quinta-feira, 30 de junho de 2005

E como não estamos a brincar...

O verdadeiro destino de Liedson, caso fosse transferido para o Corinthians, seria a Luz em Janeiro.

Atenção que só estou a citar o Paulo de Andrade numa conversa em Azeitão...

No País das Comissões

Era uma vez um guarda-redes execepcional que deixou de jogar à bola.

Foi-lhe proposto nessa altura trabalhar como Director de Relações Internacionais, tendo em conta vários aspectos, como a sua fluência em diversas línguas, o facto de ser carismático e também o facto da instituição ainda lhe dever dinheiro.

Como tal, viajou pela Europa fora até encontrar o seu refúgio e o caminho para uma melhor reforma. Deslocou-se até terras de leste e encontrou na antiga Jugoslávia o "El Dorado".

Segundo ele, tinham-lhe falado de um defesa-direito que fazia maravilhas e que seria um bom reforço para a instituição.

O dito jogador chegou, a transferência foi feita e a conta encheu. Encheu a do Presidente, encheu a do Director e encheu a dele.

300 mil contos (na altura, o conto é que contava) foi o suficiente para encher os bolsos de cada um e esvaziar ainda mais o da instituição.

Não é necessário perguntar-vos quem são os intervenientes, já que a está bastante explícito.

É só um exemplo do País das Comissões...

quarta-feira, 29 de junho de 2005

A bem da verdade e a bem da azia

É notório que o último post foi rabuscado de algumas notícias vistas em blogs e afins, mas convém acrescentar a última linha, uma vez que a última linha é quiçá, a mais importante de todas.

Porque um dos principais problemas no futebol português é mesmo esse: as comissões.

E se as pessoas pensam que as comissões são só atribuídas aos empresários, estão muito longe de saber a verdade.

Escusado será dizer que José Veiga tem a sua quota parte no Benfica, Jorge Mendes em quase todos os clubes, Pinto da Costa no FC Porto e alguns dirigentes leoninos no Sporting.

Também penso que será escusado dizer a alguns comentadores do Ndrangheta que este blog se regiu e se regirá pelas notícias fundamentadas que têm e que possuí, uma vez que há conhecimentos e não boatos.

Por isso mesmo, fica a questão: Tiago Trigo foi considerado, depois da avaliação final muito duvidosa, o 3º melhor árbitro assistente da época que passou. Tiago Trigo é um dos "protegidos" de Pedro Proença, o 1º classificado. Será que 2+2 são mesmo 4?

Será?

Será que Luís Filipe Vieira e o Benfica sairam lesados num processo de tribunal, relativamente a Vale e Azevedo?

Será que foi por isso que Vale e Azevedo foi excluído de sócio para um eventual trunfo em caso de tribunal?

E se foi mesmo verdade que o Vale e Azevedo ganhou, o Benfica decidiu oferecer o valor de passes de jogadores para amortizar a dívida?

E sendo assim, será que o ex-Presidente do SLB "aconselhou-se" com Mourinho e escolheu Manuel Fernandes?

E como tal, será que José Mourinho, Vale e Azevedo e Luís Filipe Vieira vão ter comissões na futura venda do jogador?

O futuro o dirá...

Ricardo

Enquanto mostrava ser capaz de fazer acrobacias de grande nível, ao volante de uma mota de água, Ricardo foi dizendo que era um incompreendido. Mais do que incompreendido, injustiçado. Sente-se a mais no futebol português e pretende, a curto prazo, sair para um futebol mais competitivo. Sugeriu o espanhol ou o inglês. Isto vai no bom caminho...

a rever

O Sporting vai começar a pré-época com muitas dúvidas. Demasiadas dúvidas...

terça-feira, 28 de junho de 2005

A confirmar

Se se confirmasse, a contratação de Kleberson seria a melhor novidade deste defeso.
Se se confirmasse outra contratação que me sussurraram, hoje de manhã, seria a melhor contratação dos últimos defesos...
Se se...

Mundo Cão

Serve o presente para lembrar a diferença de personalidades que existe na classe jornalística desportiva portuguesa.

No último jogo do campeonato de futsal que se decidiu a favor do Benfica, estavam presentes vários jornalistas, entre os quais Paulo José Martins da RTP (o tal que foi agredido nas Antas e não apresentou queixa), Nuno Matos da Antena 1 e João Paulo Ribeiro da Rádio Renascença.

A diferença de mentalidades dos jornalistas em que o seu principal trabalho é o de relatar acontecimentos esbarra na negação de apenas relatar o resultado do jogo.

É com estas diferenças de mentalidade que não vamos lá e que todos os dias há pessoas diferentes para determinados clubes...

Hugo Almeida

O Porto pretende, a crer nas notícias do dia, trocar Hugo Almeida por Kronkamp. Será por desconfiarem que Hugo Almeida - que acaba o contrato para o ano - já tem pré-acordo com um rival? Irá Hugo Almeida na conversa?

Confirmar-se-á?

Parece que há mesmo um acordo de não agressão entre o Benfica e o Sporting. Só gostava de saber em que moldes foi feito. Será uma divisão? Os clubes dizem, antecipadamente, em quem estão interessados? São obrigados a dizer todos os que interessam? Depois dividem-se por dois - os comuns - e sai à sorte?

segunda-feira, 27 de junho de 2005

Hugo Cunha

Hugo Cunha sucumbiu, ao que parece, a uma paragem cardio-respiratória. Lamentavelmente, é a terceira morte idêntica, em pouco mais de um ano, que afecta jogadores em Portugal. Algo deve ser feito. Por enquanto lamentemos a perda.

Esquema táctico

Pretenderá Koeman jogar sem número 10?

Dedé

A putativa contratação de Dedé é incoerente com qualquer política de captação de bons jogadores de baixo custo. Ou, então, se o Benfica conseguir baixar a fasquia para os 5 a 7 milhões de euros - ????? -, faz um negócio fantástico.
No entanto, tudo leva a crer que o objectivo está noutro lugar e tem outro nome, servindo Dedé para de isco. O que vos parece? Terá a Rádio Renascença razão?

João Alves

A confirmar-se, a contratação de João Alves dotará o Sporting de um médio como não tem no seu plantel. Com uma leitura de jogo acima da média, João Alves dispõe, também, de uma capacidade táctica impressionante. Será, a curto prazo, jogador de selecção. Grande contratação.

sexta-feira, 24 de junho de 2005

Messi

Messi já é um dos jogadores do momento. Enquanto celebra a sua maioridade, Maradona elege-o como um dos "génios" do futebol actual. Relembro que, sucessivamente, Maradona disse o mesmo de Ortega, Saviola, Riquelme, Aimar e outros tantos. Todos eles grandes jogadores, mas nenhum que se equipare ao verdadeiro génio: Maradona, ele mesmo.
Em Messi antevê-se um futuro grandioso. Esperemos que o Barcelona saiba aproveitar a pérola que cedo descobriu.

Pois é!

Peseiro informa que não há lugar a dúvidas: "vamos ter sucesso!". Co Adriaanse e Koeman alinharão pelo mesmo diapasão. Carvalhal e Jesualdo ambicionam a algo mais do que actores secundários e Carlos Brito mostrará no Boavista aquilo que vale como treinador. Esperemos um campeonato à medida das aspirações de cada um.

Classificação dos árbitros

Pedro Proença é o árbitro do ano. Por pouco, muito pouco, não foi o árbitro do século....
PS - eu não gosto de Paulo Costa. Mas foi o melhor árbitro da época que findou. Não tenho, sobre isso, qualquer dúvida. Só quem me conhece sabe o que me custa assumir o que acabei de escrever!

quinta-feira, 23 de junho de 2005

A entrevista

Só ontem, em repetição na RTP N, tive oportunidade de ver a entrevista de Luis Filipe Vieira e podem-se retirar conclusões muito claras.

O Benfica não anda a dormir, tem uma estrutura profissional que apesar de não ser elogiada, faz mais trabalho que as outras, e tem um Presidente que sabe do que fala.

É lógico que Rui Moreira, António Pedro Vasconcelos e Jorge Gabriel não têm perfil nenhum nem para comentadores, quanto mais para fazerem perguntas capazes ao presidente do Benfica.

A todas, LFV respondeu com clareza, adoçando nalguns momentos a boca aos adeptos benfiquistas, mas o lote de comentadores e o próprio Carlos Daniel desiludiram e muito.

Para a semana será Dias da Cunha o principal entrevistado. A cabala do sistema irá ser o tema principal ou não tivéssemos nós a falar do "constantemente" perseguido e prejudicado...

quarta-feira, 22 de junho de 2005

Mercado Interno

Nos próximos quatro dias, o mercado de transferências vai aquecer. E de que maneira! Estou curioso para saber se Vieira vai resistir a contratar João Alves (o pacto de cavalheiros com o Sporting só dura enquanto em Alvalade houver disponibilidade financeira para contratar o craque). Estou expectante para saber quando passará Viana a ponte do Freixo (sempre fica mais perto de Barcelos). Deliro por saber se Custódio equipará de verde e branco na próxima época. Quanto ao resto (Enak, Miguel, Benni, Luisão, Ricardo, Quim, Rocha, Diego - o do Porto -), blá, blá, blá, blá, blá, blá...
PS - sim, leram bem. Diego está mais com um pé fora do que dentro. É que já se torna difícil aturar o jovem craque...

Figo

A propagada (e possível) transferência de Figo para o Porto, era, para mim, ouro sobre azul... um dia conto-vos porquê!

Essien, o jogador do momento

Essien é a "pérola negra" do mercado de transferências. Quem o levar, leva ouro. Estou curioso para ver o seu destino...

LFV - A entrevista

Boa entrevista de Vieira. De quando em quando, lá continuam a cair uns "há-dem" e afins. Quanto ao conteúdo, nada a apontar.

terça-feira, 21 de junho de 2005

Carlos Freitas

A "notícia" (boato?) já anda aí há algum tempo. Eugénio Queirós dá-lhe eco: Carlos Freitas - e a sua base de dados - a caminho do Freixo. Será mesmo verdade?
PS - E se atrás forem umas surpresas?

Ventos da Alemanha

Depois de se ver que Karyaka afinal ainda não assinou, os responsáveis editoriais resolveram investir na Alemanha. Dédé e Ewerthon são os próximos alvos de José Veiga e companhia. A capacidade financeira do Borussia de Dortmund está em baixo, e por isso, o Benfica pode aproveitar. Isto, na óptica do Record, d'A Bola e d'O Jogo.

Em Alvalade, os gestores do Sporting viram que o caminho a seguir para o sponsoring é o aluguer temporário de bancadas, portas e afins. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, já é uma prática corrente. Em Portugal, Benfica e FC Porto já tinham adoptado. Mas os "suprasumos da gestão", os "melhores MBA's do país" e os "gestores mais capazes" do Sporting só acordaram para essa realidade algum tempo depois.

Está confirmado o que já se sabia. Anderson vai para o FC Porto. Tal como Pinto da Costa tinha dito (ou não?). Portanto, e partindo deste princípio lógico, Hugo Viana também poderá estar a caminho do Freixo...

segunda-feira, 20 de junho de 2005

Fórmula 1

Sou um adepto fiel de Fórmula 1. Ontem, independentemente da vitória do melhor piloto da história e do terceiro lugar de um piloto português, fiquei absolutamente desmotivado.
Tão só porque determinada marca de pneus não percebeu que dura lex, sed lex. Melhores dias virão...
PS - Essa máfia organizada chamada FIA, também tem culpas no cartório. Passou a anos a tentar evitar o magnetismo de Schumacher, outros tantos a combatê-lo e os últimos a inventar regras estúpidas para evitar a evidência. Mas regras são regras. E se a Bridgestone tem sido obrigada a aceitá-las, com demasiadas perdas - como se pode ver este ano -, porque é que a Michelin não há-de acatá-las? Pergunta simples e de leigo...

Anderson

De Alvalade confirmaram-me que nunca tiveram interesse no jovem. Da Luz o mesmo.
O que se passa na comunicação social portuguesa? A subserviência ao regime decrépito mantém-se? A cadeira já caiu, mas a canção não muda!

sexta-feira, 17 de junho de 2005

Lendo e rindo...

Em Portugal, a chamada "silly season" é sempre pródiga em notícias, contra-notícias e notícias novamente.

Existem exemplos claros nos últimos dias.

Começando pelo Norte, Andersson, "o novo Ronaldinho", ainda não sabe para onde vai. Chegou ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, mas não quer dizer que tenha de ir parar ao Dragão. Ibson, em Janeiro, também tinha chegado à Portela e acabou no Freixo. Além disso, com tanto país e com maior potencial, o "novo Ronaldinho" teria de vir efectivamente para Portugal?

Chegando à capital, vemos que em Alvalade há segredos e mais e contratações a menos. Labarthe é certo, Manoel e Edson também. Peseiro anda a gozar férias na América do Sul, e um tal de Mossoró é o trunfo da época. Enakharire é apontado como vendável, mas depois não se vende, Liedson igual e o circo continua. Além disso, a referência a Nadson, avançado que joga na Coreia (tal como Mota, lembram-se?) e que é um prodígio, mas no Football Manager é também visado para preencher a lacuna de Niculae...

Do outro lado da Av. Gen. Norton de Matos, todos os dias, as capas são preenchidas ou por um holandês ou por um jogador a ser treinado por esse holandês. Hoje é a vez de Karyaka (talvez com contrato assinado desde a semana passada, inespugnabile?), para além da însistência em Zenden, Pires e Diego...

P.S. Recomenda-se a leitura deste post, feito no Mais Futebol Blog. Sendo um blog escrito por jornalistas, o retratado é bastante fiel ao que se passa numa redacção. Acreditem, porque eu sei do que estou a falar...

Trap e outras histórias...

1 - Trap assinou com o Estugarda. Sim, com o Estugarda. Não volta, assim, a Itália, ficando pelo frio da Alemanha, a troco de 2,5 Milhões por época. O que o Benfica deu a Trap...
2 - Não podem, no entanto, os benfiquistas ficar zangados com Trap. O número cénico estava montado desde cedo, e, pelo menos, Vieira e Veiga já sabiam que Trap nunca ficaria no Benfica. É que quem não se sente...
3 - Entretanto, Karyaka é o novo reforço que se adivinha. É mesmo refroço!
4 - Paulo de Andrade - mas não andrade - decidiu mandar calar as vozes descontentes. Se a moda pega, calam-se todos - adeptos, jogadores, demissionários, demitidos e por demitir - menos Andrade, Peseiro e Cunha!
5 - O Porto continua no mercado. Agora é Kronkaamp, a seguir é Fred, seguir-se-á Hugo Viana e/ou Rochemback. Será mesmo?
6 - Por Belém tudo em grande. Depois de todos, será Rui Jorge. Teremos, juntamente com o Braga, outsider?
7 - Por Setúbal tudo por baixo. Muitas saídas e poucas entradas - que não asseguram qualidade. A dúvida, que até nem é, é saber se Norton de Matos tem pedalada para isto...

quinta-feira, 16 de junho de 2005

Está de volta ao bairro!

"Chalanix" integrará a nova equipa técnica do Benfica. A notícia é boa por duas razões: se, por um lado, o Benfica volta a contar, na equipa técnica, com o contributo do "pequeno genial", por outro, as "pontes" com cunhas que tentavam impor ao Benfica, irão pregar a outra freguesia...

Parece que sim, ou será que não?

1 - Kezman não revela interesse em jogar no Benfica;
2 - Miguel, depois de uma "brilhante época", entende que é hora de sair do Benfica;
3 - Luisão, o grande líder de campo, pretende continuar ao serviço do Benfica;
4 - Enak, um excelente defesa central, nunca mais quer ver o Sporting à frente;
5 - Rochemback talvez não fique em Alvalade;
6 - Hugo Viana caminha, a velocidade de cruzeiro, para o Freixo;
7 - Fabiano reclama com os dirigentes do Porto.
Onde é que pára a mentira?

quarta-feira, 15 de junho de 2005

Os ciclos da história!

Quando é que eu já vi isto?
"Anderson a caminho do Porto".
Fotografia de "O Jogo": camisolas do Benfica e do Sporting amarrotadas e viradas ao contrário, camisola do Porto virada para cima, segurada por Anderson.
Maravilha das maravilhas, Porto ganhará a putativa corrida?
Palermo no seu melhor...
PS - a comparação entre Porto e Palermo, como já antes referi, foi feita por José Mourinho - ele lá sabe porquê... Agora, como também já escrevi, aparece Del Neri em Palermo, com passagem no Vaticano. Melhor? Melhor é impossível!

Duas contratações...

Vieira confirmou o que já se tinha anunciado!

Entretanto, o Sporting vendeu o seu melhor defesa. O dinheiro, pelos vistos, é mesmo tudo!

terça-feira, 14 de junho de 2005

Contratando...

1 - Apresentado o treinador, o Benfica prepara-se para apresentar quatro novos jogadores. Com quatro dispensas asseguradas e duas vendas em carteira, o plantel será idêntico - em quantidade - ao da época que ora findou. Esperemos para ver a qualidade do que aí vem...
2 - O Sporting esteve, ontem, reunido com o Presidente do Grémio. Sabendo-se que Anderson - um verdadeiro craque - já é jogador de Jorge Mendes - que contrata o que os clubes não conseguem contratar... -, e que se prepara para rumar à Luz ou ao Freixo - embora as hipóteses do Sporting se mantenham em aberto -, o que tentava nessa reunião? Talvez uma surpresa...
3 - Fred, o excelente ponta-de-lança do Cruzeiro, está a ser negociado para Portugal. Tudo indica que irá para o Porto. Afinal de contas, são só 10 milhões de dólares...
4 - Será verdade que o Benfica rejeitou o empréstimo de Maxi López? Não deixava de ser curioso...
5 - Entretanto o Belenenses continua a animar o mercado dos chamados "pequenos". É caso para perguntar por onde anda o Boavista?

segunda-feira, 13 de junho de 2005

As notícias do dia...

- No Brasil, José Peseiro procura vários antídotos: o da sua eminente saída do Sporting; o da saída atribulada de Pedro Barbosa e de Rui Jorge; o problema de Sá Pinto ser agora a voz reinante no "leão" e o problema das alas...

- Por isso mesmo, O Jogo diz que Peseiro procura uma solução, caso decida jogar em 4-3-3. Se no último ano, foi evidente que o futebol do Sporting NÃO previligia esse tipo de futebol, porquê andar à procura de extremos?

- Na Luz, a especulação continua em grande ritmo. Hoje é a vez de Zenden e de Pienaar. Não sei se a comunicação social quer tornar o Benfica numa espécie de Barcelona dos tempos de Van Gaal, mas que para lá caminha, isso é certinho...

- Entretanto, Álvaro Magalhães soube pela mesma comunicação social que está de saída do Benfica. Boa sorte para onde quer que vá...

- No Dragão, Co Adriaanse não viu ainda Lucho González a jogar, nem conhece Fernando Meira. E Rui Barros, não os conhecerá?

- Benni está cada vez mais longe. O ponta-de-lança mais completo que o FC Porto tem, quer mandá-lo embora de viva força. Porquê?

quinta-feira, 9 de junho de 2005

Ndrangheta também falha (e muito...)!

Não. Koeman não chegou às meias finais da Liga dos Campeões. Chegou aos quartos de final, sendo derrotado, de forma pueril, pelo Milan. Para quem se lembra, o Milan levou um banho de futebol, eliminando o Ajax nos descontos - e roubando! Tal e qual como eliminou, esta época, o PSV!
Ainda assim, Koeman chegou aos quartos. Muito mais longe do que alguns clubes portugueses algum dia almejaram - alguns têm o seu melhor registo numas míseras meias finais. Por outro lado, como jogador, pisou palcos que alguns, quer como jogadores, quer como treinadores, nunca hão-de pisar.
Voltando ao que interessa, falhámos. Melhor, falhei. Não faz mal. Algum dia - esperemos que em breve - lá há-de chegar!

Koeman, Pedro Barbosa e outras histórias

1 - O Benfica apresentou, hoje, um treinador de futuro. De grande jogador, Koeman passou, no Ajax, a um treinador com nome de mercado. Senhor de dois títulos e uma meia-final da Liga dos Campeões - o que até nem é para todos -, Koeman ambicionará, num futuro não muito distante, a treinar o Barcelona e a selecção holandes. Para isso, tem de vingar no Benfica. Esperemos.
2 - Entretanto, enquanto o Benfica apresentava uma referência do futebol mundial, o Sporting desperdiçava uma referência do futebol nacional. O problema não é só a saída de Pedro Barbosa. O problema é que Barbosa sai em claro e inequívoco descontrolo emocional, acusando a actual classe dirigente do Sporting. Disse, até, que "não se identificava com dirigentes e técnicos".
3 - Anteriormente, Rui Jorge acusou Peseiro de não lhe ter dirigido a palavra desde o jogo com o Benfica. Será verdade? É que ainda Peseiro jogava no Oriental, já Rui Jorge era campeão...
4 - Estes episódios lembram a passagem de Artur Jorge pelo Benfica, com dispensas de Paneira, Veloso e companhia. Vamos ver se o Sporting não pagará um preço demasiado alto.
5 - Por outro laqdo, e para quem ainda não reparou, esta é a segunda época em que o Benfica e o Porto apresentam treinadores oriundos do mesmo país. Os supersticiosos esfregam as mãos...
6 - Por falar em superstição, já me telefonaram a relembrar que Koeman e Trapattoni têm algo em comum: ganharam ao Benfica duas finais da Taça dos Campeões Europeus...

quarta-feira, 8 de junho de 2005

Parece que já há fumo branco...

As palavras

- A NOS (televisão holandesa) coloca Ronald Koeman no Benfica, com o contrato a ser assinado hoje (quarta-feira). Veremos se o vôo da KLM vindo de Amesterdão por volta do 12.20 se traz o holandês...

- Na SIC, em mais um momento de luxo, mas pouco, Luís Filipe Vieira voltou a reafirmar que o treinador já assinou contrato e que já se encontra a trabalhar para o clube. Não foi capaz de dizer se Álvaro Magalhães fica, mas foi capaz de dizer que quer um Benfica Campeão Europeu...

- Na mesma estação, o presidente encarnado reafirmou que os 300 mil sócios são o objectivo do clube a curto prazo. Não foi capaz de dizer desta vez se se demitia ou não...

- Sandro foi confirmado no FC Porto. Como o inespugnabile disse, o papel de Sandro no FC Porto vai ficar reduzido a qual? A de 4ª opção para jogar?

- Entretanto, depois do fumo ontem n'O Jogo que a Nélson só faltava falar com o Benfica, hoje não houve desenvolvimentos, e continuamos nós (Ndrangheta) à espera da capa com a notícia de que o jovem cabo-verdiano afinal assinou pelo FC Porto...

- A Bola, depois de Dias da Cunha, resolveu falar também com Peseiro, que diz que a aposta do Sporting volta a ser na formação. Com Manoel e Edson contratados, vê-se que se continua no bom caminho...

- Edgar Marcelino está ainda na dúvida para a próxima época em Alvalade. Se Peseiro na entervista d'A Bola diz que vai buscar reforços por questões económicas, de adaptabilidade e de valor, o jovem que esteve emprestado ao Penafiel não tem valor para tal?

terça-feira, 7 de junho de 2005

Já há treinador?

Vieira afirmou hoje, de novo, que já há treinador! O telefone começa a tocar. Atendo. Era o sócio. Mister D em linha:
- Já ouviste?
- Já.
- Sabes quem é?
- Não.
- Sabes quem é que me disseram?
- Não.
- O Couceiro!
- Não pode ser. Vai para o Sporting em Outubro. Carlos Freitas saiu porque tinha o acordo com Mariano Barreto!
- Mas olha que tudo aponta nesse sentido.

Conversa terminada. Estragaram-me o dia!

José Veiga e outras histórias

1 - José Veiga é, hoje, uma figura incontornável do futebol benfiquista. Apesar de tudo, apostou forte e ... ganhou: foi campeão.
2 - Ontem, então, foi taxativo: "não vim para agradar ou ser simpático!". Esta frase, aliás, foi enviada a todos os que desconfiam, desconfiaram e desconfiarão do trabalho, dedicação e esforço de José Veiga. Aqueles que conhecem a sua capacidade - como Dias da Cunha e Luís Duque - não precisam de ouvir tais avisos à navegação...
3 - O que é curioso. De facto, era pedra assente a saída de Veiga do Benfica. Não só era assente, como o facto estava consumado. Mas, então, o homem não está a preparar a época que se avizinha? Não está a negociar - no mais perfeito sigilo - o novo treinador? Não está coordenado com o Conselho de Administração da SAD e mandatado com plenos poderes - embora com restrições orçamentais?
4 - Quem sabe qual é o papel de um Director Geral numa SA, sabe que o papel de Veiga é fulcral. E tem, quase sempre, agido com competência. Será esse o grande trunfo do Benfica: o reconhecimento, por parte da administração, da capacidade?
5 - Passando por outras terras, o Porto lá adquiriu Sandro, fazendo o jeito ao Vitória. O que, no meu ponto de vista, é incompreensível. O Porto tem Meireles, Paulo Assunção - um jogador que ainda vai dar muito que falar -, Pepe e terá, ainda, mais um trinco. Qual o papel destinado a Sandro?
6 - Co Adriaanse lá saberá. Muito mais quando o sistema de jogo tipo parece estar a ser definido com base na matriz holandesa. O que me leva a uma pergunta talvez idiota: o ponta de lança tipo desse tipo de sistema, não seria Benni?
7 - Entretanto Dias da Cunha decidiu dar uma entrevista tautológica. Limitou-se, no essencial, a propagar o que disse, ao longo do ano, em pequenos trechos. Salva-se a declaração de amor: Luís Filipe Vieira é sério, honesto, solidário e competente! Como diria o povão,
obrigados!

segunda-feira, 6 de junho de 2005

As notícias

- Segundo o pasquim Record, José António Camacho é uma carta fora do baralho para o Benfica. Apesar de ter o apoio de Vieira, os restantes membros da direcção não aprovam o regresso do espanhol...

- Entretanto, o Jogo garante Nélson e Koeman, faltando "apenas" a confirmação das mesmas pessoas. Se no caso do jogador, falta falar com o próprio, no caso do holandês, falta falar com o empresário. Simples, como se vê...

- N'A Bola, Alex é prioritário, deixando para trás Rui Duarte e Abel, duas contratações "feitas" na Comunicação Social durante estes primeiros 5 meses do ano...

- Co Adriaanse já começa a ser bem visto no Dragão, especialmente derivado aos seus processos de treino. O homem ainda não treinou e já é um grande treinador...

- Dias da Cunha diz que "O projecto do Sporting só fará sentido com seriedade no futebol". Não se percebe o projecto nem a seriedade. Se o projecto era acabar com a equipa B (uma das principais futuras fontes de receitas da equipa princiapl) ou se a seriedade foi aquando da última vez que foi campeão, com os 42 golos de Jardel, quase 20 deles de penalty e com o brasileiro a ser "desculpado" dos seus excessos através de processos menos claros...

A verdade e o seu contrário

Querem um exemplo?
O jornal "O Jogo", na sua edição de hoje, publica que o Benfica já chegou a acordo com o Boavista para adquirir Nélson, faltando, apenas, o sim do jogador.
O jornal "Record", também hoje, diz que o Porto tem um acordo com João Loureiro, relativo à transferência de Nélson.
A "Rádio Renascença" diz que Nélson não interessa ao Benfica.
Em que é que ficamos?

O que se sabe e o que se diz...

Vieira, sábado, disse que o treinador do Benfica encheria de orgulho o coração dos benfiquistas - desconhece, por certo, que ser do Benfica é bastante para se sentir coração preenchido de orgulho...-. Também disse que sabia o nome desse treinador.
Ora Ndrangheta sabe que o Benfica, apesar de ter as negociações muito avançadas, ainda não tem treinador para a próxima época. Vieira confia que o homem escolhido - que Ndrangheta não sabe quem é - escolha o Benfica. Isso é, aliás, a demonstração máxima de confiança nas capacidades de Veiga. Mas não pode dizer que já sabe quem é o treinador - como publicaram alguns jornais. Ou pode?

sábado, 4 de junho de 2005

sexta-feira, 3 de junho de 2005

O processo é sempre o mesmo!

Telefona-se para um jornalista amigalhaço. Diz-se que o Benfica/Sporting está interessado em determinado jogador. A contratação está quase, quase, mesmo quase finalizada.
No dia seguinte é manchete. Durante a semana as negociações prolongam-se. Depois, os depois todos sabem...

Estranho...

O FC Porto ainda não comprou hoje nenhum jogador que interessasse quer a Benfica, quer a Sporting...

Camacho e outras histórias...

1 - A ser verdade que Camacho pediu ao Benfica €250.000 por mês, garantidos por uma garantia bancária "on first demand" sobre dois anos de ordenados - qualquer coisa como um milhão e duzentos mil contos -, a única coisa que resta é recomendar ao bonacheirão de Múrcia uma ida ao psiquiatra.
2 - É que, e saliente-se o "a ser verdade", Camacho nem sequer conhece a suas reais capacidades. Ou, conhecendo, pensa que o Benfica é gerido por um bando de incompetentes - e ele até é "amigo".
3 - Quem fica a perder, caso Camacho não venha, é o Restaurante "Marquês de Palma". Sempre são menos três lagostas e três lavagantes por semana...
4 - Por outro lado, as portas estão abertas para Le Guen. Resta saber se Le Guen saiu do Lyon para vir para o Benfica...
5 - Em tempo de contratações, o Benfica anunciou Beto, médio centro do Beira-Mar. Um bom reforço, para uma equipa de dimensão nacional. Esperemos que Petit fique para a Liga dos Campeões.
6 - Entretanto, as contratações do extremo e do número 10 estão cada vez mais avançadas... Já há quem fale de uma grande, grande, enorme surpresa! (esperemos que não seja o João Paulo Brito...)
7 - Já agora uma curiosidade: Pinto da Costa fez todos os possíveis para contratar Beto. Porquê?
8 - Lembra a história de Carlitos. Para quem não sabe aqui vai: levado a almoçar ao centro da Avenida da Boavista - no Restaurante "Bull&Bear" - propuseram-lhe contrato com o clube do Freixo. As condições eram excepcionais: 8 mil contos por mês nos dois anos de contrato que lhe restava cumprir no Estoril, mais 10 mil por mês nos quatro anos que assinaria com o Porto. Prémio de assinatura à parte. O jovem, calmamente, fingiu que ia à casa de banho, telefonou a Veiga, meteu-se num Táxi e só parou na Catedral.
9 - Com Beto não foi bem a mesma coisa. Mas meteu empresários e futuros dirigentes do Beira-Mar à mistura. Como sempre, em Aveiro há duas listas candidatas: uma conotada com o Porto, outra com o Benfica - o mesmo se passou em Setúbal -. Pinto da Costa tudo fez para que o "seu" candidato impedisse a contratação. Mano Nunes é que não estava pelos ajustes: "Beto vai para o Benfica e ponto final!"

quinta-feira, 2 de junho de 2005

Referências?

Ficou célebre a rábula do paupérrimo filme "O Lampião da Estrela", em que Herman José, fazendo o papel de empresário de jogadores de futebol, telefona para o Porto a tentar vender dois jogadores africanos. Do outro lado surge uma voz: "Referências?". Resposta: "O Benfica não os quer!". Contra-resposta: "Manda-os vir!"

E se o próximo treinador do Benfica viesse do frio???

Um já lá está. O outro virá a caminho?

Ei, Mister D, segundo parece o Fred também interessa. Contando com o Bruno Moraes (obrigado ao comentador), já só faltam 3...

quarta-feira, 1 de junho de 2005

Venham mais 5

Sokota está oficializado!!!

Para além do croata, o FC Porto ainda tem Hugo Almeida, Helder Postiga, Benny McCarthy, Lisandro Lopez, Cláudio Pitbull, Jankauskas (regressa de empréstimo) e Luís Fabiano.

Virá mais alguém para ponta-de-lança?

Pois é...

... palavra de Veiga: "o treinador não será português".
PS - o negócio "Figo" será uma repetição do episódio Futre?

Estava no segredo do hotel

Agora que é oficial a dispensa de Luís Figo do Real Madrid, a Ndrangheta pode afirmar que um dos destinos do jogador português pode ser o regresso à casa-mãe...

Nota: Informação providenciada por um empregado do Hotel Amazónia, geralmente utilizado pela Selecção Nacional...

Notas

- Don Giovanni saíu pela porta grande. Como aqui já dissemos, há-de ter sempre a sua glória porque fez do Benfica campeão, e não é qualquer um que faz do Benfica campeão. Há que saber fazê-lo. A comparação deixada num comentário relativamente ao Nottingham Forest é simplesmente patética...

- Entretanto, o Record ao avaliar o último jogo dos campeões, descreveu-o como o Benfica ter sido favorecido com dois penaltys pelo "árbitro que apitou com umas botas emprestadas pelo Benfica o jogo do Algarve frente ao Estoril". A azia já se sabia que era muita, mas não é preciso chegar a esse ponto...

- Nuno Gomes e Miguel foram dispensados dos trabalhos da selecção. Não se sabe se por SMS ou por fax, mas as razões evocadas poderiam ser as mesmas para Costinha e Maniche. Ou não?

- Entretanto, para Alvalade, Dias da Cunha fala o que lhe apetece sem que não haja ninguém que conteste um presidente "cooptado". Convém que não se esqueça e se os sócios do Sporting quiserem, que podem mandar embora tal figura, uma vez que não foi eleita para o cargo...

- As recentes declarações sobre Liedson só mostram uma coisa: falta de agradecimento pelo espectáculo que é o futebol...

- Mais a norte, Sokota prepara-se para o inevitável que já se sabia desde Janeiro. Sempre vai para o Dragão. Convém que Sokota se lembre de um lituano que anda por terras de França e que há 2 anos também chegou ao Porto, depois de dizer que o Benfica era uma Nação...

Contratações

Dizem-nos que o Benfica tem as contratações fechadas. Isso não é incompatível com a procura de um novo treinador?
Será que tudo não passa de fogo de vista e o homem do leme não está já assegurado?