sexta-feira, 14 de maio de 2010

O povo é sereno (?)

O Sport Lisboa e Benfica, bem, emitiu um comunicado sobre a final do Jamor. Não só se trata de uma gigantesca bofetada de luva branca nos senhores da SAD andrade, como também na FPF. Qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que eventuais desacatos neste fim de semana serão utilizados como bandeira por aqueles que continuamente desrespeitam a tradição da Taça de Portugal. E, aparentemente, faz mais o Benfica pela defesa do Jamor que a própria federação. No entanto, não deixo de me questionar se a motivação, diria até necessidade, deste comunicado não vem de dentro. Nada escrevi antes porque achei desnecessário desviar atenções da monumental festa que se anunciava e sem desacatos se realizou. Mas a verdade é que me envergonha (e já não é a primeira vez) o discurso trauliteiro do Pragal Colaço, que fala como se estivesse a beber um bagaço no tasco ou a conduzir um taxi. Talvez fosse tempo de repensar a presença do dito senhor no canal. A título de exemplo, o José Carlos Soares é uma excelente pessoa, com quem em tempos tive o prazer de privar profissionalmente, mas nem por isso tenho saudades da sua participação na Benfica TV. Bem pelo contrário. Num blog todos podemos utilizar o tom que quisermos e bem entendermos. Num órgão oficial do Sport Liosboa e Benfica há que ter certos cuidados.

Se aqui comentassem certos amigos, diriam que entro em contradição com algumas coisas que, dado o triste evoluir da nossa sociedade, por vezes defendo, como o direito à desobediência civil mediante o uso de violência. Mas defender essa violência como acto político contra entidades que representam o Poder é bem diferente de defender a agressão a cidadãos sem que isso configure um acto de legítima defesa.

15 comentários:

Pedro disse...

Certamente que a direcção está atenta.

Concordo a 100% com o post.

L. disse...

foi um belo comunicado. claro que o porto ja arranjou maneira de emitir um comunicado dizendo que o nosso apelo ao fairplay é um apelo à violência disfarçado...

são ridículos.

Kaiser disse...

O Pragal Colaço, efectivamente, passou o limite do bom-senso e do razoável.

Mister D disse...

O Pragal Colaço é um anormal, basicamente. Enquanto não lhe arranjaram um poleiro na Benfica TV para poder dizer as imbecilidades que não dizia em mais nenhum canal, não descansou.

Não tenho a certeza se pertencerá ao departamento jurídico do clube, mas se assim for, está explicado porque conseguimos perder muitos dos casos onde ainda estamos (infelizmente) envolvidos...

Aliás, o uso das armas para respondermos a outras armas só faz com que percamos toda e qualquer razão que tenhamos em termos de moralidade e ética com que sempre nos batemos.

É que nós estamos sempre em desvantagem, por causa de um pequeno pormenor: a PSP não gosta dos NN, porque estes lhes roubam algum do lucro no tráfego de droga. E enquanto assim for, estamos sempre em desvantagem.

Obviamente que não incito à violência contra mentecaptos que só a usam porque lhes faltam outros argumentos, especialmente de índole mental. A violência deixai-a para quem a pratica e para quem faz disso modo de vida.

O vídeo do Johnny Cash há-de dar razão ao tempo...

jbs disse...

Atenção que as coisas agora ficaram mais complicadas, principalmente com o silêncio cúmplice da comunicação social e do governo - http://www.abola.pt/epaper/forum/topico.aspx?topic_id=1810

di Zombie disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/morreu-adepto-do-benfica-espancado-em-braga-no-domingo_89676.html

E o Pragal Colaço ainda é imbecil?

L. disse...

sim, di zombie, ainda é um imbecil. vias fazer o quê? criar uma milícia e desatar a matar gente ao calhas?

quanto a essa "notícia", por agora nem merece comentário, pois não refere factos nem nomes nem datas nem locais nem horas. baseia-se num "diz que disse", e como tal, até mais informações, para mim é um boato.

que não justifica "vinganças" idiotas no jamor. isso é o que o porto quer, para nos apontar o dedo e manter o clima de guerra que os alimenta.

Pedro disse...

A questão é que se calhar aquilo q o Pragal falou é legítima defesa. Eu consigo compreender o q ele diz, ele simplesmente quer que os gajos deixem de bater e ficar impunes e se as autoridades nada fazem temos q ser nós a nos defender pois ninguem o faz. E a única defesa é pegar em armas.

Já chega de sermos anjinhos, de recebermos todos muito bem e depois sermos apedrejados e agredidos qd lá vamos. E ninguem faz nada, as autoridades assobiam para o ar. Já chega desta situação.

di Zombie disse...

A fonte da noticia é a Benfica TV que dá voz ao presidente da Casa do Benfica de Braga, portanto a fonte é fidedigna.

Mais, não é preciso nenhuma "milicia" ou "vingança" para o Porto continuar "a apontar o dedo e a manter o clima de guerra que os alimenta".

Retiro das palavras do Pragal Colaço a necessidade urgente de uma resposta à altura, coisa que ainda não vi o SLB fazer! Se é com mais ou menos violência, isso não me interessa, as formas de violência não passam apenas pela forma fisica.

Aquilo que já me chateia é continuarmos a dar a outra face! Isso é que já chega!

Astutillo Malgioglio disse...

di Zombie, o post foi escrito já depois de ter tido conhecimento desse facto. A resposta à tua pergunta está no próprio post.

Pedro, um apelo a pegar em armas, por mais metafórico que seja, não está minimamente relacionado com legitima defesa. A legitima defesa não pressupõe uma preparação prévia.

Esta frase "Já chega de sermos anjinhos, de recebermos todos muito bem e depois sermos apedrejados e agredidos qd lá vamos" preocupa-me. É contra isto que estou. Continuarei a recebê-los bem porque essa é, ou deveria ser, a forma de estar no Sport Lisboa e Benfica. Lá, se for mal recebido, reservo-me o direito a ripostar. Para emboscadas cobardes não contem comigo. Pensa um bocado e pensa se os lagartos teriam direito a atirar very-lights para cima de nós porque um dia morreu um sportinguista num jogo de futebol.

Passaralho disse...

Plenamente de acordo com o post.
Completamente em desacordo com qualquer 'pagal colaçice' ou suas analogias.

Só alguém muito doente, com uma estrutura moral e educacional muito, mas muito baixa, primária mesmo, pode querer transformar o futebol em guerras ou guerrilhas. Isso é o que eles querem. Os macacos e os amigos.

Já chega de vergonhas e de envergonhar o futebol. Muito menos meter o Benfica nessas chafordices.

Querem andar à porrada, alistem-se como voluntários para o Iraque ou coisa do género.

p.s. estou como o L.... Essa notícica para agora é boato. E estou como o Astullio... Agora os lagas desatavam ou tinham desatado a atirar very light a tudo o que fosse Benfica... Juízo. Alguns até já têm idade para isso.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Cabeça na Bola disse...

Discutir a bola, como ela merece ser discutida, com cabeça. O passado, o presente e o futuro do futebol. Sem rodeios.
http://cabecanabola.blogspot.com
Visitem!

p disse...

Porque não comentam as agressões acontecidas no jogo porto benfica, e nos festejos da conquista do campeonato em braga e no porto. por acaso o homem teve razão antes do tempo, face à morte de um adepto benfiquista que foi agredido quando festejava a conquista do campeonato. a tentativa de consciencialização que este advogado tentou incutir não foi absorvida, só lhe chamaram nomes. tristes benfiquistas, realmente os do Porto são mais unidos.
até nisto o homem teve humildade quando pediu aos benfiquistas para não responderem a ataques, vejam o vídeo, e deixem-se de comentários palermas, de alguém que pelo que me parece, tem bastante experiência, pois parece-me que é o advogado da PJ. agora chamem-lhe anjinho ... TONTOS BENFIQUISTAS
http://www.youtube.com/watch?v=j1RdG8-T1HI

Pedro disse...

Continua a ser em legítima defesa pq sabes q vais ser atacado. É nesse sentido que ele falou. No sentido de que se ninguem actua teremos que ser nós a actuar e nos defendermos qd formos atacados.

Nós não fomentamos violência mas não podemos dar sempre a outra face qd somos atacados. Não fomos nós que fizemos do futebol uma guerra mas estamos nós a ser vítimas do mesmo. O exemplo do very-light nada tem a ver com isto, essa final estava a ser uma enorme festa e a morte resultou de um estúpido acidente. Mas, no meio do lamento, os sportinguistas têm o "consolo" de q o culpado foi julgado e punido. Esta morte de um adepto benfiquista resultou do clima de ódio anti-benfiquista que aquele monte de merda flautulento criou. E devia ser punido por isso. Não foi um acidente.

Passaralho disse...

Aparentemente, como alguns suspeitavam, a montanha pariu um rato!

É preciso cuidado e muita serenidade nas análises.
É preciso ser muito profissional na forma como se dão e/ou confirmam as notícias.

Sob pena de descredibilizarem por completo um dos instrumentos mais importantes que o clube tem.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!