terça-feira, 16 de março de 2010

Papas e bolos

Segundo o Diário Económico, Luís Filipe Vieira está chateado com a Sport TV.

"O Benfica não está satisfeito com a cobertura da Sport TV. Numa carta ao empresário Joaquim Oliveira, Vieira diz que a insatisfação será tida em conta quando for a altura de renegociar os contratos de transmissão(...)"

Luís Filipe Vieira teve de enviar uma carta a Joaquim Oliveira, o seu amigo, para dizer que está insatisfeito com o comportamento da Sport TV em determinados jogos do Benfica. Sr. Presidente, poderia ter falado com o seu amigo na quinta-feira, já que estavam ambos no Estádio da Luz, a ver o jogo do Marselha. Sempre se poupava alguma coisa nos Correios...

"(...) Os relatos e a realização na Sport TV dos jogos do Benfica ante Nacional, FC Porto, Olhanense e Belenenses foram a gota de água. Luís Filipe Vieira, presidente dos encarnados, escreveu a Joaquim Oliveira, presidente do conselho de administração da Sportinvest, em protesto quanto à tendência da emissão. Na carta, enviada nos primeiros dias de Janeiro, o dirigente benfiquista iliba Joaquim Oliveira de qualquer responsabilidade, mas não deixa de alertar para relatos que, segundo Vieira, estão longe de ser isentos. Envolvido em reuniões, Joaquim Oliveira não esteve disponível para comentar este assunto e na Sport TV não há conhecimento acerca da existência deste documento e, da parte do Benfica, não houve qualquer comentário. (...)"

É bom reparar que afinal a carta foi nos primeiros dias de Janeiro e o jogo com o Belenenses foi a 13 de Fevereiro, pelo que aqui começa a haver a primeira incongruência. Para além disso, e os negritos estão lá para isso, a realização dos jogos do Benfica são feitos por técnicos da MediaLuso, que é a empresa que faz quase todos os jogos transmitidos pela Sport TV em Portugal. Ou os realizadores da MediaLuso mudaram muito de opinião nos últimos tempos ou o que vem escrito no jornal da Ongoing (é bom lembrar este pormenor) está um bocado desvirtuado da verdade.

"(...)O aviso chega no final da carta. A partir de agora, a atitude do canal desportivo será alvo de atenção redobrada e, como Vieira frisa no final, será tido em conta quando chegar o momento de renegociar os contratos dos direitos televisivos. Melhor que ninguém, Vieira e Joaquim Oliveira sabem que a actual ligação entre Benfica e o canal temático termina na temporada de 2012/13(...)."

Cá está a parte que faltava e que interessava: a renegociação dos contratos televisivos. Quem era o suposto testa-de-ferro na semana das eleições sobre a questão dos contratos televisivos? Seria o vice-presidente do Conselho de Administração da Ongoing, que por acaso é a empresa que controla o Diário Económico?

"(...)O número de repetições, o angulo das câmaras, as opções dos realizadores e os comentários feitos no decorrer da partida são analisados pelo presidente benfiquista."

A notícia acaba com a deliciosa opinião sobre o número de repetições, o ângulo das câmaras (???), as opções dos realizadores e os comentários.

Várias coisas são certas nesta questão:
- O contrato com a Olivedesportos vai ser renovado e a Ongoing teve interesse nesta matéria
- Os comentadores da Sport TV têm as suas opiniões fundamentadas de acordo com a comunicação social em Portugal, ou seja, branqueia-se e muito o que se passa no Dragão e suja-se e muito o que se passa na Luz
- Estamos em semana de Benfica - FC Porto
- Esta é claramente uma notícia para deixar os benfiquistas contentes e com a sensação de que o Presidente se está a mexer contra o seu "amigo" Oliveira

12 comentários:

Pedro disse...

Negócios são negócios.

Vê a Google e a Apple, por exemplo.

Se a Olivedesportos pagar o preço justo ao Benfica e o Benfica fizer um contrato com umas alineas que defendam os nossos interesses. Pouco importa. Ou achas que os da Ongoings, PTs etc, são diferentes?

Os Benfiquistas devem estar contentes se os interesses do Benfica forem defendidos. Isso implica não ter contracto com quem pagar mais?

Pedro disse...

Eu também detesto a figura do Oliveira. Detesto tudo o que ele representa. Mas a verdade é que se ele der as melhor condições...

Ele vai ter que mudar o esquema de negócio se quer sobreviver, caso contrário é engolido.

Cumprimentos

jbs disse...

Mesmo que ele dê as melhores condições, o SLB deve nunca mais assinar nenhum contrato com este cromo. Se for o único a aparecer, coloquem-se os jogos todos em pay-per-view no canal Benfica. Agora esquecer que este vígaro esteve estes anos a encher-se à custa do Glorioso e o seu canal de treta a "limpar" todos os benefícios aos corruptos e a tentar inventar ajudas ao Glorioso, isso não.

Pedro disse...

jba, ele não vai ter dinheiro para superar as ofertas que vão aparecer. Pay-per view era ter metade das receitas possiveis. Mas entendo o vosso ponto de vista.

Sublime Benfica disse...

...camarada D,

...a referência ao ângulo das câmaras,quererão,talvez,chamar a atenção para uma maior abrangência do pormenor do lance,visto de ângulos que possam esclarecer melhor alguma dúvida desse mesmo lance...

...tu sabes que eu sei que tu sabes...isn`t it...??...

último! disse...

Acho que às vezes há um desconhecimento do verdadeiro filão que são os jogos do Benfica, nem que tivesse de criar uma nova empresa quem tiver esse filão ganhará muito dinheiro e dará muito dinheiro a ganhar ninguém vende como o Benfica logo é saber negociar e quantos mais aparecerem melhor haver apenas um canal a lutar é mau para o negócio.

Rosmano disse...

Ou entao o Benfica decidiu deixar sair esta informacao agora atraves de uma fonte interna para colocar pressao no Oliveirinha.

Acredito mais nos meios de comunicacao da Ongoing que nos meios do Oliveirinha.
E se a Ongoing adquirir a TVI e lutarr pelos direitos de transmissao dos jogos prefiro que o Benfica lhes ceda os direitos de transmissao se o valor for justo.

Rosmano disse...

E por valor justo refiro-me a 30 milhoes por ano minimo. O mercado do Benfica nao e so o portugues, e tambem o angolano, mocambicano entre outros.

Viriato de Viseu disse...

40 milhões ó Rosmano...foi o que me disse o D.S.O. na ultima assembleia e para começo de conversações....

Rosmano disse...

Isso era optimo mas nao sei se existe alguem que pague isso em portugal.

Nao basta o valor dos direitos das transmissoes televisivas do benfica valerem muito (e valem). E tambem necessario haver empresas com capacidade para pagar.

E dar 40 milhoes por ano, nao sei quantas podem dar-se ao luxo de oferecer isso.

Pedro disse...

Mister D,

O jogo com o Belem é o do Restelo onde houve a palhaçada da linha virtual torta.

pedro disse...

obviamente que o jodo com o belenenses que se fala é o da primeira volta, um bocadinho mais de atenção ao que se escreve sr MIRTER D.
tente não dar tanto nas vistas ou pensa que os benfiquistas são burros?