terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Paixão no Porto. Baptista no Sporting. Costa no Glorioso. Por este andar, nem em quinto ficamos...

Previsível

A imprensa desportiva portuguesa é do mais previsível que há. Em semana pós-derby, e com a vitória do Sporting na Luz, é por demais evidente que o Sporting teria direito às capas, pois os adeptos leoninos andam de papo cheio e com vontade de recordar a vitória no "Campeonato da 2ª Circular".

Assim sendo, a Bola destaca as 7 vidas de Sá Pinto, com as 4 operações ao joelho...
O Record preocupa-se com textos no site de Simão, onde a união no balneário afinal não está tão unida como parece...
O Jogo pega nas palavras do "iluminado" José Mourinho, a pedir calma aos adeptos de que o General Co consegue chegar lá...

Nada de novo? Pois não! Previsível? Como sempre!

P.S. Maxwell, defesa esquerdo do Ajax, rescindiu contrato com o clube holandês. Se Koeman tem dúvidas com Leo (porque razão não o pôs a jogar no sábado?) e nem sequer se aposta em Tiago Gomes e se dispensa Dos Santos, porque não se aposta em Maxwell livre???

P.S.2 D'Alessandro, que neste mês foi capa d'O Jogo relativamente a um interesse do Benfica, foi emprestado a essa potência do futebol inglês chamada Portsmouth, que também está a viver agora de dinheiros russos. Não era de arriscar ir buscar o craque argentino para uma posição que o Benfica continua carente, desde o início da época???

segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Cronicando

- No Olival, Co Adriaanse foi atacado! Vidros partidos, pneus furados e ameaças fazem os acontecimentos ocorridos na Portela no início do Ano brincadeira de crianças...

- Aliás, os métodos do treinador holandês não são muito apreciados pelos jogadores portistas, que já sabem à segunda-feira se vão jogar ou não...

- Ndrangheta sabe de fonte segura que o ambiente no Olival/Crestuma não é o melhor e Adriaanse não deve durar mais do que esta época...

- O resto do fim de semana foi passado a relembrar o espectáculo do "levezinho" (como Miguel Prates lhe chamou) e pela 3ª semana consecutiva se fala que a renovação está perto. Vamos ver se a renovação não se vai prolongar...

- Sá Pinto é considerado o "gladiador" leonino. Realmente, o comportamento que o capitão do Sporting foi digno de um gladiador nos tempos primórdios da Civilização...

- Mas não há dúvidas que Koeman errou e que este Benfica não é tão forte como se pensa, mas que também não precisa de ajudas externas para conseguir os seus intentos...

- Estou como o inespugnabile: em Maio estaremos a festejar o bi... Se tudo correr normalmente...

Da Catedral ao Olival

1 - Mais cedo ou mais tarde, o Glorioso teria de perder um jogo. Ainda bem que foi contra o 5.º clssificado...
2 - Depois de mais uma arbitragem doentia - nem Gaúcho estava em fora de jogo, nem Zé Gomes fez falta, nem Chidi cruzou a bola fora -, que evitou que o Rio Ave aproveitasse três claras oportunidades de golo, o Porto nõ conseguiu evitar mais um empate. Depois, no Olival, é que foi o bom e o bonito...
3 - Liedson, Sá Pinto e Ricardo decidiram atacar o Benfica, depois de terem feito um jogo de mão cheia. Daqui de onde estou, agradeço a oferta. Nada melhor do que gozar com os incautos. No fim fazemos as contas...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Por afazeres profissionais, tenho estado ausente do blog. Mas, nem por isso, desligado do que se passa no mundo do futebol. E, também por isso, ando preocupado.
A comunicação social, saliente-se, ajuda a que essa preocupação se mantenha.
Vejamos: o primeiro classificado do campeonato, o Porto, desde o início do campeonato que anda a ser levado ao colo. Assim foi em Braga, assim foi em Barcelos, assim foi na Madeira, assim foi em Guimarães, assim foi ...
Por outro lado, em todos os jogos, assistimos a critérios benevolentes no capítulo disciplinar. Vejam-se, a título de exemplo, os cartões amarelos mostrados a Pedro Emanuel, Pepe, Paulo Assunção, Raul Meireles & Cia.
Assim, falar de jantares, almoços ou noitadas, serve, apenas, para atirar poeira para os olhos de quem só vê o que lhe metem à frente dos olhos.
PS - Pelos vistos, em Marrocos estiveram dois arguidos do "Apito Dourado". Festejaram o novo ano, beberam uns copos e dançaram a noite inteira. E do que conversaram?

terça-feira, 24 de janeiro de 2006

segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Equívocos

O futebol português vive de equívocos: já não se pode jantar com quem se quer, nem ser amigo de quem se é.
Como é óbvio, se alguém janta com outrém, num local público e frequentado por pessoal do "pontapé na bola", não está a esconder jogo. Pior, muito pior, é quando alguém se esconde no subterfúgio da noite, em hotéis de terceira categoria. Não acham?

domingo, 22 de janeiro de 2006

O que não faltaria...

Se a cotovelada de Bosingwa, a entrada no joelho do jogador da Naval vindo dos pitons de Quaresma, bem como a entrada de Cândido Costa em Penafiel fossem feitas por Petit, o que não faltaria em blogs e nos jornais desportivos deste país???

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Candidatos

1 - As conversas sobre futebol são, hoje por hoje, claras: quem é o grande candidato a ganhar o título?
A minha resposta, a todas essas dúvidas, é evidente: comparem os onzes de cada equipa...

Erro de escrita ou de lugar? Ou ambos?

O brasileiro Jorge Luiz, que vai na terceira época ao serviço do Sporting de Braga, está perto de assinar contrato com o Dínamo Moscovo, tendo sido indicado pelo técnico-adjunto dos moscovitas, Mariano Barreto.

A transferência terá ficado alinhavada esta tarde numa unidade hoteleira do Porto, com Pinto da Costa também a marcar presença numa reunião entre os presidentes dos dois clubes e o empresário do jogador, Jorge Mendes.

Depois das saídas de Abel (Sporting) e Nunes (Maiorca), o Sporting de Braga deverá, assim, perder mais um defesa do plantel às ordens de Jesualdo Ferreira, ainda que com direito a importante encaixe financeiro.
, in A Bola

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Cronicando

1 - Marcel é jogador do Benfica! Uma boa contratação? A ver vamos. Para já ficam os 3,5 milhões de euros pagos pelo jovem brasileiro;
2 - Adriano é jogador do Porto! O Sporting fica, uma vez mais, a ver navios.
3 - Restará, ao Sporting, Derlei? Sabe-se que o jogador brasileiro quer ir à selecção. Sabe-se que Scolari entende que com Derlei em grande forma pode ser campeão do mundo. O que é que não se sabe?

Dúvidas...

Sempre que o Benfica marca um golo, há dúvida!

Sempre que o Benfica tem um penalty a favor, há dúvida!

Sempre que um jogador do Benfica tem uma entrada mais dura, há dúvida!

Sempre que há um jogo do Benfica, as dúvidas aumentam!

Só é pena não haverem clubes perfeitos, nem árbitros perfeitos, nem presidentes perfeitos, nem treinadores perfeitos, nem jogadores perfeitos!

Se houvessem, seria certamente do Sporting ou do FC Porto...

domingo, 15 de janeiro de 2006

Coerência Jornalística

Se hoje, o primeiro golo do Estrela da Amadora é atribuído a Maurício e não a Emerson, porque razão o primeiro golo do Benfica a semana passada foi atribuído a João Duarte e não a Nelson?

Rui Alves e o Sporting

Aquilo que Rui Alves fez ao Sporting é digno de um episódio do "Polvo". E mais não digo...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Depois de um jogo em Braga, contra o Moreirense, ganho pelo Benfica com um penalti - bem assinalado, aliás - por falta de João Duarte - penso eu - sobre Fehér, José Mourinho e a sua equipa técnica, nomeadamente Baltemar Brito e Rui Faria, passaram três semanas a verborrear sobre a ilegitimidade de um fiscal de linha assinalar um penalti a 30 metros de distância.
O que diriam do penalti assinalado ontem na Figueira da Foz...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Marcel

É clara estratégia. Mas de quem?

Extra futebol


Foto: Dakar Official Site

A melhor prova de todo-o-terreno do Mundo está de luto hoje. Andy Caldecott, piloto sul-africano convidado para fazer o Dakar, encontrou hoje o seu destino numa queda na Mauritânia, no decorrer da maior etapa do Dakar-Lisboa.

A perda de mais um motard, faz com que nos últimos anos, tenha havido quase sempre mortes nas motos, mas também nos carros, evidenciando os perigos de uma prova cada mais virada para o aspecto monetário do que para o próprio espírito de aventura.

O dia foi triste. Foi mais um. Neste Dakar. A juntar aos outros...

domingo, 8 de janeiro de 2006

Bem, pelo menos já está cá a estagiar...


Foto: Dynamo Moscovo

Veremos se o vai fazer no Algarve, ou se virá até Alcochete...

"Temos um grande treinador!"

Quem o disse foi Filipe Soares Franco, presidente do Sporting, ontem à noite, depois da derrota frente ao Sp.Braga.

Não sei se ele levou com algum calhau lá da pedreira de Braga, mas o que o Sporting tem de grande é um rapaz de 1,75 m que resolve jogos.

Ontem não resolveu, mas esteve perto de o fazer, ao apontar dois golos dignos de um ponta-de-lança. É certo e sabido que o comportamento do brasileiro não é o mais digno para com o clube que lhe deu algum mérito e reconhecimento na tão ambicionada Europa, mas que o rapaz tem jeito para a coisa, lá isso tem.

O problema não é o Sporting ter um grande treinador. O Sporting tem uma pessoa à frente do futebol que muitas vezes me faz lembrar o Toni do Benfica, mas de um forma menos alcoólica.

Paulo Bento tem uma paixão pelo futebol, que segundo amigos seus, "vive como ninguém e só havia um caminho a seguir depois de jogar: o de ser treinador". No entanto, o "bébé" que lhe deram para as mãos ainda tem muito que gatinhar e apesar de mostrar que é ele quem manda, muitas vezes acontecem situações como as de ontem, em Braga.

Paulo Bento tem sabido administrar os conflitos de balneário e por isso, se o Sporting quiser ter mais sucesso do que o que vai ter este ano, se não o quiser como treinador principal, que o coloque como adjunto, que de certeza ficará bem servido.

E o Moretto?

Aqueles que insinuam sobre a ausência de Fonte contra o Benfica não se pronunciam sobre a estupenda exibição de Moretto no mesmo jogo?

quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

Os profetas

Para quem passou e eu li em alguns blogs futebolísticos as críticas que se fizeram relativamente à contratação de Fonte antes do jogo com o V.Setúbal, convém explicar algumas situações:

Dia 19 de Dezembro - Fonte rescinde o contrato com o V.Setúbal, alegando 4 meses de salários em atraso, juntamente com mais colegas, casos de Tchomogo, Diakité e Fabien...

21 de Dezembro - O Benfica ganha em Setúbal, com um golo de Nuno Gomes, mesmo a acabar a partida. Houve logo protestos e um "caso" que não exisitu, quando se alegou que antes de rematar, o jogador tinha ajeitado a bola com a mão. No entanto, passaram despercebidos vários foras-de-jogo, um deles de Miccoli que poderia ter dado golo.
Logo, vários profetas disseram que se Fonte lá estivesse, Nuno Gomes não marcaria golo, mas também se estivesse Diakité, Geovanni não teria feito o passe para o avançado benfiquista...

28 de Dezembro - O Benfica anuncia oficialmente a contratação de Fonte, com o intuito de o emprestar a outro clube. Logo, os arautos da desgraça vieram comentar a falsidade do resultado e as "máfias" que existem no futebol, envolvendo o V.Setúbal e o Benfica...


Como a memória é curta no futbol, convém não esquecer há precisamente um ano atrás, houve um clube que pugna pelo respeito no futebol, aliciou um clube da 3ª divisão por causa de um jogo da Taça de Portugal, para que o seu avançado pudesse jogar contra o maior rival na jornada seguinte. Curiosamente, nesse jogo, esse jogador marcou os dois golos da vitória.

Esta semana, estranhamente Diogo Valente apareceu lesionado nos treinos do Boavista, curiosamente na semana em que antecede o confronto com a sua futura equipa, o FC Porto.

Estranhamente, ou talvez não, os profetas andam calados...

Ndrangheta não faria melhor...

O Chelsea confirmou hoje o empréstimo de Maniche, proveniente do Dinamo de Moscovo, até final da presente época.
Sem comentários...

Não há dúvidas...


Foto: Gettyimages

Laurent Robert é um substituto para Simão de valor inegável, mas no sentido atacante. Para quem gosta de defender nos flancos, seja na defesa ou no ataque, a aposta em Robert não será certamente a melhor.

Não sou arauto da desgraça, nem tudo o que Veiga faz é mau, mas se tivermos nestes 5 meses que faltam um Robert como o que via jogar no Paris St.Germain e nos primeiros tempos em Newcastle, o Benfica fez uma excelente contratação.

Caso contrário, ...

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

Grande Jogada

Enquanto todos pensavam que era Veiga que conduzia os negócios de Dezembro, Vieira, na calada da noite, meteu-se num avião e só voltou com Moretto debaixo do braço. Perdeu uma noite de fim de ano, mas ganhou um bom guarda-redes.
A verdade é esta: numa jogada de antecipação memorável, Vieira evitou que Moretto fosse para o Porto, que Helton fosse para São Paulo - Corinthians - por 3 milhões de Euros e reforçou o sector mais deficitado do GLORIOSO. Por outro lado, contratou Marco Ferreira, um valor seguro do nosso futebol.
Pelo meio ficam as ameaças de morte que lhe fizeram em São Paulo, no aeroporto internacional de Guarulhos, o local do Mundo onde são negociados mais jogadores por ora. Dizem as más línguas, na verdade, que determinado empresário do nosso futebol tem em permanência, lá no local, um Advogado e um representante, que negoceiam em estilo plataforma aérea.
Por fim, a chapada em Dinis. Sendo merecida, era escusada. Além de nem tudo se resolver à lambada, mal por mal, antes Vieira a dá-la.

Moretto

Já se consegue vislumbrar alguma definição da tão propalada "bandalheira"?

Em passagem

1 - Moretto, Manduca e Marco Ferreira são, até mais ver e dado que Fonte será emprestado, as contratações anunciadas do GLORIOSO. Quem será o M que se segue?
2 - Entretanto, o BnrB distribuiu os, merecidos, prémios. Parabéns aos vencedores! Saliento que aqui no Blog as apostas, embora sem conversa prévia com o Mister D, recaíram no BnrB e no Castigo Máximo. Os dois melhores blogs de futebol portugueses.
3 - O que dizer da novela Moretto?
PS - Para aqueles que costumam criticar o que aqui se coloca, um acento no milhão de euros pago por Moretto. Aqui, enquanto a comunicação social avançava com um valor de 500 mil euros, colocámos o montante, avançando que foi pago na quinta-feira.