quinta-feira, 31 de maio de 2007

Relembrar...

- Carlos Janela está de volta ao Belenenses. Depois de Sporting e Estoril, agora calhou no Restelo. Quantos sul-americanos virão esta época?

- Nuno Cardoso foi constituído arguido em mais um processo que envolve o FC Porto e o benefício da instituição, em detrimento da cidade. O Blog da Bola já tinha falado no caso. Pesquisem...

- Master Kodro continua em grande. Para quem se diz adepto do V.Guimarães, preocupa-se demasiado com o Benfica. Mas não é o único. Há adeptos do Belenenses a elegerem o clube da Luz como o maior rival do clube. Então e o Sporting? Não conta? É verdade...Esqueci-me que tanto Presidente, como Treinador têm costela verde...

Milhões e mais milhões

O Sporting vendeu Nani ao Man Utd por 25,5 milhões de euros.
Tendo Nani uma cláusula de rescisão de 20 milhões, onde vai parar o resto do dinheiro?
É um raciocínio simples.
5% vai para o Real Massamá, que foi efectivamente o clube que formou o jogador e não a Academia, como muitos querem passar... Ou seja, 1,250 Milhões ficam em Massamá...Sobram 23,750...

Se Jorge Mendes receber 10% de comissão com a transferência (e 10% já é um valor bastante elevado...) terá a receber 2,5 milhões de euros... Sobram 21,250...

Se a cláusula de rescisão é de 20 milhões, ficam a faltar 1,250 milhões de euros...

Para onde vai parar esse dinheiro...


Mas não é tudo, o FC Porto vendeu também Anderson. São cerca de 30 milhões de Euros (pelo que se diz nos jornais, já que o FC Porto é perito em fazer comunicações sem valores...).

Esses 30 milhões vão servir para uma de duas coisas... Ou para pagar os salários da próxima época ou para gastar novamente em artistas de grande qualidade como por exemplo Lucas Mareque, que já recebeu guia de marcha em apenas 5 meses...

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Mas vão ter de me aturar...

1 - Na lista de dispensas do Boavista há dois nomes interessantes: Lucas e Hélder Rosário. Não digo que sejam jogadores para um grande, mas são jogadores para qualquer um dos outros outsiders;
2 - O Vitória de Guimarães anda a pescar nos vizinhos. Nem e Maciel parecem garantidos. Experiência e alguma qualidade...

terça-feira, 29 de maio de 2007

Fim de época

1 - Promessa para a nova época: participarei muito mais aqui no blog.
2 - Disseram-me que há um puto brasileiro, muito, muito bom, que virá para a Luz e que já está contratado. Não é, infelizmente, o Patp. Alguém sabe quem é?
3 - Virá o novo ponta-de-lança do GLORIOSO de uma terra fria?
4 - Ou as passagens pela África austral deram resultado e o novo Drogba vem a caminho?
5 - Zoro vem para substituir Nélson ou ...?
6 - Pinto da Costa quer, desesperadamente, o rato atómico do GLORIOSO. Isto é verdade e o próprio jogador confirmou. Mas há outra verdade: Miccoli está mais interessado em não ir para o Porto do que o Engenheiro em ficar com o italiano. Conclusão?
7 - Nani vai-se. A que preço? Será a surpresa do Verão?

O lado machismo da coisa

Foi-me ontem confirmado e é do domínio público que o equipamento alternativo do Benfica para a época 2007/2008 será côr-de-rosa.

Hoje, já há pessoas que deixam de ser do Benfica por causa do equipamento. Haverá gozo naturalmente de mentes menos abertas para a vertente comercial e sempre que jogaremos de rosa, deixaremos de ser as "papoilas saltitantes".

No entanto, convém relembrar que nos últimos dez anos, dois dos equipamentos alternativos mais controversos da história do Benfica foram os que venderam mais: o preto e o azul. Curiosamente, no tempo de Vale e Azevedo.

Outra adenda mais mal-criada: para quem gostava do equipamento alternativo merdoso deste ano e se recusa a aceitar o côr-de-rosa, o que dizer?

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Começa bem

A semana está a começar bem para as especulações de mercado.

Ontem o Benfica perdeu 26%, se tivermos em conta o que disse o Telejornal onde para o serviço público as acções começaram a 6 Euros, quando foram na realidade a 5.

Mas isso agora não interessa nada.

Hoje sim, já começou a verdadeira especulação:
























E aqui também...

Em três dias que acabou a época para o Benfica (sim, porque jogos de digressões não contam...), dois reforços... Nada mau!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Bentos, Ferreiras e cores...

Paulo Bento diz que foi arbitrado este ano muitas vezes por João Ferreira. Certamente, terá sido feito o discurso ironicamente, já que João Ferreira apenas apitou o célebre jogo de Ronny em que o avançado marcou o golo com a mão. Uma única vez! Foi o que fez João Ferreira (sportinguista convicto). Apitou apenas uma vez o Sporting.

Curiosamente, também o FC Porto só foi apitado uma vez por João Ferreira, na Madeira, frente ao Marítimo.

E eis que afinal o Benfica é que foi o clube mais apitado por João Ferreira. Foram só 4 vezes durante a época: Boavista (derrota por 3-0), Marítimo (vitória por 2-1), Braga (empate a 0) e Académica (ontem à noite).

Curiosamente, foi João Ferreira que conseguiu ver no Bessa Manú agredir um adversário e escreveu no relatório o suficiente para um jogador ser suspenso por dois jogos, com uma acumulação de amarelos.

Eu sei que a areia atirada para os olhos é bonito. Se for Paulo Bento a fazê-lo, então é exaltado como se se tratasse de um ser superior. Mas não é preciso dizê-lo. É preciso SABER dizê-lo...

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Zoro, Olegário e Garcia

Marc Zoro já é falado esta sexta-feira para ser reforço do Benfica para as próximas quatro épocas. O costa-marfinense é um bom recurso, mas será assim uma peça tão fundamental para um Benfica a necessitar de outros recursos?

Olegário Benquerença tem um dom: o de resolver vários problemas que surgem. Aconteceu assim na Luz há dois anos, tem acontecido com outros jogos. Jesualdo Ferreira se for esperto pode colocar Vitor Baia a titular. É que com Olegário a apitar e Baía a defender, não há golo que entre na baliza do FC Porto. E mesmo que entre, não conta...

Miguel Garcia é um dos patinhos feios do Sporting. Sempre o foi e nem o golo que marcou em 2005 e que colocou o Sporting na final da Taça UEFA lhe serve de consolo. É estranho ver defesas-centrais que o foram durante anos, serem transformados em defesas-direitos, aquando da passagem para os séniores. Mas Garcia é mau na posição que ocupa, como era Meira na altura do Benfica quando jogava a trinco. Pode ser que em Itália lhe dêem o real valor e o coloquem a central. Quanto mais não seja, para tirar as dúvidas...

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Para o ano posso ser eu?

O jornal "O Jogo", obviamente sempre bem informado em relação ao Benfica, garante hoje que a permanência de Derlei na Luz poderá ser uma realidade. Basta para tal que o jogador aceite reduzir o seu elevado salário.
A ser verdade, nem surpreende muito. Afinal Marcel chegou a época passada pela mesma altura, marcou os mesmo zero golos e a nossa brilhante directoria desportiva achou que o homem tinha demonstrado valor para firmar contrato com o Benfica.
Posto isto, e a confirmar-se a permanência de Derlei, iniciei já o meu plano físico diário por forma a estar "au point" em Dezembro deste ano e poder fazer uma perninha sob o comando de Fernando Santos (ou outro no seu lugar).
Garanto que me esforço, como a relva, ganho uma misériazinha qualquer que me queiram dar, prometo o mesmo número de golos de Marcel e Derlei (ainda sou mais novo que este último) e só peço o mesmo tratamento, ou seja, um contratozinho vá lá... por 3 ou 4 anitos. Vou cumprir o meu sonho de um dia ser ponta-de-lança do Benfica.
Pode ser sr. Presidente?

terça-feira, 15 de maio de 2007

Não querem o Luque? Ok...E este?

O verdadeiro amor...

Penso que Jorge Jesus não vai estragar a festa ao seu clube do coração.

Para além disso, e apesar da contratação de três jogadores de renome para o Aves, Jorge Mendes não há-de querer ver Pepe ou Quaresma não serem vendidos se não forem campões. Assim sendo, a influência que ele tem na Vila das Aves tem de ser posta em prática.

No Benfica, Rui Costa poderá ser o capitão. Não sei se será por vontade ou se será por imposição... O amor continua lá...

sexta-feira, 11 de maio de 2007

A ser verdade...

Marcel custou o ano passado ao Benfica cerca de 3,5 milhões de euros, pagos à Académica. Entretanto, sabemos que o destino do brasileiro foi o Morumbi.

Se Miccoli, e assente numa notícia da SIC, vale 3 milhões de euros, e se houve agora um aumento de capital para reforço explícito e único do plantel, porque é que não se arrisca na compra do italiano?

Além do mais, é estranho um jogador desvalorizar 2 milhões de euros, curiosamente numa época melhor que a anterior.

Entretanto, o DN de hoje volta a chamar por Zalayeta. Já há três épocas que é assim...

É preciso avançado?

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Disparates

O mês de Abril e início de Maio foi a época de maior disparate que me lembro, desde que Vale e Azevedo abandonou o Benfica. Ninguém se cala?

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Cinesoterapeuta

"Auguste Georgii (1847), ao utilizar o termo cinesioterapia, propunha esta definição: "O tratamento das doenças através do movimento"; a cinesioterapia ativa é assim a parte da fisioterapia que utiliza o movimento provocado pela atividade muscular do paciente com uma finalidade precisamente terapêutica. É o que há muito tempo se chamou de ginástica médica em oposição à ginástica geral, cujos propósitos são essencialmente higiênicos ou estéticos. Entretanto essa noção de movimento é muito restritiva, portanto se incluem inteiramente no quadro da cinesioterapia ativa solicitações musculares de estabilizações que não induzem nenhum deslocamento das alavancas ósseas.", in http://www.cinesioterapia.com/.

Numa linguagem popular, um cinesoterapeuta é aquele que ajuda as pessoas que estão acamadas a recuperar o movimento para que não fiquem com os músculos atrofiados...

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Pedro Henriques, Vitor Pereira e companhia

Pedro Henriques é um mau árbitro. Ponto final. Mas é muito melhor do que Olegário. Ainda esta segunda-feira pudémos observar isto mesmo: o Major errou e muito, mas para ambos os lados - no derbi do ano passado, por exemplo, só tinha prejudicado o Benfica... -; o vendedor de seguros errou para um só lado, inclinando o campo de tal maneira que um penalti a um metro dos seus olhos passou em claro... é, de facto, de cagar a rir...
Vitor Pereira, então, falou. E o que disse? Patetices, patetices, patetices. Nada de nada. E eu nem quero falar do penalti marcado a favor do Porto no Bessa...
PS - não tenho passado por aqui por falta de tempo. Mas penso que, agora, reposta a normalidade democrática, estarei de volta. Eu aqui e o Veiga acoli...

Não é novidade nenhuma...

Mas Paul Le Guen não veio no início da época 2006/2007 para o Benfica porque Rodolfo Moura não quis que o francês trouxesse um preparador físico da sua confiança.

Assim sendo, Bruno Moura, filho do enfermeiro Rodolfo, e que tinha estado nos dois anos anteriores em equipas que desceram de divisão (Alverca e Rio Ave) foi o escolhido para preparador físico da equipa do Benfica.

Rodolfo Moura vai renovar por dois anos. Os resultados estão à vista...

Toda uma série de coisas

Em primeiro lugar quero deixar uma palavra de agradecimento ao Mister D. Sem ele este blog já estaria certamente morto e enterrado.
Aqui faço também o meu mea culpa pelas prolongadas ausências mas chateia-me andar sempre a chover no molhado, a responder sempre aos mesmos argumentos e acredito que também chateie a quem por aqui passa estar sempre a ler a mesma lenga lenga.
Mas a verdade é que o tempo me vai dando razão. Para meu grande desgosto...

Ao contrário do Mister D. eu não tenho fontes, nem no Seixal nem na Luz, mas ainda assim arrisco umas previsões pelo que vou lendo.

Fernando Santos vai ser dado à morte no final da época para branquear o péssimo trabalho que foi feito pelo departamento profissional de futebol. Em toda a linha. Da planificação da época à escoolha do treinador, da escolha da restante equipa técnica ao departamento clínico, das contratações às dispensas. Tudo uma verdadeira vergonha. E toda esta ladaínha, de estilo lagarto, de que não perdemos em casa ou que fizemos mais pontos do que não sei quando ou que o plantel é curto, deixa-me abismado. TODAS estas patéticas desculpas resultam directamente de incompetência manifesta. E TODOS os motivos para este descalabro estavam à vista desde o início. Uns disseram-no, a maioria infelizmente aplaudiu rumo a este triste fim.
Agora que já não há como disfarçar o rotundo fiasco que foi esta época e que a incompetência salta à vista de qualquer um, resta à direcção uma coisa: o passo em frente.

Assim vão-se enganar os sócios com o último sabonete que têm para vender.
Este ano foi Rui Costa e no próximo será Eriksson.
Sim. A última esperança de qualquer adepto benfiquista, o último simbolo do Benfica ganhador.
Veiga voltará em grande como o homem-chave na contratação do sueco.
O povo exultará e o status quo ganhará mais um ano, quiçá dois, de estado de graça.

Mas o mal não reside no treinador ( apesar da azelhice de Santos ser de bradar aos céus. Só que esta já era conhecida. E ainda assim foi contratado).
O problema está em toda uma estrutura montada no Benfica não para que este ganhe mas para que outros beneficiem.

É só mais uma teoria. Eu sei.
A ver vamos.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Moura & Moura

Simão com uma tendinite...

Luisão sem tempo definido para recuperar...

Rui Costa parado mais de três meses...

Nos 3 primeiros meses, 12 lesões musculares...

Que grande trabalho...de verdadeiros profissionais...