quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os limites da gratidão- Parte I

Estou grato a LFV quando se atravessou com mais de 100 milhões de euros, nestes 10 anos que leva de dirigente do Benfica.

Estou grato a JJ por ter sido campeão a jogar futebol espectáculo.

Estou grato a Rui Costa pela abnegação silenciosa que tem tido, comendo o pão que o Diabo amassou, desgastando-se em imagem, perdendo força interna só para não fazer ruir um castelo que afinal é feito de cartas. Mas há limites para a gratidão...

Comecemos pelo início, LFV:

Caro Presidente, 3! maiorias acima de 90% são o maior agradecimento que a massa associativa lhe podiam ter feito. Senhor Presidente, graças ao Sport Lisboa e Benfica, o seu nome ganhou uma dimensão que nunca poderia atingir sem ser Presidente. O Sport Lisboa e Benfica deu-lhe honras de abertura de telejornais, recepções a Chefes de Estado, parangonas em jornais sérios. Dir-se-ia, em jeito de metáfora(?) que transportámos o nome Vieira das páginas locais do CM, para a capa do Expresso.
Sim, Senhor Presidente, se lá chegou foi por ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Nada mais.

E que fez então o Senhor Presidente? Revitalizou o Benfica financeiramente. Devolveu-nos credibilidade bancária. Criou um complexo desportivo que a todos nos orgulha. Solidificou uma estrutura directiva à qual acrescentou um Director Desportivo com olho e saber. Estou-lhe grato. Muito grato.

Acto contínuo, é Campeão. Parabéns. Na primeira entrevista que pode dar, puxa o mérito para si e para JJ. FAZ QUESTÃO DE MENORIZAR O PAPEL DE RUI COSTA NO TÍTULO. Ficou-lhe bem...

Apoia Fernando Gomes para a Liga, pensando certamente que um tripeiro ficaria deslumbrado com o seu brilho de Campeão. Quem anda deslumbrado afinal...?

Mantém nos quadros da SAD um elemento com fortes ligaçoes ao porto( Paulo Gonçalves), mantém nos quadros da prospecção um indivíduo que jurou ser o porto a sua religião, e que estave envolvido em TODAS as corridas perdidas para os tripeiros nas contratações( coincidências, o caralho!), este senhor chama-se Jorge Gomes.

Contrata a pedido de JJ, fazendo orelhas(não é para rir) moucas aos conselhos do DD. Está formada a pandilha: JJ e LFV. O resto não conta, afinal de contas, "o outro" só foi multicampeão nacional e europeu. Mas ainda está "verdinho"...

Disto resultam ( e apenas nesta época) mais de 30 milhões de euros em contratações que não se entendem, e dispensas que se entendem ainda menos. Gestor financeiro? Não me parece...

A frase foi dita por si num debate qualquer numa televisão qualquer:"demora muito tempo, construir um nome. Demora pouco tempo a destruí-lo."

Concordo. E foi exactamente isso que fez neste defeso, nesta época que não corre, escorre.

A ganância demonstrada neste defeso, a arrogância demonstrada na abordagem à época 2010/2011, revelam FALTA DE CULTURA DE VITÓRIA. Qualquer zé ninguém lhe dirá que mantermo-nos no topo é mais difícil que lá chegar. As comissões chorudas que circularam neste defeso chegavam para manter o nível competitivo desta equipa no top. Mas quiseram tudo de uma vez só. Está à vista o resultdo.

E sei o que vem a seguir: três contratações para calar os adeptos e camuflar a saída do D.Luiz abaixo da cláusula de rescisão. Argumentar com a crise que a venda do Coentrão por 20 M era necessária, e despedimento de JJ em Janeiro.

Só há um factor que parece esquecer: As mesmas pessoas que lhe deram mais de 90% de votos para governar o Benfica, são as mesmas que lhe darão aquele chuto no cu que tanto faz por merecer hoje em dia.

Basta que "o verdinho" bata com a porta e o senhor cairá. Redondo. Mas o senhor tem sorte. Tem sorte no facto de ter em Rui Costa um Homem com costas bem largas que lhe permitem sofrer os insultos, as desconsideraçoes, as parolices das viagens para justificar negociatas, as contratações que fixam contratos de construção em Espanha.

Tem sorte sabe porquê? Porque Rui Costa é acima de tudo BENFIQUISTA, sabe o capital de conhecimentos de futebol que tem. E sabe que tem o tempo do seu lado. Basta-lhe arranjar um apoio financeiro( certamente não faltarão interessados) e o senhor esfuma-se. Por mim...

6 comentários:

Master Groove disse...

O quê??? O advogado P.Gonçalves ligado ao folcuporto?!!!!!!!!
Xiiiiiiiiii
Cum caraças...
Nos processos em que o Benfica entrou, quantos ganhámos?????????

EK disse...

Piazza.

Por mim era já!

Pedro disse...

Concordo com quase tudo (a parte q não concordo tem a ver com os méritos q dás a Vieira...) mas, e a minha grande, enorme, e cruel dúvida é se o silêncio de Rui Costa se deve mesmo a isso q dizes. Eu quero acreditar q sim mas acho que é hora de dizer chega pq senão Rui Costa cairá com Vieira...

Diogo disse...

Rui Costa pode ser presidente do Benfica? Tenho ideia que com os novos estatutos, não tem o tempo necessário de filiação ao clube.
O clube neste momento só pode ser gerido por meia dúzia e não é qualquer um que quer "pegar" no Benfica.

piazzanuova disse...

O Rui Costa já é Águia de Prata há uns anitos.

JNF disse...

"Basta que "o verdinho" bata com a porta e o senhor cairá. Redondo."

Nem mais. O Rui tem a faca e o queijo na mão, basta ele sair que aquilo cai como um castelo de cartas.