

Se eu fosse a "velha raposa", conhecendo os adeptos do Benfica e sabendo que Camacho está à espreita, voltava a Itália, com o doce sabor do dever cumprido. Saberia que eternamente seria um ídolo, que nunca se esqueceriam de mim.
O italiano sabe bem disso: irá para casa e sempre que vier a Portugal, por onde passar, será aplaudido. Ganhou a eternidade. Agora há que saber como não a perder...

quinta-feira, 26 de maio de 2005

Mercado a agitar

1 - Benfica com plantel fechado: 10 saídas e 10 entradas. Se o italiano quiser ficar, o que fazer a Camacho?
2 - Hugo Viana no Freixo por quatro épocas. Quem será o senhor que se segue?
3 - Mariano Barreto a caminho de Alvalade. Peseiro pode, ainda, começar a época. Mas Barreto será (em breve) o treinador do Sporting.

terça-feira, 24 de maio de 2005

Ressacando...

- Em tempos de ressaca, já há quem queira mostrar trabalho para a próxima época e Co Adrianse é a primeira aposta para o FC Porto. Primeira não, quinta, porque já entraram Jorginho e Paulo Ribeiro do Setúbal, Lucho González e Lisandro López da Argentina.

- Convém lembrar às mentes mais esquecidas que Adrianse vem da escola do Ajax e que o sistema preferido do clube holandês e do AZ Alkmaar em que trabalhou é o 3-4-3. Alguém se lembra de um senhor de bigode e óculos que aterrou em Pedras Rubras o ano passado e pronunciou em italiano que gostava de jogar em 3-4-3. Sabe-se hoje qual o resultado...

- Em dia de reuniões, Carlos Freitas optou pela via mais fácil. Cansado de não receber apoio nenhum da direcção, excepto quando era necessário, Freitas deu por concluído o seu trabalho na SAD do Sporting. Espera-se vôos mais a Norte ou do outro lado da 2ª Circular?

- Muita gente anda intrigada com o facto de José Peseiro ter sido eleito o melhor treinador da Superliga. Acontece que a votação foi feita pelas redacções da Sport TV, Jornal de Notícias, TSF e O Jogo, curiosamente, as mesmas pessoas que tanto elogiaram o futebol do Sporting e o seu treinador. Não era agora também que lhe iam puxar o tapete...

- Entretanto a mesma TSF, talvez farta dos constantes raspanetes que Trapattoni dava nos seus repórteres nas conferências de imprensa, resolveu mandar cá para fora a notícia de que Camacho já tinha assinado e logo por dois anos. Quando não há argumentos, o timing correcto é sempre esquecido...

- Voltando a Alcochete, Polga e Douala estão em rota de colisão com o treinador, Rui Jorge não renova, Niculae idem idem, Liedson volta para as praias do Brasil e em dia de reuniões, Peseiro corre o risco de voltar para Coruche de vez. Há alguém que tem um Porsche e está à espreita...

Dos campeões e outras histórias

1 - O Sport Lisboa e Benfica ganhou o 31.º campeonato nacional da sua história. Com muito sofrimento, dramatismo e suor, a equipa demonstrou, acima de tudo, um grau de solidariedade ímpar na história recente do clube. Parabéns!
2 - Entretanto, José Peseiro foi eleito, na dita "supergala do futebol", o técnico do ano. Sem comentários.
3 - Na Avenida dos Aliados os festejos decorreram como sempre: um bando de acéfalos a grunhirem palavras contra o Benfica. A história é sempre a mesma.
4 - O Sporting numa semana deitou tudo a perder: Peseiro errou na Luz, falhou na UEFA e desprezou o segundo lugar na Superliga. Alguém lhe pode explicar a diferença entre ir à Champions ou ir à pré-eliminatória?
5 - Co Adriaanse foi apresentado no Freixo. Pinto da Costa, ao mesmo tempo, prometeu jogadores "à Porto". Será que o Benfica está a pensar dispensar Rocha, Luisão, Petit e Simão?

segunda-feira, 23 de maio de 2005

Ainda estou a pensar...

... se a realidade ultrapassou o sonho: O Benfica foi campeão, no Porto, contra tudo e contra todos. Obrigado a todos!

quinta-feira, 19 de maio de 2005

Coincidências ou talvez não...

- É coincidência que na mesma semana em que vai defrontar o FC Porto, Nelo Vingada tenha experimentado colocar uns juniores a treinar com a equipa principal. O Moreirense, que seria na óptica mais lógica o adversário ideal para tal teste, não foi o clube escolhido. Logo teve de ser na semana do FC Porto e que pode decidir o título...

- Continuando a Norte, temos que o Boavista tem salários em atraso, mas também tem Hugo Almeida (emprestado pelo FC Porto) e ainda metade do passe de Bosingwa e Raúl Meireles. Também tem metade do passe de Petit, mas veremos onde o xadrez rende mais: se na conquista de um campeonato ou se na regularização das suas contas...

- Andando um bocado para baixo, chegamos a Óbidos, e usando a superstição, pode ser que o Benfica chegue lá, 11 anos depois. Entretanto, todas as manhãs, os jornais são desfolhados com o interesse de um clube italiano diferente todos os dias, para aguçar o pequeno-almoço...

- Em Alvalade, e depois de mais um grande exibição de Ricardo e das conveniências tácticas de Peseiro, a vontade dos jogadores em jogarem com o Nacional não será a mesma e mesmo no seu ego, ficar em 3º ou 2º é igual, apesar de haver uma grande diferença, nomeadamente financeira...

- Começa-se a fazer contas e vê-se que se o Farense (clube mítico algarvio onde pontificavam essas estrelas marroquinas Hajry e Hassan) corre o risco de descer para os distritais se não ganhar o último jogo. O exemplo deste clube e do Salgueiros serão utilizados nas próximas inscrições para a próxima época na Liga? Veremos...

quarta-feira, 18 de maio de 2005

Até lá

Até segunda feira, estarei em parte incerta. Voltarei?

Entretanto, voltei a falhar nas nomeações para domingo.

terça-feira, 17 de maio de 2005

Ás vezes enganamo-nos, outras vezes não...

E a prova está no facto de Trapattoni ter dito que vence o campeonato e depois vai para Itália. É a maneira mais correcta de dizer que já há alguém para o seu lugar...

Couceiro e outras histórias

1 - Descendente de um dos mais ilustres Presidentes da Briosa, Couceiro chegou a treinador como aposta de Vieira. Depois de ser desqualificado em Alvalade, Vieira apostou em Couceiro como líder de um Departamento de Futebol em ascensão, passando depois, através do sucessor de Vieira, a treinador do Alverca. No ano passado desceu de divisão, mas foi contratado por Chumbita Nunes para treinador do Vitória de Setúbal. Personalidade culta, casado com uma arquitecta com algum nome na praça, cedo percebeu que os holofotes rendem mais do que o conhecimento técnico. Utiliza a pressão mediática como arma de ataque, refugiando-se, depois, nas limitações de terceiros - neste caso, da mão que lhe deu de comer. Resta dizer que neste mundo a ingratidão não costuma ser punida.
2 - O Benfica está a um passo do título. Será um passo demasiado grande?
3 - O Sporting está a um passo de reescrever a história do clube. Estará à altura de tal passo?
4 - Hoje à tarde saem as nomeações para a última jornada. Vale uma aposta? Lucílio Baptista no Freixo e António Costa no Bessa!

segunda-feira, 16 de maio de 2005

Samuel Etoo

Samuel Etoo decidiu ofender, durante os festejos do título culé, os adeptos madrilistas. Os mesmos que o insultaram de forma racista e xenófoba por diversas vezes. Os adeptos de um clube que, por se considerar de elite e ter uma claque nazi, rejeitou, por diversas vezes, Etoo. Etoo esteve mal. Mas sentiu-se e deve ser filho de boa gente.

A anedota da comunicação social

Rui Santos, nos últimos tempos, transformou-se na anedota da comuncação social portuguesa. Não o digo por causa do programa de ontem. Mas digo-o, também, por causa das afirmações de ontem: dizer que há falta no golo de Luisão, argumentando que os comentadores só não o afirmam porque ambicionam a outros cargos, é o mesmo que se auto-flagelar, em directo e em exclusivo.
Para pior, Rui Santos sugeriu que o Porto e o Boavista têm um "arranjinho". Esquecer-se-á que se não fosse o Boavista o Porto já tinha festejado mais um título? É verdade que o Porto se prepara para negociar com o clube do Bessa a cedência de um jogador. Mas não é verdade que Petit ainda tem metade do passe entregue a Loureiro?
Rui Santos tem um problema de ego. O que é lamentável é os portugueses terem de levar com ele!

domingo, 15 de maio de 2005

O normal

José Couceiro (qual bebé chorão que se preze...) afirmou no final do jogo de ontem em Vila do Conde que espera uma jornada "normal" no próximo fim-de-semana.

Semana após semana, Couceiro está a tornar-se um disco repetitivo de lamúrias para tentar justificar o injustificável.

Não é capaz de dizer cá para fora que McCarthy e outros violam constantemente os regulamentos da "instituição exemplar que sabe punir os excessos dos seus atletas", não é capaz de argumentar que tem figuras no seu plantel como Leo Lima, Leandro do Bonfim, Cláudio Pitbull e Pepe, e não é capaz de argumentar que treinar o FC Porto não é a mesma coisa do que o Vitória de Setúbal.

Pois bem, se a jornada fosse normal, a Académica jogaria no Dragão com Hugo Leal, o seu principal municiador de ataque, mas como o ex-benfiquista pertence aos quadros das Antas, a tal ética desportiva que muitos apregoam se calhar não será posta em prática.

Para além disso, a promiscuidade que existe entre Pinto da Costa e o presidente da Académica é o suficiente para a Académica poder fazer o "jeitinho"...

E agora?

Sendo que Giovanni Trapattoni venceu o Sporting e está numa posição privilegiada para ganhar mais um título e para dar o que falta ao Benfica há 11 anos, o contrato assinado entre a instituição e Camacho é para continuar?

sexta-feira, 13 de maio de 2005

Ndrangheta sabe...

... que a assembleia geral de hoje, realizada no pavilhão Açoreana Seguros, do Benfica vai ser escaldante. Ninguém sabe se Vale e Azevedo participará. Mas todos sabem que os seus adeptos fanáticos se preparam para lançar a violência. A todos os que participarem, muito cuidado.
... que o Benfica fechou as contratações para a próxima época e, salvo alguma saída imprevista que envolva outra contratação, estamos a falar de seis jogadores credenciados.
... que o Sporting pretende o concurso de um médio centro capaz de organizar jogo durante 30 jogos consecutivos. O alvo está no mercado sul-americano e Juan Fíger está já no terreno, avalizado por Carlos Freitas e Dias da Cunha.
... que o Porto, apesar de todo o dinheiro que continua a entrar, vai gastar outra pipa de massa em contratações "fétiche".
... que o divórcio anunciado por Eugénio Queirós , com tabernas e infantes ao barulho, já é do conhecimento de toda a comunicação social, que optou pelo silêncio em vez de se meter com o diabo.
... que José Veiga e Jorge Mendes fizeram um pacto de não agressão e, até, já contratam em conjunto...
... que António Salvador, outro dragão de ouro, Presidente do Sporting de Braga, deve ao Presidente do Benfica a concretização de um negócio que se apresenta como uma mina de ouro.
... que o Presidente do Benfica deve a António Salvador a concretização de outro negócio, que não sendo uma mina de ouro, pode salvar, caso o Benfica não seja campeão, a face de Vieira.
... que,todos sabem, o derbi de amanhã é o eterno "jogo" do futebol português, capaz de separar famílias e amizades (90 minutos não é assim tanto e de quando em quando sabe bem vê-los de longe e ao longe).
... que os autores deste blog, independentemente do seu clube, se preparam para, a seguir ao jogo, beberem uns copos valentes com os mesmos amigos dos quais se separaram durante 90 minutos!

Pergunta Ndrangheta

A transferência de Maniche para o Dinamo de Moscovo é definitiva ou passageira?

1000

Passámos as 1000 visitas.

O Ndrangheta está de parabéns, pois conseguiu em pouco tempo arranjar o seu espacinho na blogosfera futebolística nacional.

Bem-hajam e voltem sempre!!!

Obrigado pelas vossas visitas!!!

quinta-feira, 12 de maio de 2005

Milhões e mais milhões

Enquanto a nação futebolística discute o verdadeiro "derby" que existe em Portugal, mais a norte, os negócios não páram com sotaque russo.

Fedorychev veio cá e vai levar, segundo os jornais, Costinha, Maniche e Seitaridis, anum negócio avaliado em 33 milhões de euros.

Se os dois primeiros são avaliados em 22 milhões de euros, o defesa grego é "avaliado" em 11 milhões de euros, pelo que terá de haver uma nova investigação a esses valores, seguindo o mesmo exemplo da transferência de Derlei.

É curioso que se fale pouco ou seja notícia de pouco relevo nos três jornais desportivos de hoje, mas que poderá haver negócio, lá isso poderá, e estaremos cá para o desmascarar.

Paulo Paraty

No meio de tudo, Paraty tem uma vantagem: os portistas pensam que é "lampião", os sportinguistas que ele "tripeiro" e os benfiquistas que é "lagarto".

quarta-feira, 11 de maio de 2005

Bandeira Vermelha e outras histórias

1 - 60 anos depois, festejou-se a queda de Hitler. Reuniram-se os aliados, celebraram os alinhados. A posição portuguesa - sempre que se fale da segunda guerra mundial é assim - saiu fragilizada: ninguém sabe por onde andámos, ninguém se atreve a dizer o que fizémos.
2 - Mas o que não passou despercebido a ninguém foi a decisão da comunicação social: vamos fazer de conta que Salazar não esteve no poder e que não era germanófilo. Façamos, ao fim e ao cabo, de conta que estivémos com os aliados, mas não referimos absolutamente nada de relevante.
3 - Essa omissão levou a que não referissem as célebres manifestações populares, em Lisboa e no Porto, de regozijo popular pela queda do II Reich. Mas, de facto, o povo saiu à rua, empunhando bandeiras dos EUA, da Grã-Bretanha, da França e ... do Sport Lisboa e Benfica. Sim, leram bem, do Sport Lisboa e Benfica. Em substituição de bandeiras soviéticas.
4 - Eram os tempos grandiosos do regime, que rapidamente tentou fazer passar o vermelho do Benfica a encarnado do regime. Em vão: como instituição democrática que era - dizem-nos que a única do Estado Novo -, o Benfica continuou a ser o clube "vermelho do povo", em que se reuniam membros da oposição do reviralho - encabeçados pelo Capitão Júlio Ribeiro da Costa - e do Partido Comunista Português - já na altura Octávio Pato fazia a ligação -.
5 - Por outro lado, no Sporting começava a pontificar Gois Mota, a alma parda da Legião Portuguesa e homem de confiança de Salazar. Primeiro a comandar o departamento de futebol - com a eficiência que se lhe reconhece...- e depois a presidir aos destinos da agremiação do Visconde. Entra-se, assim, na década de 50, em que o Benfica dava cartas na Europa do futebol - com a conquista da Taça Latina, o equivalente à Taça dos Campeões Europeus - e o Sporting dominava internamente.
6 - Nesses tempos os derbis eram de outra cepa. Do lado dos vermelhos estava o reviralho e demais oposição, no extremo oposto, a equipar de verde e branco, estavam os homens da legião e da PVDE/PIDE, com o beneplácito ministerial.
7 - Foram tempos de grande sofrimento para os benfiquistas. O campo das Amoreiras foi expropriado pelo Ministério das Obras Públicas, por quantia insignificante - e para que fosse edificado o magnânimo viaduto Duarte Pacheco -, remetendo o Benfica para um descampado no Campo Grande, encostado ao já grande Estádio José de Alvalade. O Sporting, à época, era proprietário de três campos de futebol e diversas instalções desportivas. Ao Benfica restava pouco mais do que um galinheiro.
8 - Hoje só se joga futebol - aparentemente. No entanto, Sporting continua a ser o clube da elite e o Benfica o clube do povo - classes bem ilustradas pelos seus Presidentes.

terça-feira, 10 de maio de 2005

Pedro Proença e sus muchachos

Pedro Proença vai arbitrar o seu 23º jogo esta época em jogos das competições nacionais sob a tutela da Liga e do seu Conselho de Arbitragem presidido por Luís Guilherme.

De referir que o sr. Pedro Proença em 22 jogos repartidos na Superliga e na Liga de Honra teve 9 vezes como árbitro auxiliar Tiago Trigo, 4 vezes Paulo Januário e 9 vezes outros juízes...

É realmente fantástico como é que com a rotação de fiscais de linha, apareça em quase metade dos jogos o mesmo. Há grandes jantares...

segunda-feira, 9 de maio de 2005

Finalmente

Todos queriam que o Sporting estivesse em 1º. "Porque pratica um bom futebol, porque tem bons jogadores, porque está na final da Taça UEFA, por isto e por aquilo...".

Aliás, e a bem da dita "verdade desportiva", o Sporting deveria ser o campeão, porque dos três grandes é sempre o mais prejudicado.

Curiosamente, e só para me retratar nas últimas três jornadas (sem contar com esta), o Benfica foi sempre "beneficiado" (contra o Leiria, contra o Estoril e contra o Belenenses). Ao Sporting fizeram com que não se marcasse um golo do Beira-Mar limpinho, um penalty ao Sp.Braga e se mostrasse o vermelho ao Polga frente à Académica.

Do Sporting não se fala mal, porque não enche estádios nem faz com que se mude de estádio, alterando regulamentos da Liga evocando verdades desportivas que raramente as praticam. O Sporting é um clube sério e por isso não paga a nenhum clube para antecipar jogos nem compra jogadores em Portugal a um certo clube também... O Sporting é assim: diferente. Mas só nas palavras, porque nos actos, pratica-os da mesma maneira que os outros e chega a ter passivos maiores que outros clubes, evocando o tal rigor orçamental.

E por isso, o Sporting está à frente, 16 jornadas depois e depois de JOsé Peseiro ter tido guia de marcha muitas vezes...

Perguntas Ndrangheta

Será que Manuel Machado, estando de malas aviadas para a Madeira, decidiu não investir tanto no Guimarães, ao ponto de ter começado a jogar em Alvalade sem um único avançado para atormentar a frágil defesa do Sporting?

Será que Olegário Benquerença, depois do que se passou em Setúbal e na Luz, ainda não conseguiu fazer uma pausa para meditar naquilo que faz, nomeadamente na questão dos critérios?

Uma pessoa que olhe friamente para a estatística e repara que o V.Guimarães teve 7 amarelos, pensa logo que a equipa foi jogar com o propósito de não deixar jogar?

Pedro Proença, Couceiro e outras histórias

1 - Pedro Proença é benfiquista. Sócio e accionista. Ponto final.
2 - Toda a família de Proença sofre quando é nomeado para jogos do Benfica. Não só porque já sabem o que Proença vai passar, como, sendo também benfiquistas, sabem que, na dúvida, o Benfica vai ser prejudicado.
3 -O mesmo se passa com Duarte Gomes, grande amigo de Proença.
4 - Couceiro e os seus amigos da Torre "Repsol" sabem bem da situação. E espremeram-na até ao tutano. Só não precisavam de escrever o que escreveram. Não só fica mal, como entraram na brejice provinciana do "diz que disse".
5 - Daí a questão do Sapo.
6 - Por outro lado, no Benfica há dirigentes boquiabertos: Vieira, quando perguntaram sobre a putativa interdição do estádio, devia, na opinião desses dirigentes, ter relembrado que no derbi do ano passado as claques do Sporting invadiram o campo, tentando agredir diversos jogadores do Benfica, sem que nada tivesse acontecido.
7 - Daí, segundo sabemos, o silêncio que vai ecoar das bandas de Alvalade...
8 - Noutro sentido, o, assumidamente, sportinguista Luís Guilherme prepara-se para fazer a nomeação para o derbi. O escolhido terá de ser capaz de aguentar a pressão exercida por vozes portuguesas e galegas. Haverá alguém com essa capacidade? Melhor, Paulo Costa terá essa capacidade?
NOTA - a utilização da expressão "galegas" não se deve a uma qualquer segregação ou separação territorial. Quando se lê "galegas" deve-se mesmo ler "galegas". São vozes nascidas acima de Valença e abaixo do cabo Finisterra. Entre o Atlêntico e a Cantábria. OK?

sábado, 7 de maio de 2005

Sabe-se

1 - que o Sporting pediu ao Benfica que o derbi fosse disputado sábado às 16 horas. O pedido está (foi...) a ser analisado e mereceu a melhor das atenções. Tudo aponta que, se a Liga aceitar, o Benfica defira. Pode o Porto reclamar pelo, inequívoco, benefício à equipa do lado norte da segunda circular?
2 - que a crónica (?) publicada todos os sábados no jornal "O Jogo", intitulada "O Pato", tem como tutor um pinto;
3 - que Luís Filipe Vieira, afinal, permanecerá como Presidente do Benfica até ao fim do mandato;
4 - que os adeptos (fanáticos) de Vale e Azevedo preparam para a próxima sexta-feira, 13 de Maio, uma "guerra" no pavilhão Açoreana Seguros, no complexo desportivo do Sport Lisboa e Benfica (para quem não sabe, discutir-se-á o processo disciplinar proposto contra o sócio João Vale e Azevedo, que aponta a expulsão como a única medida disciplinar aplicável).

sexta-feira, 6 de maio de 2005

A regra estúpida...

Em breve mais contributos. Mas por ora, embora sem concordar na íntegra, aqui fica este artigo, de Joan Maria Batlle:
"La eliminación del PSV en la segunda semifinal de la Champions, o la clasificación del Milan, que es lo mismo, ha sido calificada unánimemente como una injusticia del fútbol. Sin duda, el miércoles sólo hubo un equipo sobre el terreno de juego que quiso ganar. Y además lo hizo desde el primer al último minuto. Y además marcó tres goles... Pero un tanto del Milan al final valió por dos. Una injusticia, sí. Pero una injusticia, en este caso, del sistema. Porque, vamos a ver: El doble valor del gol en campo contrario duplica todos los elementos incontrolables. Un poste en campo ajeno es una doble desgracia y un rebote que acaba en las mallas, una doble fortuna. Por no hablar ya de lo que nadie repara en modificar: el equipo que juega la prórroga en campo contrario tiene media hora más de tiempo para marcar un gol que valga doble. Para entendernos, si el PSV-Milan de ayer hubiera terminado 2-0 y la prórroga 3-1, el escarnio para los holandeses aún hubiese sido mayor. Pero lo peor, es que el sistema no estimula el juego de ataque del equipo visitante, sino la especulación en busca del golpe de suerte, como el Milan.Dicho esto, la siguiente pregunta es de libro: ¿qué hacemos con las eliminatorias empatadas? Lo más justo, sin duda, es un tercer partido en campo neutral, porque lo de los penalties no es más que una lotería. Pero, claro, entonces topamos con un calendario en el que ya no caben más partidos ni con calzador. En cualquier caso, vale la pena reflexionar. Para empezar, que en la prórroga los goles ya no valgan doble. Y en las finales, que nadie levante una copa por los penalties. Otro partido y que gane el mejor. Como antes."

O Sporting, apesar de ...

O Sporting, apesar dos equívocos tácticos do Sr. Peseiro, apesar da exibição desastrada de Polga, apesar do nervosismo de Custódio, apesar de um desgastado Rochemback, passou à final da UEFA. Tudo porque Beto fez o jogo da vida, Miguel Garcia renasceu de novo, Moutinho já é um homem - Sr. Scolari, que tal um meio campo com Manuel Fernandes, Moutinho e Deco? -e Sá Pinto joga com tudo o que é coração.
Em suma, uma equipa de metades. Ontem a metade boa ultrapassou a medíocre.
Na final estará o CSKA de Moscovo, equipa fria, que vem do frio do futebol. Quando disputou a fase de grupos da Liga dos Campeões, não sei porquê, fiquei com a ideia que ficaram em terceiro propositadamente, uma vez que pretendiam disputar a Taça Uefa, ganhando-a. Daniel Carvalho e Wagner Love serão suficientes?

quinta-feira, 5 de maio de 2005

Uma verdade confirmada hoje...

Manuel Machado vai ser o treinador do Nacional para a próxima temporada. Ou seja, o V.Guimarães vai ficar sem treinador...

Reparem no post publicado mais abaixo referente a Jaime Pacheco e tirem daí as vossas conclusões...

Coerências e afins...

Muito se tem falado neste blog da nomeação do árbitro para o Benfica-Sporting.

É certo que o mesmo será conhecido na próxima terça-feira, e que o leque de árbitros que podem ser escolhidos será reduzido.

Deveria ser (num país normal) um dos melhores do país, mas isso não acontece, porque o sr.Guilherme é dos mais ridículos que existe.

A minha escolha e já que estamos numa de adivinhar e atirar à sorte, é Lucílio Baptista. Não sei porquê, mas tem o perfil mais adequado para o tão afamado derby.

Podem continuar a fazer as vossas apostas. Terça-feira veremos...

quarta-feira, 4 de maio de 2005

PSV - Milan (a putativa cabazada!)

Se estivéssemos a falar de qualquer outro desporto o PSV tinha ganho por quinze a zero. Mas não. Falamos de um jogo de futebol, que acabou três a um, com a eliminatória empatada três a três, decidida a favor do Milan, por aplicação de uma das regras mais estúpidas da história da humanidade. Paciência, ganhou a pior equipa, a que menos fez por merecer qualquer resultado que não fosse quinze a zero.
Para o registo fica o nome de dois coreanos que, a correr e a trabalhar, fazem inveja a qualquer jogador que palmilhe os campos da dita superliga: Park e Lee.

Ndrangheta falhou

Escrevemos que, provavelmente, seria Paulo Costa a apitar o jogo de segunda-feira, entre Sporting e Vitória de Guimarães (que será um jogo a não perder...). Luís Guilherme baralhou as contas e optou por Olegário - ao mesmo tempo, assumiu-se como "adepto do Sporting Clube de Portugal" (sic).
O que nos deixa em êxtase para a próxima terça-feira, dia da decisão sobre o árbitro do dérbi. Será que vai ser decidido no meio do camarão tigre do "Fernando", em Matosinhos? Ou entre lagostas no "Castelo de Leça"? Melhor, sabendo que marisco só se deve comer em meses com "r", talvez comendo um cabritinho em Viseu?
A parada de apostas começa a subir. Mas eu penso que só uma solução, no actual contexto, é possível: Dias da Cunha e Vieira reunirem-se com Guilherme e proporem um nome para o jogo, abdicando de futuras críticas. Talvez Duarte Gomes?
PS - e se for Paulo Costa o nomeado? Será que aguenta?

Quem com ferros mata...

O mais impressionante no jogo de ontem não foi a derrota de Mourinho. Nem tão pouco a eficácia de Benitez.
Foi, sem sombra de dúvidas, ver o Liverpool jogar um futebol frio, calculista, defensivo e pouco atractivo. Aqueles que dizem que a escola do calcio faliu, deviam ter visto como o Liverpool, sucessivamente, deu a beber, à Juventus e ao Chelsea, o veneno alheio.
PS - Foi impressão minha ou o Tiago não sabia o que estava a fazer naquele palco?

terça-feira, 3 de maio de 2005

Eugénio

Eugénio Queiros é, na blogosfera, o campeão da especulação. Por vezes acerta - até acerta muitas vezes. Outras, como qualquer um que se dedique a essa faceta, falha. Surge isto, a talhe de foice, por causa da sua última grande "notícia": o Porto prepara-se para contratar Jesualdo Ferreira.
Vejamos:
Jesualdo é um profundo conhecedor do futebol português;
Jesualdo é um benfiquista de coração, emoção e razão;
Jesualdo é um homem de família, que protege valores considerados sacramentais nas Antas;
Jesualdo foi corrido do Benfica;
Jesualdo incompatibizou-se com Mourinho e é a sua antítese;
Jesualdo aprendeu táctica na escola do "Mestre André"...
De facto, são seis ingredientes que transformam qualquer um num grande candidato a aterrar na torre "Repsol". Mas será que vai aterrar?
Quanto aos demais nomes indicados por Queirós diga-se que, segundo sabemos, vai falhar em pelo menos três. É que a época de 2006/2007 está à porta e Scolari quer ser campeão europeu por um grande do futebol português...
PS - viram o critério de Rui Costa ontem em Guimarães? Viram como foi criterioso nos cartões? Já agora, sabem de quem é filho? Sabem de quem é irmão? Sabem, no fim, de quem é a gasolineira?

3 Perguntas inocentes

1 - Qual é o nome do ponta de lança que o Benfica apresentará em meados de Junho? Dicas: já é vedeta no país de origem, tem nome de craque e marca que se farta.
2 - Qual é a contratação bomba que o Porto se prepara para anunciar? Dica: joga na capital de um ex-império colonial.
3 - Caso o Sporting não ganhe nada - o que até pode acontecer -, qual é o nome do futuro treinador? Dica: já por lá passou...

segunda-feira, 2 de maio de 2005

Pergunta Ndrangheta

Será que a saída de Jaime Pacheco do Boavista terá a ver com a próxima pré-temporada do Vitória de Guimarães?

Mourinho e outras histórias

1 - Mourinho soma e segue: o título de campeão, no seu primeiro ano de Inglaterra, ao serviço do Belenenses lá do sítio - mas com muito mais dinheiro... -, contra Wenger, Ferguson e parte da conservadora, mas populista, imprensa britânica, foi uma pedrada no charco inglês. Muitos se queixam da sua arrogância, poucos são o que não lhe reconhecem competência.
2 - Na Luz a admiração não tem limites: se o penalti sobre Nuno Gomes tivesse sido marcado - e só um "ceguinho é que não o via - a história do jogo podia ter sido diferente.
3 - Mas não foi. Daí as palavras de Dias da Cunha. Só custa perceber tanto silêncio sobre o penalti não marcado a favor do Sporting ...... de Braga!
4 - Pinto da Costa continua com ameaças. A pergunta a fazer é mesmo esta: se o homem se lembra de escrever tudo o que sabe, escreverá (mesmo) tudo o que sabe? Talvez não haja nenhum estabelecimento prisional do país em que caibam todos os pudessem ser referidos...
5 - Pinilla soma e segue. Também se pode dizer que só um ceguinho é que não percebe que o homem é bom jogador.
6 - Entretanto, um escaldante Sporting - Vitória do Guimarães se avizinha. O árbitro será Paulo Costa?
7 - Rui Santos, ontem, propôs que o árbitro do Benfica - Sporting fosse estrangeiro. Só faltou dizer o nome. Mas Collina não é italiano?
8 - Veiga ameaçou sair por uma porta se Diego entrar por outra. Não se sabe se será a porta da rua, se será a porta de acesso ao relvado...
9 - Em maré de ameaças, Vieira confirmou aquilo que Ndrangheta já tinha avisado: a sua Presîdência não durará muito mais tempo. Mas será mesmo verdade? Suspeita-se que Vieira está à espera da unanimidade, da vaga de fundo. Fará mais um mandato e já tem o delfim escolhido.
10 - Sábado, no camarote presidencial do Freixo, encontravam-se Pinto da Costa, Valentim e Carlos Pereira. Na semana passada, em Belém, vimos Sequeira Nunes e Jorge Coroado. Hoje, nas págins de "A Bola", aparece Rui Alves a assumir-se como candidato à Liga. Cunha Leal, diz quem sabe, mantém-se calmo e sereno. O futebol português deu muitas voltas, mas voltou ao que sempre foi: uma chafarica de promiscuidades.

domingo, 1 de maio de 2005

Quem é? Quem é?

Eugénio Queirós, agora numa versão mais light, faz a seguinte pergunta no seu blog:
"Quem é o jogador do Boavista que está na lista do Chelsea e do Benfica...com o FCP também a rondar por aí?"

A Ndrangheta até é capaz de adivinhar. Chama-se Nélson, é defesa lateral direito ou esquerdo e o ano passado estava no Salgueiros, que actualmente está a caminho da 3ª Divisão...

Pergunta Ndrangheta

De quem é a "Britalar"?