quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diferenças

Investidores asseguram salário de Moniz na Luz


"Director-geral da TVI teve luz verde da Prisa para submeter-se ao desafio de ir a votos. Hoje dá a resposta; o seu salário está assegurado por investidores estrangeiros.
José Eduardo Moniz dará hoje uma resposta definitiva quanto à hipótese de ser candidato à presidência do Benfica. O director-geral da TVI teve ontem luz verde da Prisa, grupo espanhol accionista maioritário do canal, para suspender as suas funções do canal e, assim, encabeçar a lista às eleições do Benfica que se realizam a 3 de Julho e que tem como grande promotor José Veiga. Moniz tem a garantia de que se perder volta para a TVI, se ganhar exercerá o cargo de consultor do grupo para a Península Ibérica.
Ontem, Moniz esteve reunido com o ex-empresário de jogadores e ex-director do clube no Hotel Ritz em Lisboa, e deu a entender que ia aceitar o desafio (à saída, apanhado pelas câmaras da RTP, não comentou), mas só hoje, por volta da hora do almoço, deve dar a resposta final ao convite endereçado há três meses, período em que confessou a vários amigos que um dos sonhos da sua vida era ser presidente do Benfica.
Na passada semana, Jaime Antunes, o economista e notável do clube que apoia Veiga, fez o derradeiro forcing, culminado com um almoço com Veiga no restaurante Parreirinha, em Barcarena, frequentado por funcionários da TVI, realizado na passada segunda-feira. O "Movimento Benfica, Vencer, Vencer" tinha entretanto assegurado Mega Ferreira, actual presidente da Fundação do Centro Cultural de Belém, como candidato alternativo. Registe-se que a primeira pessoa a sugerir o nome de Moniz, dentro do Movimento, foi, precisamente, o cineasta António Pedro Vasconcelos, que anteontem esteve perante Luís Filipe Vieira no programa da RTP Trio de Ataque.
Um dos primeiros problemas está resolvido. O salário de José Eduardo Moniz, na ordem dos 50 mil euros líquidos mensais , vai ser sustentado por um grupo de investidores estrangeiros que vão colocar entre 30 a 50 milhões de euros nos primeiros seis meses de mandato. Este é um problema similar ao de José E. Bettencourt no Sporting, ex-quadro do Santander, com a nuance de que o presidente do Benfica não pode ser remunerado pelo clube.
Hoje ou amanhã, o mais tardar, se tudo correr como o previsto, Moniz deve fazer o anúncio oficial. " in DN Desporto.

Várias dúvidas: 1ª - Sempre pensei que alguém que se candidata à Presidência do Benfica fá-lo por sua iniciativa, não a convite.
Porquê? Porque à partida estamos a verificar que há alguém acima do titular máximo do Clube(quem lhe paga o salário), logo estaremos perante uma fraude ou logro eleitoral, se preferirem. Isto é grave, muito grave.

2ª- Que investidores estrangeiros são esses? Permitam-me recordar-vos qual foi a reacção UNÂNIME do Universo Benfiquista aquando dos rumores da OPA chinesa (minto, não foi unânime, Damásio era a favor, logo está tudo dito.)

3ª- Há 3 meses que o dito movimento negoceia com investidores estrangeiros a entrada no Benfica, que deita por terra toda e qualquer teoria da reunião espontânea e desinteressada.

4ª- Porque é Veiga a fazer o convite? O movimento sempre alegou que era independente de Veiga, agora que súbita volta cósmica sucedeu para que seja este o emissário plenipotenciário que AVALIZA um possível Presidente?

Não, meus caros, isto fede...e não é pouco...

N.B- O DN pertençe à Sportinveste, pelo que a veracidade desta notícia é exponencialmente aumentada!!!

Há que pensar em todas estas informações: Irá existir quem mande no líder máximo do Clube; Este será remunerado pelo Grupo Prisa, que é parceiro estratégico da Sportinveste a.k.a Olivedesportos; Veiga volta anos depois(?) a trabalhar para Joaquim Oliveira, e todas estas manobras se prendem com o facto dos contratos com a Sporttv não serem renegociados, e como sabemos foi Moniz quem do nada fez de Oliveira alguém muito rico.
Haverá na blogosfera quem vos diga que isto é falso, mas não é, quem o diz é funcionário da Sportinveste.

Não podemos tão perto que estamos de poder definir LIVREMENTE os nossos cachets- e aí, os outros ficarão a milhas, conforme decerto saberão- ceder e pôr o poder da Sportinveste de novo no Benfica! Foi preciso suar e perder muito para aqui chegar...mas somos quase livres, livres de qualquer mão invisível, livres de estratégias que não a nossa. Aí seremos Benfica outra vez. Ou sou só eu que me apercebi que a quantidade esmagadora de campeonatos ganhos pelos tripeiros só surge após a implementação da Olivedesportos no panorama nacional?

Benfica Sempre!

25 comentários:

MM disse...

Cada vez mais esse movimento é uma embrulhada de todo o tamanho, que cheira muito muito mal.
E o nome de Moniz (antes de saber desta voltas e revirvoltas de quem lhe pagará o salário) nem me faz muita comichão. O problema é mesmo quem está por trás.

piazzanuova disse...

Mas esse é, e será sempre o busílis da questão.

manjob disse...

Pelos vistos a lógica da conspiração dos oliveirinhas e dos avençados, agora que já dá jeito, serve para aumentar exponencialmente a veracidade da notícia.

Efectivamente retiro o chápéu ao LFV, conseguiu transformar adeptos do Benfica em indefectíveis adeptos seus.

Da última vez que tinha assistido a semelhante processo de lobotomização intelectual foi com o delirante Vale e Azevedo.

piazzanuova disse...

Tens aqui um belo espaço para refutar o post, aqui não há censura. Força!

Passaralho disse...

Nem discuto a possível veracidade da 'teoria da conspiração' que fazes.
Dou isso de borla, sem stress.
Não me faz impressão nenhuma uma direcção ter aliados financeiros, algo que , como todos sabemos, A actual também tem e procura.

Alerto é para isto: anda muita gente 'iludida' com a história da Sportinvest/Olivedesportos, direitos televisivos, etc. Que agora é que vai ser, que vamos receber 10 vezes mais que os outros e tal...

Aposto já aqui em como não vai ser assim. Até se pode conseguir melhorar algo, mas nunca será nenhuma diferença abissal para a concorrência.
E o nosso mercado não permite valores comparáveis ao que se faz lá fora.
E mesmo Vieira, irá renovar com quem já lá está, até porque não vai aparecer mais ninguém.

Quero eu dizer, apostar, que esse suposto milagre financeiro nunca vai acontecer. Que esse suposto cavalo de batalha é um flop, uma ilusão.

Gravem isto. Se eu me enganar, serei o primeiro a admiti-lo. E a ficar feliz por isso.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

manjob disse...

A esquizofrenia, por enquanto, não me motiva, mas agradeço e reconheço a diferença para outros locais como o Fórum Benfica do indefectível adepto de LFV, Benfica Eagle. O tal que no início da época passada anunciava vitórias, só porque íamos contar com o melhor Director Desportivo do Mundo e já não tínhamos, nem LFV, nem Veiga, para cometerem os erros anunciados e evidentes.
Afinal, com o Rui Costa, mantiveram-se os erros anunciados e evidentes e, pior que isso, gastou-se muito mais que em anos anteriores. A pérola, quanto a mim (nem vale a pena falar do historial físico de algumas aquisições, nem de se gastar 4 milhões de euros numa terceira escolha do Real Madrid), é termos adquirido 25% do passe de um jogador que não é nosso (Reyes) e que tem pouquíssimas perspectivas de se valorizar numa futura venda. Que bolada!
Agora querem-nos fazer crer que, mantendo-se as personagens mas com muito menos dinheiro, a coisa vai ser melhor. Por mim, apenas acho que ao menos este ano o fracasso vai sair mais barato.

piazzanuova disse...

És capaz de ter razão. Mas há que apontar ao céu.

Mas pelo menos, no mínimo dos mínimos temos de receber mais que os outros, bem mais. Se isso for conseguido, se houver esse desiquilíbrio proporcional já é qq coisa.

Não será o ideal, mas olha, you can't alway get what you want.

jouny disse...

tanto rancor às pessoas!

mas qual é o mal do homem se candidatar?é assim tao mau?
e porque tanta protecçao ao vieira?fez assim tao bem ao benfica? nao fez o que qualquer outro presidente se tivesse no mesmo periodo e no mesmo lugar faria?
ou fez mais?ou menos?
ganhou tantos titulos que mereça respeito?
orgamizou o benfica asssim tanto ou ainda nos acusam de desorganização e estarmos a anos-luz nesse aspecto para os colossos europeus?
ou só porque esta ligado ao rui costa temos que o gramar?

piazzanuova disse...

Resposta por partes, Passaralho o comentário anterior é para ti.

jouny, não é rancor, é preocupação. A ti não te preocupa que alguém pague o sala´rio à figura máxima do Clube?

Não te parece estranho que o líder máximo tenha de responder a uma entidade que lhe paga, e por isso terá ascendência sobre ele?

Quem votasse Moniz, saberia que estava a votar noutros que na sombra lhe asseguram o 'funding'?

ISTO PARA MIM É MUITO GRAVE!

Passaralho disse...

P.S.: uma vez mais os meus parabéns pelo blog e pela sua pluralidade.
E também por se começar a discutir estratégias, caminhos, soluções, hipóteses financeiras, ainda que mantendo uma certa colagem à pessoalização, que no entanto é por vezes impossível de dissociar.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

jose disse...

Qual e parte da noticia em que se diz que o candidato JEM vai ser renumerado por um fundo de investidores fora do Benfica que as pessoas teiman em nao perceber?

Qual e a parte, que nao entendem, que isso deixara o Benfica nao ao governo do candidato, mas sim dos ditos investidores?

E assim tao dificil?

Digam la, se o Vieira fosse renumerado, nao seria isso outra arma de arremeso contra o homem?

Mas por que carga de agua, e que pessoas inteligentes nao conseguem opiniar acerca das consequencias de tal proposta, mas continuam a carregar a moita no ambito pessoal?

Vale tudo para culpabilizar uns e desculpar outros? E isso que se vai discutir ate as eleicoes?
E o Benfica? Nao vale a pena discutir?

So por curiosidade (porque nao sei) alguma vez houve um presidente do Benfica renumerado? Os estatutos permitem tal coisa?

GeracaoBenfica disse...

piazzanuova,
o facto de ser critico da gestão desportiva de Luis FIlipe Vieira não me permite dar crédito a qualquer noticia.

Tudo o que envolve o Movimento, como o Moniz, neste momento são especulações às quais os benfiquistas já deveriam ter aprendido a estar imunes.

Se Moniz avançar, aí sim deveremos fazer a nossa análise.

Agora, é importante que não comecemos a entrar nas tão criticadas (Quando tocam a Vieira) teorias da conspiração.

O que escreveste acima é algo de totalmente recambulesco e que precisa que muito mais que boa vontade para acreditar.

A minha mensagem neste momento é que se analisem apenas FACTOS e DISCURSOS DIRECTOS. E até ver, tirando a palhaçada feita mais uma vez pelo Carvalho, a unica solução à vista para o Benfica é Luis Filipe Vieira.

Quem discordar dele, vote em branco para lhe demonstrar que os benfiquistas estão acordados e EXIGEM MELHOR, quem concordar vote em Vieira. SIMPLE AS THAT!

Se aparecer outra lista. Até que se apresente e dê a conhecer o projecto e se submeta ao contraditório, não é assunto.

Já chega de darmos atenção ao que não a tem.

piazzanuova disse...

Perdão. Isto não é especulação. Veiga reuniu-se com Moniz, ambos prestaram declarações em que anuem o encontro.

Já o disse a outros, enquanto realizar que alguém quer pôr um testa de ferro no Benfica, denunciá-lo-ei.

As simple as that!

abidos disse...

Pizza, a a tua preocupação, é a minha...

Depois de todas as 'movimentações' da comunicação social nos ultimos tempos contra a actual direcção, dizer que a questão dos direitos televisivos é uma teoria da conspiração, é negar o obvio...!!!

Continua-se a falar nos erros que são cometidos pelo Benfica, que supostamente provocam as 'não' vitórias, ignorando mais uma vez os 'erros' da 'fruta, e do chocolate'...!!!

O Benfica para ganhar não pode ser simplesmente melhor que os outros, tem que ser exponencialmente muito melhor que todos os outros, e isso no futebol só poderá acontecer com a nossa independência financeira, até lá...!!!

Catenaccio disse...

Não foi o Veiga a fazer o convite a Moniz. Foi o António-Pedro Vasconcelos que teve a ideia e que convenceu o director-geral da TVI.

Afinal, para além do 'Mestre Jedi' ainda há um 'Yoda' com alguma influência.

Quanto ao resto, carece de fundamento e prova documental. Esperemos pela futura lista para retirar mais conclusões.

piazzanuova disse...

sith, catenaccio,sith...

GeracaoBenfica disse...

caro piazzanuova.
eu nao questionei se moniz vai ou nao ser candidato. Apenas te disse que para mim não é assunto por enquanto.

sobre o resto... mantenho! É demasiado recambulesco, sem sustentação e não seguramente essa campanha eleitoral que queremos para o Benfica.

Catenaccio disse...

Diz lá que o Vieira não encarna bem no papel de Palpatine, capaz de levar o jovem Padawan Costa a enveredar pelo dark force :)

Só uma achega final. Estive presente no Sheraton e pude que só por má fé se pode escrever que Manuel Damásio terá algum papel activo na futura lista do 'Movimento'. Para já, nota-se claramente o avançar da idade; por outro, penso que o próprio reconhece que o seu tempo no clube já passou e não deixou saudades aos benfiquistas. Portanto, esse 'perigo' de um eventual regresso não tem fundamento.

Irokumata disse...

Gosto da comparacao ao Star Wars... Quem sera o Luke Skywalker? LOL

jose disse...

O Veiga e o Bobba Fet. A procura da melhor bounty....:)

LC disse...

piazza, o que fez o Jaime Antunes pelo Benfica para ser um notável?

Considero notáveis aqueles que deram ao Benfica sem nada em troca, isso é ser notável.

LC disse...

"E também por se começar a discutir estratégias, caminhos, soluções, hipóteses financeiras, ainda que mantendo uma certa colagem à pessoalização, que no entanto é por vezes impossível de dissociar."

passaralho,
esta é a minha guerra, custa-me ver discutir apenas as pessoas, mas deste modo que escreves é a única forma que há para fazer, é como dizes, não se pode dissociar os nomes dos projectos, mas assim discute-se o Benfica.

"não comecemos a entrar nas tão criticadas (Quando tocam a Vieira) teorias da conspiração"

geração,
a questão aqui não é essa, mas tu não és coerente por uma simples questão, se for contra dás crédito se for a favor não dás... és tu (e muitos) quem diz que a antecipação das eleições (entre outras) são uma conspiração.
No entanto concordo com parte do restante que escreveste.

"esse 'perigo' de um eventual regresso não tem fundamento"

catenaccio,
o que tem fundamento não é um eventual regresso, acho que os benfiquistas sabem manter longe quem não interessa, é a diferença de opiniões dele, no ano passado da boca dele quase que se fazia uma estátua ao Vieira, este ano já se encostou na outra margem.

van_basten disse...

eu so espero e k kuando acabar o contrato olivedesportos o benfica receba o k tem direito pela transmissão dos seus jogos. isto é o dobro do k o porto recebe. basta ir ver a kualker café. se esta a dar futebol e tá xeio e porque ta a dar jogo do benfica. o porto pode tar a jogar com o manchester e o benfica com o carcavelinhos com o devido respeito k me merece o carcavelinhos heheh de certeza k o jogo do benfica e mais visto.

GeracaoBenfica disse...

LC

nao me atires areia para os olhos! as eleições foram uma manobra e tu, como eu, sabemos porquê. E nao foi só por causa da oposição

;)

LC disse...

"E nao foi só por causa da oposição"

Não foi nada disso, foi para tapar os olhos à malta que o Rui Costa e o Vieira se desentendiam.

Eu sou o Sebastião mas há muitos que são o sabichão.

;)