terça-feira, 28 de agosto de 2007

Até Sempre Puerta

Em alturas como esta percebemos como damos tanta importância a coisas mesquinhas.
Morreu Puerta, jogador do Sevilha, que era para mim um dos melhores hoje em dia na sua posição mas acima de tudo isso era um miúdo de 22 anos com toda a vida pela frente.

As minhas condolências aos familiares e amigos.

Até sempre Puerta.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Nélson Évora

O novo campeão do mundo de triplo salto é português e é atleta do Sport Lisboa e Benfica. Se Portugal vibra (e certamente que o faz...), Fernando Tavares merece uma palavra. foi, de facto, brilhante.

oportunidade falhada...

Ao contrário do que foi dito, o Benfica, no sábado, falhou, pelo menos, três golos com a baliza escancarada...

sábado, 25 de agosto de 2007

Em primeira mão e com três horas de avanço

Qual é a lógica brejeira dos ecrãs do Benfica terem no jogo de hoje contra o V.Guimarães uma mensagem a dizer:" Bem-vindo Camacho!" ?

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

O Benfica adiado?

Preâmbulo
1 - Sou apoiante de Luís Filipe Vieira. Assim como apoiei Manuel Vilarinho e participei, activamente, na oposição a João Vale e Azevedo, correndo, algumas vezes, riscos demasiado sérios.
2 - Continuo, hoje, a ser um indefectível do modelo de gestão financeira aplicado por Vieira e, na prática, desenvolvido por Domingos Soares de Oliveira.
3 - Acredito na equipa que dirige o Benfica, desde o departamento de sócios ao roupeiro.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Isto não quer dizer que não critique, algumas vezes, a forma como o futebol do Sport Lisboa e Benfica tem sido gerido, quer ao nível de contratações, quer ao nível de dispensas. Tudo, penso, porque Luís Filipe Vieira não tem tempo para, sozinho ou com a ajuda de amadores, gerir o quotidiano do futebol benfiquista. Por isso, compreendi a contratação de Rui Águas e a entrada, para o Seixal, de João Alves e Pietra. Defendi, por outro lado, a criação do cargo de supervisor do Centro de Estágio, que, em meu entender, ficaria bem entregue a Humberto Coelho.
Mas isto não chega. É preciso mais. É preciso alguém que, sendo reconhecido internacionalmente, represente o Sport Lisboa e Benfica, com inteligência e sagacidade. É preciso alguém que entre em qualquer porta de qualquer estádio e seja recebido com dignidade. É, em suma, preciso alguém que conheça o mercado internacional e, ao mesmo tempo, torne o futebol do Benfica apetecível para qualquer jogador. Esse alguém é, efectivamente, Rui Costa. Não só pelos anos que passou em Itália, mas, sobretudo, porque granjeou respeito por essa Europa fora.
No entanto, parece que vamos ter um ano sem director desportivo. Será grave? Com Camacho no leme, não. O murciano, apesar de pouco perceber de táctica, é um guerreiro em tudo. A comer, a gritar, a gesticular e no trato com a comunicação social... Blindará, certamente, o balneário, impedindo discussões ridículas, como esta entre Vieira e Nuno Gomes...
Para o ano, então, depois de termos sido campeões, temos o campo preparado para a entrada em acção de Rui Costa...

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Presidente,

Este benfiquista entendeu o que o Nuno Gomes quis dizer. Este benfiquista agradece o que Nuno Gomes fez. Um capitão serve para isso mesmo e como tal entendo que prefira o Petit. Eu não obrigado.
Há uns anos este mesmo benfiquista entendeu o que um dos capitães à época, Vítor Paneira, quis dizer.
Talvez se mais o tivessem entendido não tivessemos passado pelas trevas como passamos.

Pois, pois, pois... (II)

Camacho apresentado, como todos diziam. Nuno Gomes com reprimenda, como já se antevia...

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Vozes do Sistema

Guilherme Aguiar, no Dia Seguinte: " A saída de Veiga já estava planeada porque ele e Camacho são incompatíveis!"

Tem razão! Mal por mal, prefiro um Camacho a 20 Veigas...

Alivio

Para já apenas gostaria de partilhar com todos vós o alivio por nunca mais ter de ver aquela cara derrotada como imagem do Benfica.

P.S: Bienvenido Camacho.

E o Bruno Moura??? Não sai também?

«A Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD (Benfica SAD) informa que chegou a acordo com os técnicos Fernando Santos e Jorge Rosário para a rescisão dos respectivos contratos»

uma mentira repetida mil vezes...

1 - Sai Fernando Santos, entra Camacho. Pode não ser esta semana, mas será em breve. Falta negociar com os capitães que, inusitadamente, se meteram ao lado do Engenheiro...
2 - O dossiêr anónimo que por aí corre é um conjunto de diz que disse. É incrível como é que o canal do Sr. Pinto Balsemão se mete numa coisa destas. A guerra com Joaquim Oliveira não sevia chegar para tanto...

última hora - confirma-se a saída do Engenheiro, já apalavrada com Vieira. Quem é que se chibou à TSF?

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Desabafos

- Fernando Santos é incompetente! Em tudo! Na substituição e Luisão, que demorou mais tempo do que devia. A ler o jogo. A motivar uma equipa. A colocar jogadores fora das suas posições. Em tudo! Em resumo: é um incompetente!

- Bruno Moura não lhe fica atrás. É também um incompetente! Não é possível a um clube como o Benfica que um jogador que faça um corte ou um pique com mais força fique logo lesionado. Já não é o primeiro, nem o segundo, mas está certamente perto das duas dezenas de jogadores lesionados em menos de uma época e meia. É mau! É incompetente! E se eu estivesse no piso 0 da bancada PT, o insulto gratuito seria dado no preciso momento em que Miguelito saíu para aquecer, por causa de mais uma lesão muscular.

- Luis Filipe Vieira é um incompetente também! Não é um total incompetente, mas se as pessoas não se sentem com condições para desenvolver o seu trabalho, o mais certo é não o fazerem. Se LFV é Presidente, continue como Presidente e arranje alguém para gerir o plantel do Benfica. De preferência, que sinta a camisola e seja honesto (situação rara, eu sei...). Mas assim, tanto a gestão do plantel, como o seu planeamento para a época inteira ficaram uma vez mais deixados ao sabor do vento e das notas...

- Entretanto, e em dias de rescaldo o Benfica apresentou um novo site. Está mais fresco, mas com a minha experiência, certamente irá cansar, com a quantidade de cor que nele existe. É muito vermelho para o meu gosto e convém que "respire" um pouco. Atenção, que a questão dos conteúdos está muito bem organizada e o site preenche os requisitos mínimos. Apenas poderá cansar. Veremos...

- O Benfica precisa de ser discutido! Disso não há dúvidas, mas os blogs não podem ser o veículo para essa discussão. Ou melhor, até podem! Mas podem na medida em que os nomes dos jogadores deixem de ser as bandeiras eleitorais e passem as estratégias para um clube que se quer grande a serem as verdadeiras bandeiras eleitorais. A quantidade das empresas que compõem hoje em dia o Benfica a isso exigem, e os sócios, como accionistas principais, são a melhor arma para essas discussões.

- Por falar em sócios, dos 55 722 adeptos que estavam no estádio na passada terça-feira, apenas os 22 do Copenhaga apoiavam realmente a equipa. Os do Benfica estavam constantemente à espera de um deslize, de um passe errado, de uma perda de bola ou de um passe para trás para poderem assobiar a seu belo proveito. Puxarem depois dos golos do Benfica é pouco, muito pouco! Assim é fácil queimar jogadores, como é o caso de Adu. Lá por ter sido colocado a médio interior direito (ele que é canhoto) e por ainda ter mexido alguma coisa (pouca...é verdade), uma semana de treinos de um norte-americano em Portugal não será o suficiente para marcar dois golos e encher o campo, pois não?

vender ou nada...

1 - a questão não se resume a vender. Resume-se há existência de cláusulas de rescisão... se existem e forem accionadas, o que pode um dirigente fazer?
2 - é impressão minha ou vi Manuel Fernandes a receber o prémio de melhor jogador do Torneio do Guadiana com a camisola dos lagartos vestida? Dizem que Chalana chamou a atenção e que o meliante o mandou à merda...
3 - continuo a achar que Petit já não tem arcaboiço para o futebol do Benfica, durante uma époc inteira... Faltam, assim, dois médios... um trinco e o tal box and box que o engenheiro técnico falava, num dos mais hilariantes números do ano...
4 - o dossier "apito encarnado" terá sido escrito pelos mesmos inspectores que deram tempo a Pinto da Costa para arrumar a casa e partir para Vigo?

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Um fenómeno chamado Gilles

Podem-me chamar Master Kodro (eu acho um insulto, mas enfim...) ou outro nome qualquer, mas é de facto surpreendente assistir a esta escalada perigosa numa gestão desportiva para um clube como o Benfica.

Não gosto muito de citar o Record, mas fazendo crer que é verdade o que está escrito, Gilles deve ser um fenómeno ao alcance de um Freddy Adu ou de um Manú.

Diz o Record no dia 4 de Agosto: "Termina hoje o prazo para o Estrela da Amadora decidir se quer ou não ficar com o médio-ofensivo Gilles. O camaronês chegou há duas semanas para colmatar uma vaga no meio-campo defensivo, mas rapidamente se concluiu que se tratava de um criativo que desequilibra perto da área.
O jogador tem agradado ao técnico Daúto Faquirá mas, caso a resposta seja positiva, passará sempre pelo empréstimo e nunca uma compra, já que o passe é considerado caro. António Oliveira tem o assunto em mãos e deve hoje mesmo emitir uma decisão.
"

Ontem, dia 9: "O Estrela da Amadora ainda espera garantir o empréstimo de Gilles, futebolista de origem camaronesa que agradou ao treinador Daúto Faquirá durante os testes de observação. Os tricolores pretendem chegar a acordo com o jogador e com o Mouloudia – clube que detém o seu passe –, de modo a garanti-lo até ao final da temporada."

Hoje, dia 10: "O Benfica firmou ontem contrato com Gilles Augustin Binya, médio ofensivo camaronês que estava a treinar à experiência no Estrela da Amadora.
O jogador de 22 anos vinha sendo seguido pelos encarnados e já havia impressionado pela sua qualidade no jogo particular com o Belenenses.
O passe de Gilles pertencia ao MC Oran, clube argelino que o foi buscar ao Tonerre Yaoundé, clube da primeira divisão camaronesa responsável pela sua formação.
"

Ora, se pensarmos um bocado melhor no assunto, temos que um jogador esteve à experiência no Estrela da Amadora, deu nas vistas, o Estrela queria contratar o jogador e o Benfica "prestou-se" a comprar o passe do jogador e a emprestá-lo ao Estrela.

O site do Benfica não diz se contratou o jogador, mas também não é viável a fonte, uma vez que não foi lá que vieram confirmadas as contratações deste ano.

Assim sendo, o que está por detrás deste negócio? Quem são as pessoas envolvidas? Qual o interesse em Gilles?

E ainda dizem que Vieira e Veiga andam chateados... pois!

sábado, 4 de agosto de 2007

Já estava admirado...

O sr. Moura filho começa a dar sinais de trabalho. Para já, e com um mês de trabalho, e se excluirmos Moreira, que infelizmente já está lesionado para a vida toda, são 6 os casos clínicos.

Zoro foi ontem o último!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

A História muda... para pior?

Desde que me lembre das pré-épocas que faz o Benfica, houve sempre um jogo de apresentação aos sócios. Este ano não há!

Será por terem medo dos assobios ao Fernando Santos? É que se assim for, eles vão-se repetir, no mínimo, mais 15 vezes...

P.S. Giovanni Trappatoni foi campeão e assobiado até ao fim... para quem não se lembra...