terça-feira, 30 de setembro de 2008

75 Minutos no Emirates Stadium, em Londres

E confesso que me está a dar algum gozo...

57 minutos e a vida toda pela frente

aos cinquenta e sete minutos de jogo, o Arsenal falha, pela segunda vez em cinco minutos, um golo com a baliza aberta. Importam-se de parar com a brincadeira?

(e agora algo de verdadeiramente inovador...)

Preciso de ser salvo por intervenção estatal. Sou demasiado importante para ficar insolvente (pelo menos três pessoas e um animal dependem de mim) e passei a acreditar no socialismo americano.

Vitor Pereira a gozar com o pagode...

... primeiro apanhamos o Duarte Gomes, a seguir metem-nos o Olegário à frente... Santa paciência!

Milagre!

Determinado jogador recupera de um entorse no joelho em 24 horas!
Ou é milagre, ou é o prémio nobel da medicina...

Mais depressa se apanha um mentiroso...

As imagens, ao contrário do artista, não mentem: Duarte Gomes apitou a mão de Yedba!

Ainda o derby (2)

"E agora sai quem?" Encolhi os ombros perante a pergunta do meu colega de bancada. Nuno Gomes jogava melhor, mas sem Cardozo o Benfica arriscava-se a perder a sua principal referência atacante e poder de fogo nas bolas paradas. Ao fim de 5 minutos preocupei-me. Aimar não aparecia e o Sporting ganhava ascendente. Os lagartos voltavam ao nosso meio-campo e até Tonel saía a conduzir um ataque. De repente uma tabela do argentino. E mais uma. Recuperação de bola e o coração desaperta. Nova tabela, Reyes enche o pé e Quique é o Maior. Um Golaço! Reyes marcou, Aimar assistiu, mas o golo é de Quique. Como diz o meu amigo JG, há muito que não tinhamos um treinador a resolver um derby.

A importância de Quique viu-se logo ao intervalo. Tal como Nuno Gomes, alguém pode dizer que Amorim estava a jogar mal? A maioria dos treinadores (alô Paulo Bento) esbarraria neste problema e hesitaria. Esperaria por um cartão amarelo ou pelo desgaste físico de algum jogador para promover alterações. Quique não o fez. Já disse que o Quique é o Maior?

Ando eufórico com a mais recente dupla de centrais do Benfica, em especial com Miguel Vitor. A frio deixou escapar Djaló, mas não se encolheu. Pelo ar e pelo chão, controlando o adversário ou antecipando-se, o puto esteve intransponível. Sempre sereno, nem teve que recorrer a charutos para a bancada. Procurou sempre, mesmo pressionado, um colega a quem endereçar a bola. E fê-lo sempre no timing certo, sem correr riscos desnecessários. Tremeu no fim, como o seu colega, quando apanharam com três avançados pela frente. Mas quem não tremeria? No lugar de Quique, recolocaria a mesma dupla frente ao Nápoles. Luisão pode ser mais experiente, mas só o é porque um dia alguém o colocou a disputar estes jogos.

Só não gostei de Jorge Ribeiro. Não acho que defenda melhor que Léo, é consideravelmente mais lento e falta-lhe alguma inteligência a jogar. Há pelo menos dois lances da segunda parte onde a qualidade de Reyes foi traída pela deficiente leitura do lateral. O remate forte não compensa tudo.

Eu já nem me preocupo se Duarte Gomes mente relativamente ao motivo da falta ou sobre o timing do apito (que nós no estádio bem ouvimos quando soou). Bastou-me aquele "pareceu-me". Temos então um árbitro que assinala faltas sem certezas? Pareceu-lhe? A mim parece-me que ele é um palhaço.

Outro que já colocava o nariz vermelho é o responsável pela Nortada. Comparar Yebda a Fernando Aguiar diz tudo sobre os seus conhecimentos de futebol.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Será azia?

Serão os nervos? Será que já percebeu que o dinheiro não é tudo? Será que o merdas já está arrependido?
Mas como todas as pessoas dizem que ele é um jogador à Freixo, este tipo de comportamento assenta-lhe como uma luva. Só gostava de te ver tentar agredir alguém, aqui na Portela, só por te ter chamado traidor. Palhaçito cobarde. Pode ser que um dia ainda nos encontremos.....

Só não percebo uma coisa. Porque é que no título do artigo em causa, se escreve ex-benfiquista? Mas o palhaço não é actualmente do clube do freixo? Este tipo de jornalismo é inacreditável... É o problema de sermos muito grandes...

Saudações Benfiquistas

Um clube ao seu nível

Na SIC, uma reportagem sobre os 115 anos dos corruptos, existe uma pergunta da repórter:

" - Para se ser do FC Porto, é preciso ser anti-Benfica?"
" - Não. Mas tem de se odiar o Benfica!", foi a resposta imediata do adepto.

Claro, mais claro, não há...

Ainda o derby

Tive a felicidade de presenciar o derby, e dei por mim na primeira parte a lembrar-me de Camacho e da sua táctica fabulosa do ano passado de chutar a bola para a frente para o fantástico jogo de cabeça de Cardozo e à espera de um rasgo individual que resolvesse o assunto.

Por sua vez, Paulo Bento foi com a nítida ideia de não perder pontos na casa do rival, para assim o deixar a 4 pontos. Correu-lhe mal a ideia.

E correu-lhe mal a ideia porque Quique teve a lucidez de ver que o meio-campo não pegava e que lhe faltava o melhor médio de cobertura que o Benfica tem há três anos e que veio pela indicação de Fernando Santos: Katsouranis.

Com o grego em campo, no seu lugar de origem, o Benfica equilibrou e ganhou o jogo. E ainda bem que o ganhou, para acalmar algumas vozes mais incoerentes que se fazem ouvir sempre que as coisas não correm bem.

Ontem, em conversa de rescaldo, disse que não me importava de ganhar todos os jogos assim: com mestria, ratice e muita classe. Fez-me lembrar alguns jogos com Trapattoni, mas com mais alguma vontade de atacar. O trabalho que está a ser feito deixa-me de certa forma, tranquilo.

P.S. Uma palavra para os sócios do SLB. Mais uma vez, teve de ser a equipa a puxar o público e não o contrário, ao invés da Juve Leo, sempre incansável no apoio à sua equipa. Acho que faz falta uma mudança de atitude...

Palhaço e mentiroso

Já sabia que eras um palhaço. Agora sei que és um palhaço mentiroso!

Ataque a Nápoles

A partir de hoje o plantel profissional do Sport Lisboa e Benfica começa a atacar o jogo de Nápoles. Sem Cardozo, sem Suazo e sem Aimar, mas com a alma renovada...
Podemos, ainda assim, ganhar o jogo? Não tenho a menor dúvida!

domingo, 28 de setembro de 2008

Duarte Gomes

Como não podia deixar de ser, Duarte Gomes prejudicou o Benfica no jogo de ontem. Felizmente não teve importância, mas fica registado.

Notas soltas do derbi

1 - Quique deu um banho táctico a Paulo Bento, que ainda deve estar a tentar perceber a ingenuidade que demonstrou. Então não se estava a ver que Aimar ia entrar e partir o meio campo do Sporting? É que Miguel Veloso não cobre e o anafado brasileiro não corre.
2 - Reyes tem uma família enorme. Explico: dois dos bloggers aqui do burgo encontraram-no a jantar depois do derbi. Evidentemente, quando o andaluz saiu do restaurante foi brindado por uma manifestação de carinho que o emocionou. A família é que não teve pelos ajustes: foram deixá-lo a casa e voltaram à janta... Boa Reyes!
3 - Utilizando as estapafúrdias declarações de Paulo Bento, cabe dizer que Quique nunca perdeu com Paulo Bento e com Jesualdo Ferreira...
NB - O Salgueiros, o grande clube vermelho do norte e destruído por poderes ocultos, começou ontem uma longa travessia que há-de acabar na Primeira Liga. Esperemos que os dirigentes do nosso clube ajudem um clube que merece!

Restolho...

É como me sinto. Apanhado , revirado, surpreendido, sobretudo muito feliz...


Para todos aqueles que são BENFIQUISTAS A SÉRIO, já merecíamos subir AQUELA rampa com um sorriso nos lábios...

P.S- Ah... não sei... o que terei eu escrito acerca da forma FÍSICA da equipa?


BENFICA! BENFICA! BENFICA!

Certezas e Falhanços

Não acertei no onze, nem no resultado, mas o Quique colocou os dois centrais que escolhi. Para mim foram os dois melhores jogadores do Benfica. Ainda nos vão dar alguns dissabores, mas vão ser dois excelentes jogadores.
Falhei no Aimar. Quando o homem entrou, conseguiu destruir aquilo que restava do meio-campo lagarto....
Por outro lado, sempre disse que jogar contra o sportem não era difícil. Só é preciso que um treinador inteligente, foda aquela tentativa de superioridade no meio-campo, e depois abrir as asas (alas) para esfodaçar o que resta da capacidade defensiva lagarta. Por momentos, até tive pena do Veloso júnior...

O Katso deve ser titular desta equipa. Penso que este jogo, tirou todas as dúvidas que restavam sobre o assunto.

Temos um bom treinador. Temos alguém capaz de nos dar muitas alegrias, que entende de futebol. Vai cometer erros, mas pelo menos sabe o que é futebol. Eu sei que ainda não ganhámos nada.....

Na próxima quinta, vamos perceber o estofo desta equipa. Se passarmos a eliminatória, temos um caso muito sério, se não, podemos sempre pensar que estamos a construir algo sério. Espero que o Nápoles se foda!

Não quero alinhar em euforias. Mas já tinha tantas saudades de uma alegria a sério.

Saudações Benfiquistas.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Duarte Gomes e o meu onze

É evidente que se o árbitro de amanhã é Duarte Gomes, o Benfica parte, para não variar muito, em evidente desvantagem perante o Sporting.
Assim, como sei que alguém da estrutura do futebol benfiquista já avisou Quique do perigo que se avizinha, o onze será de contenção, para atacarmos nos últimos 30 minutos de jogo, quando a influência do árbitro já é menor.
Quim - Maxi - Sidnei - Katsouranis - Jorge Ribeiro; Yedba - Carlos Martins - Amorim - Aimar; Cardozo e Reyes. Nuno Gomes fica para quinta-feira, entrando, no entanto e se estivermos empatados, ao minuto 63.
Resultado?
2 - 0 (Yedba - minutos 70 - e Cardozo - minuto 86 -)

Já agora...o meu 11

GR - Quim
Def - Rubén Amorim, Sidnei, Katsouranis e Léo
Med - Balboa, Yebda, Carlos Martins e Reyes
At - Aimar e Nuno Gomes

Para não se esquecer...

>

Capitão

Na conferência de imprensa de ontem, o capitão de equipa Nuno Gomes não disse, mostrou o que é um líder, sereno, focalizado no jogo com o Sporting, não se mostrando especialmente inclinado para explorar o bom momento que vive em proveito próprio, disse que gostava de acabar a carreira na Luz, eu também gostava que o fizesse, mas não reclamou titularidades, não deu minimamente a entender descontentamento, acredita no projecto do Director Desportivo, acredita no treinador.

Este é um dos jogadores mais injustiçados da história benfiquista.

Este homem é benfiquista, este homem foi o primeiro a ter a coragem de se insurgir publicamente contra a rebaldaria que eram os treinos administrados pelo Bruno Moura, no dia seguinte sofreu pressões, não retirou uma vírgula.

Este homem estava no ano de 2005 a fazer uma grande época quando foi abalroado pelo charroco Marco Tábuas, parou 2 meses.

Este homem estava a marcar há 5 jogos consecutivos quando na véspera de irmos a Barcelona foi barbaramente lesionado.

Este homem na Segunda- feira viu uma entrada selvática de Filipe Anunciação sobre Reyes, acto contínuo, fê-lo provar o próprio veneno, e a relva também.

Este homem leva mais de 100 golos marcados com a camisola do GLORIOSO, 2 dos quais deram a primeira vitória em 14 anos no campo do clube do freixo.

Este homem continua a levar tudo o que tem e sabe, e pouco não é, para o campo. Seja em 5 minutos ou 90+6. Não reage mal às substituições, fá-lo com elegância e nível.

Este homem é um bom jogador do Benfica há DEZ ANOS!!!Quantos podem dizer o mesmo?

O post é simples, é altura de alguns benfiquistas começarem a respeitar Nuno Gomes, pois Nuno Gomes sempre respeitou mais os sócios do que a maioria de algumas pseudo-lendas que ainda hoje o Terceiro Anel venera.

FORÇA CAPITÃO!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Não acredito...

... que mentiras, muitas vezes repetidas, se possam tornar verdades.
Compreendo o esforço dos meus "colegas blogistas", mas penso que não era necessário. Primeiro, porque existirá sempre alguém à espreita (e Nós somos muitos) para falar as verdades, e segundo porque, quem quer dizer mentiras, vai sempre encontrar situações e ignorantes para as debitar. Mas uma aula de história, como a que o inespugnabile nos está a dar, é sempre de apreciar. O saber nunca ocupará lugar!

Jornada de derby! Jornada de enfrentar os lagartos! Tempo de superação!
Acredito que o Benfica, se não repetir erros passados e tiver muita inteligência, pode ganhar este jogo. De caras!

O sportem, nos últimos anos, tem baseado todos os seus jogos numa superioridade a meio campo. Jogam com quatro homens em losango. Se Quique conseguir perceber e encontar um antídoto, temos vitória garantida. Essa é a vantagem de jogar contra o sportem, todos já sabem como é que eles vão jogar!

Eis o meu onze: Quim, Maxi, Sidnei, Miguel, Leo, Yebda, Katso, Amorim, Reyes, Nuno e Cardozo.

Palpite: 3-1 (Cardozo, Reyes, Nuno, Moutinho g.p.)

Saudações Benfiquistas.

Rivais ou inimigos?

(continuação)

Alguns amigos mais velhos recordam-se, certamente, dos anos 40, 50 e 60. Se puxarem pela memória – ou se reviverem a história história – lembrar-se-ão de um ditado da época: se queres ver as figuras tutelares do regime reunidas, dirige-te a Alvalade de 15 em 15 dias.

Não falamos, evidentemente, apenas da nomenclatura ou dos homens que governavam o nosso destino. Falamos da elite financeira e industrial, que financiava a opressão e vivia da miséria do sofrido povo.

Altos funcionários da PIDE/DGS, da Legião e das forças militares, ministros, secretários de estado, directores-gerais, presidentes de câmara e de institutos do Estado, deputados e afins, elite financeira, industrial e comercial, reuniam-se na famosa central de Alvalade, discutindo ao intervalo os procedimentos da semana que passara e o que fazer na semana que viria…

Isto, meus caros, não é brincadeira…


Já em 1906, data do seu nascimento, o Sporting estava ligado a uma aristocracia que se encontrava em declínio. Tanto assim é, que pouco tempo depois surgiu o 5 de Outubro. Desde aí que o Sporting foi visto, como ainda hoje, aliás, como um clube ligado a sectores aristocráticos, mas incompetentes.

Como se explica, então, o forte apoio popular do Sport Lisboa e Benfica?

É simples. Vejamos,

Em primeiro lugar, o povo, condenado ao ostracismo pela Monarquia, em especial pela alucinada casa de Bragança, identificou o Sporting – e bem, saliente-se! – com a chamada elite do país, que vivia à conta e por conta, dedicando-se a caçadas e a passeios de exploração marítima, a beberetes e a banquetes.

Depois, não muito depois, lamentavelmente, surge o 28 de Maio e a identificação do Sporting com as figuras gradas do salazarismo.

Assim, o Sport Lisboa e Benfica desempenhou uma dupla função: por um lado representava uma manifestação de honra e orgulho popular, por outro servia de identificação entre oposicionistas da elite intelectual do reviralho e a força do povo.

Um abraço entre um operário e um vanguardista, em síntese.

Já o Sporting tinha, a título de exemplo, campos espalhados por toda a Lisboa e nós andávamos a saltar de lugar em lugar, lutando contra tudo e contra todos.

Primeiro no Campo da Feiteira, de onde fomos despejados por falta de 800 mil reis por ano para pagar a renda. Depois em Sete Rios, de onde saímos por … falta de dinheiro para suportar o aumento de renda…

Seguimos para Benfica, vendendo, depois, o campo ao Ministério da Instrução, devido a avultadas dívidas.

Passámos para o célebre campo das Amoreiras (estância de Madeira), que de nosso passou para propriedade do Estado, por expropriação – a construção da auto-estrada assim obrigou -, recebendo a miserável quantia de 800 contos! Não satisfeito com esta afronta, o Eng. Duarte Pacheco avisou-nos da demolição com poucos meses de antecedência …

Então surge a solução Campo Grande – por sugestão do dito Eng, Duarte Pacheco -, arrendado à Câmara Municipal de Lisboa e que anos antes fora abandonado pelo … Sporting! Tentaram vergar-nos… mas não conseguiram!

Sobre a história da saída do Campo Grande, estas palavras dizem tudo: “Determinante para o abandono definitivo foi a justificação camarária de que seria necessário abrir uma avenida de acesso ao campo do Sporting. Pareceu, afinal, tratar-se de uma manobra engenhosa, já que o velho Campo Grande viria a servir, durante 26 anos (!), como campo de jogos de futebol do clube de Alvalade. Em cima do antigo peão foi construído um edifício, designado de Pavilhão. Actualmente, o espaço encontra-se ocupado por um parque de estacionamento, a norte da Estação do Campo Grande, da rede do Metropolitano de Lisboa.” Quando pensaram que estavam a gozar connosco, estavam a fazer-nos um favor!

Assim, só em 1954, e através do esforço dos sócios do Sport Lisboa e Benfica e sem nenhuma ajuda pública, pudemos ter um Estádio nosso, que nos encheu, durante 50 anos, de orgulho e que causou a inveja dos que nos temem!

É evidente que esta dita elite que gere os destinos do nosso inimigo tentou recriar a história. Melhor, através do poder financeiro e do controlo dos meios de comunicação social, aliados ao corrupto poder industrial do norte, tentaram passar a ideia que o nosso clube, que deu gente á luta contra a opressão, foi o clube do regime!

Nada mais falso, como vimos!

Por exemplo,

Recriaram a seu favor a história da contratação de Eusébio, passando por cima da palavra de … Eusébio!

Alegam que o Benfica o raptou, com o beneplácito do regime.


Esquecem-se que o nosso menino decidiu, desde sempre, que o Benfica seria o seu destino e que só no Benfica de Lisboa jogaria.

Claro está que se na metrópole e na política a cacetada era a sua política, tentaram, ao arrepio de todo e qualquer direito humano, desviar Eusébio da sua vontade, como se uma mercadoria ou um escravo fosse.

Ainda bem que Eusébio reagiu e viu a sua vontade satisfeita.

Contou-me quem esteve ligado ao processo que só a vontade de Eusébio prevaleceu sobre as enormes pressões exercidas sobre o Benfica. Só essa vontade de juntar o destino á história!

Na passagem do centenário do clube do visconde, Dias Ferreira foi eloquente como poucos, assumindo a verdade que a história registará: o Sporting não deve ter vergonha da sua aliança com o Estado Novo, disse.

É verdade que defendo a existência do Sporting, que defendo, até, que deve ser grande. Mas grandes são aqueles que assumem o que são… sem o fazerem, nunca o serão!

A mesquinhez, a intriga e a tentativa perpétua de nos humilharem – como se espelha nos que, junto da comunicação social, aparecem a defender as suas cores -, só nos elevam de um patamar que parecia inultrapassável: a eternidade!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

NB – num comentário ao primeiro post alguém que referiu que eu era de esquerda. É verdade: sou e com muita honra.
Mas antes de o ser, já era do Benfica…

Fascismo e o Sporting!

Entre 1942 e 1973 o Sporting teve 11 presidentes. Onze, repito.


Todos figuras do regime. Bastaria referir Goes Mota, é certo, para as mentes mais obtusas ficarem elucidadas.


Esta besta negra do regime, chefe da ultra reaccionária legião portuguesa, foi, durante anos, chefe de departamento de futebol e, depois, presidente. Conta-se, como todos sabem, que chegou a invadir o gabinete do árbitro, na Tapadinha, empunhando uma pistola e relembrando-lhe a sua posição na nomenclatura dirigente do país.


Mas isso não me satisfaz. Não nomear Francisco de Cazal-Ribeiro, Gulherme Brás Medeiros (este, enquanto proprietário do Diário Popular, ainda teve algumas atitudes aceitáveis), Comodoro (ainda os havia...) Silva Pascoal, Brigadeiro Viana Rebelo e General Homem de Figueiredo, seria branquear a história.


Nestes anos negros e sombrios, só um clube como o Sport Lisboa e Benfica, de forte cariz popular, com ligações ao Partido Comunista Português, ao reviralho e a sectores importantes de Maçonaria (como Octávio Pato e o Capitão Júlio Ribeiro da Costa poderiam atestar), com alguns apoios entre ilustres académicos de Coimbra ligados ao regime, poderia singrar.
Para mais, a equipa era constituída entre "portugueses de segunda" (expressão utilizada pelo regime para descaracterizar os brancos de Áfricca), como José Águas e Costa Pereira, "portugueses de terceira" (os negros de África) e desfavorecidos da margem industrial de Lisboa.
O Sport Lisboa e Benfica não era só a única instituição democrática portuguesa. Era, acima de tudo, uma associação de bem, criada por pessoas de bem, mas que ambicionava ser o maior clube da Europa. E foi: como diz o Kaiser, na década de 60 o Benfica foi o maior clube da Europa, dominando internamente e impondo respeito além fronteiras.
O regime, claro está, em meados de 60 aproveitou-se desta grandeza e passou a utilizar a nossa imagem como a imagem da convivência social portuguesa.
(continua)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Confundidos e olvidados

É muito comum ouvir da boca de um sportinguista que o Benfica era o clube do regime de salazar ( assim mesmo, com letra pequenina, proporcional ao espírito tacanho da criatura)...

Confusos, trocam datas, 'esquecem' as épocas em que as 5 rabecas ganharam 4 campeonatos...

Pensam vós que ganharam a maioria dos campeonatos quando? Após o 25 de Abril? Não...após o Dia da Liberdade ganharam um grande total de 4 campeonatos.

Antes? 13.

Antes de 68 ( para os mais laxistas a nível de datas: morte de salazar) ? 12.

Claro que o Sporting era o clube do fascismo!

Semana de derbi

José Águas estreou-se pelo Benfica a 24 de Setembro de 1950, o que faz deste um dos dias mais importantes da gloriosa história do nosso Benfica.
Nesse tempo o Sporting era o clube do fascismo. Sem mais.
Esta semana prometo algumas pérolas desse tempo negro e sombrio.

Curtas da manhã

- Em semana de derby, nada como agitar as águas, e assim sendo, o Record, indirectamente começa a chamar incompetentne ao Director Desportivo, realçando o facto de Nuno Gomes ainda não ter renovado contrato. O problema é que tanto Rui Costa como Nuno Gomes já têm muitos anos disto e passaram por Itália, que é um país bem mais exigente em termos mediáticos do que o nosso cantinho...

- Entretanto, Izmailov já está recuperado! É surpreendente como o Sporting em semana pré-derby tem sempre um jogador titular lesionado. Nos últimos anos tem sido sempre Liedson, mas este ano lá arranjaram o russo...

- No FCP, Jesualdo vai mudar a equipa, porque empatou com o Rio Ave, essa potência do futebol português. A sorte que teve nos últimos dois anos, acrescido de Quaresma, vão fazer deste o ano de morte do Professor...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Apito

Um amigo que esteve em Viena, na final contra o AC Milan, jura a pés juntos que o responsável pelo golo de Rikjaard estava sentado à sua frente. Era um português, benfiquista e que se lembrou de apitar, desviando a atenção de Hernâni (no passe) e de Aldair (na desmarcação).
Nunca acreditei nessa história, até que no outro dia vi o jogo no ESPN Classic. Não é que momentos antes do golo se ouve um apito vindo da central, desviando, por milésimas de segundo, é certo, o olhar dos dois jogadores?
No outro dia, em Setúbal, no magnífico Poço das Fontaínhas (o melhor restaurante de Setúbal), sentei-me ao lado do Hernãni. Fui bebendo uns copos e conversando. Hesitei muito, mas não lhe perguntei nada. Entendi que não devia modificar a lenda, fosse ou não fosse verdade.
Ontem, a dois minutos dos 95, ouve-se um duplo apito, vindo, creio, da bancada dos sócios do Paços de Ferreira. Balboa tinha a bola nos pés e desconcentrou-se (bem como toda a defesa do Paços). Aimar, que já sabe muito da poda, não ligou ao sucedido e criou perigo. Quem sabe, sabe.
No entanto, meus caros, os apitos dão-me um azar do caraças!
PS - três jogadores formados nas escolas do Benfica em campo. Três grandes exibições! E eu que acertei na titularidade do Jorge Ribeiro?

A crescer. Devagarinho, mas a crescer.

Quique entrou exactamente com o 11 pelo qual optaria. E Nuno Gomes, o mal-amado, lá mostrou que ainda pode dar muito ao Benfica e que, muito provavelmente, é o jogador ideal para fazer a ligação entre o meio-campo e o ataque. Em grande destaque esteve Amorim. A meio da segunda parte estava na dúvida: era o Benfica a ir-se abaixo sempre que o ex-belenenses desaparecia do jogo ou foi o médio que se eclipsou sempre que a equipa baixou o rendimento? No fim rendi-me à evidência: melhor jogador em campo. E a abertura que origina o segundo golo é magistral.

O Benfica voltou a sofrer um golo as três tabelas. Diz-se que ninguém é campeão sem a tal estrelinha e quem acreditar nisso deve preocupar-se. Muito. Mas também não há campeão sem sofrimento, suor e muita atitude. Isso o Benfica de ontem teve para dar e vender.

Não sei que dizer sobre Quim. Ao intervalo estava bastante satisfeito. O guarda-redes tinha resolvido todos os cruzamentos sem dificuldade e estava aparentemente sereno. Só que de um excesso de confiança na abordagem a um lance nasceu o erro e o golo que originaram uma assustadora tremideira. Recuperou confiança com o golo de Jorge Ribeiro e voltou a ir-se abaixo com a redução do Paços. A última imagem de Quim na televisão define a sua exibição. Que alívio foi aquele apito final. O problema é que o único guarda-redes do plantel que o supera tecnicamente consegue bater todos os recordes de fragilidade psicológica.

Sidnei vai ser craque, ponto final. Miguel Vitor está bem mais maduro que no ano passado (o que é natural). Ainda se faz. Junte-se David Luiz e o futuro está claramente assegurado neste sector.

Defensivamente, a equipa pareceu melhor. Tremeu essencialmente nas bolas paradas, onde tarda em afinar, mas o meio-campo começa a coordenar-se com a defesa. Aqui, Amorim volta a ser essencial. Mas ainda há muito trabalho pela frente.

Os laterais são claramente o elo mais fraco. Mas marcaram. Não vou criticar quem assegurou metade dos golos de ontem.

Aimar entrou muitissimo bem e só não vê isso quem acha que o futebol se resume a grandes passes e remates espectaculares. Foi um reforço utilitário no momento certo e se o Benfica sofreu nos últimos minutos não foi por culpa sua.

Os tripeiros são uns gajos engraçados. Há três semanas defendiam que os livres indirectos eram uma coisa insignificante. Hoje já figuram na categoria dos roubos de Igreja.

Hoje há conferência de Imprensa em Alcochete? Aposto que todos sabemos do que vai Paulo Bento falar. Se não for hoje, é amanhã.

Venha o derby!

Relativizações

O sporting vive actualmente uma crise de autoridade interna como não se via há uns anos.

O sporting tem não só o plantel fracturado, como atravessa um período de crescente intolerância dos adeptos em relação a Paulo Bento.

O sporting fez 9 pontos em 3 jogos. 6 desses pontos foram bem, bem 'esmifradinhos'.

O sporting vai à Luz com 4 pontos de avanço e sobre brasas.

O que se lê na imprensa? Sporting na máxima força, caso Vuckcevic minimizado tanto quanto possível- tal como havia sido Moutinho e Miguel Veloso- Sporting com o melhor arranque dos últimos tempos. Tudo verdade, como verdade é também que em Camp Nou entraram e saíram 'borrados', no Bernabéu foi o que se viu, e que se o caso Vuckcevic sucedesse no Benfica...Imaginam, não é?

Ao invés, classifica-se uma vitória num jogo em que se jogou o futebol pelo qual toda a imprensa suspira, de frágil.

Realmente o melhor é mesmo relativizar.

A morte de Pinto da Costa (Via e-mail)

Pinto da Costa tem uma crise cardíaca e morre!

Claro que ele aparece no Inferno, onde o Diabo o aguardava.

O diabo diz-lhe:
- Nem sei o que fazer contigo.
É evidente que estás na minha lista, porém não tenho mais lugares livres

Depois de reflectir por alguns minutos diz:
- Já sei o que vou fazer: tenho aqui três pessoas que não são tão
ruins como tu. Vou mandar uma delas para o Purgatório e tu deverás
ficar no lugar dela.

Até te vou fazer um favor: poderás escolher quem deves substituir!

Pinto da Costa acha até que a proposta não está tão ruim quanto
esperava e concorda.

O diabo abre a primeira porta.

Lá dentro está o seu amigo Jesualdo Ferreira numa piscina na qual ele
nada sem parar, mas quando se aproxima da borda, a borda recua e
continua a nadar, nadar e nadar...

- Não, diz Pinto da Costa. Sinto que não vou me dar bem: sou bom
corredor mas mau nadador e acho que não conseguiria fazer isso o dia
todo!

O Diabo o leva ao segundo compartimento.


O Baia está lá, com uma marreta enorme quebrando pedaços de uma pedra gigante.

- Não, diz Pinto da Costa. Tenho um tremendo problema na coluna e
seria uma agonia perpétua se eu tivesse que quebrar pedras o tempo
todo!

O Diabo abre a terceira porta.

Lá dentro está o Luis Filipe Vieira deitado numa cama com pés e mãos
amarrados. Debruçada sobre ele, Carolina Salgado faz Sexo Oral!!!

Pinto da Costa
olha para aquela cena incrível durante um momento e diz:

- OK, fico com esse castigo!

O Diabo sorri e diz:

- OK, CAROLINA, podes ir para o Purgatório!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Reflexões....

Depois dos festejos, vêm as reflexões....
1ª - 1ª vitória! Três pontos fundamentais! Foi importantíssimo;
2ª - Sidnei, és muito bom. Só falta perderes mais um pouco de barriga;
3ª - O nosso meio campo de cobertura continua a falhar, e muito;
4ª - Quique, tiraste o melhor jogador do Benfica até ao momento, quando meteste o Aimar. O amarelo não é desculpa;
5ª - Não se pode marcar quatro golos ao Paços e sofrer três golos;
6ª - Quim, o que se passa contigo? Estás a fazer defesas impossíveis e depois deitas tudo a perder. Não podes contribuir para a intraquilização da equipa;
7ª - Puta de sorte(parte II) - Levámos mais um golo de ressalto;
8ª - Mas agora, todos os adversários do Benfica, podem jogar duro? Entram todos a matar! Amarelos? Vermelhos?;
9ª - O Reys tem pormenores fantásticos, mas não pode dar golos atrás de golos;
10ª - Porquê o Aimar? Não está com ritmo e confirma que não pode jogar naquele lugar( e não me venham dizer que é só culpa da lesão).
11ª - GANHÁMOS!

Saudações Benfiquistas

Sofrimento - e a inteligência?

Já sabia que ia ser difícil. Mas era preciso tanto?
NB - Já sabem o que queria dizer quando pedia inteligência? Seis golos estúpidos em dois jogos?

TOOOOMAAAAAA!!!!!

TEM DE SER ASSIM! TEM DE SER ASSIM, SEM TRÉGUAS NEM QUARTEL!

Quique errou na saída de Ruben Amorim, Nuno estende melhor o jogo que Aimar, falta um Petit.

Cardozo batalhou, Reyes retomou a corrida, os putos não têm culpa que Quim sofra do síndroma da selecção ( aproveito para lançar a campanha: Rui Patrício titular, já! Se é para um guarda redes ficar assim, mais vale ser este). Jorge cumpriu.

O RESTO É CONVERSA! TRÊS PONTOS JÁ CÁ CANTAM, TINHA MESMO DE SER ASSIM!

A má notícia que se esperava

Suazo de fora contra o Sporting e em dúvida para o jogo com o Nápoles. Mau, muito mau. Vá lá que desconfio que Nuno Gomes fará a melhor época de sempre...

O meu 11 para logo

GR - Quim
Defesa - Ruben Amorim (pq compensa defensivamente e equilibra os espaços concedidos pelos médios), Miguel Vitor, Sidnei e Léo

Meio-Campo - Balboa, Yebda, Carlos Martins e Reyes

Avançados - Nuno Gomes e Cardozo

Atenção: Logo o terreno vai estar pesado. Vai ser um jogo muito físico!

O Benfica é isto!

A Namíbia deverá contar em breve com uma Casa do Benfica, disse à Lusa o empresário luso-namibiano Manuel Coelho, que lidera o grupo local de adeptos do clube encarnado.

"Devemos ter a Casa do Benfica já em Outubro, altura em que deverá ser assinado o protocolo com o Sport Lisboa e Benfica", garantiu o Comendador Manuel Coelho, que vive na Namíbia desde criança e é membro do Conselho das Comunidades Portuguesas.

Cerca de três dezenas de adeptos encarnados serão os primeiros sócios da futura Casa do Benfica da Namíbia, mas Manuel Coelho acredita que existirão mais portugueses interessados.

"A Namíbia é um país enorme e os cerca de 1800 portugueses estão dispersos", afirmou Manuel Coelho, acrescentando que, por esta razão, "a Casa do Benfica da Namíbia vai funcionar de forma electrónica, via Internet".

"Podemos juntar os adeptos uma vez por ano ou em ocasiões especiais, mas devido às distâncias as pessoas preferem assistir aos jogos em casa. Os contactos serão feitos através da Internet", assegurou.

Mas a Casa do Benfica da Namíbia terá uma sede física, que será nas instalações do Ramblers, uma equipa da primeira liga namibiana de futebol que é dirigida pelo próprio Manuel Coelho. O protocolo que será assinado vai incluir o apoio do Benfica na formação de jogadores namibianos, obtendo em contrapartida direitos de preferência sobre os passes dos jogadores.

A ligação de Manuel Coelho ao Benfica é antiga, não se ficando apenas pelo futebol. O empresário, que é visto como um dos principais líderes da comunidade portuguesa na Namíbia, serviu de intermediário na contratação do jogador de râguebi luso-namibiano Leeroy Rentzke pelo clube da Luz, no início de Setembro., in JN

domingo, 21 de setembro de 2008

Paços certos

Para a caminhada deste novo Benfica, é fundamental vencer amanhã. Vencer, vencer, meio a zero, três pontos, vençer.... Simples, mas nada fácil!
É preciso calar algumas vozes de descontentamento que já se levantam.
Não interessa mais nada, só interessa trazer da capital do móvel os três pontos!
Eu penso que o vamos conseguir fazer, mas não queria ver o Benfica jogar com o Aimar "colado" ao Cardozo...... Mas isto é mais uma opinião de mais um treinador de bancada.

Saudações Benfiquistas

Alberto Contador

Este é um nome que ficará para sempre associado à história do ciclismo.
Com apenas 25 anos de idade, Alberto Contador Velasco, junta-se a outras quatro lendas do ciclismo (Eddy Merckx, Jacques Anquetil, Felice Gimondi e Bernard Hinault), ao conseguir vencer as três provas por etapas, mais importantes do ciclismo mundial. O Tour (2007), o Giro (2008) e LaVuelta (2008).
Quem gosta de ciclismo, e teve o prazer de assistir a algumas façanhas deste miúdo, não fica indiferente à sua capacidade, ao seu talento e à sua força.
Acredito que ainda irei ver, muitas mais vitórias deste ciclista de eleição.
Espero também, que nunca veja o seu nome associado ao doping.

Assumam-se!

Amanhã não podem existir distracções, nada conta, nada interessa, nem o público, nem o árbitro, nem mesmo eventuais erros. Se os houver corram mais, se não os houver corram na mesma, amanhã não há nada a não ser três pontos. Assumam-se, porra!

mundo novo

O governo mais conservador do país mais capitalista do mundo decide intervir na economia, nacionalizando, investindo e regulando o mercado de capitais, em Islamabad o terrorismo volta a fazer sangue, um antigo presidente da Câmara de uma capital europeia, que abandonou o cargo para se dedicar a fingir que governava um país, é consituído arguido num processo de favorecimento, logo no momento em que parecia decidido a voltar à Câmara que desgovernou, e qual é o meu maior problema?
Digo-vos já: saber se Suazo está pronto para o próximo sábado, dando por adquirida a vitória em Paços - sem essa vitória, toda a semana perderá sentido!
Desculpem a confissão, mas penso que começo a ficar estúpido.

sábado, 20 de setembro de 2008

O que se passa no Sporting?

Como é que um clube pode prescindir de um jogador como Vuckcevic? A mim parece-me estranho, muito estranho...
É verdade que aprecio Paulo Bento, reconhecendo-lhe como treinador algumas das qualidades que me fizeram lamentar a sua venda ao Oviedo: liderança e visão táctica. Mas não compreendo como é que pode desperdiçar um talento como Vukcevic.
Aquelas declarações na zona mista escondem muito do que se passa...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Também queremos!

Sporting - Belenenses

Sem jogarem muito, os lagartos tiveram direito a um golo irregular e a outro de penalti... se lhe juntarmos o sucedido em Braga, temos muito para perspectivar!

Itália

É assim: Quique pode ser acusado de muita coisa, mas de falta de ambição?
Quando se entra no S. Paolo com Di Maria, Urreta e Sidnei, três miúdos que mal fazem a barba, quando se joga para o controlo de bola, não se tem falta de ambição!
Parece-me, no entanto, que o resultado não foi mau: vir de Itália, de um ambiente hostil, com um árbitro caseiro, em condições de resolver a eliminatória em casa, não é nada mau...
Ainda assim, deixo 3 notas:
- Yedba e Carlos Martins a marcarem no meio campo não chegam. Compreendo que Quique queira obrigar a defesa a pressionar em cima do miolo, mas com laterais que não fechem nas linas, isso não chega. Talvez lá para Dezembro... entretanto Katsouranis tem lugar cativo no meio!
- Di Maria não explode sem apoio, nem recebe a bola para a frente, perdendo 2 segundos no arranque. Ou bem que aprende, ou vai passar um mau bocado.
- Leo não é o lateral esquerdo que precisávamos. É bom, muito bom mesmo, mas sem extremos que defendam e com a sua tendência para atacar, ficamos com a esquerda defensiva desprotegida.

inteligência

Já sabem ao que me referia?

Quanto ao jogo...

Não entro nas contas dos críticos que acusam a equipa de falta de rotina ( A constatação do óbvio maça-me), prefiro realçar a capacidade física nos últimos 20 minutos, a capacidade de ter no banco homens que ajudem a resolver coisas que não correm bem, o querer até ao último segundo ( Ai Balboa, se essa entrasse...), e como afirmou num comentário um leitor nosso, saber que estamos a construir algo de muito, mas mesmo muito bom. Nem que não se ganhe nada este ano. Longe vá o agoiro...

Record(ações)

Na edição on-line do Record vemos que a notícia que relata a disponibilidade de Maradona em colaborar com o Inter no mercado sul-americano está toda em castelhano. Dava muito trabalho traduzir? De há quase dois anos para cá que aquilo já não é o mesmo...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Puta de sorte!

Levar dois golos de ressalto e ficar com um jogador (prometeu tanto...)a menos, espero que a lesão não seja muito grave, é um "galo" grande demais!
O resultado não foi mau. Dadas as circunstâncias dos últimos vinte minutos, até se pode considerar que foi muito bom. Mas o nosso meio-campo........ só conseguimos ficar com alguma tranquilidade com o Katso, apesar deste ter falhado muitos passes e por vezes demonstrar alguma falta de vontade.

Holandês, filho da puta!

MK, sobre os jornais de hoje, agora já viste os golos do Suazo.

Podemos e vamos passar! Acreditem!

Saudações Benfiquistas

Jogar com italianos

É assim: se fossemos nós, estávamos com 9!

Confiança

Apesar de nos ter calhado o pior adversário possível e de não podermos contar com Aimar ou Cardozo estou confiante numa boa exibição e num bom resultado do Benfica, na certeza porém que a elimintória só se decidirá na Luz.

Amigo Inespugnabile, não creio que tenha faltado inteligência ao Benfica. Tem faltado tempo, isso sim.

Prognóstico para hoje: 1-2.
Pensando bem, talvez até seja mais um desejo. MAs neste momento acredito piamente.

Record(ações)

Numa notícia que relata a intenção de Maradona em colaborar com o Inter no mercado sul-americano, percebemos que a redacção nem se deu ao trabalho de traduzir a dita notícia do link a que a foi buscar, está toda em castelhano, desde há quase dois anos que aquilo já não é o que era...

Capacidade de sofrimento

Além da muito necessária inteligência, os jogadores do GLORIOSO têm de SABER, não apenas pensar, que vão sofrer. Psicologica e fisicamente. Têm de interiorizar que se não terminarem o jogo como fizeram contra o porto para nada servirá a exigência que lhes é pedida nos treinos. Têm de saber também que os outros se cansam. Mas não podem, como em tantas e tantas vezes , ficar à espera que isso aconteça.
É hora, BENFICA!!! FORÇA RAPAZES!!!

inteligência

Vamos ver se em Nápoles os nossos jogadores vão mostrar o que mais lhes tem faltado: inteligência.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

chamada de atenção

Enquanto o Porto se prepara para cilindrar os turcos, cabe fazer uma chamada de atenção, tentando que a ignorância de alguns amigos e de outros seres que se querem racionais (como os narradores do jogo de ontem), não se perpetue: nos jogos da Liga dos Campeões, a UEFA, a bem da publicidade, não permite que os apanha bolas actuem para lá da publicidade estática. Bem ou mal, esta é a directiva.
É evidente que o palerma do António Tadeia, como se viu ontem, não sabe disto. Mas tinha essa obrigação!

Sem palhaços não há circo!

No final da época transacta, assistiu-se, ao debandar de personalidades muito válidas do universo das modalidades do Benfica. Donner foi campeão e saíu. Aranha foi campeão e saíu.
Porquê?
Porque todos os projectos existentes tiveram que emagrecer, de forma a que, o Benfica, conseguisse fazer face ao investimento necessário (que se estava já a planear) na sua equipa de futebol.
Não me digam, que pensaram que tínhamos descoberto petróleo no Seixal......
Fernando Tavares, aguentou até onde pôde. Com a possível extinção da equipa de ciclismo, com a mais que provável falta de resultados desportivos no final da época (modalidades), ele sabia quem iria ser considerado culpado por todos os adeptos.
O seu reinado, não foi mau, mas também podia ter sido melhor. Para mim, a sua maior falha foi no basket. Indefinições diversas, e erros de casting muito grandes, contribuiram para que a equipa ficasse no lugar onde está hoje (2ªdivisão e mesmo assim não vence).

Penso que devemos ser grandes e vencedores, primeiro no futebol, só depois, aproveitar esse empurrão e transferi-lo para as modalidades. Mas uma de cada vez! Com projectos sólidos e ganhadores!
Não estou a dizer para acabarem com as modalidades. Estou a dizer que o Benfica deve ter muitas modalidades "amadoras", e com calma, ir transformando uma a uma (com projectos sólidos e bem preparados) em modalidades "vencedoras".

Ah, já me esquecia..... Estou tão deprimido com a derrota do sportem....snif,snif. Só faltam os do freixo....

Saudações Benfiquistas

terça-feira, 16 de setembro de 2008

curtas e directas

1 - A exibição do Sporting em Camp Nou na primeira parte foi bizarra. Se queria defender com 8 homens, mais valia jogar com 8 defesas. Quando Paulo Bento acordou, foi para correr atrás do prejuízo. Depois foi o que se viu: tirou Caneira, passou Veloso para defesa esquerdo e Pereirinha nem esteve em campo. Desta nem Queirós se lembrava...
2 - Fernando Tavares demitiu-se. No início de uma época desportiva e a um ano de eleições. Vieira, exigimos explicações.

TAS

A fazer fé nas notícias, o acórdão proferido pelo TAS é uma bomba no ordenamento jurídico desportivo. Sem mais.

Rui Costa Report #657483923

Não há dúvidas que todos fazem com que Rui Costa seja uma áurea neste país. Agora é a Câmara Municipal do Seixal, aqui.

Destaco a frase:" Este ano, o patrono da Seixalíada, é o ex-jogador Rui Costa. Ao longo da sua carreira como futebolista profissional, o Maestro, como também é conhecido, representou alguns dos clubes mais emblemáticos em Portugal e Itália. Durante a Seixalíada vai estar presente em alguns momentos marcantes do evento."

E esta, Master Kodro? Não estavas à espera, pois não?

Para recordar (via LUSA)

"O Benfica vai tornar-se quinta-feira o oitavo clube a cumprir 300 jogos nas taças europeias de futebol, numa gloriasa aventura, de mais de 50 anos, que teve como ponto alto a conquista de duas Taça dos Campeões.

A formação "encarnada" estreou-se a 19 de Setembro de 1957, com um desaire em Sevilha por 3-1, mas rapidamente arrebatou a Europa, após vitórias sobre os colossos espanhóis FC Barcelona (3-2, em Berna), em 1960/61, e Real Madrid (5-3, em Amesterdão), em 61/62.

Na segunda das finais da prova rainha do "velho continente", o Benfica já apresentou o "Pantera Negra", o "rei" Eusébio da Silva Ferreira, que marcou os últimos dois golos do encontro (somaria 57, em 75 jogos) e começou a escrever uma página ímpar no clube da Luz.

A "maldição" do treinador húngaro Bela Guttmann, que conduziu o clube aos dois títulos europeus e anunciou, à saída, que o Benfica jamais repetiria o feito, foi, porém, mais forte do que Eusébio: seguiram-se mais seis finais, mas todas acabaram em "lágrimas".

As finais de 1962/63, 64/65, 67/68, 87/88 e 89/90, ainda na Taça dos Campeões, e de 82/83, na Taça UEFA, bem como mais três presenças em meias-finais e mais 12 nos "quartos", também ajudaram, porém, a escrever a bela página europeia dos "encarnados".

Para o comprovar, o Benfica surge no "top 10" dos "rankings" de mais jogos, vitórias e golos marcados, tanto no conjunto das três taças (agora só existem duas, face à extinção da Taça das Taças), como apenas na principal prova, agora denominada Liga dos Campeões.

Em 47 presenças nas competições do "velho continente" (depois de 60/61, apenas falharam em 2001/2002 e 2002/2003), os "encarnados" somam 142 vitórias (10 do "ranking"), 72 empates e 85 derrotas, em 299 jogos (oitavo), com 504 golos marcados (oitavo) e 312 sofridos.

À frente do Benfica simultaneamente em jogos, vitórias e golos surgem apenas os espanhóis do FC Barcelona e do Real Madrid, os italianos da Juventus e do AC Milan, os alemães do Bayern Munique e os belgas do Anderlecht.

O historial dos "encarnados" faz-se de números, mas ainda mais de momentos
inesquecíveis, alguns, muitos, pela positiva e outros, bem menos, pela negativa.

As vitórias europeias e os jogos que valeram os acessos às finais estão, obviamente, entre os eleitos, mas, em fases mais "recuadas", muitas foram também as vitórias memoráveis.

Entre estas uma goleada caseira ao Real Madrid por 5-1, em 1964/65, uma vitória por 3-1, após prolongamento, no reduto do Arsenal, em 1991/92, uma por 2-1 em Roma, em 1982/83, e um "super" emocionante empata a quatro em Leverkusen, após 1-1 na Luz.

A história "encarnada" faz-se também de grandes dramas, das finais perdidas, uma na lotaria das grandes penalidades, em 1987/88, mas também de uma goleada sofrida em Vigo (0-7), em 1999/2000, ou de uma eliminação por "moeda ao ar", perante o Celtic, em 69/70.

Em termos individuais, Eusébio teve "mil e um noites" de glória, mas outros jogadores tiveram o seu dia, entre eles o avançado angolano Vata, que, com a mão, "enganou" o Marselha (1-0), em 1989/90, e colocou o Benfica na final da Taça dos Campeões... pela última vez."

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Seguir em frente!

«compreendeu, aceitou e pediu desculpa»
Foi assim que o assunto ficou resolvido! Não vale a pena bater mais no ceguinho. O homem não mereçe.
Para o balneário, fica a mensagem. Para os adeptos fica a esperança que, agora, as coisas sejam encaradas com outro nível de profissionalismo.
O assunto podia ter sido resolvido, de forma menos "espalhafatosa", mais profissional. O recado era realmente importante para o plantel, não para o público nem para os jornais aumentarem as suas tiragens.

O presidente do freixo, vai ser indemnizado (se não houver recurso,bla, bla, bla...). Está na hora de retomar o caminho, apenas adiado por pequenos contratempos. Espero bem que não.....
Só a mim não me prendem. Talvez conseguisse receber algum...

O acordão do TAS, está aí. Fale da sua justiça, quem entender da matéria!

Hoje começa a amostra de Liga dos Campeões (não pode ser uma verdadeira Liga, porque o Benfica não está presente, ao contrário de clubes que aliciam árbitros). Cheira-me que o sportem, vai encaixar dois em Barcelona (no mínimo). O clube do freixo é capaz de ganhar....com muita tristeza minha. Mas tenho esperança no espírito combativo dos turcos.
A nós, benfiquistas, só nos resta esperar por 5ª. Esperar que começem as verdadeiras e mais importantes, competições europeias.

Saudações Benfiquistas.

P.S: Viram o fim de semana do Alberto Contador? Aquele puto, assusta!

Perspectivas Cardozistas

Caso, como suspeito, se começe a dizer que só no Benfica é que se sabe tudo, e que mais a norte as coisas são tratadas internamente, aqui vai uma pequena lista de casos passados na agremiação mais regional do país : Fernando Gomes ( Chamou palhaço ao palhaço do Octávio num jantar da equipa na Madeira antes de um jogo com o Marítimo). Jorge Costa ( atirou com a braçadeira de capitão ao chão- eu fazia o mesmo, mas tirava logo a camisola a seguir e ia imediatamente tomar 3452 duches seguidos para arejar o fedor- quando foi substituído). Iuran (acidente de automóvel a horas a que só os Capos devem andar na rua). Edmilson ( o loiro). Sérgio Conceição. Baía ( o valente). Bruno Moraes. Quaresma. Adriano, e ainda me faltam alguns...
Vir agora a imprensa tentar dar um "spin" de conflituosidade ao Quique...Ai andam preocupados andam...
O Director desportivo, Rui Costa, deu o caso por encerrado, amanhã treina. É caso para gritar: Ala que é Cardozo!

Casos e casos

- Cardozo foi afastado por Quique. Nada de surpreendente, se tivermos em conta que o empenho é sempre exigido quer nos treinos, quer nos jogos. Quem não sentir isso, especialmente a quem defende o manto vermelho sagrado, não pode almejar mais do que um simples Newell's...

- Como sempre, no Benfica, sabe-se sempre qual o motivo. Veio depois a terreno (já hoje) o Director de Comunicação referir que é "assunto interno" do clube. Fez bem, mas fez tarde. Convém que comece a olhar para quem tem dentro do Departamento para saber de onde vem o problema...

- Quique Flores deu uma boa entrevista a "A Bola". Claro, conciso e directo, o espanhol mostra uma vontade que se for bem traduzida para dentro do campo será fortíssima.

- Frase da entrevista: "Um treinador até pode ganhar um título nas urgências, mas se ele sair e chegar outro, sem a mesma planificação, o título anterior não servirá de nada."

A escolha de Cardozo

Cardozo é um ídolo do terceiro anel, como poucos foram nos últimos anos. Até aquele acto irreflectido do jogo contra o Getafe, que em minha opinião nos custou a Taça UEFA, foi esquecido e atirado para as calendas gregas.
Custa-me, assim, compreender a falta de empenho de Cardozo, quando tem tudo para ser um dos jogadores de top na Europa. Explico:
Já há uns tempos atrás, em conversa com um amigo, comentámos que a falta de poder de choque de Cardozo só podia advir de uma fragilidade física, a corrigir ao nível de treino. Segundo me disseram fontes próximas do departamento de futebol, Quique identificou o mesmo problema nos primeiros vídeos que observou, tendo, também, sugerido que Cardozo devia ser trabalhado psicologicamente.
Quique começou a fazê-lo, obrigando Cardozo a um duplo desgaste: físico e psicológico. Só assim, acrescenta, Cardozo conseguirá resisitir à violência das marcações.
Será este mais um episódio? Compreenderá Cardozo que o seu sucesso na Europa do futebol depende da simpatia de treinadores metódicos, disciplinadores e ganhadores?
Se Cardozo o compreender, tem um futuro brilhante à sua frente.
PS - ainda não falei disso, mas a brilhante prestação de Rui Costa na volta a França do Futuro deve ser analisada à lupa. Só para evitar confusões...

Ética

Na minha opinião, mais do que trabalho de táctica um clube deve ter ética de trabalho. Não é fácil implementá-la quando não existe, seja num clube ou numa empresa, há certos tiques de facilitismo que se instalam, há uma filosofia de chegada e não de progresso, há enfim, estrelas e vedetas que acreditam ter chegado à condição de apenas mostrar o necessário e suficiente.

Hoje em dia não é possível. Falamos de futebol, e por vezes este adquire uma dimensão mais social e empresarial o que é desajustado.

O futebol é, e será sempre uma modalidade desportiva, ora no Desporto há treinos, nos treinos há índices de intensidade, de entrega, de cumprimento de requisitos físicos e técnicos, e estes querem-se progressivos, não estáticos. Caminhamos no bom sentido. As vacas sagradas podem pastar na Índia, mas nunca nos relvados da Luz ou do Seixal. Quique sobe mais um ponto!

domingo, 14 de setembro de 2008

curtas mas boas

1 - Alberto Contador não é humano. Depois da vitória de ontem, hoje deu um autêntico recital. No mês de Contador, Armstrong decidiu voltar, agitando a Astana. Contador demonstra, em Espanha e depois de ter feito o mesmo em Itália, uma força impressionante. Como acabará o Tour do próximo ano? Eu já conto os dias...
2 - Naíde e Nélson demonstram, mais uma vez, que são os melhores do mundo no salto em comprimento feminino e no triplo salto. Estão de parabéns!
3 - Vettel tornou-se o mais jovem vencedor de um grande prémio e logo em Monza. Realizou uma prova limpinha, batendo toda a concorrência. Mais, juntou à vitória a pole position, tornando-se, também, o mais jovem piloto de sempre a consegui-la. Fim-de-semana impressionante para um piloto que vai dar que falar! Massa e Hamilton resumiram-se a discutir o sexto lugar.
4 - Quique afastou Cardozo, impedindo-o de participar no treino de hoje. Depois da excelente entrevista de ontem ao jornal "A Bola", qual é o jogador que ainda tem dúvidas sobre aplicação nos treinos?
5 - Mourinho começa a mostrar aos italianos o que é ter sorte. Como sempre, não se limita a ganhar nos jogos do Inter: ganha em todos os campos. Se em Udine a Juventus não ganhar, o Inter começa a destacar-se... e em Génova, o Milan mostrou que vai, mais uma vez, agonizar...
6 - Scolari, que é tal como Mourinho o treinador mais sortudo que conheço, soma e segue. Benitez segue-lhe as pisadar e Ferguson suspira por Cristiano Ronaldo. Por sua vez, ninguém sabe se o 7 do Manchester decidirá acabar as férias antes do S. Martinho. Queirós deve olhar para isto tudo com aquele ar inteligente que o caracteriza...
7 - Em Espanha o campeontao está ao rubro: o Barcelona não ganhou, o Atlético perdeu e o Sevilha venceu num jogo impressionante. Jorge Gonçalves, o super dragão que levou um pontapé arrepiante de Bruno alvez, por seu turno, estreou-se em Camp Nou com um empate. Hoje o Real ganhará ao Numancia? Devagar, devagarinho, o Valência vai crescer...
PS - como escreveu Cervantes - e para mim é evidente -, a diligência é a mãe da boa sorte...

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Vai começar (a sério)...

O Benfica informa no site oficial:

Taça UEFABenfica TV e Meo transmitem em directo e em exclusivo o Benfica - Nápoles

A Benfica TV vai transmitir em directo e em exclusivo no Meo o jogo da segunda mão da primeira eliminatória da taça UEFA - Benfica versus Nápoles. Numa emissão especial do futuro Canal Benfica, cujo lançamento está previsto durante o último trimestre, todos os clientes MEO IPTV e MEO Satélite poderão assistir a este jogo em directo e em exclusivo na posição 30 da grelha MEO. Para além do jogo esta "antestreia" contará ainda com reportagens e entrevistas antes e depois do jogo.Este será o primeiro grande evento a ser transmitido em directo e em exclusivo na Benfica TV. O jogo realiza-se no próximo dia 2 de Outubro no Estádio da Luz, hora a definir.Trata-se da primeira emissão experimental da Benfica TV cuja licença se encontra em fase final de aprovação.Esta transmissão pode ser seguida por todos os clientes MEO (Meo IPTV e Meo Satélite) Recorde-se que no passado dia 29 de Agosto o Sport Lisboa e Benfica e o MEO chegaram a acordo para a transmissão da Benfica TV.Sobre o MeoMeo é o serviço de televisão da Portugal Telecom, oferecido através das plataformas IPTV, Satélite e Móvel, e que redefiniu o conceito de ver televisão em Portugal. Hoje, para além de 110 canais, os clientes do Meo têm acesso a um conjunto de funcionalidades avançadas como: Guia de Programação, com informação de sinopses, emissão em directo de cada canal; Conteúdos em Alta Definição; Pausa Tv; Gravação Digital, em breve com capacidade de gravação até 140 horas; Compra de canais directamente no Meo menu, através do comando da televisão e VídeoClube com mais de mil filmes disponíveis, incluindo conteúdos gratuitos.

A guerra vai começar agora. E vai ser violenta.

FORÇA BENFICA!!!!


Moedas

Como é que isto é possível?
Como é que o Estado pode aceitar uma coisa destas? Será que vai aceitar?
Cabe ao patrocinador assumir os riscos das suas decisões. Seja elas de que tipo forem.
O BdP, não pode aceitar os encargos desta operação.
Todos nós (contribuintes) pagámos, uma fatia considerável desse desígnio nacional que foi o Euro 2004. Não nos venham impingir mais nenhuma despesazita de última hora...
Não pagaaaaamos! Não pagaaaaaamos!

não dizer nada

Enquanto o Vata perde tempo a contestar o óbvio - a justiça da penalização -, os cérebros do futebol português perdem tempo a analisar o resultado contra a Dinamarca.
Meus caros, esta derrota contra a Dinamarca demonstra o evidente: se temos um treinador que a ganhar um jogo contra um país nórdico mete um anão, a 5 minutos do fim, queriam o quê?
Quando Queirós foi contratado avisei um dirigente federativo que a escolha tinha sido a pior das possíveis. Responderam-me que estava maluco, que utilizava argumentos falaciosos - como o do apoio a Cavaco Silva - e que Queirós era um dos melhores treinadores do mundo.
Como passo a vida a ir a Madrid, respondi que lhes dava os números de telefone de alguns amigos madrilistas... responderam-me que em Madrid a responsabilidade foi dos jogadores!
É claro que apoio a selecção. Mas o que aí vem não deixa de me dar um certo gozo...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Espero que não...

A ser verdade, e espero que não, que o Sport Lisboa e Benfica se remeteu a um silêncio sepulcral acerca da homenagem àquele que para mim é o MELHOR jogador de futebol da História do Clube - O Sr. Mário Coluna- e nada acertou para estar firmemente envolvido na mesma, estaremos, e espero que não, perante a maior negligência humana desde que o careca se "esqueceu" do Capitão que "apenas" ergueu bem alto as meninas dos olhos de todos nós, as Taças dos Campeões Europeus, José Águas de seu nome.
ESPERO MESMO QUE NÃO SEJA VERDADE!!!

FERRARI

Esta é provavelmente a melhor marca automóvel do mundo. E a mais lucrativa também (que o digam os italianos da FIAT).
Produz carros fabulosos, autênticas peças de colecção, obras de engenharia perfeitas e que proporcionam momentos de extremo prazer a quem tem argumentos (leia-se carcanhol) para os comprar. E ainda por cima têm aquele vermelho fantástico…

Mas eu sempre a detestei!
Sempre preferi os Lambos, os Porshes, entre outros. Peguei nesse ódio de estimação, e levei-o para onde ele é realmente importante, as corridas.

Ainda detesto mais a Scuderia Ferrari!
Agora vão todos perguntar “ Quem tem mais vitórias? Mais GP’s? Mais pontos? Mais títulos? Quem movimenta à sua volta milhares de pessoas? Quem teve o Schumi (outro ódio de estimação meu), o Fangio, o Gilles, o Nuvolari…?”. Mas nunca teve o Senna (“este” deixo para outro dia, porque “este”, merece um post só dele!)!

Isto tudo para dizer que, a decisão de penalizar o Hamilton em 25s, foi vergonhosa!
Foi apenas mais uma, das muitas que a F1 já produziu, só para beneficiar a Ferrari. Foi apenas para salvaguardar os interesses da Ferrari e dos seus apoiantes mundo fora (salvaguardando as audiências televisivas). Que culpa tem o miúdo, do IceMan se ter borrado todo e ter-se encostado á parte esquerda da pista?

Mas tenho comigo que este ano, o mundial de pilotos vai ser da Mclaren. Essa sim uma equipa fantástica!


PS: Se alguém me quiser oferecer um Ferrari, digo-vos já que o aceito e que ficaria muito contente. Uma coisa é ter gostos duvidosos, outra é ser parvo!

Chulice

É o único adjectivo que encontro para aquela coisa chamada Benfica Viagens. 1000€ para ir ver o Benfica a Nápoles? Vão roubar para a estrada...

Sete

E no fim eram sete...Para o universo benfiquista o número sete sempre teve uma mística especial, José Augusto no futebol, Panchito no Hóquei, e o ENORME Carlos Lisboa no Basquete fizeram questão de elevar este número- do qual se diz ser astrologicamente perfeito (Platão dixit)- a patamares de excelência.

Dando as boas vindas ao Manini só espero estarmos à altura de tão pesada herança, pelo menos vamos tentar!

Cá estão os capos

E pronto!
Algumas das surpresas que apontávamos para Setembro já começaram a dar os seus frutos. Manini di Vata e piazzanuova já escrevem no Ndrangheta, querendo tornar este um espaço especial na blogosfera desportiva e acima de tudo, benfiquista.

Só falta o template novo...

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

3 minutos!!!

Foi o tempo que demorou a derrocada. Foi o tempo de perder a primazia do post(inespugnabile não se deve ver televisão e trabalhar no computador ao mesmo tempo...), enfim, em três minutos e em Alvalade muita coisa muda no marcador quando Queirós é treinador a jogar em casa...Ó tempo volta para trás...

Portugal x Dinamarca

Crónica:

Péssimo resultado;
Excelente primeira parte de Portugal;
Primeiro golo de Portugal em fora de jogo;
Se insistirmos em jogar com a defesa em linha, vamos ter muitos dissabores;
Que termideira nas bolas paradas…;
Que termideira na defesa…;
Continuamos com o Síndrome de Scolari (acabamos sempre com o credo na boca);
Flash Interview final, vergonhoso (só faltava pedir desculpas ao Prof.);
Super Deco;
Exibições Positivas - Deco e Hugo Almeida;
Exibições Negativas – Nani (o primeiro golo dinamarquês é uma oferta dele), Quim (frango no segundo golo), Maniche e Simão.

Parece-me que voltámos ás vitórias morais.
Em Londres, o homem deve estar a dizer “E o burro sou eu? E o cobarde sou eu?”.

Benfiquistas, fiquem preocupados, muito preocupados! Se isto continua assim, temos que gramar com o Prof. daqui a duas épocas….

Eheh!

Os meus amigos que aqui passam sabem que detesto Carlos Queirós. Detesto de tal forma que preferia ver o Benfica a jogar na terceira divisão a ser treinado por esse cretino.
Assim, depois de ler tantas e tantas críticas ao melhor seleccionador de todos os tempos - os resultados não deixam dúvidas -, não posso deixar de esboçar um sorriso depois desta desastrosa derrota contra a Dinamarca.
O homem falhou em tudo...
EHEH!

Aproximações e Alianças

A aproximação feita pelo presidente do clube do freixo ao SCBraga, dizem as más línguas que ele até já tem lugar cativo no camarote da pedreira, tem o seu motivo á vista de todos. O homem quer continuar a mandar no CJ!
“Eu mando para aí uns jogadores e assim o Salvador não vai aí para a CM, pedir dinheiro para contratações (eles esqueceram-se dos ordenados…). Em troca, arranjas forma de continuar o beija mão aqui ao sumo pontífice, para as bandas da FPF!” – estas foram, provavelmente, as palavras que trocou com o Catedral Serrote.

Eu detesto o clube da cidade berço! Detesto! As razões são várias, mas cito apenas uma. Já vi um amigo meu sofrer uma tentativa de atropelamento nas ruas da cidade de Guimarães, só por estar com a camisola do SLBenfica vestida, num dia de jogo entre o Glorioso e o clube dos vitós.
Por isso, é fácil de entender que, nunca gostei da aproximação que existiu no último defeso, entre o meu clube e os branquinhos do distrito de Braga.
Ao ler a entrevista, que o presidente vimaranense deu ao jornal A’Bola, fiquei menos descontente, porque afinal isto é só uma parceria. Uma coisa temporária, e espero eu, sem grande profundidade!
Ao ler a entrevista, o meliante do 433 deve ter começado a espumar da boca!
“Como é que é possível que o meu presidente não perceba, que nós preferimos ser enrrabados pelo freixo a ser parceiros do SLBenfica? Ao menos os presidentes do meu clube a sul (ver o meu primeiro post), há muito que entenderam isto! Chiça!”.

Aliança, e muito forte, tem que fazer o público da Catedral com o seu plantel e equipa técnica. Não é possível ganhar, trocando de treinador de seis em seis meses e de plantel todas as épocas.
O nosso Quique tem habilidade e vontade, assim como o nosso 10. O nosso plantel também tem bastante qualidade. Aguardem pacientemente os resultados desta nova estrutura que eles vão aparecer. De certeza!

Caro Astutillo Malgioglio, não gosto de política e muito menos de déspotas.
O nosso presidente, claro que sim, vai obter benefícios pessoais com as declarações que produziu. Nunca as deveria ter feito!
O SLBenfica deverá sempre ser apolítico (até porque eu, como já escrevi, detesto a politica e os políticos)!
Mas olha que se hoje temos Catedral, foi com uma ajudinha do homem forte de Angola…

Saudações Benfiquistas.

Hello!

Ainda agora cheguei e já fiz merda! Espero que seja um bom prenúncio….

Depois de vários meses de negociações, finalmente assinei o contrato da minha vida. Por umas míseras cervejolas mensais, vendi a minha arte (e que bela arte) da escrita, aqui ao nosso fabuloso Ndrangheta.

Prometo esforço, dedicação…. isto já está a ficar muito parecido com o lema dos frequentadores usuais do WC da 2ªcircular. Vamos lá começar outra vez…..

Prometo defender o SLBenfica sempre! O que nem sempre significa dizer ámen (esta é para o Inespugnabile). Ocasionalmente, irei teclar acerca de outros desportos e personalidades Benfiquistas. Distribuirei fruta com fartura no 433 (para bom entendedor…), pois aquele meliante é insuportável (o que se devia esperar de um gajo que está indeciso entre o sporting e o guimarães?).

Parabéns aos antigos escribas do blog, pois foi a leitura diária do mesmo que me fez ter vontade de juntar ao grupo (afinal fui eu que me vendi ao Ndrangheta!).

Quanto o meu nome…. É a vontade que manda mais alto! A qualidade é importante, mas sem vontade, não se vai a lado nenhum. Nem no futebol, nem na vida!
Aquele lance é um exemplo claro daquilo que o SLBenfica deverá ser. Vontade, Querer, Insatisfação e Glorioso! Depois de agarrado, ele não desistiu nem se mandou para o chão. Fez golo e levou-nos a mais uma grande final.

Vamo-nos vendo por estas bandas.

Saudações Benfiquistas

Helo

Vindimas

De quinta-feira passada até ontem decorreu, em Palmela, a festa das Vindimas, organizada, mais uma vez muito bem, pela Câmara Municipal de Palmela e pela sua Presidente, Ana Teresa Vicente de Sá.
Uma vez que este blog é sobre futebol e ligações perigosas, não deixei de achar estanho que no dia da inauguração da festa estivessem presentes dois inimigos de longa data: Octávio Machado e António Oliveira.
Embora saiba que Octávio é um bom palmelão e presença assídua na festa, onde bebe uns copos, come e conversa com toda a gente, sobre todos os assuntos (o homem é presidente dos bombeiros, vereador com pelouro, vitivinicultor e ... benfiquista), a presença de António Oliveira pareceu-me estranha. Ou nem tanto: será que dos investimentos no Finibanco, o homem vai saltar para investimentos em vinho?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mais do mesmo

Depois das vergonhosas prestações dos jornalistas aquando da era Scolari, perguntando, questionando e impingindo Deco e Pepe para a Selecção, hoje chegou a vez de Liedson.
Pergunto eu: não há ninguém no Benfica que se queira naturalizar, para depois podermos fazer algum dinheiro com ele, já internacional pela Selecção?

Precipitações

Tal como a chuva, de vez em quando metem água. "Ai meu Deus, que esta equipa do Benfica está de rastos, mal preparada, o Aimar fez uma rotura, o Léo fez outra, parece que são de papel", e tal...
Eis senão quando o Pablito surge hoje a treinar com bola, limitado, todavia com bola, SEMANA E MEIA DEPOIS!!!
Léo já treina há quase uma semana...

Duas palavras simples para os "cultores físicos" da imprensa : Planeamento e Metodologia.

Se quiserem até posso oferecer referências bibliográficas!

Tele Visões

É por estas e por outras que quando 2013 chegar, mandamos a oliveirada toda ao raio que a parta!
Chega de fazerem dinheiro à nossa conta! Quero ver a suspensão do legume...mas vou esperar sentado...

Política, galhetas e hipocrisias

Sem festa encarnada na Luz, dediquei este fim de semana a uma festa vermelha, ali bem perto do local onde os nossos rapazes treinam. E por lá também se falou de futebol entre benfiquistas. Conclusão simples do debate: este 442 que a pouco e pouco irá derivar para um 4231 não serve o Benfica. Um losango, com Martins e Katsouranis nas costas de Aimar parece a melhor solução, mas um 433 bem aberto, com Reyes e di Maria fazendo a vez de apoio a Cardozo consoante o flanco por onde se conduza a bola também tem adeptos.

Apesar de alguns pontos de contacto com a doutrina marxista (outros há com outras correntes), não foi isso que me levou ao Avante. Até porque me considero apartidário. O Benfica, mais que apartidário, é apolítico. Ou deveria sê-lo. Por isso chocam-me as felicitações do Benfica a José Eduardo dos Santos, uma das figuras mais execráveis do panorama político mundial. Choca, mas não surpreende. Vieira, mais uma vez, usa o Clube em proveito próprio. Há outros negócios a cuidar.

Rodriguez volta a estar na ordem do dia. Mais do que os eventuais castigos, deve-se debater o critério das imagens. Os lances (já descritos pelo inespugnabile) que a Sport TV não quis (?) fazem lembrar outros desaparecimentos (Paulinho vs JVP e Peixe vs Canniggia, p.e.). E a Liga insiste em transformar os realizadores dos jogos em advogado de acusação, júri e juiz. Depois basta aparecer um cromo com maior fervor clubistico para se instalar a confusão.

Houve entretanto alguém que se atreveu a falar em "cobardia". Nunca fora tão forte. Enquanto jogou soube ser inteligente nas declarações, certamente com medo de estragar a sua aura de bom rapaz. Bastou que o alvo saísse do País para se assistir ao ataque. Quem é afinal o cobarde e onde pára a hipocrisia?

Conselho de Disciplina

1 - O Conselho de Disciplina da Liga deve, com base nas imagens ontem divulgadas, punir Rodriguéz. Sem mais.
2 - A SportTv, que ainda não se dignou a esclarecer se Lucho ganha a posição a Katsouranis em fora de jogo, deve ser responsabilizada por este episódio.
3 - O Sport Lisboa e Benfica não pode conviver com estes episódios que demonstram a podridão e o compadrio em que vive o futebol português.

Forum Benfica

É evidente que aqui, no Ndrangheta, nos encontramos a analisar a aparente irregularidade denunciada no Forum Benfica.
Agora resta aguardar pelas diligências tidas por convenientes. Apenas registo que o Record já saiu em defesa do Porto. Será que foi o guru?

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ciclismo

Quase todos os sócios do Benfica que conheço (para mim só se pode dizer que se é benfiquista a sério, se se for sócio, melhor, só nós, os sócios, podemos discutir assuntos relacionados com o quotidiano do Sport Lisboa e Benfica) gostam de ciclismo.
A Leonor Pinhão conta, até, uma história sobre o avô, que num dos últimos natais anunciou que havia outra coisa, além do futebol do Benfica, de que gostava. A família esperou, pensando que o amor do avô à família era, ao fim e ao cabo, relavante (ou, ao menos, tão relevante como a devoção ao Glorioso). De seguida, o avô disse: também gosto do ciclismo do Benfica!
Esta devoção está-nos no sangue, de tal forma que foi transposta para o símbolo.
Assim, não se compreende que a direcção do Benfica não mantenha a aposta no ciclismo!

domingo, 7 de setembro de 2008

Suazo

Os jornais, faltando melhor, atacam Suazo. Suazo é isto, é aquilo é aqueloutro. Compreendo: além do Benfica, poucos clubes teriam capacidade de contratar, na mesma época, Suazo, Aimar e Reyes.


sexta-feira, 5 de setembro de 2008

a caravana passa...

... a excelente equipa técnica do Benfica tem 15 dias para preparar os quatro jogos que se avizinham. Em paz e sossego, espero.

Qualquer provocação exterior deve ser tida como não lida. Venha do Conselho de Disciplina da Liga, de Gondomar, ou de Alvalade...

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Idiota

Título que não só é um belíssimo romance de um dos maiores escritores da Humanidade, como também define bem as tropelias e a personalidade de um ex-jogador do Benfica que mergulhou de cabeça e a pique após sair da Luz vociferando raios e coriscos. Sabemos que só uma cláusula relutantemente aceite pelo Chelsea de Mourinho impediu a concretização do sonho deste particular idiota...

Ler então a saga de quem trancou quem...

"Eu não fui!", protesta indignado o idiota, mal sabendo que sonhando sonhos azuis, um dia ficaria trancado também, só que desta vez do pior lado possível: O DE FORA!

Temos pena...

Castigos

Depois de um difícil despertar, li A Bola e ri-me. Tanto empenho em gerar aquela trapalhada toda na FPF e o Benfica é que sai beneficiado? A ser verdade, Quique agradece.

Anda por aí muita gente indignada com a não interdição do estádio da Luz. Indignação mereceria um possível castigo aos vinte e tal mil que têm bilhete assegurado desde Julho. O agressor foi detido e responderá em tribunal pelo seu acto individual, logo, qualquer sanção desportiva que vá além da multa é uma aberração. Até pode ser uma aberração habitual no estrangeiro, mas eu não gosto de copiar maus exemplos. A Liga já multou o Benfica enquanto organizador do jogo. Agora cabe ao Clube pedir a respectiva indemnização à empresa de segurança contratada e ao Estado Português impedir o adepto de Laborim de ir à bola. Os mecanismos existem, basta aplicá-los. É que a Lei 16/2004 foi feita a pensar em todos, mesmo que os Laurentinos deste País julguem que apenas se aplicam às claques.

Já agora uma dúvida. Quem castiga os quatro polícias que malharam forte e feio num sexagenário munido de uma revista enrolada?

à atenção de muita gente

O empate com o Porto, atendendo ao péssimo resultado de Vila do Conde, só pode ser considerado menos mau considerando as circunstãncias do jogo.
Em qualquer dos casos, empatar com o Porto em casa, estando a dois pontos dos tripeiros, é sempre um péssimo resultado.
Ainda mais se observarmos o calendário com atenção: deslocações a Paços de Ferreira e a Leixões, com recepção ao Sporting. Para a UEFA, então, ainda pior: Nápoles.
Ou seja, a meio de Outubro podemos estar com a época resolvida.
Nunca fui pessimista. Nem o serei agora. Mas se alinharmos na política dos bons resultados quando são maus, trabalhamos a favor dos nossos adversários. E isso, meus caros, é o que a comunicação social tem feito.
Assim, a mensagem a passar dentro do balneário é simples: o que fizeram não foi bom!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A silly season não acabou

Definitivamente, ainda anda tudo afectado pelo vírus da parvoeira de Verão. É a Liga, que acaba de descobrir o seu sumaríssimo anual. É a Sport TV, que tem zooms milagrosos para que possamos ver os jogadores a limpar o salão durante os cantos, mas continua sem nos elucidar relativamente à posição de Lucho Gonzalez no momento precedente à falta de Katsouranis. É a possível interdição do Estádio da Luz, certamente assente na jurisprudência de casos como as agressões a jornalistas da RTP no final de um Porto - Famalicão disputado na Antas, o Baile dos Cabeçudos em Alvalade naquele saudoso Maio de 2004, ou a célebre "Peitada" de Kostadinov. E é Guilherme Aguiar, essa figura incontornável do anedotário futebolístico, que contestando duramente a possibilidade de algum dia se fazer descer de divisão um clube por corrupção dos seus dirigentes, descobre que aquele adepto de Laborim pode, com o seu acto irreflectido, ter coagido o árbitro a favor do Benfica! Não fosse tudo isto suficientemente estúpido e ridículo, ficamos agora a saber que o Futebol Clube das Putas, cujo padrinho continua a sentar o seu flautulento rabo nas tribunas presidenciais desse País fora - isto depois de já ter passado por estúdios de televisão - sem que isso cause qualquer constrangimento a um tal de Hermínio Loureiro, apresentou queixa na Liga por Luis Filipe Vieira, num dos seus raros acessos de lucidez, ter decidido apresentar desculpas à equipa de arbitragem. Enquanto isto, os "diferentes" e "impolutos" já levam dois pontos oferecidos.

ps- Dado o contexto, o resultado de sábado foi muito bom. Frustrante, para quem, como eu, acabara de sair da depressão futebolísitica e se fizera à estrada com a convicção de uma vitória por dois golos, mas bom. E para isso muito contribuíu Jesualdo Ferreira, que repetiu a tremideira de há uns anos. Eu não me esqueço do dia em que Jesualdo se apanhou empatado ao intervalo de um jogo na Invicta e se encolheu perante o sobretudo de Mourinho. Teve tudo para ganhar e nada fez para o conseguir.

Mapa de castigos

Em Nápoles Cardozo ficará de fora porque, em tempo indevido, utilizou os cotovelos. Em Paços e na Luz, contra o Sporting, Luisão vai para a bancada porque, sem mais, lembrou-se de jogar com a única coisa que ainda tem para oferecer: o cotovelo.
Katsouranis deixar-nos-á orfãos em Paços porque, em vez da cabeça, passou o tempo (pouco...) que esteve em campo contra o Porto, a pensar com o cu.
Eis a sina dos castigos. Será que as boas reservas do plantel aproveitarão o mapa de castigos?

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Crime e castigo

2 jogos! 2 jogos por começar a ficar em forma! 2 jogos por fazer com o cotovelo o que eu gostaria ter feito com o pé! 2 jogos para começar a enterrar as apostas bem feitas este ano! Não vão ter sorte...
Sempre tinha confidenciado entre amigos que o futebol do Clube não vivia danos permanentes de estrutura, vivia sim danos permanentes de conjuntura. Uma questão de encontrar as peças certas na certa altura...
O trabalho de reformulação ao nível da cultura de treino que Quique está a fazer só será mensurável em Fevereiro/ Março, sim, porque há uma enorme diferença entre ir aos treinos e, de facto treinar, quero lá saber dos caprichos do sorteio! Estourados e com dez, ou 8, para quem como eu lá estava, e lá do alto pareciam de facto 8, chegou! O resto como diz o inespugnabile, é bacon com ovos!
Há coisas que mais uma vez começam cedo a feder...veremos daqui a umas semanitas com jogos de selecção em cima, champions e uefa onde vamos estar, eu aposto, melhor afirmo : Arriba!

P.S- Um grande abraço ao eterno inespugnabile que de tempos a tempos se lembrou de mim, outro grande abraço ao Mister D. Ambos têm lutado que nem Águias, sobretudo em tempos mais difíceis quando já não podia postar deixando-lhes a eles- sem esquecer o grande Cosimo, claro!- o fardo de por nós pelearem na blogosfera, a estes (mais ao inespugnabile, não me podem levar a mal), e àqueles que depois de mim vieram e que também nos elevam acima da merda invejosa e sulfurenta- que primeiro nos lê para depois opinar- muito obrigado!
É bom estar de volta à luta! Viva o Benfica!!!

P.S1- Para voltar com um travinho a pimenta: no final dos próximos dois anos Vieira será recordado como um dos mais importantes Presidentes da História do Clube...
Quanto aos 3500 euros, metam-nos no cu!

Eles estão de volta

Os sumaríssimos!

Gosto particularmente desta frase: "Logo no início do clássico de sábado à noite, as câmaras da SportTV mostraram uma cotovelada de Luisão em Sapunaru. Aconteceu antes de um lance de bola parada."

Alguém se lembra do que aconteceu ao nº2 do FC Porto o ano passado quando pisou João Moutinho?
Alguém se lembra do que aconteceu ao nº2 do FC Porto quando saltou com o joelho em cima de Jorge Gonçalves, do Leixões?

Se não querem que o Benfica ganhe o campeonato, avisem já...

Novidades no Ndrangheta (com actualização)

O grande Piazza Nuova, depois de uma passagem forçada de quase ano e meio pela Calabria, a fim de rever a sua ética, está de volta. Até que enfim que a direcção do Sport Lisboa e Benfica volta a ter alguém que a defenda - além do meu génio, claro está!
Depois, surgirá a grande contratação do ano. Um homem que em conversa privada e depois de assinar o contrato que o ligará ao nosso clube, prometeu o seguinte: "Farei uma marcação cerrada ao grande meliante da blogosfera!". Em meu entender, meus caros, e conhecendo o feitio do nosso novo escriba, podemos estar perante uma revolução na blogosfera portuguesa. O homem, se bem o conheço, não vai só marcar o meliante, vai marcar toda a blogosfera, a começar por mim. Em suma, ainda mal o contratámos e já estamos arrependidos!
Mas os contratos são para levar até ao fim e, meus caros leitores, em breve, o novo escriba aparecerá.
Por fim e como o aspecto deste blog começa a fartar, o Mister D, na sua veia abichanada, prometeu desenvolver os seus melhores esforços para remodelar aqui a casa.
Assim, prometemos que esta nova época desportiva marcará o início da cavalgada do Ndrangheta rumo ao poder da blogosfera, derrotando os cavaleiros do mal!
PS - o novo escriba já lançou um desafio: que tal começarmos a nova época com um combate de boxe contra o meliante da blogosfera?
Nota: a mais recente contratação já escolheu o nome e está prestes a ser apresentado... o nome, meus caros, o nome que escolheu simboliza tudo. Como verão, tem garra, tem magia, tem justiça divina, tem, ao fim e ao cabo, toda uma gloriosa história. O nome, meus caros, meterá medo ao medo...
Nota (2): o Mister D prometeu uma resposta para o abichanamento do novo grafismo. Prometeu e, como todos já sabem, cumprirá! Já tremo de medo... com o grafismo que para aí virá!
Nota (3) - O Manchester City avançou com uma quantia muito pequena por Ronaldo: 165 milhões de euros. Ainda não parei de rir!

Escumalha

"Guilherme Aguiar, antigo director executivo da Liga, desafia Ricardo Costa, o presidente da Comissão Disciplinar, a considerar a possibilidade de coação ao árbitro assistente, José Ramalho, do clássico da Luz, do passado sábado. O antigo dirigente afirma que a interdição do estádio não faz sentido, mas o Benfica pode incorrer numa pena de descida de divisão, por tentativa de coacção ao assistente de Jorge Sousa." in Bola Branca

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Para os mais incautos

Há uns anos, alguns membros de determinada claque invadiram um campo de futebol da primeira liga, armados com paus e outros objectos, a fim de agredirem jogadores benfiquistas que aqueciam.
Sabem o que aconteceu? Sabem qual a sanção? Eu explico:
NADA!

Prismas diferentes

Montou-se desde Sábado â noite uma operação "limpeza cerebral" em relação ao Benfica x Porto que já me começa a irritar. A começar pelos desgraçados comentários ao jogo de Miguel Prates e continuando por toda a comunicação social.

Alguém me explique como é que sendo o Benfica dominado, como nos querem fazer crer, conseguiu ter mais posse de bola. Ou como é que, sendo o Porto dono e senhor do jogo, só conseguiu marcar de penalty?

Outra coisa que me faz confusão é não ler nem ouvir ninguem dizer que Yebda e Carlos Martins bateram-se de igual para igual com 4 jogadores do Porto na mesma zona do terreno.

O Porto jogou o que jogaram dois grandes jogadores que tem: Lucho e Lisandro.

O Benfica jogou bem, com uma mentalidade muito competitiva, e não fora o desastrado jogo de Katsouranis e os problemas físicos que apareceram na parte final do jogo poderia ter vencido.

A propósito dos problemas musculares dos jogadores do Benfica quero dizer que acho sintomático do triste jornalismo que temos as considerações que se fizeram sobre um profissional como Paco Ayestarán e a que logo uns quantos ignorantes fizeram questão de dar eco pela blogosfera.
Paco Ayestarán é só um dos melhores profissionais europeus no seu ramo.
Não estamos a falar do clã Moura, que ao fim de uma semana de trabalho conseguia ter 5 lesões musculares no plantel. Estamos a falar de um campeão europeu que teve as duas primeiras lesões musculares ao segundo jogo oficial da temporada.

Para finalizar quero realçar o grande jogo que fez Luisão. O capitão do Benfica no jogo foi enorme.
Exibição essa "ignorada" pelos opinion makers da praça. Nada de novo.
Luisão, Yebda e Carlos Martins foram a meu ver os grandes jogadores do Benfica no Sábado.

O Benfica está no rumo certo e estas 3 semanas de pausa são preciosas para a equipa cresça.