segunda-feira, 19 de julho de 2010

Problema ou Solução?

Roberto tem andado debaixo de fogo. É óbvio que não é normal que um clube português que dê 8,5 Milhões de Euros por um Guarda-Redes não esteja à espera (mesmo em pré-época) que dê casas como as que o guarda-redes espanhol tem dado nos jogos de preparação, quer contra o Sion, quer ontem contra o Guimarães.

O Estádio da Luz é o maior incinerador futebolístico que se conhece. Tão depressa se idolatram Sabrys e Rogers, como se queimam Marchenas, Nunos Gomes e afins. E isso é um problema. Um problema que só com muita paciência, mas sobretudo com valor próprio se resolve, entenda-se, boas exibições e golos.

A posição de guarda-redes é demasiado específica para estar sempre a ser escrutinada e o Benfica tem culpa disso. O Benfica tem culpa de ter tido um Costa Pereira, um Zé Gato, um Bento, um Preud'Homme e um Enke. Mas também teve culpa em ter tido Bossio, Zach Thornton, Silvino, Moretto e outros, que apesar do seu valor, as defesas não chegavam para agradar. Assim como Quim, nos últimos tempos, que foi criticado por mim e por outros, porque o grau de exigência de uma baliza do Benfica não é equivalente a um Lanús, a um V.Setúbal ou a um Sp.Braga.

Se Roberto compreender e tiver no plantel quem lhe dê a força necessária, para além de algum talento que parece ter, Roberto será uma solução mais do que credível para o clube. Ainda só tem 24 anos, pelo que ainda lhe falta um pouco mais para aumentar os seus "skills" e assim tornar-se um guarda-redes de referência, ao nível dos melhores.

Se Roberto não compreender o que significa representar o Benfica e não lhe derem o apoio necessário, será sempre um problema. E será um problema porque custou 8,5 Milhões de Euros. Mas já hoje me diziam o seguinte, será que o problema de Roberto é porque custou 8,5 Milhões de Euros ou será que o problema de Roberto é porque foi avaliado em 8,5 Milhões de Euros?

Em qualquer um dos casos, será sempre um problema ou uma solução. O futebol tem destas coisas...

20 comentários:

L. disse...

claramente, o grande problema para ele foi preço. está a pesar-lhe nos ombros e dai a tremideira.

entretanto, em espanha falam da contratacao de cazorla pelo atletico madrid... para substituir simao.

Mr. Shankly disse...

Por outro lado, o Roberto tem a sorte de ter custado o que custou. Se tem vindo a custo zero ou por 2 milhõezitos não custava nada acabar com ele de vez.
O que precisa é de coragem, o que me assusta é precisamente o ar assustado dele, como se tivessa caído noutro planeta (que caíu; mas tem que se habituar).

OBlau disse...

"Um problema que só com muita paciência, mas sobretudo com valor próprio se resolve, entenda-se, boas exibições e golos."

Não concordo, o Cardozo marcou que se fartou, mas continua a ser um "tosco" para grandes sectores do 3.º anel...

Cantanhede disse...

Caro Mister D colocar o Silvino nesse lote é uma aleivosia... Recordo-me de grandes jornadas Europeias em que ele foi o herói do Benfica, aliás a meia final contra o Steaua de Bucareste na Roménia espelha bem isso!

Mister D disse...

Meu caro Cantanhede...

Opiniões, meu caro, opiniões...

JNF disse...

Mister D, até compreendo que não gostes do Silvino enquanto pessoa (acho que poucos benfiquistas gostam) mas não era mau GR.

jose disse...

O Silvino era tao mau ou pior que o Roberto a sair dos postes. Era ele e o Neno. Para mim era sempre um principio de ataque de miocardio cada vez que alguem tinha um canto, livre ou uma jogada a linha.

Constantino disse...

Porra comparar Roberto e Silvino com o Neno a sair dos postes é como comparar o Coentrão com o Pesaresi. O Neno era qualquer coisa de extraordinario. Era daqueles que dava para fazer uma t-shirt a dizer: eu vi o Neno a sair bem dos postes.... 1 vez!!! E mesmo entre os postes tambem era muito fraquinho, bem mais fraco que o Silvino. Aliás, o facto do Neno ter sio internacional diz bem do que tem sido feito na formaçao de guarda redes em Portugal nos ultimos anos. Neno, Silvino, Jorge Silva, Alfredo e Pedro Espinha.... parecia que tinham estudado todos pelo mesmo manual e chegaram todos à selecção. Aliás, o ultimo representante desta safra de guardiães.... digamos que sui generis é o Paulo Santos.

DeVante disse...

Olha, o Nuno Gomes não foi incinerado, basta ver que ainda continua por lá, infelizmente...

No lote dos idolatrados porque não incluir Léo? Este sim foi idolatrado pela simples razão de acharem que "deixava tudo em campo" e "tinha amor à camisola"...

O facto de andarem muitos a suspirar pelo regresso do Simão diz muito da diversidade benfiquista.

Simão não saiu porque quis? Simão não escolheu o (p)At(l)ético de Madrid? Agora Simão já quer voltar? Porquê? Então agora é assim? Saio, vou ganhar mais guito e volto quando me der na gana? Isto admite-se a outros? Ah, bem vi!

O Roberto é jogador do Benfica e parece-me bom Guarda Redes. Se o Jesus o acha bom quem sou eu para duvidar? Ah, pois e tal, eu sou melhor que Jesus.

Foda-se que nunca mais é dia 7 para malharmos na corrupção. Aliás, o Benfica é a única instituição portuguesa capaz de combater a corrupção...

Kaiser disse...

Mas qual é o vosso problema com o Roberto: é porque sofre golos?

Que eu saiba, não existe nenhum guarda-redes que não sofra golos...

Dass...deixem lá o homem em paz...

MS disse...

Na minha opiniao Silvino era apenas mediano.

Kaiser disse...

http://www.youtube.com/watch?v=MFRP5BVvy_k&feature=player_embedded

GM disse...

Apenas para sublinhar, que, qualificar um guarda-redes que foi 2 vezes VICE-CAMPEAO EUROPEU, como o Silvino, como estando na mesma categoria dos q lhe foram comparados, nao é para ser levado a sério. É brincadeira.

Mister D disse...

O Butt também foi Vice-Campeão Europeu este ano...

jose disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jose disse...

O Silvino foi vice campeao Europeu , e o Preud Homme se nao estou em erro nunca ganhou nada no Benfica. Nao tera o resto da equipa tambem muito a ver com os titulos que se ganham ou perdem?

O Silvino podia ter muitos atributos, mas sair dos postes, nao era definitivamente um deles.

Mas isso parece ser um problema do redes em Portugal

L. disse...

286694-85394

a fantasy premier league já está aberta. convido o anfitrião e os gloriosos a participar, e a entrar na liga privada "calheiros resolve!", utilizando o código acima. (liga limitada a 20 participantes)

César disse...

O Preudhomme ganhou uma Taça de Portugal: 95/96.

GM disse...

.. agarram-se ao facto de eu ter sustentado a minha opiniao com base nos títulos de VICE-CAMPEAO EUROPEU do Silvino.

Podem fingir como quiserem que nao entenderam a minha opiniao..para sustentarem as vossas, que tb sao legítimas.

1) Considero Silvino muito superior a qualquer um dos que foram incluídos no mesmo lote. Nao ha comparaçao possível e até o trocaria com o Enke, respeitando os 'potes' do autor do post.

2) Preud-Homme venceu a Taça Taças pelo Malines em 88 e foi derrotado na mesma final n ano seguinte (senao estou em erro e ja nao me recordo se chegou a conquistar a respectiva Supertaça Europeia, julgo q sim) e venceu a Taça pelo Enorme em 1996 na fatídica final. Tem a importancia q tem, o seu valor nao se discute.

3) Tambem nunca fui 'fã' do Silvino (era daqueles q ate preferia o Neno como titular) e desde ha alguns anos q nem suporto ver akela fronha na Tv.


Saudaçoes Benfiquistas

Mister D disse...

Meu caro GM:

Opiniões, meu caro, opiniões...