quinta-feira, 31 de julho de 2008

Estados de Alma (o meu)

Pode ser uma equipa técnica de elevada qualidade, pode haver um Director Desportivo que sinta o clube como mais ninguém, mas há situações no Benfica que me deixam demasiado confuso:

- Como é possível verem-se as imagens que assistimos ontem em Tires? Interessa ao Benfica e às pessoas que sejam divulgadas? Ou alguém anda a dar com a língua nos dentes?

- Como é possível (e bem sei que é um trabalho laborioso o que Rui Costa tem pela frente) ainda o plantel não estar fechado?

Perante isto, creio que os próximos três jogos (os do Torneio de Guimarães e o de apresentação aos sócios) serão elucidativos quanto ao molde, ao espírito e ao que aí vem.
Preparando-se uma equipa para o futuro (como já salientaram treinador e director desportivo) significa que este ano, uma competição terá de ser ganha, seja a Taça da Liga ou a de Portugal.
Também podemos colocar o Campeonato como fasquia, porque só assim se pede exigência.
É esse o estado de alma que os benfiquistas têm de ter. Não pode ser outro...

Estados de alma

A equipa que o Benfica prepara para a nova época não pode viver de estados de alma. Nem dos meus, nem dos teus, nem dos de ninguém.
Pode, isso sim, viver do trabalho e da inspiração da equipa técnica. Se lhe juntarmos o esforço e a dedicação que todos esperamos dos jogadores que equiparão com as três estrelas...
Agora, se os adeptos (aos quais me junto) pressionarem , defenderem este ou aquele, dificilmente a nau chegue a bom rumo...
Agora, defenderem que o Cardozo é espúrio? Foda-se!

Jornalistas...

Sinceramente acho piada aos nossos jornais e seus editores, que me fazem rir a cada dia que passa com as gargalhadas que os seus colaboradores me provocam.

As primeiras páginas, para não falar do seu polémico (e muitas vezes pobre e fraco para os 0,75 €) conteúdo, são profundamente esclarecedoras das linhas editoriais que os jornais vêem executando, fazendo me lembrar o saudoso Independente no tempo de Paulo Portas onde este tinha a lata de ligar para os políticos as 4 da manhã só para o prazer de os provocar (sendo que alguns mereciam pior castigo).

Ora como a novela de Aimar acabou, parece não existir ordens ou espaço para criar a novela Quaresma ou Moutinho ou mesmo Pinto da Costa/Soares Franco, ou outra qualquer que possa aparecer pois será algo intocável nessa fantástica página, ou não fosse o Benfica realmente importante para ter a 1ª Página sempre reservada seja para que noticia for, quanto mais uma nova novela que irá durar sabe-la até quando (porque não contradiamos isso???) sobre Garcia.

Ó Benfica, só e apenas por isto mostras a grandeza daqueles que te invejam ...

P.S.- e o que esses jornalecos fazem, alguns que se dizem benfiquistas, para ganhar a vida ... ou fazer vida ...

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Tenho a impressão que não devo estar a ver bem a coisa...

Segundo foi afirmado por todas as partes, quando João Moutinho e o Sporting acertaram a renovação do contrato, clausularam que se algum interessado pretendesse comprar o passe de João Moutinho por mais de 15 milhões de Euros e o Sporting não pretendesse vendê-lo, teria de indemnizar o jogador num valor idêntico a 10% da proposta apresentada.
O Sporting aceitou esta cláusula e João Moutinho também.
O Everton apresentou, com a concordância de João Moutinho, uma proposta de 15 milhões de euros, prontamente rejeitada pelo Sporting.
Quid juris?
PS - a imprensa que o Sporting tem! Não cumprem o prometido (e nem precisava de estar escrito, uma vez que os clubes de bem - ver, por todos, a forma como se processou a saída de Simão Sabrosa do Benfica - cumprem com a palavra!), viram o bico ao prego e deixam o odioso da questão para um jovem que, embora ganhe bem, sempre pensou que tinha assinado um compromisso com gente séria!

Os raides

- Segundo A Bola de hoje, Rui Costa vai hoje a Barcelona buscar Luis Garcia por 9 milhões de euros. Se for tanto, como quando foi buscar Aimar, ainda não é hoje que teremos cá o espanhol em Tires, pronto para falar aos jornalistas...

- Jornalistas esses que sabem a agenda do Director Desportivo (DD) do Benfica. Será o DD que a disponibiliza? Será que é alguém que disponibiliza a agenda do DD? Ou será que é alguém que comenta (como quem não quer a coisa) a agenda de Rui Costa com os jornalistas?

- Arrigo Sacchi comentou ontem que Quaresma é um jogador vulgar e banal. Não era preciso Sacchi vir dizer isso. Bastava ter visto o último Europeu para nos apercebermos dessa realidade. Aliás, bastava até vermos com alguma atenção os jogos do Campeonato Nacional. A tendência para fazer os fretes ao sistema é que possibilita todo este escândalo com as declarações do italiano...

- Moutinho continua a esticar a corda e Pereirinha vai pelo mesmo caminho. Será pelo facto de Pini Zahavi ser o empresário de ambos? Eu creio que sim...

P.S. Mais uma sondagem ali do lado direito. Luís Garcia vale os 9 milhões que o Benfica quer dar por ele? É que ontem, Soldado foi vendido ao Getafe por 4 milhões + 2 se for vendido a um outro clube. Votem!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Entretanto...

... o único indispensável, no meu entender, do Benfica marcou o único golo da Argentina contra o Japão. E que golo!!!

Este é o ano de Di Maria.
Só espero que os JO não agudizem a cobiça dos tubarões europeus.

Resposta

No fórum do Ser Benfiquista, que visito regularmente, alguém postou isto:


"
fmb
Eusébio


socio n¼ 69
obrigado RUI!!!! BIENVENIDO el Cai!!!
Hoje às 19:41:25

esse tal blog diz que do plantel do ano passado so 3 jogadores mereciam vestir a camisola do benfica... rui costa, nuno gomes e di maria!! percebem de futebol a potes!! ta visto.... "


Senhor fmb,

Permita-me que responda.

Eu não escrevi que só 3 jogadores do ano passado mereciam vestir a camisola do Benfica.
Disse e passo a citar:

Para mim no plantel de 07/08 existiam 3 jogadores de futebol que mereceriam lugar em qualquer plantel da história do Sport Lisboa e Benfica.
A saber:

- Rui Costa
- Nuno Gomes
- Angel Di Maria

Claro que outros existiam que mereciam vestir o manto sagrado.
Mas na história dos planteis do Benfica apenas esses 3 entrariam em quase qualquer um.
Não é difícil de entender penso eu.
Quanto ao que eu percebo ou não de futebol... enfim, ficamos assim mas a avaliar pelo que se desenha no Benfica o Quique e o Rui também não devem perceber nada daquilo.

Depois não foi o blog que disse isso. Fui eu.
Aqui prezamos muito a liberdade de expressão e garanto-lhe que de todos os membros do blog só eu tenho essa opinião.

Para a segundona!


É assim: como não nos esquecemos que apoiaste o careca, contribuindo, em larga escala, para o descalabro, é com duplo prazer que recebemos esta notícia!
Para perceberes bem, é como se cada um de nós pudesse aplicar a famosa técnica da dupla penetração, sem recorrer a terceiros ou a objectos diversos!
Quanto ao clube a que presides, pelo menos há uma coisa que já sabemos: pode ser que tenhas equipa para a segunda! EHEHEH!

Vai em frente Rui

Como seria de prever, começam a ouvir-se e a ler-se as primeiras críticas ao trabalho de Rui Costa como Director Desportivo
Sport Lisboa e Benfica.
Umas encomendadas outras genuínas, a verdade é que o Rui começará a partir daqui a sentir a pressão a que estará sujeito.

Por esse motivo me tenho mantido caladinho desde que o Rui começou a preparar a nova época. Acho que é o dever de um benfiquista
dar a calma necessária, aqueles em quem acreditamos, para levarem a cabo a difícil tarefa de reerguer o Benfica.

Entendo que é altura de, através deste nosso blog, enviar uma mensagem clara de apoio ao Rui.
Enquanto seguir este rumo terá sempre em mim um apoiante feroz.

Ele revela-se hoje - parafraseando o grande Toni - a última âncora do meu Benfica.



Veio o tempo confirmar, pelos vistos, que o Rui Costa pensa o futebol mais ou menos como eu, o que, confesso, me deixa feliz e até orgulhoso.

O Benfica teve o ano passado, a meu ver, não o melhor plantel dos últimos 10 anos, como o nosso presidente, num raro momento do mais fino recorte humorístico teve oportunidade de apontar, mas sim o pior plantel desde 1996.

Andei o ano inteiro inteiro a vociferar contra a miséria de plantel que nos tinham imposto e se de ínicio eram mais os insultos do que os argumentos que ouvia como resposta, para o final muitos se juntaram e "viram a luz".
Outros, pelos vistos, ainda hoje julgam que a miséria de futebol praticado o ano passado foi fruto da inépcia dos 3 treinadores que
por lá passaram.
Opiniões...

Para mim no plantel de 07/08 existiam 3 jogadores de futebol que mereceriam lugar em qualquer plantel da história do Sport Lisboa e Benfica.
A saber:

- Rui Costa
- Nuno Gomes
- Angel Di Maria

E isto era tudo.

Ora está bom de ver que para mim o Benfica se encontrava num labirinto.
Rui Costa acabava a carreira, Nuno Gomes é enxovalhado em todos os jogos e Di Maria é ainda um menino.

Quis o destino que Rui Costa tomasse conta dos destinos do futebol do Benfica e, tendo a coragem que eu não teria, iniciasse uma revolução. E com ela veio a esperança.

Mesmo tendo iniciado funções com dois trambolhos já contratados por outros (Amorim e Ribeiro), Rui Costa fez-se à vida e foi buscar um treinador jovem, competente, estudioso, ambicioso, trabalhador, inovador etc, etc. Juntou-lhe uma equipa técnica de nível europeu
( pois é, parece que se acabaram os Brunos Mouras e outros endireitas cá do burgo) e iniciou uma reestruturação profunda no plantel.

A revolução ainda vai a meio e só pretendo pronunciar-me no dia 31 de Agosto.

Para já estou encantado. Há já muito tempo que não me sentia tão motivado para uma época como me sinto para esta. Com muita "ilusion".
E o Benfica ainda não ganhou um jogo...

Sinto que o Benfica está finalmente a mudar. Agora trabalha-se a sério e a bem do Benfica.

Os resultados não tardarão a chegar.

100.000!

Para os mais desatentos, aqui vai uma boa nova: ndrangheta ultrapassou os 100.000 visitantes!
Depois da reformulação gráfica, o contador, por responsabilidade minha, voltou ao zero. Nessa altura tínhamos 71.000 visitantes. Se lhes juntarmos os 29.000 que já por cá passaram, chegamos ao número mágico: 100.000!
Quando me juntei ao Mister D e decidimos iniciar este projecto, dificilmente imaginámos que uns anos depois chegássemos a este número.
Mas, para melhor, chegámos muito perto das 400 visitas por dia, o que nos enche de satisfação!
A todos, mesmo aqueles que aqui passam para gozarem, o nosso muito obrigado!

NB - Em Setembro prometemos uma novidade...

Última hora:

Rui Costa propôs a Quique a saída de Cardozo. Ou seja, a notícia do Record não só não é falsa, como serviu para testar a opinião pública.



Por ora não comento!

Decisões...

Acredito que Quique já saiba quem fica ou sai, o que não entendo é a demora em publicamente assumir a dispensa desses mesmos jogadores, ou será que se espera a colocação ou não desses jogadores para decidir se avança ou não para compra das lacunas dessas posições?

Será que existe o receio de dispensar para depois verificar a falta de jogadores pela sua não aquisição??

Para mim ou serve ou não serve, ou é bom jogador ou não, ficar com um jogador devido a questões de mercado seja ela a não colocação do jogador ou não aquisição de um novo jogador torna muito complicado gerir a confiança entre esse jogador e treinador sendo que o gestor nunca o pretendeu herdar no plantel, sendo que não me refiro apenas a situação de Jorge Ribeiro ou Maxi Pereira que claramente não têm lugar no plantel da luz mesmo que não houvesse ninguém para os seus lugares, ou já não existem júniores no clube?

Competências...

O Sr. Guilherme de Aguiar deve ter parado no tempo, pois as afirmações sobre a decisão da FPF foram de alguém que gosta de estar colado ao poder, mas quando os poderes não circulam no mesmo sentido, tudo é grave, errado e criminoso e ninguém para além dele sabe mais sobre o assunto.

Meu caro Guilherme, não acha que já está na altura de cortar o bigodinho???...ou essa característica física assemelha-se com o seu tipo de trabalho dos tempos da ditadura??..já se esqueceu de certeza dos tempo em que criou uns estatutos na Liga a medida do seu Porto??...Nessa altura nada era crime, valia tudo até arrancar olhos (mais que não fosse tapar-los) mas o tempo dos cegos acabou e quem reinava prepara-se para se tornar um simples plebeu, pois o tempo das vacas gordas esta a chegar ao fim e quando deixar de se poder distribuir as comadres irão se zangar.

Afinal a sua solução é dizer que está mal, incorrecta e absurda digna de tempos da ditadura??..Mas afinal deve haver algum engano em tudo isto, só pode, andamos todos a dormir,pois se ainda ninguém se opôs juridicamente ao que o Professor escreveu (haja quem tenha essa coragem de contradizer juridicamente e argumentar) que competências tem o Sr. para argumentar algo do género?..

Apenas me faz lembrar os meninos do BigBother que usam a TV para ser famosos, embora o sr. a use tal como usava o Sr. Pôncio para ser a "VOZ DO DONO" como alguém um dia lhe chamou...

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bater no ceguinho

Enquanto o (renovo o insulto) meliante habitual da blogosfera se masturba a tentar encontrar lacunas e omissões no parecer do Professor Freitas do Amaral - o que me recorda aqueles putos que, por vezes, aparecem nas Faculdades de Direito, com ar de intelectualóides, que passam os dias a inventar hipóteses teóricas para casos práticos -, a Federação decidiu o que tem a decidir, de acordo com a lei de processo: invocando o interesse público e emitindo a resolução fundamentada, o Boavista vai, sem apelo nem agravo, para a segunda!
O que tem muita piada. Ainda este fim de semana, num dia de Verão memorável, reencontrei velhos amigos sadinos e lembrámo-nos quando o Boavista decidiu, com a cumplicidade da Federação, retirar um título de campeão nacional de juniores ao Vitória, por um problema que não existiu - com o Semedo, lembram-se?
Na opinião do pessoal que por ali se encontrava, ao Boavista foi dado, literalmente e agora, o beijo da morte...
Assim e se tudo correr como esperamos, o primeiro clube campeão nacional que fechará as portas já tem nome!

Grandezas...

Vamos ser sinceros porra...só nos falta ganhar algo importante para sermos enormes porque grandes já somos se não vejamos...

O Barcelona um dos maiores e melhores clubes do mundo bateu um recorde de 163 mil sócios, onde vou ser sincero já nem me lembro quando o Benfica passou essa marca pela primeira vez de tanto tempo já ter passado.

Temos no nosso historial tantos títulos nacionais e internacionais, a um nível igual ou mesmo superior a clubes como o Barça, Real, Liverpool, Chelsea, Manchester, Inter ou Milan sendo que o que nos faltará será afirmar esse historial numa história mais recente, meramente actual.

Temos um estádio novo (quem dera a muitos dos que referi em cima ter) quase pago e onde entramos numa fase crucial desportiva onde acredito que sairemos vencedores sejam interno como na europa..mesmo e reafirmo que pouco ou nada ganhemos este ano iremos mostrar que estamos vivos e bem acordados, pois as vitórias irão aparecem sejam nesta (espero que sim) ou na próxima época o que provocaria na entrada da época 2010/2011 um poderio brutal com o estádio pago e os direitos televisivos por negociar com títulos nacionais e prestações de respeito na europa, porque será apenas e só isso que nos falta, ganhar algo importante mas mesmo que não ganhemos que consigamos fazer tal como a nossa seleção que há 10 anos rezava para entrar numa prova agora luta para ganhar e ser campeã, apenas porque criou respeito e prestações dignas de tal efeito mas ganhamos alguma coisa???...

Agora sonhem que poderemos passar a ganhar... apenas e só porque acredito que após alguns ajustes (os que referi no post anterior) iremos subir o nível de grandes para ENORMES...

Comentários...

Após esta primeira fase de inicio de época, analisando a época e jogadores à disposição de Quique neste periodo de 3 jogos verifica-se que Quique ainda parece ter algumas dúvidas em quem dispensar.

Reparei que os jogadores que iniciaram a época criaram algumas rotinas (pequenas é verdade), posicionamento e conceitos tácticos impostos por Quique sendo que se denota a falta de entrosamento e implementação nos jogadores que chegaram durante esta semana ou mesmo antes.

Denoto que perante um Sporting rotinado e perfeitamente definido e com um plantel fechado não foi claramente superior sendo inclusive durante a 1ª parte obrigado a jogar na sua metade do terreno contra uma equipa onde claramente poucos farão parte do onze inicial da equipa e onde vários se encontram na lista de dispensas (nem que seja para empréstimo).

Como nota devo dizer que Yebda me parece um jogador com um estilo idêntico a Katsouranis e sendo este testado a central me parece que Quique não insistirá muito em manter o jogador e visto que Luisão pretenderá sair demonstra que a renovação necessária será atrás, pois preocupa-me a pouca entrega de Luisão e alguns erros que continua a cometer para um jogador de nível superior como ele próprio gosta de afirmar e com uma proposta razoável não me deixaria triste ve-lo partir.

Edcarlos (posso estar muito enganado, mas não creio) é um erro de casting claro e terá guia de marcha nas mãos tal como gostaria que tivessem Jorge Ribeiro, Luis Filipe e Maxi Pereira sendo que neste ponto sobram os inexperientes Miguél Victor, David Luiz e Sidnei (que me parece uma carta fechada) sendo que Léo e Nelson não terão lutadores à altura com a provável saida de Sepsi. Neste ponto prevejo a necessidade clara que alguém experiente e inabalável em qualidade mesmo que já contenha alguma idade, pois será fundamental equilibrio para juntar a alguma qualidade nos miúdos na zona central e onde considero que Sepsi poderia manter-se (mesmo com os erros nesta pré-época) e adorasse ver o defesa do Chelsea a lutar com Nelson (nem que fosse para ele descer a terra e ver os erros que comete ao dizer que será um dos melhores do mundo).

Yebda e Binya (que gostei da sua evolução) juntamente com Ruben Amorim parecem-me suficientes para a zona defensiva sendo que considero Petit dispensável com uma proposta interessante (mesmo contando apenas com 50% de retorno).

Felipe Bastos é um miúdo que claramente deverá manter-se para poder evoluir ao lado de Aimar que mesmo sem rotinas (embora já com muito tempo de Quique) ou poucos treinos demonsta uma facilidade de encaixe no jogo de Quique e onde sua qualidade é claramente uma mais valia e fico ansioso por jogos onde a sua frescura física poderá mostrar todo o seu potencial, e onde me parece que Carlos Martins (esta contratação deixa-me muitas duvidas mas vou esperar para ver) poderá ter uma palavra a dizer.

Di Maria, Balboa irão demorar a se afirmar quanto ao potencial que contêm por preferirem jogar num estilo de jogo que me parece que Quique não será tão fã mas onde pretende ter jogadores no plantel que o saibam executar.

Na frente parece-me simples pois ao lado de Nuno Gomes só Cardozo e Urreta parecem ter lugar sendo que Makukula foi um erro de Camacho permitido pela direção pelo fervor flutuante da presença nas seleções e que o seu empresário soube vender bem, sendo um jogador com carateristicas idênticas a Cardozo mas demasiado fraco para se manter no plantel tal como Mantorras que se não correr o risco de jogar emprestado num clube onde jogue com regularidade e demostre que esta bem e pronto capaz de lutar nunca passará dos 10 minutos de 5 em 5 jogos pois nada provou desde a sua lesão a não que seria uma boa aposta para um Belenenses.

Como nota devo dizer que adorei o miúdo dos Sub-19 Nelson Oliveira pois mesmo com 16 anos espero que fique nos júniores onde acredito que passará muitas vezes durante o ano pelos séniores e isto se não jogar mesmo, pois com 16 anos move-se e posiciona-se demasiado bem para não crescer junto de quem sabe e joga e onde poderá deixar de ser promessa e se afirmar.

Com isto reflete-se algum desequilíbrio no sector da defesa e onde na frente apenas Luis Garcia fará falta sendo que no centro do terreno encontra-se jogadores suficientes e com qualidade e na baliza claramente falta alguém para concorrer com Moreira e Quim sendo que um miúdo ou mesmo o espanhol poderão resolver mas esta será a posição que menos me preocupa.

Perante tudo isto Quique e Rui Costa terão ainda muito que batalhar, um por provocar a sua mentalização de dinâmica de jogo e o outro por encontrar soluções para a gestão do plantel, onde claramente fizemos uma das melhores contratações dos últimos 10 anos que foi em Paco Ayestaran pois espero ver os reflexos do seu trabalho durante a época onde provará ser uma peça fundamental na equipa da Luz.

Já que Rui Costa decidiu fazer uma mudança tão radical na gestão do plantel (bem maior do que eu esperaria) que a faça na sua totalidade e que jogadores medíocres não tenham o prazer de vestir a camisola da Luz e sejam encaminhados e aqueles que desejam sair mas não haja quem apareça para os levar façam declarações de forma a que não sejam prejudicados durante a época, pois se se queixam das cobranças do 3º anel será apenas porque as suas prestações de serviço não estão a altura do que deles se espera criando uma dúbia questão da sua real dedicação ao clube durante o uso da sua camisola...

domingo, 27 de julho de 2008

Luís Garcia

O mister D já me tinha enviado um mail, sugerindo que a contratação de Luis Garcia pode mesmo acontecer...

Sucede que hoje recebi um telefonema que me confirmou que Garcia está por dias...

Querem a minha opinião? Seria uma contratação tão boa, tão boa, que não creio que a consigamos...

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Psicanálise - com adendas e actualização permanente-

O rapaz não tem limites: levas tu, levo eu e leva o Freitas, que se limita a ser o melhor administrativista desde a morte de Caetano.
NB - Apesar de achar que o Kovacevic e o Katanek são heterónimos do MK, o insulto - sim, é um insulto, premeditado e temperado! - é mesmo dirigido ao MK, versão Kovacevic!
NB 2 - Tenho passado a tarde toda a ler o parecer do Prof. Freitas do Amaral. Em breve algumas considerações... e acreditem que o posso fazer.
NB 3 - Entretanto MK, na versão Kovacevic, anda bem acompanhado: o insuspeito Braga Júnior já criticou Freitas do Amaral, dizendo, pasemem-se, que "gosta de pessoas que caminhem em linha recta!" EHEH!
Por favor tenham calma e lembrem-se que um homem se rir sem parar, pode morrer! Reparem que o Álvarito gosta de pessoas que caminhem em linha recta... EHEHEH!!! EHEHEH!!
NB 4 - Outro que se junta ao grupo MK, versão Kovacevic: Guilherme Aguiar! Onde é que isto vai parar?
Já agora uma questão: quem é, no mundo do Direito, Guilherme Aguiar? Há uma única obra que se registe?
NB 5 - a ser verdade o que o Professor Freitas do Amaral escreve a páginas 68 e seguintes do parecer, todas as decisões em que o Dr. Gonçalves Pereira participou nos últimos 16 anos podem vir a ser consideradas nulas...
NB 6 - José Manuel Meirim já se referiu ao parecer (como disse, um dia, António Vitorino, não há festa, nem festança, para que não convidem a D. Constança...) e foi lapidar: o professor Freitas é isento. Se lhe juntarmos a competência, o que é que alguém pode dizer?
NB 7 - Eis que surgem as declarações do Dr. Gonçalves Pereira! Estas declarações merecem uma frase de Nelson Rodrigues (desculpa Mestre por associar o teu nome a tão sinistra personagem, mas bem sabes que escreveste sobre gente desta estirpe...): "Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina."

Ponto de ordem - ou a forma como Hulk é incrível!

1 - Um leitor atento enviou-nos um mail a pedir esclarecimentos. Reza assim: " Boas..ha uns tempos passei no vosso blog e encontrei uma noticia que o Sr jorge mendes estaria a negociar 2 jogadorer na amrica latina..o que dizia era qualquer coisa como..Na América Latina estão dois possíveis reforços, que o nosso Rui Costa bem gostava de ter no Glorioso: um é paraguaio e joga na Argentina e o outro é brasileiro..Mais não posso dizer. O Jorge Mendes anda a ver o que consegue, mas o nosso dinheiro não é muito. voçes ja sabem de alguma coisa? é que tentei ver a vossa notica mas ja nao a encontro..obrigado!"
Merece resposta!
O paraguai é Cáceres, defesa central e um óptimo jogador. O Benfica não teve níquel para a concorrência e optou por Sidney, que, segundo nos dizem, é fera! A ver vamos...
O brasileiro é Thiago Neves... só que agora é muito caro! Nem por 12 milhões de dólares! O que é incrível, mas não tanto como o Hulk, é que pudémos ir buscá-lo em Janeiro por uma verba perto dos 5 milhões de dólares e o Sr. Camacho entendeu que não era um jogador para salir a ganar...
2 - Hulk é incrível. Então se custar 20 milhões de euros, é duplamente incrível. Sei que é um bom jogador e que vem de um campeonato muito competitivo (não estou a brincar!). Mas por vinte milhões de euros?

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Outra vez Simão!

Recebi durante o dia de hoje duas dezenas de mensagens com o mesmo conteúdo: Simõ no Porto e Maniche no Benfica? Está tudo louco?

Já ao fim do dia recebi outra: Maniche trocado por Katsouranis!

Foda-se, isto está tudo maluco! Estará?

Relembro uma coisa aos incautos: para o ano, Katsouranis pode sair utilizando a Lei Webster...

Soltas em tempo de férias

Não sou um tipo supersticioso, mas nisto do futebol acabamos por nos fazer valer de tudo. O Benfica empatou com o Estoril a uma bola, tal como eu previra durante a tarde, tal como aconteceu há quatro anos no dia em que Sérgio Paulinho brilhou nos JJOO. Hoje, como então, estava por Porto Covo. Será que dentro de um ano, como há três aconteceu, vou trabalhar alcoolizado e com uma directa em cima?

Aimar chegou e por momentos deixei de estar deprimido com o Benfica. Há muito que não conseguiamos contratar uma truta anunciada previamente pela Imprensa. E isso deixará qualquer benfiquista satisfeito. Por outro lado, é um jogador que me fascina há anos, daqueles que vai deixar a sua marca futebolística na Luz mas que, infelizmente, corre o rsico de viver sob a permanente dúvida dos adeptos. É que golos não é muito com ele e rapidamente se vão queixar de que "corre pouco" e "não defende". Espero enganar-me e ver a Catedral a apreciar e reconhecer o seu futebol. Mas depois veio a notícia Adu. Não compreendo o empréstimo com opção de compra e ponho-me no lugar dele. Se fizer uma boa época e os monegascos se interessarem na aquisição definitiva - com o consequente reforço salarial - que opção acham que o rapaz vai tomar? É pena. Por mais verde que o rapaz esteja, há ali algo que não engana: o faro pela baliza. Mais que um médio de criação, mais que um extremo, é um JVP dos velhos tempos que eu vislumbro por ali no futuro. Um vagabundo a correr toda a frente de ataque e a aproveitar os espaços vazios e a dureza de rins dos defesas cá do burgo. Bem trabalhado tacticamente, acho que seria o complemento ideal para o peso de Cardozo. A Torre e a Pluma.

E por falar em João Vieira Pinto: obrigado por tudo! Espero que o Sport Lisboa e Benfica tenha o bom senso de o homenagear no Estádio onde sempre quis jogar.

Katsou fica? Como médio ou central? É que Luisão e David Luiz não chegam e se calhar é preciso ir ao mercado ver de centrais. Digo eu, que até gostava de ver Ricardo Rocha de volta aos balneários da Luz.

Anseio por um defesa direito para concorrer com Maxi Pereira. Ou de um bruxo que ensine o Nélson a defender.

Para o fim deixo o nosso Presidente. Não vi a entrevista, mas dizem-me que negou qualquer responsabilidade na gestão do futebol do Benfica. É preciso ter muita lata para dizer isto. Mas podemos fazer todos de conta que é verdade. Pior!!! Significa então que o Presidente assume ter deixado o Clube sem direcção desportiva durante quaase 6 meses???

não gosto muito de sonhar...

Mas se viessem Belletti, Garcia e Drenthe...

terça-feira, 22 de julho de 2008

Será verdade?

O site desporto 10 anuncia o cabeça de morcego no Benfica. Eu aceito: sempre posso ir aos treinos insultar alguém, algo que, saliento, nunca fiz!

A propósito de um comentário

Num comentário a um post, o Remate Cruzado, segundo creio, veio mostrar que está bem informado: de facto, o Porto propôs ao Atlético de Madrid a troca directa entre Lucho e Simão, assegurando ao português o mesmo nível salarial de Madrid.
A ver vamos o que se seguirá...

Portização - Sondagem

Com a chegada dos úlimos internacionais, Quique Flores ficou com 37 atletas para trabalhar. É certo que alguns vão ser emprestados, outros regressam para os juniores e quem sabe, alguns serão vendidos.

Mas quem critica o empréstimo maciço de jogadores, corre o risco de fazer o mesmo. Por isso, a sondagem ali ao lado.

Também são da mesma opinião? Votem!

Obrigado!

Pelos 6-3!
Por teres sido capitão!
Por teres tentado lutar contra o Vale!
Por sempre teres dignificado a camisola!

Os grandes vêem-se assim!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Três notas

1 - Drenthe, a crer nas notícias vindas de Espanha, é um jogador interessante para o Benfica. Muito, muito interessante. Mas só se admite que o Benfica aceite o seu empréstimo se, sem mais rodeios, jogador e Real Madrid aceitarem uma cláusula de compra no fim da época. Isto serve para Drenthe e para todos os outros.
2 - Adu vai ser emprestado ao Mónaco. Boa aposta!
3 - O escravo mais caro do mundo, segundo se diz, passa as noites na companhia do belo sexo. Compreendo-o: escravo de dia, homem à noite.

Será Quaresma um Lucho?

O Porto corre o risco de começar a época da pior maneira: os seus dois melhores jogadores estão contrariados...

Quaresma parece um miúdo mimado que, ao ver que não lhe fazem a vontade, fica amuado, rescusando-se a mostrar um sorriso.

Lucho é diferente: não manifesta opinião por cá, mas vai deitando uns cartuchos na Argentina, avisando que não faz questão de ver o comboio passar...

O futuro?

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Doa a quem doer...

A camisola fica-lhe tão bem!



Fonte: SL Benfica

A montanha não pariu um rato

Primeira condenação em Gondomar. Não foram condenados, é certo, por corrupção. Mas levaram pela medida grande.

Em breve outros se alinham.

Apitos...

O colectivo de juízes lamenta na sentença que a maioria dos arguidos tenha optado pelo silêncio.

Acho que só o colectivo é que deve considerar anormal, pois deve haver quem tema muito mais outras coisas que a pena prisão ...

Entrevistas...

Já na passada semana tinha apreciado a entrevista da Judite Sousa ( de que confesso que como profissional já gostei mais) ao Bastonário da Ordem dos Advogados ficando muito a desejar pelo teor que tentou impor na sua entrevista (embora haja quem esteja mais apto ao nível dos meus parceiros escribas para avaliar) e onde ontem se voltou a repetir.
Claramente onde o teor das perguntas e forma como conduz a entrevista mais parece algo digno de um 24Horas onde predomina o seu aumento pela polémica e perguntas populista e onde o seu conteúdo pouco se aproveita e se volta a falar "mais do mesmo".

Posso dizer que o que me irrita é o "falar mais do mesmo", sendo que nada de profundo se passou no futebol para continuar a cansar com conversas sem grande teor de resolução ou sentido construtivo mas apenas de sentido crítico e de provocação de palavras ou guerras.

Não entendo a posição do Benfica, pois o que interessa dizer agora que não fomos incluídos na LC que se fossemos escolhidos não iríamos, ou acusações a administradores do Porto ou aos rostos que estão envolvidos no processo Apito Dourado???..Pergunto eu o que ganha o Benfica para além de voltar a vir para os jornais por assuntos que cansam a imagem de quem o dirige??..ou nesta situação não se pode aplicar o cansaço da imagem de homem que fala tanto de algo que quanto houver condições propicias para ser ouvido (tipo quando ganharmos algo) já ninguém o quer ou vai ouvir???

Acho que o serviço público merece melhor numa entrevista ao responsável do MAIOR clube português devendo ser pro-activo no esclarecimento da corrupção e seus interlocutores não devendo parecer mais um "show de roupa suja" onde o interesse e as questões essenciais escapam e onde raramente ouve perguntas especificas sobre a instituição Benfica e sobre quem a dirige, objectivos, estratégias, políticas sobre prospecção e formação e seus conceitos, e onde nem sequer as questões financeiras ou comparação com seus pares se prentendeu ouvir calando rapidamente quem falava...

Muito pobre mesmo sendo que me entristece admitir que as vezes "temos" de entrar neste jogo...

P.S.- Onde param as reações do Sr. Madaíl???...e já agora srs jornalistas porque não um debate com algumas pessoas que possam desmentir em directo o nosso presidente, já que gostam tanto que ele confronte as individualidades que os coloquem todos numa mesa redonda e vejam lá se existe tomates para falarem e apenas depois meterem quem convidam a falar...lá se ia o ganha pão não era???

quinta-feira, 17 de julho de 2008

É oficial: nunca mais vejo o TOUR!

Com esta notícia, fiquei farto. EU SOU A FAVOR DO DOPING! Não destruam o ciclismo.
PS - a equipa de ciclismo do Benfica começa hoje a correr em Madrid, na Volta à Comunidade de Madrid.

Uma aposta pessoal:

Radamel Falcao Garcia

Cláusulas...

Se há algo que me cria alguma confusão negocial será sempre as cláusulas de rescisão dos jogadores, pois considero que algumas não refletem claramente o que se passa no mercado mundial e onde facilmente um comprador poderá chegar a esses valores sendo que muitas vezes o clube que detém o passe usa essa mesma cláusula para o poder vender e não ser acusado pelos adeptos de ter feito algo pelo qual não teria outra hipótese como foi no caso de Simão Sabrosa.

20 milhões hoje em dia para grandes clube (ou não tão grandes pois já há gregos e turcos a darem valores próximos) é algo simples, pois por valores superiores a esses já sairam de portugal nos últimos 5 anos uma tonelada de jogadores.

Afinal as
cláusulas protegem o seu proprietário ou o jogador?.. Nesse ponto acho que o Benfica poderia defender melhor as suas pérolas, não colocando as famosas cláusulas ou em último caso colocar vaores em que se o Benfica pretender ficar com o jogador possa dizer que não, pois 20 milhões não é nem nunca será um valor exagerado para ser pago por um jogador (ou clube comprador) pela rescisão do compromisso que tem com a sua entidade patronal estando acessível a um qualquer clube, não conseguindo o Benfica negociar por valores mais altos (pois parece que nunca se conta com a suposta valorização do jogador) nem segurar o jogador porque este se encontrar a valores bastante acessíveis.

Muito pouco foram os jogadores que fugiram desta regra ...

P.S- O Aimar já chegou e mesmo com os contratempos de uma contratação deste género espero agora mais serenamente pelo próximo sem os mesmo erros deste, sendo que o Rui mostrou claramente que tem potencial para o cargo que ocupa, sendo que esperemos que continue o bom trabalho.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Fodasse

O Aimar no Benfica? Finalmente já não era sem tempo que o argentino abandonava o estágio da equipa de Aragão e se juntava a um dos maiores clubes do Mundo. Sim, porque apesar de alguns quererem o contrário e andarem toldados de uma mesquinhez muito própria, o Benfica continua a ter nome, mas sobretudo uma pessoa com carisma e conhecimento para fechar negócios, apesar de andar nisto há um mês.

Para quê formar? No meio de alguma euforia colectiva, saíu a notícia de que Ruben Lima, Romeu Ribeiro e Miguel Rosa vão para o Desp. Aves rodar. Ao mesmo tempo, Carvalhas vai para Vila do Conde encher chouriços no Rio Ave. Da "cantera" só fica Miguel Vítor, porque já nem conto com Dabao. Se era tão urgente renovar contrato com Carvalhas e com Miguel Rosa, porque é que não se fica com alguém que já conhece a casa? Para além das competições que já existem por aí, ainda vamos ter a Liga Primavera que só pode ter 5 jogadores com mais de 23 anos. Andamos a formar, a assinar contratos com os jovens e depois não os colocamos a jogar no nosso clube, ficando sempre na expectativa de os ver jogar numa 2ª ou 3ª Divisão? Se olharmos para as nossas alas, quem temos? É um Maxi Pereira que é melhor do que um Carvalhas? Ou do que um Miguel Rosa? Sente a camisola mais do que os dois jovens? Ou é preferível depois ter um Boti Demel, ou um Hussaine ou um estrangeiro qualquer em deterimento dos "nossos"? Fiquei fodido, confesso...

Quaresma no banco! Quaresma com indisposição! Quaresma isto e aquilo! E as manchetes? Aimar, Aimar e Aimar! Com sorte, e até ao final da semana, temos a chegada do Aimar ao aeroporto, temos a apresentação do Aimar e para o fim-de-semana, mais um nome a saltitar para as paragonas das notícias. Quaresma? Para quê? A Páscoa até já passou...

O 10

Segundo a Renascença, Aimar já é jogador do Benfica, tendo mesmo já abandonado o estágio do Saragoça.

Vou pedir explicações ao Rui;)

Ajustes...

Se mais cedo falasse mais cedo aconteceria como se diz num ditado popular, pois finalmente parece que o plantel se começa a definir com as colocações de jogadores, onde devo realçar os empréstimos a tempo de os jovens poderem iniciarem a pré-época nos clubes onde irão ficar ao invés de entrarem fora de tempo nesses mesmos clubes.

Agradou-me saber que o Benfica não conta com João Coimbra (onde gostava de saber quem pagou para ele jogar tanto na luz para nem um euro render), Manú e Paulo Jorge pois claramente não tinham nem nunca terão lugar na Luz, sendo que não entendo que não se consiga fazer render pelo menos o que se investiu nestes jogadores, sendo que não sou apologista destas rescisões, embora este tipo de decisões se tornem um mal menor se contratações do género desaparecerem, sendo que ficam por despachar Maxi Pereira, Luís Filipe, Nuno Assis e Jorge Ribeiro.

Fico contente por ser possível ver Fabio Coentrão no Feyenoord , não sendo este um clube qualquer e onde a sua afirmação deveria ser vista como um desafio e não um problema pelo jogador, onde esta dependerá o seu regresso à Luz ou andar a mudar de clube todos os anos, sendo que se não for titular no Feyenoord nunca o será na Luz.

E para finalizar agradou-me ver André Carvalhas ficar num clube de Primeira Liga ao invés de Miguel Rosa, Romeu Ribeiro e Rúben Lima sendo que os preferia ver também na Primeira Liga, mas será importante para eles tal como foi para Rui Costa passar no Fafe e onde provavelmente teria ficado se não fosse um evento chamado Campeonato do Mundo de Juniores, e onde o mediatismo prova ser importante na afirmação dos jogadores sendo esta a razão por preferir que jogam na Primeira Liga, mas que usem este ponto a seu favor e nunca contra na sua evolução como jogadores...

Comunicação...

Aprecio o trabalho de Jorge Gabriel naquilo que o precedeu ao Benfica, onde a experiência de mundos políticos não muito diferentes das ligações perigosas do futebol, permitem navegar em mares como peixe na água.

Também acredito no Rui e nas suas novas funções mas teremos de dar tempo para podermos dar mérito a alguém que tem capacidade mas não teve tempo de o demonstrar, sendo que com isto não invalida que cometa erros, como humano que é.

O que não entendo foi a desenfreada política de comunicação de Aimar sendo que logo que surgiu a possibilidade de a tornar estandarte, foi claramente usada com os riscos que isso poderia provocar em casa de falhar a contratação.

De duas opcções onde poderia falhar a contratação ou ter de pagar bónus a jogador e empresário para concluir a transferência uma delas deveria ter sido claramente usada a tempo utíl de forma a não criar ou provocar enredos ( que já se sabe que à mínima hipótese surgem) na comunicação social que cansam os adeptos e destroem a imagem de quem tenta trabalhar e isso o Rui terá de se resguardar, pois o outro lado da barricada joga em todo o lado e sempre ao mesmo tempo.

Será possível alguém fazer um trabalho perfeito com a comunicação social a pressionar? e onde que que apareça em público será questionado sobre o mesmo?

Veja-se que o Porto goza (literalmente) da situação que ninguém fala dele, nem sequer da possibilidade de criar novela sobre Quaresma?.. até na situação da liga dos campeões quem aparece na comunicação social era sempre o Benfica e nunca a equipa que poderia perder o posto, ou seja até a equipa do porto acaba por trabalhar na pré-época na maior da tranquilidade sendo que as provocações de tentar roubar jogadores ao Benfica nem se tornam públicas e mesmo que não os pretenda comprar o facto de entrar no negócio provoca distúrbios em quem o pretende adquirir, neste caso o Benfica, servindo literalmente os seus interesses, sendo apoiado em várias aproveitando as falhas dos adversários, ficando fora destas guerras e a esfregar as mãos de contente o Sporting, onde deixou de haver a novela moutinho-veloso.

Sendo assim e sabendo que o futebol vive das transferências e suas comissões por que raio não se arrumou a questão e auto-inflacionou o preço do jogador de forma a fechar o negócio assim que este apareceu na comunicação social há cerca de 20 dias???

Há coisas que valem o dinheiro e jogar com todas as cartas, inclusive o da comunicação, provocando um virar de página e obrigando a própria comunicação social a procurar outros alvos e esperando que sejam sempre o dos inimigos pois alguma coisa terá de ser colocada nas primeiras páginas., seria como usar um ás de trunfo para vencer mais uma batalha.

Sendo que a possibilidade de descartar Aimar esgotou-se em tempo util, ao contrário de Micolli ou mesmo Eriksson em serem contratados abandonou-se essa possibilidade em tempo util so resta ao Benfica de Rui Costa e Jorge Gabriel trazerem Aimar seja a que preço for visto que o que paguem a mais por ele do que seria previsto possa ser menor do que se possa perder se este nunca vestir de vermelho, nem sequer falando da possibilidade de vestir de azul e branco.

Aimar

Meus caros, é assim: soube hoje que o Porto apresentou ao Zaragoza e ao jogador uma proposta bastante superior à do Benfica.
Pelo que nos foi dito, Aimar ainda não é jogador do Porto porque não quer dar o dito pelo não dito, tal como fez Cebola.
Pelo contrário, quer o Presidente do clube aragonês, quer o empresário de Aimar, pretendem negociá-lo com o Porto, ou tentarem subir a parada do Benfica.
Rui Costa, QUE NÃO SOUBE ESTAR CALADO, NEM ASSEGURAR O JOGADOR NOS ÚLTIMOS 20 DIAS, está metido numa camisa de sete varas: contrata o jogador cedendo à pretensão dos aragoneses, ou mantém a posição do "processo Cebola", obrigando o Porto a contratar um jogador que até nem quer?
Hoje alguém que está muito perto de Rui Costa e de Vieira pediu a minha opinião, sabendo que me mexo entre sectores. Fui claro e inequívoco, afirmando que Rui Costa não pode perder a cara: Aimar tem de ser o novo camisa 10 do Benfica, sob pena de vermos aquele que o nosso director desportivo considerou como um dos"três melhores 10 do mundo" (o que é que ele pretendia dizer com isto, João Gabriel?) vestir de azul e branco!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Que se passa em Marienfeld?

Carece de confirmação, mas já se fala por aí num motim no estágio portista. A decisão do TAS anuncia dinheiro fresco e haverá quem não esteja a achar piada nenhuma ao que Pinto da Costa vai fazendo. Com Aimar na calha e Rodriguez a liderar a folha salarial, outros ventos sul-americanos começaram a soprar. E há uma carabina cigana que pode subitamente disparar. Realidade ou ficção? É esperar para ver (enquanto se vai pressionando o refresh em alguns sites).

Astutillo, especulando e entrando no mágico mundo da silly season.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Aimar

Espero que os dirigentes do Sport Lisboa e Benfica, em especial Rui Costa, tomem boa nota de uma coisa: não contratarem Aimar, depois de tudo o que foi dito, é sinal de incompetência primária a todos os níveis.
Não seria um mau começo para Rui Costa; seria um início de mais do mesmo. Isso, meus caros, nem os sócios mais dedicados esqueceriam.

Competição?

É possível falar de competição quando um clube empresta cerca de 20 jogadores a clubes da mesma divisão?
Por exemplo, entre o Vitória Futebol Clube (Setúbal) e a Académica, quantos jogadores empresta o Porto?

Ciclismo...

Alguém me pode explicar o que se passou este fim-de semana com a equipa do benfica que depois de andar no topo da classificação o melhor ciclista foi sétimo??...

Se esperam ser assim que irão ter um posição de destaque no ciclismo português há algo nas ultimas provas do Benfica que mostram a total falta de estofo e competitividade no ciclismo do Benfica.

Não acredito que uma equipa que pretende ter o mediatismo apenas na prova Rei da modalidade em Portugal possa claramente dizer que tem um projecto de futuro para o Clube, pois a mim soa-me a um pouco mais do mesmo, o que não me agrada nada se olharmos para os desempenhos de anos anteriores.

Inflizmente não temos um Rui Costa do ciclismo a gerir a modalidade...

domingo, 13 de julho de 2008

Como uma valente puta

O V.Guimarães é o exemplo típico da profissão acima descrita no título do post.

Se na época que findou, Macedo da Silva estava na bancada presidencial do FC Porto a festejar a conquista de mais um título e consequente presença na Champions League, agora vemos que o interesse é outro.

Depois de provada a corrupção e tudo o que envolveu o caso Apito Dourado, o Vitória alia-se ao Benfica na esperança de que receba algo em troca. Para além da entrada directa na Champions onde assim não teria de defrontar por exemplo o Barça, o Liverpool ou a Juventus, fala-se com maior insistência em Luis Filipe e Nuno Assis irem para a cidade-berço, emprestados pelo Benfica.

Eu diria que Carolina Salgado não conseguiria fazer melhor...

Verdades inconvenientes

Amanhã, em Lausana - à maneira do editorial de "A Bola"... -, o futebol português pode viver a verdadeira revolução de que se fala.
De um lado estarão o Vitória de Guimarães e o Sport Lisboa e Benfica. Do outro o Porto e o sistema que tem maniatado o futebol do burgo. Sem mais.
Há, no entanto, uma posição que devia ter sido revelada em tempo: a do Sporting.
No fundo, chegamos à véspera de um dia decisivo, sem termos ouvido uma palavra dos dirigentes leoninos sobre esta situação. Porquê?
Muita gente me disse muita coisa. Ouvi, até, coisas aberrantes sobre a promiscuidade entre dirigentes sportinguistas e dirigentes tripeiros. Em nenhuma delas acreditei.
Acredito que a génese do Sporting está à vista e só não a vê quem não quer: lutar contra o Benfica, lutando contra a singularidade do apoio popular a um clube popular.
Desta forma se compreende a ausência de declarações públicas, na véspera daquilo que pode ser uma verdadeira revolução.
O pior, bem pior, é que se a posição do Glorioso sair vencedora, o Porto não vai perdoar a falta de apoio público! E quando o marido forte se zanga com a mulhar fraca, há zaragata na certa...

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Ainda não sabemos valores...

Mas sabemos que o Porto fez uma proposta única ao Zaragoza, com valores bem acima da proposta apresentada pelo Benfica.

Sendo certo que Pinto da Costa fez todos os possíveis para desviar Carlos Martins, que tudo está a fazer para contar com Simão e Miccoli, o que virá a seguir?

Vergonha

Até quando os jornais vão enxovalhar o Benfica e até quando o Benfica vai deixar?
Após a escolha do Benfica TV ter ficado em casa, os órgãos de comunicação social pertencentes ao grupo Controlinveste (de Joaquim Oliveira) e ao grupo Cofina (que tem o Record e o CM, entre outros) não param de colocar dia sim, dia sim notícias sobre o Benfica, inventando quezílias, guerras e inclusivé demissões.

A farra começou na terça-feira com a ida de Nuno Gomes para a Grécia, continuou na quarta-feira com a questão dos adjuntos e ainda não acabou, sendo que hoje, seria Quique que teria pedido a demissão por causa dos adjuntos portugueses, querendo fazer uma guerra que não há.

Peguemos num exemplo simples: O campeão nacional tem nas suas fileiras da equipa técnica os seguintes elementos: Rui Barros, João Pinto e Will Coort, para além do recém-contratado José Gomes. Neste caso, quem é o preparador físico? Que papel está atribuído a estas pessoas? E outra pergunta se coloca: que papel tem André no treino?
É impressionante como isto não é quesitonado, quando se questiona o papel de Diamantino e Chalana no Benfica! Como Diamantino respondeu e bem, desde Março que já sabia para o que vinha, portanto, não é agora que vão conseguir desestabilizar o que quer que seja.

Para bem do Benfica, esta "azia" que grassa nos jornais tem um condão: minar o trabalho de Rui Costa. Pode não estar a ser tão eficiente como se queria, mas está a sê-lo na medida em que não "papa" grupos, ao contrário de outros. E isso faz mal a muita gente...

Jovens...

Preocupa-me a indecisão sobre os jovens jogadores no plantel do Benfica sem a clareza interna e externa de se serão elementos para ficar ou serem emprestados.
Existem neste momento demasiados jogadores jovens com a efemera esperança de lutarem por um lugar na Luz, mas sem ver essa mesma Luz na resolução das suas dúvidas.

Para além disso os jogadores que estarão disponíveis sem lugar no plantel ainda é elevado, porquê tanta demora na sua dispensa??...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Os "campeões da democracia"

Assim se apelidam e tomam-se como os donos da verdade.
Mas desprezam as instituições. Querem ser juízes em causa própria. Elimina(va)m quem lhes faz(ia) frente, decidindo à luz do Direito e sem olhar a cores. Treinam, infiltram e apoiam déspotas sem escrúpulos ou vergonha. Organizam milícias. Recusam-se a punir quem joga sujo e são contra a regeneração do futebol português.
Democracia?
Talvez esteja para breve. Mas chegado esse dia, os Campeões serão outros.

2008/2009...

Muitas mudanças houve na forma de trabalhar e comunicar no Benfica no que se refere à política de contratações desta nova época com Rui Costa na linha da frente.

Há uns 3 meses atrás escrevi que o Benfica gastou dinheiro a mais e sugeri despachar alguns jogadores de valor meramente vulgar por poucas mas boas contratações onde o meu valor nessa análise ascendia aos 21 milhões de Euros.

3 meses depois o Benfica prepara-se para fazer poucas contratações mas gastar mais 2 milhões do valor previsto, mas um investimento forte e consciente de alguém que sabe entende e respira futebol.

O Benfica na época anterior gastou perto de 31 milhões de euros onde 13,3 foram gastos em jogadores de qualidade duvidosa (André Diaz, Luis Filipe, Maxi Pereira, EdCarlos,Halliche e um que não precisava por ter melhor com as mesmas caracteristicas - Makukula) sem falar dos que entraram a custo zero, sendo que alguns até já saíram do clube e outros nunca convenceram e destes 31, 3 milhões apenas 18 podem ser consideradas boas aquisições como foi o caso de Cardozo, Di Maria, Adu e Sepsi (deste ainda tenho algumas reservas) que custaram 18 milhões.

A verdade é que falando apenas em números o Benfica prepara-se para ter no seu plantel Carlos Martins, Yebda, Balboa Amorim Ribeiro (que eu dispensava mas enfim já lá estava), Aimar e Saviola ou Luis Garcia gastando um valor de cerca 23 milhões e sendo que alguns deles são oriundos da Liga espanhola de onde normalmente vendemos e não comprados devido ao elevado custo financeiro, pois veja-se o que aconteceu a Simão.

A verdade é que com alguma astúcia pode-se encontrar jogadores de topo a preços acessíveis tal como os nomes de Aimar, Saviola ou Luís Garcia.

Será preferível comprar pouco e caro, mas bom sendo que será fundamental que quem compra saiba o que compra e porquê, sendo nesse passo fundamental a decisão e orientação de Rui Costa e seus parceiros nesta mini revolução do futebol do Benfica.

Preferia que os júniores ficassem em detrimento de alguns jogadores menos interessantes pois agora começa a hora das dispensas que ainda serão muitas...vamos esperar para ver...

Mas para ser sincero esta forma de trabalhar agrada-me e deixa-me confiante para um futuro auspisioso, pois para sermos grande temos de ser audazes e isto meus amigos só esta ao alcance de alguns, sendo que o Rui é claramente um "audaz"...

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Politiquices...

Laurentino Dias solicitou uma reunião com Madail para criar condições de tornar o futebol português com aquilo que é o seu prestígio, e eu pergunto, mas qual prestígio???

Desde há 8 anos que andamos nestas andanças onde os responsáveis de instituições (vulgo FPF e Liga) pedem cuidado nos discursos de forma a criar estabilidade ou de não destabilizar, pois se antes de 2004 era a imagem de Portugal no Euro, depois as concentrações da seleções na seguintes provas, ou de clubes na Uefa, ou mesmo da própria imagem do futebol e a verdade é que não passa um ano sem haver confusões, pois parece que andamos esquecido da palhaçada do ano passado do Belenenses e Gil Vicente, este ano repetimos outra novela com o Porto e Benfica num nível superior.

A verdade é que parece que existe tal como Marinho Pinto (bastonário OA) confirma a lei do mais forte, onde as regras serão sempre usadas a favor de quem tem mais influência e onde quem lidera (Secretário de estado, Presidente da FPF e Liga) apenas não quer que se fale pois será passar para o exterior a verdade do que se passa cá dentro.

O fulcral da questão é que envolve não só os magistrados (serão sempre advogados do diabo) como os jornalistas e seus patrões pois a conivência da comunicação social (nem vale pena referir os nomes dos seus accionistas) será fundamental para nunca informar a real noticia mas apenas os "fait-divers".

A passividade do PGR e do governo em relação as estas e outras situações prova-me a sua conivência, conjuntamente com os grupos empresariais do qual vivem e alimentam todo este polvo onde todos ganham e ninguém perde, a não ser os clubes que não têm as ditas influências...

terça-feira, 8 de julho de 2008

Primeiro treino...primeiras impressões

- Uma palavra para o preparador físico Pako Akesvayan: interventivo!

- Quique sempre a corrigir posições

- 442 clássico, com dois pontas de lança, movimentações constantes dos quatro médios e um ou outro movimento de ruptura de um dos laterais, predominantemente Léo

- Quique vai querer avançados móveis, sempre na procura dos espaços

- Quatro referências especiais no treino de hoje: Filipe Bastos (posicionamento e cobertura defensiva), Yebda (bom nas transições defesa-ataque), André Carvalhas (a justificar o seu contrato de profissional, nomeadamente com as arrancadas e a técnica apurada) e um menino de 17 anos que tem o seu primeiro ano de júnior e entrava de caras no plantel deste ano: Nélson Oliveira (posicionamento, procura de espaços e faro de golo, aliás marcou um de belíssimo efeito com uma simulação de corpo digna dos puros avançados)

- Ainda faltam os internacionais, mas uma coisa a reter é a quantidade de unidades disponíveis para o meio-campo. Fortes, compactas e seguras.

- Falta Aimar e Saviola. Só pedia esses dois. O resto está lá...

Três estrelas

O novo equipamento do Sport Lisboa e Benfica tem três estrelas por cima da cabeça da águia. Três estrelas, uma por cada dez títulos.
Ideias simples - que até nem são inovadoras - marcam a História.
Por outro lado, hoje, no Seixal, as nossas estrelas apresentam-se, rumo a uma época nova, num tempo que se espera novo.
Este ano, meus senhores, vê-se que é para ganhar!
FORÇA BENFICA!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Loureiro e Madail

Loureiro e Madail, Vice - Presidente e Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, respectivamente, pediram um tempo novo. Sem mais.
Mas no discurso, quer na forma, quer no conteúdo, viu-se a uma diferença: Madail, cansado, pediu a pedido; Loureiro, vigoroso, pediu impondo.
No meio desta palermice, a palavra do pateta Laurentino Dias: acredito na auto-regulação do futebol.
Sócrates já foi avisado e prepara-se, nada fazendo, para uma surpresa: com este secretário de estado não vai a lado nenhum.

eu transito, tu transitas, ele transita...

1 - Aimar em trânsito... no seu carro, a caminho de Lisboa!

2 - em julgado... parece que a FPF confirmou o que todos sabiam...

3 - Rui Costa, em breve, na América Latina, à procura de um prodígio... que já começa a ficar acertado!

4 - pequeno bombardeiro que está em trânsito entre cidades conhecidas por ligações perigosas...

domingo, 6 de julho de 2008

O Polvo (parte 1) - com adenda


Ontem escrevi aqui que o futebol português, em vez de juristas, precisa de psiquiatras. E dos bons.

Mas essa análise não chega. É preciso mais.

O futebol português, no ano de 2005, sofreu um terramoto: algumas das figuras que, directa ou indirectamente, têm dominado as principais equipas, elegendo Associações Distritais, que, depois, elegem os dirigentes Federativos, depois de suficientemente investigados, são constituídos arguidos num inquérito crime denominado “Apito Dourado”

O Ministério Público responsável pelo inquérito, à medida que vai investigando, apura novos factos e manda extrair certidões que dão origem a novos processos (processos esses que ainda estão na fase inicial da investigação, como por exemplo o das transferências de jogadores).

O público, embora saiba que há um turbilhão de processos, não sabe bem o que se passa, mas desconfia que algo está a ser feito.

Entretanto é criada uma super-equipa, coordenada por Maria José Morgado, que assume as rédeas dos processos e inicia uma fase processual diferente: deduz acusações.

Paralelamente e em Gondomar, o processo principal começa a ser julgado.

Considerando as acusações, as entidades que regem o futebol português – Liga, no caso do futebol profissional, e Federação, no caso do futebol não profissional – requerem ao Ministério Público certidões dos factos investigados e apurados.

Nesse considerando, os dois Conselhos de Disciplina das entidades referidas – sendo que o Conselho de Justiça será, em todo o caso, sempre a última instância de recurso – iniciam um processo de investigação, que culmina com, no caso do futebol profissional, com um Acórdão condenatório que, em suma, condena o Boavista, o Porto, o Leiria e respectivos dirigentes á data da prática dos factos.

Por outro lado, o, à data, Presidente da Liga de Clubes também é condenado, uma vez que exerceu influências, segundo os factos apurados, no sentido de o Boavista, clube presidido pelo seu filho, ser beneficiado por arbitragens.

Dessa decisão recorreram todos os acusados, à excepção da Porto SAD.

Nesse mesmo dia, a Porto SAD emite um comunicado e o seu Presidente aparece numa conferência de imprensa.

Nesses dois actos públicos, a Administração da Porto SAD assume que não recorrerá, alegando que a perda de seis pontos na época desportiva de 2007/2008 não é relevante. Do mesmo passo, a Porto SAD requer à Liga de Clubes a emissão de guias para pagamento de uma multa de 150.000 €, a que havia sido condenado no sobredito Acórdão.

Entretanto, decorrido o prazo de recurso e uma vez que quanto à Porto SAD a decisão transitara em julgado, o Benfica e o Vitória de Guimarães dão conhecimento da condenação à UEFA.

Logo aparecem grandes especialistas em direito desportivo ( vistos os últimos episódios, aqui está uma especialidade do Direito que ainda vai dar muito dinheiro a ganhar… aliás, os putos que andam na escola já nem deviam querer ser Ronaldos, Figos ou Eusébios, deviam querer ser especialistas em direito desportivo!) alegando que o recurso de Pinto da Costa impede que o Acórdão, na parte em que condena a Porto SAD, apesar de ter transitado em julgado, não transita em julgado.

Entre estes especialistas está Guilherme Aguiar, ex-dirigente do FC Porto, ex-dirigente da Liga de Clubes, ex-Presidente de uma junta de Freguesia em Gaia e actual autarca na Câmara Municipal de Gaia, que, segundo sei, tirou a sua licenciatura de Direito com grandes dificuldades e que nunca, que se saiba, tirou qualquer especialização, Mestrado, ou Doutoramento em Direito.

A UEFA, considerando esta confusão, manda chamar o pessoal todo à sua sede. Então, aparece o assessor jurídico do Presidente da FPF, que questionado sobre o trânsito em julgado da decisão, encolhe os ombros e diz que não consegue explicar a situação.

O Conselho de Justiça, paralelamente, recebe os recursos de todos os envolvidos, excepto o da Porto SAD que, como se viu, assumiu a condenação, distribuindo-os entre os seus membros, vulgo Conselheiros.

Entre esses Conselheiros estão duas personagens que merecem referência: um tal de Dr. Amorim, deputado da nação, eleito pelas listas do PPD/PSD, e o Dr. Pereira, vereador da Câmara Municipal de Gondomar, eleito pelas listas do PPD/PSD e conhecido adepto do FC Porto.

Estes senhores são, sem mais, os conhecidos Presidente e vice-Presidente do Conselho de Justiça.

Sabe-se, então, na pretérita segunda-feira, que os recursos serão decididos na sexta-feira e que os relatores dos Acórdãos já tinham as decisões tomadas. Sem mais, Pinto da Costa e a Boavista SAD requerem ao Presidente do Conselho de Justiça que considere um incidente de suspeição – impedimento - ao Conselheiro Abreu, uma vez que o dito causídico é, pasmem-se, membro da Comissão de análise de contratos da FPF.

Esquece-se, no entanto, o Dr. Pereira que o Paços de Ferreira, clube interessado na decisão, alinha pela mesma estratégia de Pinto da Costa e do Boavista, mas com uma diferença: requer que o dito Dr. Pereira seja considerado impedido de votar.

O Paços de Ferreira, segundo sei, estriba o seu requerimento no disposto no artigo 44.º do Código do Procedimento Administrativo, que dispõe:

Artigo 44. Casos de impedimento.
1. Nenhum titular de órgão ou agente da Administração Pública pode intervir em procedimento administrativo, ou em acto ou contrato de direito público ou privado da Administração Pública, nos seguintes casos:
· a) Quando nele tenha interesse, por si, como representante ou como gestor de negócios de outra pessoa;
· b) Quando, por si ou como representante de outra pessoa, nele tenha interesse o seu cônjuge, algum parente ou afim em linha recta ou até ao 2.º grau da linha colateral, bem como qualquer pessoa com quem viva em economia comum;
· c) Quando, por si ou como representante de outra pessoa, tenha interesse em questão semelhante à que deva ser decidida, ou quando tal situação se verifique em relação a pessoa abrangida pela alínea anterior;
· d) Quando tenha intervido no procedimento como perito ou mandatário ou haja dado parecer sobre questão a resolver;
· e) Quando tenha intervido no procedimento como perito ou mandatário o seu cônjuge, parente ou afim em linha recta ou até ao 2.º grau da linha colateral, bem, como qualquer pessoa com quem viva em economia comum;
· f) Quando contra ele, seu cônjuge ou parente em linha recta esteja intentada acção judicial proposta por interessado ou pelo respectivo cônjuge;
· g) Quando se trate de recurso de decisão proferida por si, ou com a sua intervenção, ou proferida por qualquer das pessoas referidas na alínea b) ou com intervenção destas.


Ao esquecer-se de suscitar a votação desse requerimento, o Sr. Dr. Pereira comete a primeira ilegalidade do dia: essa questão, uma vez que o impedimento recairia sobre o Presidente, deveria ser votada com precedência. Isto é, devia ser a primeira questão a ser decidida.

O Dr. Pereira, contudo, considera o Dr. Abreu impedido, impelindo-o a abandonar a reunião. O Dr. Abreu, então, recorre da decisão para o plenário do Conselho de Justiça, que vota a favor da pretensão do Dr. Abreu.

Qual a reacção do Dr. Pereira? Abandona a reunião.

Importam-se que vos diga uma coisa?

Isto não cheira a trampa. Isto não sabe a merda. Isto é pior, muito pior. Isto é gente que não está a mais no futebol, está a mais no país.
PS - O Dr. Amorim, como comentou um leitor, não foi eleito pelas listas do PPD/PSD. Foi eleito pelo PS e é de Aveiro.


sábado, 5 de julho de 2008

Assim mesmo!

O futebol português não precisa de juristas. Precisa, isso sim, de psiquiatras. E, por hoje, é tudo o que tenho a dizer.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pois é...

O MK antecipou-se ao povo e classificou a posição do Guimarães de vergonhosa. Eu vou um pouco mais longe: em matéria de corrupção, votar ao lado de Leiria, Porto e Boavista, diz muito, diz quase tudo, diz, enfim, a verdade...
Ao cabo e ao resto, temos um panorama bonito: Porto, Guimarães, Boavista e Leiria de um lado. O futebol português no outro!

Martins e Ribeiro

Quem me conhece já sabe: sou contra. Mas manifestar essa opinião não significa, como alguém comentou neste blog, a ânsia de querer prejudicar o Benfica. Prejudicar o Benfica é não ter espírito crítico. É acomodar-se por entre a apatia.

Martins, o jovem que há 12 anos foi capa d'A Bola por ter uma cláusula de rescisão fixada em 3,6 milhões de contos (sim, contos!), sempre foi um caso estranho para mim. Parecia só dar nas vistas quando a equipa lagarta estava em baixo e apagava-se quando os seus colegas até se exibiam em bom plano. Os sportingusitas culpavam a noite pelo seu fraco rendimento, mas esse é argumento que nunca me convenceu, pois não faltam exemplos de jogadores com bons indíces de regularidade apesar de manterem hábitos pouco recomendáveis a praticantes desportivos. Mais esclarecido fiquei quando em tempos presenciei a seguinte conversa:
"Epa, oh *******. Precisamos de descobrir porque raio o Martins não calça depois daquela joga. Dava uma boa abertura de secção. Podes falar com as tuas fontes?"
"Nem de propósito... Ainda ontem estive com o ******** e falámos disso mesmo. O Paulo Bento diz exactamente o mesmo que o Peseiro: o gajo é burro! Não sabe interpretar as instruções que lhe dão e fica muito admirado quando lhe dizem que fez tudo ao contrário do pedido."

Sobre Jorge Ribeiro muito há a dizer. Podia recordar tiques de vedetismo, como aquele que o levou a pensar que um par de convocatórias à equipa principal o desobrigavam de representar a equipa B (pelo qual estava inscrito juntamente com Pepa e Baião), ou a falta de nível com que brindou os benfiquistas num célebre jogo pelo Varzim. Mas tudo é mais simples. É um jogador banal e sem classe para representar o Benfica. E o pior é que Rui Costa concorda. Teve é o azar de ficar com este presente envenenado de Camacho. Veremos que diz Quique.

Não significa isto que vá apupar os referidos jogadores. Não embalo pela bitola dos que mencionam "Cristinas", "Marias Amélias", "lar de terceira idade" ou recorrem, alto e bom som, a expressões como "chulo", velho" ou mesmo "filho da puta". Nem com os que se deliciavam no seu lugar com alegados romances entre o capitão e um cantor da moda. Como o anónimo diz, e bem, "se vierem é para apoiar". Na bancada será sempre assim, como antes foi com Armando Sá, João Manuel Pinto, Nelo ou Sousa. Já na blogosfera tudo dependerá deles. Mas o desejo óbvio é que me forcem a admitir o erro de apreciação.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Todos à Assembleia!

Hoje, segundo me informaram, um grupo organizado de sócios do Sport Lisboa e Benfica prepara-se para chumbar o orçamento. Por uma razão simples: não pretendem a legalizar a claque a que pertencem.
Os sócios do Sport Lisboa e Benfica não podem aceitar este situação. Eu vou lá estar e votar a favor do orçamento!

Urretaviscaya, as chapadas de luva branca e, ainda, Di Maria!

Com a contratação de Urretavizcaya fecha-se um ciclo de um mês de negociações a três partes: Benfica, River Plate e Jorge Mendes.
A verdade, porém, é muito mais simples: por 2 milhões de euros o Benfica comprou 50% do passe de um dos mais promissores jogadores jovens da América Latina.
Sei que muitos não vão acreditar nisto, mas Urretavizcaya e Di Maria têm todas as condições para serem o futuro do Benfica. Se lhes juntarmos David Luiz...
NB - quando não avancámos com o nome, cumprimos uma promessa. Assim continuem a confiar no Ndrangheta, que defende os mais altos interesses nacionais: o Sport Lisboa e Benfica.
PS - O Fluminense perdeu a final da Libertadores! Ainda assim, Thiago Neves esteve em grande estilo, mostrando que já é um grande jogador. Em breve na Europa...

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Obrigação pura e obrigação impura

Rui Costa, numa das primeiras entrevistas como director desportivo ou numa das últimas enquanto jogador, afirmou que a posição de 10 estava em vias de extinção... nas entrelinhas, está tudo dito...
Entretanto contratou Yedba, Ruben Amorim e Carlos Martins, parecendo que há vontade na permanência de Katsouranis. Sem mais, Rui Costa está a dar uma pequena lição de futebol contemporãneo aos puristas da táctica.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Carlos Martins

Depois da confirmação de Carlos Martins, se vier aimar e se Katsouranis ficar, o Benfica terá o meio-campo mais forte dos últimos 15 anos - desde o trio Thern, Kulhov e Sousa... -. Sabendo, como toda a gente sabe, que o futebol moderno se ganha ali, aumentamos as nossas possibilidades exponencialmente.
Ficam a faltar: defesa central (ouvi falar de um Paraguaio...), lateral direito (dois, se Nélson bater a asa), médio direito e avançado móvel.

A ver vamos o que aí vem...