segunda-feira, 29 de junho de 2009

O novo Benfica

Começa hoje a época 2009-2010 do Benfica. Com novo treinador, novos laterais, novo médio-volante e novo avançado. Diz-se que poderá vir outro avançado, de repente deixou-se de falar de guarda-redes. Estranho que ninguém fale do meio-campo defensivo. O Benfica apresentou a época passada o melhor quarteto de centrais dos últimos 20 anos. Ouviu-se por isso de tudo. Que Sidnei era melhor que David Luiz. Que Sidnei perdia para Miguel Vitor. Que Luisão devia ceder o seu lugar aos mais novos. Esta saudável diferença de opiniões apenas foi revelando o equilíbrio desse quarteto. No entanto, a defesa do Benfica foi um passador, muita por culpa da deficiente cobertura do meio-campo. A maioria dirá, com razão, que o sistema táctico não era adequado, que deixava a equipa muitas vezes desposicionada, mas também é verdade que falta ao Benfica um verdadeiro cabeça de área. Chegou-se a apostar em Bynia, mas é consensual que lhe falta futebol para ser titular do Benfica. Olhamos por isso para o plantel e apenas vemos Ruben Amorim com capacidade para assumir essa função. Estranho por isso que o Benfica não tenha procurado esse tipo de jogador, alguém que funcionasse como referência colectiva no processo defensivo. É que sente-se essa ausência desde que Petit começou a quebrar na sua última época.

20 comentários:

APLANE disse...

Boas ...Completamente de acordo...

GR e trinco, são , na minha opinião, as posições mais carenciadas no plantel...

Junto a isso a permanência de Reyes, e fechava o plantel...

Em relação ao GR, tem que fazer a diferença, se é para ir buscar o Julio Cesar , como falam no reco-reco...Deixem lá estar o Moreira , e o Quim...

TC disse...

Concordo. Não com a questão guarda-redes mas sobretudo com a falta do médio defensivo, se jogarmos, como se espera, em losangulo temos 6 opções para interiores e 1 para trinco, o que vai originar adaptações.

MM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MM disse...

Para trinco lembro-me de pelo menos 3 opções (excluindo Bynia...):
- Yebda
- Ramires
- R. Amorim

Preocupa-me mais, mesmo partindo do principio que jogaremos em losango, que não tenhamos para a direita ninguém com caracteristicas de extremo, apenas Balboa que não dá garantias.

Quanto ao gr, a vir que seja melhor que os que lá estão, se não, não vále a pena o investimento.

Parece-me isso sim mais importante avançado. Alternativas a Cardoso e Saviola, apenas N. Gomes e Mantorras. É pouco.

Se tivesse que formar agora a equipa, seria:

------------Moreira----------------

Maxi---Luisão---D. Luiz---Schaffer

------------Ramires----------------

----R. Amorim-----Reyes (Di Maria)-

--------------Aimar----------------

---------Saviola---Cardoso---------

bailarino disse...

O Ramirez não é trinco. É para jogar num dos lados do losangulo mas não para jogar a trinco. A trinco cheira-me que será o ruben ou o yebda. Mas o yebda é muito lento para essa posição.

Abraços

Xelb disse...

Então e o David Luís? Se foi uma razoável adaptação à esquerda, com meia dúzia de "aulas" do JJ pode vir a ser um bom trinco. JJ não pôs de parte adaptações e na entrevista até deu a entender que provavelmente faria algumas.

Ricardo Chaves disse...

Tenho cá para mim que o trinco já se encontra no plantel, chama-se Filipe Bastos e vai dar que falar no losango do Jesus.

Quanto à questão do guarda redes, o Jesus conhece bem o Júlio César e sabe bem o que valem o Moreira, o Quim e o Moretto. Se fosse um gajo qualquer que tivesse aterrado hoje em Lisboa, eu desconfiava, mas sendo o Jesus a pedir, é capaz de ter alguma razão. Recordo que o guarda redes do Belém tem mostrado qualidade e tem 22 anos, enquanto quanto a mim, Moreira não tem joelhos para ser o titular do Benfica e o Quim esteve bastante irregular no ano passado. Tenho é pena que o Jesus não tenha querido o Beto, para mim tem tudo para ser um grande guarda redes!

inespugnabile disse...

Assino por baixo. Quero um trinco e tenho um nome...

LC disse...

Eu acho, eu penso, eu sei, foda-se, é só ENTENDIDOS da matéria, por isso é que o Benfica está no estado que está.

É mesmo engraçado de ver que são todos uns grandes treinadores, DD ou presidentes, mas quando as coisas não resultam vem cá tudo criticar e dizer que o Benfica não se gere de fora para dentro.

Deixem lá os jogadores, as contratações, as posições e os esquemas tácticos para quem sabe.

LC disse...

"Assino por baixo. Quero um trinco e tenho um nome..."

Eu também, "Chaves do Areeiro"

Pedro disse...

Pode ser q Jesus me faça a vontade e aposte em Moretto...

Em losango mais importante q a velocidade de um trinco é o posicionamento e dominio de bola. Ser capaz de colocar a bola jogável para os colegas, ser o primeiro a iniciar o processo ofensivo. Yebda tem capacidade para assumir essa função, mas tb acredito q possa fazer melhor a função de interior do q de defensivo.

MM disse...

São opiniões...
A minha, é que Ramires, com as caracteristicas que tem, rápido, batalhador, com pulmão e bom passe, daria um excelente trinco. Melhor do que nas alas onde teria que construir jogo.
R. Amorim também o poderia fazer, mas preferia vê-lo com maior liberdade de construção.
Quanto a David Luiz, é o melhor central do plantel, daí não o querer perder noutras posições.
Mas termino como comecei. É a minha opinião...

Cosimo Damiano disse...

Amorim, Yebda, Maxi, Binya, Fellipe Bastos. 5 trincos pelas minhas contas. O dinheiro é mais útil no reforço de outras posições. Claro que se der para vir um melhor que estes, e eu também tenho um nome, em condições favoráveis...

abidos disse...

O Bastos será um grande trinco, não sei se vai ganhar o lugar imediatamente...
Com tantas polémicas nos Juniores, é bom lembrar o Danilo, por mim será o grande trinco do Benfica, em 2 anos no maximo...!!!
Defendi a contratação do Fernando Alexandre, que infelizmente foi para o Braga ( o empresário é o Paulo Barbosa, mas...)!!!

Concordo com quem diz que necessitamos de um GRANDE guarda-redes, o Moreira e o Quim são razoáveis mas não fazem a diferença...

Astutillo Malgioglio disse...

A menção ao guarda-redes foi colocada apenas por ter sido considerada prioritária pela Imprensa e posteriormente remetida para um canto. A minha opinião é simples: ou se reservavam uns bons milhões para contratar um craque, ou mais vale ficar com os que temos. Julio Césares, Betos e afins pouco acrescentam ao que por lá temos.

Quanto ao cabeça de área, Yebda parece-me demasiado "anarquista" para a posição. Se bem que Petit também o era e acabou bem "limado" pelo Trappa. E por falar em Trappa, Fernando Alexandre não era um puto que o italiano costumava levar ao banco nos momentos de maior lotação na enfermaria?

LC disse...

Astutillo, esse gajo nunca foi convocado, fez parte do plantel 2 anos mas só jogou nas pré épocas.

abidos disse...

Não me recordo se o Trap chegou a convocar o Fernando Alexandre, mas ele na altura não jogava a trinco, era um médio ofensivo, tipo '10'...

LC disse...

Aliás, se foi ao Banco foi só 1 vez, num jogo com o Penafiel que o Benfica só tinha 15 disponíveis e foram chamados 2 putos, ele e o def esquerdo (T. Gomes)

LC disse...

abidos, quem jogava a "10" ou era o Helio Roque ou o Ivo Miranda.
O Fernando Alexandre sempre jogou como médio centro ou defensivo.