segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mister D muda de clube!

No sábado passado, algures entre o Tejo e o Sado, ali bem perto da nossa segunda casa, o Mister D decidiu mudar de clube, casando-se.
O nosso blog esteve bem representado, bebendo, entre os seus mais diversos membros, três ou quatro pipas de vinho da região de Palmela.
Nesse mesmo dia, salientamos, o Mister D prometeu que um dos que há-de levantar a Taça das orelhas grandes (embora essa equipa já tenha capitão...) aparecerá em breve, embora ainda não esteja projectado!
Força Mister D

sábado, 28 de junho de 2008

É deste que falam?

Jonathan Urretaviscaya?

"Urretaviscaya está a ser a grande sensação do Torneio de Clausura uruguaio. Em 15 presenças na equipa do River Plate - que lidera a prova, lado a lado com o Peñarol -, o jovem avançado apontou nove golos e conquistou a atenção de alguns emblemas europeus.
É o presidente do River, Juan Jose Tuduri, quem o confessa. «Conhecemos o interesse de um clube italiano, outro da Holanda e um de Portugal. Penso que é o F.C. Porto, mas a abordagem foi feita através de uma empresa chamada Gestifute, do senhor Jorge Mendes», explicou o dirigente, referindo-se ao conhecido empresário.
Jonathan Urretaviscaya tem contrato com o River Plate por mais cinco temporadas e vale cerca de dois milhões de euros, ao que conseguimos apurar. No Verão de 2007 esteve a fazer testes em Inglaterra, no Tottenham, mas acabou por não ficar nos spurs por lhe ter visto ser recusada a licença de trabalho.
"

in Portugal Diário a 10 de Junho

O azeite e a verdade!

Porque é que a UEFA não chega onde sabe?
O Presidente da UEFA pensa que disse uma evidência: o Porto foi condenado na justiça desportiva e não recorreu... logo, transitou em julgado e o Porto, consequentemente, é um clube que utiliza a batota como argumento de vitória!
Em Portugal isso não é evidente...
PS - pesquisem em uruguaio... vá lá...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Notas da Assembleia

- Os sócios do Benfica que estavam presentes na Assembleia continuam de acordo com todas as decisões da Direcção, apesar da Direcção não ser tão explícita quanto devia...

- No dia em que a Benfica TV foi aprovada, estranhei o facto do seu Director, que se diz benfiquista, não estar presente na dita Assembleia...

- Em conversas várias, fiquei a saber que o equipamento do Benfica para esta época que se avizinha vai ser vermelho com uns traços de outra cor. O equipamento alternativo terá uma "cor alternativa" (palavras de Miguel Bento), sendo que a alternativa será o branco...

- As claques do Benfica não se sabem comportar. Se tinham alguma coisa para dizer na Assembleia que subissem ao palanque e falassem, em vez de grunhirem, como o fizeram na bancada...

- Para quem não sabia, Domingos Soares de Oliveira também foi votar. O trabalho no Benfica implica ser sócio, mas há outros de outras cores que não o fazem e também trabalham lá...

quinta-feira, 26 de junho de 2008

O clube de gondomar não perdoa a grandeza do Benfica!

Para mais, soube hoje, como perderam Jorge Mendes para a Luz, andam a tentar desviar as atenções...
Ontem foi o Cebola, hoje foram os seis pontos que a FIFA mandou retirar, amanhã será Miccoli - embora o pequeno bombardeiro esteja a fazer tudo para resistir, tal como Simão fez...-.
Entretanto, sem ninguém dar conta e na penumbra da noite, Vieira, Rui Costa e Jorge Mendes contrataram (50% para o Benfica, 50% para o empresário) uma jovem promessa da América Latina, que esteve com um pé nas Antas e outro no Chelsea... sempre com o olhar atento de Queirós!

Zico...

Parece que se o Carlos Queirós não aceitar, algo que já se sabe que não aceitará a não ser que o Madaíl descubra petróleo e mesmo assim é capaz de ficar com o poço para ele sendo que Queirós só aparece para poder dizer que o Zico só veio porque Queirós não quis, porque não consideram a opcção José Romão, pois para além de Árabe parece que também sabe falar português, que pelos vistos parece ser o principal requisito para contratar um treinador e só depois saber um pouco de táctica e futebol...ou isso não tivesse acontecido também no que já se foi...

Alcides...

Com o Porto e o Boavista a não descerem de divisão e o primeiro a nem sequer ficar proibido de ir a Europa, ria-me se houvesse qualquer tipo de condenação sobre o Benfica sobre uma dívida de um jogador...

Rodriguez...

Suspeito que o Porto, por não poder ou querer ir buscar alguém de valor assinalável, cria a euforia entre os sócios de ter roubado a estrela ao rival...

Tal como agradeci no tempo que o PSV veio buscar o "TinTin" agradeço hoje ao Porto por ter vindo buscar o Rodriguez e ter feito uma contratação milionária por um jogador que não vale metade do dinheiro pelo qual pagou, mas como foi ao rival já se pode gastar, resta saber por quem se distribuiu o dinheiro...

Assembleia...

Estou curioso com a pretensa distribuição de poder no Canal Benfica... se os sócios se oposeram também serão insultados como foram os que se oposeram-se contra a entrada dos Oliveirinhas no Benfica???

quarta-feira, 25 de junho de 2008

duas notas

- O Benfica parece que se vai reforçar nas segundas linhas da liga espanhola. Compreendo... até a ida de Pongolle para Madrid: este é de primeira água!
- Queirós reflecte por tudo e por nada... a resposta já se sabe! Noutros tempos, porém, uma senhora, bem portuguesa por sinal, mudou a história do nosso país, com uma frase que fez escola: antes rainha por uma hora que duquesa a vida toda..."
NB - Claude Puel assinou pelo Lyon... aqueles que me telefonaram a dizer que estava maluco, ainda hão-de lamentar...

Talvez fosse bom abordar isto na AG

pergunto a quem direito o que é que foi feito pelos responsáveis do Benfica para reaver as duas Taças dos Campeões Europeu, a primeira Taça de Portugal que o nosso Clube conquistou, a última Taça de Portugal que conquistámos, a Taça Latina e uma das botas de ouro do Eusébio que estão há quase um mês retidas na alfândega do aeroporto de Luanda, em Angola?

terça-feira, 24 de junho de 2008

Última hora:

- Carlos Martins e Aimar. Pongolle por um fio e uma novidade de grande valor... Quem será?

Próximo...

Eu não preciso que fale português se até coreano e russo falou, portanto se não for o tuga do manel porque não o experiente Guus Hiddink?...

Contas...

O nosso Presidente informou na altura da venda do Simão (e corrijam-me se eu estiver enganado) que este seria vendido por 20 milhões mais 4 milhões na opção na compra de jogadores ao Atlético, e sendo assim porque não trazemos alguém??...é melhor o dinheiro do lado de cá do que do lado de lá, mas parece-me que ou fomos enganados ou será que não existe mesmo alguém que interesse???

Sugestão...

O Sr. Carlos Freitas procura ainda 5 reforços para o Braga, sendo assim não pretende receber de volta o Luis Filipe e já agora o selecionavél Jorge Ribeiro???...Pacote 2 em 1 , uma promoção dos amigos da luz, já que os presidentes têm tantos negócios em conjunto nas construções, porque não aceitarem este???

Serenidade...

Adorei a forma como foi conduzido o caso "Cebola", pois tal como Rui Costa tinha informado públicamente que ele só ficaria se quisesse ( e ainda bem que não quis), mostrou a forma serena e sem pudor com que Rui Costa vai fechando a pouco e pouco os seus vários processos pendentes.

O meu receio sempre foi não a capacidade do Rui Costa mas a forma como a Comunicação Social o vai tentar engolir e devorar ferozmente, mas a forma equidistante, juntamente com o Director de Comunicação, tem provocado pontos a seu favor onde existe a permissão de aparecerem milhares de nomes nas primeiras páginas (só hoje o Record online fala sobre 8 nomes) embora isso não crie pertubações na serenidade do trabalho.

Agrada-me saber que está atento aos jovens com grande potencial no clube e que alguns deles terão a possibilidade de fazer a pré-época embora preferisse a sua definição completa dentro do plantel para o próprio jogador não viver momentos de ansiedade de ficar ou poder ser emprestado e depois para onde?... qual a serenidade de um jogador que se pretende mostrar sem saber se contam com ele e para onde irá jogar?..

Mas o que adoro mais no meio destas novidades todas é de há mais de um mês que não oiço o nosso presidente falar... tão bem que ele fica caladinho não acham?...até traz paz e tranquilidade ao clube...

Obrigado Sr. Presidente por trabalhar mais e falar menos, e que continue assim, calado..caladinho...

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Diferença

Os primeiros dias de Rui Costa à frente do futebol do Benfica marcam já uma enorme diferença em relação ao passado recente.
Não entram toneladas de jogadores. Entrarão jogadores para posições em que o plantel apresente carências.
Negócios duvidosos ficam para outros. Mais uma imagem que fica.

Não chorarei, com toda a certeza, uma lágrima que seja pelo cebola. A custo zero seria uma opção interessante do ponto de vista futebolístico. Apenas e só.
Dez milhões por este menino seria um erro estrondoso. Que ninguém duvide, o balneário fica mais limpo.

Perfeito, perfeito era agora o Rui deixar cair esse outro nó que lhe criaram. Jorge Ribeiro.
E tenho um pressentimento que o mais próximo a que esse senhor chegará da Catedral será estabelecendo-se naquele mamarracho às cores que fica do outro lado da segunda circular.

Cebola

O Benfica, na verdade, tem de pagar bem aos grandes jogadores. Mas não deve ceder a chantagens.

Esta não é uma derrota de Rui Costa, nem do Benfica. É uma derrota daqueles que mentiram, publicamente, para agora brincarem com o nosso nome.

Os pequenos

Existem clubes em Portugal que têm o dom de se quererem fazer passar por grandes, mas que são pequenos em tudo: na dimensão, na mentalidade, no carácter, na vergonha e em outros aspectos como a verdade.
E é baseada nessa verdade que a transferência de Rodriguéz para o FC Porto é avaliada. Não há nada mais mesquinho do que ter inveja. E o Presidente do FC Porto é uma pessoa mesquinha. Tem inveja. Gosta de ter todos os jogadores que são apreciados pelos adeptos do Benfica. E tem a mania de os ir buscar a todos, só para se poder vangloriar e dizer á meia-dúzia de mentecaptos que o ouvem: "Conseguimos roubar mais um aos lampiões!", alimentando uma Guerra digna do tempo das Cruzadas...

Com a mesma facilidade com que tira ao Benfica, dá ao Sporting, como se viu no caso de Postiga. Em comunicado à CMVM, o FC Porto pagou por 70% do passe de Cristián Rodriguéz 7 milhões de Euros. Repito: 7 Milhões de Euros! Os arautos que colocam em causa o valor de Cardozo, gostava de os ouvir falar agora sobre prioridades financeiras e sobre a relação causa-efeito valor do jogador vs. eficácia.

Os clubes pequenos vêem-se assim, por muito que ganhem. Ainda este fim-de-semana, em Lisboa foi festejado mais um acontecimento histórico para o FC Porto: 7 vezes seguidas Campeão Nacional de Hóquei em Patins. Se tivermos em conta que o Benfica há dois anos anda a lutar por conseguir reunir condições financeiras condignas aos seus atletas e que o clube campeão pede por tudo para que o Benfica não acabe, senão eles também acabam, pensem bem no número e nos porquês quer da modalidade, quer do clube.

Porque o Benfica, ao contrário de outros clubes, não precisa dos outros para comer...

sábado, 21 de junho de 2008

Não me fazes chorar

O comportamento assumido ao longo do último mês, mês e meio, só prova que estamos perante um jogador que rapidamente se adaptará ao espírito que de há 30 anos a esta parte domina a agremiação tripeira. Começou por dar instruções ao seu procurador para assinar um pre-acordo com os andrades para semanas depois se borrar todo com a possibilidade de ficar fora da Champions. Pediu então que acudissem a Lisboa e resolvessem o seu futuro e, quando tudo parecia acordado, veio a UEFA mudar a sua opinião - legitimamente, diga-se - e o rapaz volta ao início nas exigências salariais incomportáveis. Enfim, uma boa viagem e a perna esquerda partida é tudo o que lhe desejo.

ps1- A mim preocupam-me outras coisas, nomeadamente a possibilidade do Burro Martins e do Nabo Ribeiro ingressarem no Benfica.

ps2- Acabou o Euro no que nos diz respeito enquanto Nação - eu continuarei a vibrar com os laranjas - e voltará o pesadelo no que nos diz respeito enquanto benfiquistas. Vão ser 18 manchetes por semana - porque há que dar alguma atenção aos leitores dos rivais - e mais não sei quantos camiões de jogadores a caminho da Luz.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Em nome do grupo...

- Tivemos um defesa-esquerdo adaptado em todos os jogos, com um defesa-esquerdo no banco...
- Tivemos um Guarda-Redes que nunca inspirou confiança...
- Tivemos um empresário sempre presente no hotel da Selecção...
- Tivemos a santinha e o altar nos balneários...
- Tivemos bilhetes à noite debaixo das portas no hotel...

Tudo em nome do Grupo. Em nome do Grupo, fomos finalistas vencidos do Euro 2004, 4º classificados no Mundial 2006 e Eliminados nos Quartos-de-Final do Euro 2008.

Digam o que disserem, foi um percurso em queda...

Nada que não estivesse à espera...

Julgamento...

Gostaria que a seleção fosse mais longe, pois tinha jogadores com capcidades para tal, mas a sentença do jogo demostra a razão pela qual critiquei Scolari, as suas opções tácticas e sistemas de jogo.

Agradeço a Scolari aquilo que jamais um treinador português conseguiria atingir que foi juntar a seleção e o povo, o mediatismo da selecção (onde também apareceram os cães à procura de louros que nunca foram deles), a motivação e forma como trabalhou o grupo e equipa, mas foi isso mesmo que o destruiu, a inexistência de equipa.

Sem pudor agradeço o que fez mas o resultado deste europeu é simplesmente o resultado do que se esperava, pois a qualificação sempre demonstrou isso, um grupo de jogadores que nunca souberam jogar como equipa e isso verificou-se na humilhante derrota contra a suiça (não ter os jogadores principais não é razão para se jogar mal e depois culpar um árbitro) tal como ontem não podemos culpar o arbitro de não ter assinalado a falta no terceiro golo, mas sim dos tiros nos pés ao sofrer 2 golos impossivéis para uma equipa que aspira ao pódio.

Em notas soltas devo dizer que Pepe e Deco me supreenderam, pois estiveram muito acima do que esperaria deles neste Euro ao contrário de outros.

Que venha o próximo e porque não portugûes em vez de uma negociata qualquer com um Sr. chamado Zico???...Prefiro o Manel das Arábias a um Zico "Qualquer"(que como treinador pouco ou nada mostrou)...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Algo de verdadeiramente importante:

Sábado à tarde, no pavilhão da Luz, a equipa de Hóquei em Patins do Benfica, depois de ter sido escandaloamente roubada, vai defrontar o clube de Hóquei de Gondomar, no quarto jogo das finais. Ganhando, deslocar-nos-emos, na próxima terça-feira, dia de S. João, a Gondomar, a fim de sermos, mais uma vez, enxovalhados pela equipa de arbitragem que estiver mais à mão.
Ainda assim, vale a pena irmos à Luz no sábado. Com ofrça, com garra, com coragem e com fome de vitórias. Transformemos o pavilhão num autêntico inferno!
NB - Evidentemente que este jogo no sábado é muito mais importante do que qualquer vitória do clube do Sr. Madail!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

é só merda!

Hoje chegou a vez de Amãndio de Carvalho falar sobre o processo "apito final". E não fez por pouco: o Benfica, nas palavras do meliante, está a "desestabilizar a selecção nacional!"
Ora nós aqui no ndrangheta já conhecemos esta gente de ginjeira. Desde Laurentino Dias a Amândio de Carvalho, já sabemos que mais não são do que arregimentados do sistema, que mais não fazem do que cantar consoante o livro do Papa...
Especialmente Amândio de Carvalho, que conseguiu, nos últimos 20 anos, uma coisa extraordinária: destruir o futebol profissional na Associação do seu distrito - Setúbal -, a bem do crescimento do futebol profissional a norte do Douro.
Sabemos quem o homem é, de onde vem e para onde vai. Ouvimos, também, o seu silêncio sobre o caso de corrupção que assolou o futebol português. Assim, não temos grandes dúvidas sobre a dita personagem. Só não queremos que esta gentinha de merda utilize o glorioso nome do nosso clube para branquearem os seus comportamentos.
Um dia o Sol há-de brilhar por entre o nevoeiro...
NB - Não é só a Federação que está em causa nas acções que o Benfica prepara. A UEFA, segundo sei, ainda não tomou posição oficial - ao menos, ainda não a notificou...-, mostrando, até, algum nervosismo nos contactos com os responsáveis benfiquistas, uma vez que receia a posição do Tribunal Arbitral. O préstito, meus caros, ainda vai no adro...

Uma simples pergunta

O SL Benfica tem uma Assembleia Geral no próximo dia 26 (quinta-feira), onde vão ser discutidos vários assuntos, entre os quais alterações a alguns artigos dos estatutos. Pesquisei, pesquisei e não os encontrei em lado nenhum, inclusivé no site do clube. Alguém pode ajudar??? Ou também não interessa saber que artigos dos estatutos vão ser mudados?

Adversários...

Independentemente de ir a Liga dos Campeões o Porto começa a arriscar-se a ficar descalçado dos grandes atletas pois se primeiro foi Paulo Assunção a rescindir agora parece ser a pessão de Quaresma e Lucho a pretenderem fechar o ciclo.

A verdade é que se a estes se juntarem algum extra sobre os selecionáveis Raul Meireles ou Bruno Alves o Porto ficará desfalcado dos jogadores que lhe proporcionaram alguns títulos nos últimos 3 anos sendo que os nossos vizinhos continuam às compras de jogadores que pretendem relançar carreiras arricando-se a perder aqueles que já serão também insubstituivéis de Paulo Bento.

Espera-se uma reentrada de campeonato interessante...

Confuso...

O mais natural perante o título seria pensarem que ando confuso com toda esta confusão de ora entra ora sai da liga dos campeões, mas o que me deixa confuso é a indefenição da época desportiva que se encontra prestes a iniciar sem descernir qualquer novidade ou defenição sobre o plantel da nova época.

Ou finalmente o Benfica começou a trabalhar sem divulgar o que anda a fazer devido a falta de pressão dos media por existência do Euro2008 ou existe claramente uma grande indefenição sobre quem entra e quem sai.

Existem 2 situações que me deixam preocupado sendo a primeira quem sai, ou seja, quem não continua e a sua integração noutro local por empréstimo ou venda defenitiva seja um atleta que tenha estado no pantel ou um junior que tenha subido de escalão (sendo este último ainda mais preocupante pois a sua defenição será a estratégia de evolução do próprio atleta) e a outra quem entra pois a sua não defenição até ao inicio dos trabalhos (eu sei que faltam uns dias mas faltam poucos) pode criar o sindroma de épocas anteriores de arrancar a época sem o plantel completamente fechado ou indefenido.

Pois o que me deixa confuso é a suposta indefenição da estratégia desportiva que sobressai perante o decorrer do tempo, sendo que espero que as noticias ou ausências delas neste caso se incluam na estratégia de gestão desportiva que funciona no clube pois devo dizer que gostei da forma como o benfica reagiu a toda esta trabalhada de onde alguém ainda vai sair mal (e não estou a falar do Benfica) sobre questões de jurisprudência no apito final, onde terá sido sempre o director de cumunicação a falar obrigando o nosso presidente e afins a ficarem nos seus postos de trabalho.

Laurentino Dias, o Pateta

Laurentino Dias é um pateta ao serviço do sistema.
Quando Nuno Assis foi vitimizado pelo sistema, tudo fez para deitar petróleo por cima da fogueira. Agora que há um clube que assumiu a punição, vem deitar água na fervura. É, na verdade, um palhaço.
Um aviso ao Partido Socialista: preparem-se para um surpresa eleitoral...

segunda-feira, 16 de junho de 2008

tigre de papel...

Se a decisão do Conselho de Disciplina da Liga não transitou em julgado, em que época desportiva o Porto perderá os seis pontos?
É que começa a parecer-me que há aqui alguém que quer comer em dois carrinhos: ou seja, se Pinto da Costa ganhar o recurso, o Porto aproveita; se Pinto da Costa perder o recurso - como se prevê -, o Porto foi condenado com a decisão da Liga, aplicando-se, logo aí, a tese do caso julgado da decisão...
Eu sei que estes génios andam a brincar ao Direito, baralhando a cabeça das pessoas como se estivéssemos dentro do "Poltergeist" e a televisão estivesse acesa. Mas isto começa a ser o reino da comédia!

O sr. Pereira

O sr.Pereira não tem tempo. Pelo menos, foi o que se comunicou à UEFA por causa da questão do FC Porto participar ou não na Champions League.
Compreende-se que o sr. Pereira não tenha tempo. Uma das suas muitas actividades não lhe permite ter tempo para julgar processos relativaos ao futebol. Ainda para mais, porque numa dessas muitas actividades que o sr. Pereira executa, executa com dois dos arguidos. É uma chatice!
Eu diria mais: "É uma grande chatice! Então agora, depois de eu ter sido colocado no Conselho de Justiça pelo meu grande amigalhaço Valentim, é que o ia tramar? Isso é que era bom... Por isso, dizemos à UEFA que não temos tempo, ou que os processos desportivos demoram muito tempo e assim, safamo-nos de boa com a questão do tempo. Ainda por cima, vem aí o São João e era uma chatice o Valentim e companhia levarem com um martelo a sério!"

Não há dúvida que a vergonha continua sem existir em pessoas que têm alguma responsabilidade. O que se passou com o caso do FC Porto é sintomático e mostra como o sistema consegue agregar todo e qualquer tipo de estirpe que não tem pejo em assumir o que está mal ou bem, independentemente dos intervenientes.

O sr. Pereira é um exemplo crasso do que foi escrito acima. Presidente do Conselho de Justiça da FPF, Vereador da Câmara de Gondomar (sem pelouro, logo tacho), membro distrital do PSD-Porto e ainda "mais qualquer coisa onde se possa ganhar uns trocos sem fazer nenhum" são as qualidades e valias que as pessoas têm, nesta maneira muito própria de ajudar sempre o próximo, mesmo que o próximo seja um corrupto daqueles valentes.

Eu não estou interessado se é o Benfica ou não o causador disto. Aliás, para os do clube regional, o Benfica é sempre culpado de tudo, inclusivé se estiver a chover no Porto e se ao mesmo tempo, em Lisboa, estiver um calor descomunal. A culpa é sempre do Benfica! Mas neste caso, como infelizmente alguns órgãos de comunicação social fizeram crer, isto tem muito mais do que uma guerra clubística que nunca chegou a ser, pelo menos para mim. Isto tem a ver com a pouca-vergonha que continua a grassar no futebol português e que ninguém tem coragem de acabar, devido aos interesses instalados.

O que se passou hoje não dignifica ninguém. Nem quem vai à Champions, nem quem não vai. Não dignifica o futebol português. Mas os arautos que defendem a tese hoje "conseguida" também pouco fizeram para dignificar o futebol português nos últimos anos, portanto...Continuem, que assim é que estão bem...

Semana de decisões...

Mais uma semana de decisões: por certo, o Conselho de Justiça vai avançar para uma decisão...

sábado, 14 de junho de 2008

Notas soltas - de volta ao Bairro

1 - A decisão do comité de apelo da UEFA é favorável à pretensão do Benfica, permitindo que o processo seja, a final, concludente;
2 - O Dr. Adelino Caldeira é uma besta;
3 - O Guimarães é um clube gerido por gente mal formada e que está no futebol para gerir interesses alheios...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

O último argumento

No dia 13 de Junho, só falta vir dizer que a culpa será do Santo António, se o FC Porto ficar fora da Champions League...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Memória

Guardo, sem mais palavras, a memória de um benfiquista puro, do primeiro ao último segundo.

De luto!

O Ndrangheta nestes últimos dois dias tem estado de luto. É certo que o próprio template gráfico já é um pouco negro, mas quando acontece a algum dos nossos, já é mais complicado.
A pessoa em causa não é nenhum dos escribas, mas sim um dos leitores assíduos do nosso blog, e a tristeza e consternação do que se passou nestes últimos dias leva-nos a pensar realmente no que andamos cá a fazer.
Independentemente de tudo, também era dos nossos (benfiquistas) e sofria todas as vezes que o Glorioso actuava na Catedral.
De todas as vitórias que viu e sentiu, só não conseguiu aguentar a última. De certeza que agora, virá as vitórias de uma forma mais risonha, pelo menos, foi sempre assim que o conheci.
Até sempre!

domingo, 8 de junho de 2008

Dia marcante:

depois de uma derrota na terra do vereador-presidente-do-conselho-de-justiça-da-federação-portuguesa-de-futebol, os jogadores de Hóquei em patins do Sport Lisboa e Benfica conseguiram derrotar três equipas: a de gondomar, a de arbitragem (que vergonha...) e a dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica (que pensaram que um mísero europeu era relevante...).

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Divergências...

Folgo em saber que pelo que a votação insinua temos alguns adeptos portistas a frequêntar o nosso Blog, o que me deixa extremamente contente pela forma eclética do tipo de leitores.

Mas gostava de fazer uma simples conversa de barbeiro com os frequentadores do Blog colocando a questão de se realmente consideram que existem movimentações extra-futebol para pressionar as entidades competentes (FPF e seus organismos) de forma a que o porto saia impune ou vice-versa e que tipo de influências serão essas, isto para poder sentir a onda do mistério obscuro de que todos falam...

Desta forma pretendo dar voz aqueles que se considerem injustiçados seja de que forma for, porque eu sou um ingénuo nestas coisas....

Diario de Noticias!!!

Ou estou mundo enganado ou o Sr. António Tavares-Telles tem uma familiar no DN que lhe segue as pisadas ao milímetro, sendo que quando a coisa se complica para as bandas do norte ela tal como ele também o fez e faz, lança a contra-informação para o "povinho" formar carreira tipo manada em favor dos santos dirigentes de um clube do norte.

'Apito Final' ainda pode envolver Benfica e Vieira

Os meus sinceros parabéns à idónea Srª. Alexandra Tavares-Telles

Um aviso ao Conselho de Justiça

Hoje, sem mais, recebi um telefonema inequívoco: o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol prepara-se para absolver Pinto da Costa e, do mesmo passo, numa cambalhota digna de um regime caudilhista, absolver o Porto de um processo em que já não é parte e que transitou em julgado.
A decisão do Conselho de Justiça vai basear-se na ilegalidade das escutas, passando por cima de toda a outra prova (vasta) produzida em 1.ª instãncia.
Mas fica, desde já, um aviso ao Conselho de Justiça: esse será o peido mestre do sistema. Daí em diante, nada mais será como dantes, uma vez que o Governo, a verificar-se essa gritante e patente ilegalidade, com violação de regras básicas do Direito, terá de actuar. E vai actuar sem dó nem piedade!
Eu sei que os bacanos do Conselho de justiça se estão a marimbar para isto, uma vez que só pretendem salvar a face do meliante do Norte. Mas, nessa tentativa desesperada, pode ser que se preparem para dar o primeiro passo para a verdadeira revolução no sistema!
O 25 de Abril, como pediram outrora, pode estar a chegar ao futebol!
Por outro lado, parece que alguns juristas, com peso na sociedade, preparam-se para não aceitar esta vergonha, denunciando o que consideram ser um "resquício de caudilhismo na aplicação do Direito."
Até já...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Repita lá sff

A propósito de uma suposta guerra de interesses entre a Nike e o Grupo Sonae por causa de direitos de merchandising da selecção nacional eis que leio isto:

" Também em declarações à “Lusa”, responsável da Sonae Distribuição disse que o grupo "tem a firme convicção de que todos os produtos que tem à venda estão abrangidos por contratos de patrocínio assinados com a Federação e aprovados pela Olivedesportos"

Perfeito.

O meu contributo!

Antena...

Por muito que possam discurdar comigo considero absurdo o tempo de antena que as televisões deram no passado domingo sobre a viagem da selecção.

As pessoas vibram com o que desejam e como desejam, não posso é pactuar com a onda de histerismo com que se vive uma simples viagem que quase parecia que levavam o "caneco" ainda antes de jogar, e só espero que tanto as pessoas ou as televisões não se esqueçam do que fizeram na partida e não usem depois os "toamtes" na chegada se as coisas não correrem bem, porque meus amigos nunca ganhámos nada, e nem há 10 anos atrás se fossemos a uma fase final, já era uma vitória.

Vamos sonhar e vibrar, mas sem histerismos senhores dos "Media"...

Obrigado

P.S.- Não posso nem agora nem nunca considerar o tempo de antena (um dia inteiro de domingo) sobre uma viagem de uma equipa de futebol algo que seja serviço público ou de interesse nacional (isto para os privados) que permita condicionar (com parelismo aos aumentos do petróleo, se aumentas tu aumento eu também) com cópias da emissão e diminuir drásticamente a qualidade da grelha prevista. Que nos próximos tempos a qualidade suba...

Punições!!!

Tal como o FC Porto o CSKA de Sófia foi excluído da liga dos campeões não devido a corrupçcão (consumada ou não como muitos apregam ser razão de discórdia na punição ao Porto) mas devido a dívidas à segurança social, devendo-se a uma fiscalização de forma activa por parte da Federação daquele país.

Tal como na Bulgária, também em portugal a federação deveria tomar posições de fiscalização activas (e não passivas onde apenas actuou quase obrigada por terceiros) ser isenta e não fechar os olhos as ilegalidades constantes no futebol português onde nem precisava de meter a corrupção em cima da mesa.

Tanto a Liga (que sinceramente ainda fez alguma coisa....pouco, muito pouco, mas fez) como a FPF tenta a todo o custo proteger e nunca denúnciar quem lhe dá de comer, como se diria em conversa de barbeiro.

Irrita-me a forma como a manada responde à voz do dono ( e falo apenas para o povo adepto de vitórias e crente na santidade de que dirige um clube de futebol incluindo o nosso) e caminha sem opnião a não ser a raiva de tudo e todos menos de quem dirige o próprio clube seja ele qual for.

Acredito que se houvesse uma fiscalização a contas de clubes e a sua respectiva penalização havia muitos mais penalizados seja no Liga seja na UEFA e teriamos provavelmente os clubes de 10º ou 13º a ir a UEFA.

Está na altura de alguém a nível superior (vulgo Governo, FIFA ou UEFA) influenciar o uso de ferramentas existentes nos estatutos de forma a fiscalizar tudo e todos pelo menos nas questões onde não existam dúvidas, ou seja, nos números dos clubes.

Porque não uma ASAE para o futebol?..
Quem iriam culpar a seguir das asneiras que fazem?..

Isto sem falar da corrupção... ou não vos faz confusão a cumunicação social não fazer nada, ou divulgar o que sabe?..

Os interesses pessoais e colectivos (dos grupos de média) suprepôem-se à isensão que deveriam ter tal como acontece com a Liga, FPF e Governo.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Alguém duvida?

Que a FPF vai fazer de tudo para "salvar a face do futebol português"? Ando desde as 13h00 para vir ao blogger colocar esta singela pergunta. As declarações de Madaíl servem apenas para reforçar as minhas certezas quanto à resposta. A vassoura existe na FPF. Pelos motivos errados, mas existe.

UEFA

O Porto SAD conformou-se com a decisão do Conselho de Disciplina. Pinto da Costa decidiu recorrer ao Conselho de Justiça.
Alguns juristas entendem que o Porto SAD pode beneficiar de uma eventual absolvição de Pinto da Costa. Outros entendem que o caso julgado é mesmo ... julgado.
Como este blog é frequentado por uma comunidade vasta de excelentes juristas, gostava que deixassem a vossa opinião na caixa de comentários.
Por ora fica a decisão da primeira instância da UEFA: o Porto ficará fora das provas europeias!
Assim, para o bem e para o mal, fica a nódoa...
Nota bem: a minha opinião é evidente... caso julgado é ... caso julgado! Para mais, na legislação processual desportiva não parece haver possibilidade de extensão de efeitos sobre casos ... julgados.
Por exemplo,
na legislação processual administrativa há a possibilidade de extensão de efeitos de uma sentença (ou acórdão) a particulares. Mas há uma condicionante: não pode haver caso julgado...
Ou seja, um particular que tenha interposto uma acção de anulação de um acto administrativo, que tenha sido julgada improcedente com trânsito em julgado, não pode, ex vi lege, requerer a extensão dos efeitos de uma sentença que tenha julgado procedente uma acção idêntica e que assentasse nos mesmos factos. Isto é linear e não tem merecido discussão.
Por outro lado, caso Pinto da Costa ganhe o recurso, isso prova duas coisas: que os dirigentes do Porto SAD deviam ter recorrido e que as duas instâncias do futebol nacional andam de costas voltadas.
Ainda assim, meus caros, sobra uma questão por resolver: o recurso, segundo sei, versa sobre questões de direito. Os factos estão sedimentados e transitaram em julgado. Perante isso, dificilmente o Conselho de Justiça poderá passar por cima de uma condenação...

Argumento possível

Num dia de decisões, com emoções fortes à mistura, convém relembrar um argumento utilizado pela defesa de Pinto da Costa junto do Conselho de Justiça da Federação que é meritório e tem dignidade constitucional: as escutas não são válidas em processos disciplinares.
Dado o conteúdo da decisão do Conselho de Disciplina da Liga, será este argumento decisivo? Convinha analisarem a decisão na íntegra...

terça-feira, 3 de junho de 2008

Novelas

Terminado o último episódio da novela "novo treinador do Sport Lisboa e Benfica", os jornais começaram com a novela "novos jogadores do Sport Lisboa e Benfica".
Até aqui nada de novo. Só não compreendo o papel de empresários que os jornais estão a fazer, parecendo que noticiam sem a mínima credibilidade... Inflacionam preços dos que interessam e promovem jogadores que pouco valem.
Sabem qual era a grande resposta? Não comprar nenhum dos que fala...
PS - amanhã à tarde... amanhã à tarde... entretanto entra uma nova sondagem que todos devem responder: o Porto deve ser admitido nas provas europeias, apesar de condenado pelas instâncias desportivas nacionais, com trânsito em julgado?

Não te esqueceste da história daquele chefe do departamento de futebol do Sporting? (com adenda)

O MK, dando mostras de mais uma aguda crise anti-benfiquista, decidiu contar algumas estórias.

Mas há uma, com h, que omitiu: a daquele chefe de departamento de futebol, à época chefe da bafienta e fascista legião portuguesa, que entrava nas cabines dos árbitros empunhando uma pistola e vociferando ameaças. Sabem quem era?

Aliás, o meliante e proto-nazi, chegou a Presidente do tal clube. Nada mais nada menos do que do Sporting, o grande clube do fascismo português!

(um dia lanço a verdadeira estatística... aquela que nos diz uma coisa simples: em democracia, o sporting limitou-se a meia dúzia de conquistas!


ADENDA: O sempre presente Kaiser lembrou-se, como é sua obrigação, aliás, de ir aos livros e colocou um comentário interessante. Para quem não costuma ler comentários, aqui fica o seu conteúdo (peço desculpa a todos os outros que comentam, mas penso que este merece referência em directo!):

Em Setembro de 2004, as contas eram estas:
- nos campeonatos nacionais disputados entre 1935/36 e 1969/70 (ano da morte de Salazar), conheceram-se 4 Campeões Nacionais: Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto e Clube de Futebol "Os Belenenses".
- O Sport Lisboa e Benfica, que detém 30 títulos de Campeão Nacional, foi por 19 vezes campeão nacional entre 1935/36 e 1969/70;
- O Sporting Clube de Portugal, que detém 18 títulos de Campeão Nacional, foi por 13 vezes campeão nacional entre 1935/36 e 1969/70;
- Os restantes títulos foram distribuídos entre o Futebol Clube do Porto (4) e o Clube de Futebol "Os Belenenses" (1);
- Depois da "mão visível" de Salazar (relembre-se que depois de ter caído da cadeira, veio a falecer em 1970) o Sport Lisboa e Benfica conseguiu, misteriosamente, ser campeão 11 vezes, enquanto o Sporting Clube de Portugal, claramente prejudicado durante o "regime", apenas logrou ser campeão por 5 vezes. A Democracia pode ter feito bem a muita gente, mas ao Sporting Clube de Portugal não fez, certamente...
Nota nossa - aos 30 podemos juntar mais um, ganho em democracia. O Porto mais uns quantos... O Sporting?

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Rodriguéz?

Segundo o Correio da Manhã, Rodriguéz renovou o contrato por três anos.

Boas notícias, meus caros, boas notícias...

Alhinho

A morte de Carlos Alhinho ensombra a semana. Torna-se inexplicável, aliás, como é que num dia como o de ontem os responsáveis federativos não tiveram uma palavra sobre alhinho, antigo internacional português. Feste é festa, eu sei. Mas a honra e a dignidade não se embebedam com a cultura popular.
Alhinho morreu de forma estranha, quase caricata. Mas a sua verticalidade e os projectos que definiu para Cabo Verde encarregar-se-ão, no futuro, de perpetuar o seu nome.
Recordo a última fotografia que vi de Alhinho: com um sorriso, a ver o seu Benfica, no seu Cabo Verde!

domingo, 1 de junho de 2008

Notas soltas

1 - Parece que o Porto vai passar dias de angústia. Bem podem mandar a culpa para cima de Gilberto Madail, impondo aos lacaios da comunicação social que entrem nos jogos da contra informação, que não tapam o sol com a peneira: quem se reuniu com o árbitro foi Pinto da Costa! E esse facto, que já foi analisado na justiça desportiva, definitivamente, pode impedir o Porto de ir á Liga dos Campeões. Sem mais!
2 - Quaresma, que ao contrário do que se supõe, não é um bem amado do Porto, falou com estrondo e algum eco: não quer ficar no Porto! Bem que podiam ter dito ao homem que, por ora, podia ser um pouco solidário... EHEH!
3 - No primeiro jogo das finais do campeonato de Hóquei, o Benfica perdeu em Gondomar. Sem Mariano e defrontando um super-super-super-super Edo Bosch, não houve hipótese. Esperemos que na Luz consigamos melhor...
4 - Não acredito que o Benfica consiga comprar Buonanotte. O puto é bom, tem talento, joga que nunca mais acaba e jogo no ... River Plate! Parece tarefa impossível.
5 - O nosso inimigo de estimação (com muitas aspas...) já brinca com as contratações do Benfica, desprezando-as. Compreendo-o, ó se o compreendo....
6 - Potisga no Sporting! Mais um negócio entre clubes que são primos! Nada tenho, é certo, contra estes negócios. Aceito, até, que o Benfica, um dia, o faça. Mas causa-me uma certa impressão saber que há gente que se senta com corruptos....
7 - Quique Flores disse que Rui Costa, no gabinete, pensa bem. Ora se pensar tão bem no gabinete como pensava em campo - e eu não duvido! -, temos o futuro assegurado. Mas, por absurdo, ainda que pense bem, mas não tão bem (metade, digamos...), o futuro está, na mesma, assegurado... é que há coisas que não enganam...