segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Porque aqui se vai falar de vergonha, ética, amizade e competência! (Parte 1)

Amigos que me são queridos tentaram demover-me de escrever as próximas linhas, considerando que o tempo é de reflexão e reunião. Sei que são meus amigos, que gostam tanto de mim como todos os outros e que, sem a mais pequena dúvida, gostam tanto do Benfica como eu . Mas no Benfica há liberdade e o silêncio, nestes momentos, é amigo da incompetência.
Escrevo isto porque a vergonhosa e humilhante exibição de ontem foi o culminar de um processo que começou nos festejos do título do ano passado.
A incontinência verbal do nosso Presidente e de Jorge Jesus, aliada a uma tendência para a asneira e uma vaidade do tamanho do mundo, sem que a qualquer um possam ser reconhecidas qualidades humanas de excepção, permitiram que fossem os únicos a festejarem o título, afastando aquele que devia ter sido reconhecido como o homem que levara a água ao moínho: Rui Costa.
Isto foi tão ou mais grave que Vieira, numa demonstração da falta de equílíbrio na escolha das suas emoções - como prova o seu passado de amizades -, chegou ao desplante de, perante um título, atirar para Rui Costa a decepção da época anterior, por ter escolhido Quique Flores.
Lamento, até, que Rui Costa não possa, agora, dizer a Vieira (espero que já o tenha feito em privado) que, afinal, Quique lores até deixou algumas rotinas no futebol do Benfica, que, aproveitados por Jorge Jesus, deram para construir um Benfica campeão.
Posto isto, passemos a outra evidência: há algum clube do mundo que perante um título premeie, financeiramente, apenas o treinador? Conhecem alguma estrutura profissional no mundo que se negue a satisfazer os prémios de competitividade empresarial? Conhecem: Sport Lisboa e Benfica.
O nosso clube movimentou cerca de 100 milhões de Euros em três meses (recorde), mas não conseguiu chegar a acordo com os jogadores e pagar-lhes o prémio de campeões a tempo de começarmos a época com a cabeça e o coração do mesmo lado!
Rui Costa trouxe para o Benfica a emoção benfiquista que faltava a uma direcção vazia de sentimentos. Vieira, que foi, do ponto de vista financeiro, um estratega que devolveu credibilidade a um clube que já não pagava a conta da água, percebe tanto de emoções e de relações humanas como Pinto da Costa percebe de honestidade. Sem Rui Costa, Vieira vivia em assembleias gerais de contestação, sem perceber qual era a essência de ser benfiquista. Com Rui Costa passou a ter um apoio popular massificado, num claro abraço entre razão e emoção.
O que fez Vieira quando ganhou o título do ano passado? Chutou Rui Costa para canto, metendo-o de castigo e apontando-lhe o dedo em público, dizendo: "eu bem te disse que este é que devia ter sido o treinador!"
O nosso bom samaritano de serviço não respondeu, admitindo continuar na SAD sem uma correcção pública do desagravo. Asneira, claro está: Rui Costa não se limitou a perder autoridade... perdeu toda a credibilidade enquanto director desportivo! É que Vieira, na sua política de eucalipto, caiu noutra asneira do tamanho do mundo: acrescentou e disse que Rui ainda era verdinho e tinha muito para aprender.
Corrijam-me se estiver enganado: o Benfica pode ter como director desportivo um tipo verdinho?
Foda-se... que ingenuidade, Rui, que ingenuidade!
Vejam que a coisa foi de tal forma grave que no meio desses 100 milhões de euros que andámos a movimentar, não houve dinheiro para encontrar um jogador que desempenhasse um papel parecido com o de Ramires. Porquê?
Porque Vieira chegou a S. Paulo para uma viagem que nunca percebemos se era particular ou institucional, com o valor do passe de Weslei avaliado em 5,5 milhões de USD e saiu de S. Paulo com o passe de Weslei vendido ao Werder Bremen por 8,5 milhões de USD. No meio andou em jantaradas de negócios e juras de amor cruzadas com dirigentes do Santos.
Saberá Vieira o que valia, em termos de futebol, Ramires?
Temo que as evidências falem por mim. Mas como tenho leitores que se dão com o Presidente e que são seus amigos, cá vai a resposta: NÃO! Vieira não sabe, aposto, o número que Ramires utilizava no Benfica...
Reparem: contrataram Gaitan, Roberto e Salvio. Pode ser que me engane, mas os 19 milhões de Euros que gastaram nestas criaturas - sendo que de Salvio só temos 20 %... - não se limitaram a configurar um disparate: são um ataque de loucura! Jara, que podia ser uma boa solução ofensiva, não joga, Airton está encostado e César Peixoto é que está nos elogios internos de Jesus. Tudo isto com o beneplácito de Vieira...
No fim da época de transferências lá deram a Rui Costa o presente envenenado: ir a Barcelona convencer Hleb, que não queria vir para Lisboa por nada deste mundo, a jogar no Benfica, negociando, do mesmo passo, com um clube que gosta tanto de nós como eu gosto de ostras estragadas...
(Por falar nisso, cá vai uma pergunta inocente: se David Luiz (sobre este rapaz escreverei um só texto...) queria ir para Barcelona, se o City ofereceu quase 40 milhões de euros e se o Barcelona anunciou a intenção de exerecer a opção (que tem em virtude do empréstimo de Kerrinson), porque é que o homem não está em Barcelona? )
Ora, a derrota de ontem, num época dominada pelo tropismo da asneira, preparada por um treinador vaidoso e que anda na lua, por um Presidente ausente e por um director desportivo desautorizado e sem poderes, é o menor dos males.
Pior, muito pior, é perceber que por 1 milhão de euros, no meio de uma poule da Liga dos Campeões, de jogos decisivos para o campeonato para a Taça, vamos a Angola jogar uma partida amigável, com a obrigatoriedade de apresentar a principal equipa...
O que, desculpem o humor barato com o nosso clube, até justificará a ausência de Saviola no jogo de ontem...
(continua)

17 comentários:

M disse...

muito bem, para continuar, que as feridas começam a tratar-se com o ardor do desinfectante....

alpha disse...

Excelente! Como venho dizendo desde ontem, que esta derrota nos traga a vitória do Vieira abandonar o barco!

jonhy guitar disse...

meu caro amigo,permita-me que o trate desta forma,a sua análise é tristemente verdadeira. noutros blogs que frequento já tinha levantado algumas das questões que refere e que normalmente entronco com a chantagem que o treinador fez no final da época ameaçando com a demissão mostrando-se disposto a ir treinar o demo porque lhe pagaria mais.
o presidente vaidoso e enamorado aceita a chantagem endeusa o mentiroso e aumenta-lhe o ordenado.
a criatura pavoneia-se no final da taça junto do corrupto-mor e a malta toda a assobiar para o lado.
a honestidade,respeito e gratidão são valores que estão no adn benfiquista e sem os quais não podemos viver.isso não se tem verificado como bem explica no seu texto.
quanto á politica desportiva faço e por todas uma pergunta.
onde está urreta?
domingo lá estarei como faço sempre que o glorioso joga e hoje e como quase nunca o faço enverguei orgulhoso o meu emblema de 25 anos de dedicação ao primeiro e mais perene amor da minha vida.
cumprimentos benfiquistas

lawrence disse...

A quantidade de erros que por um lado Filipe Vieira e por outro Jorge Jesus acumulam começam a superar os créditos conqistados anteriormente.
Reflexão precisa-se por parte dos Benfiquistas conscientes e desalinhados de grupos e grupinhos!
Viva o Benfica!

Cosimo Damiano disse...

Caríssimo,

Muita gente que nos segue ouve-te em especial a ti. Por teres sido sempre um fervoroso apoiante de Vieira e pela força das tuas palavras.

O texto que hoje começaste a escrever pode por isso acordar muitas mentes que não despertariam se as mesmas palavras fossem proferidas por outro.

Por isso agradeço-te.

Por muito que outros te tenham dito o contrário, prestaste um grande serviço ao Sport Lisboa e Benfica.

Pedro disse...

Meu amigo deita tudo cá para fora...é hora de deixarmos as mensagens codificadas e nas entrelinhas, ponham tudo preto no branco. É hora da nação benfiquista acordar e perceber quem tem no poder.

A questão dos prémios é algo q acho inqualificável quer do lado da direcção quer do lado dos jogadores. Inqualificável. Sobre Rui Costa, sinceramente, como diz o povo "quem cala consente".

di Zombie disse...

Não consigo discordar do texto e fico na expectativa para a(s) restante(s) parte(s).

Mas atenção a duas coisas:

1 - Não é a 1ª vez q o JJ inventa, já na época passada inventou e, estudioso como é, tinha provas dadas com o Quique q com o D. Luiz à esquerda ficamos com uma defesa descompensada!

2 - O LFV (independentemente de se gostar muito ou pouca da figura) é o melhor q se arranja por estas bandas. O Rui para tomar o poder precisa q o LFV o apoie e isso só acontecerá qd o LFV assim o entender!

J G disse...

Continua, Zé. Continua. Quero mais.

MS disse...

Rui Costa mostrou estar verdinho, na pre adolescencia, nao teve a firmeza necessaria para se assumir dentro do clube e dar um murro na mesa (ou varios). Tornou-se a Lenka da Silva do SLB, sorri enquanto apresenta algum jogador que chegue. Tem quase 40 anos, ja era tempo de se assumir.

http://thebutterflyislate.blogspot.com/2010/08/descubra-as-diferencas.html

Constantino disse...

Fodasse não quero parecer emplastro, mas desde o inicio da pre epoca que partilho e exponho essa opinião e a unica coisa que isso me garantiu, neste e noutros blogs, inclusive o meu, foi o epiteto de (e passo a citar): burro, anti benfiquista, taliban etc.
Recordo com rancor quando expus essa opinião no Forum Benfica quando eles anunciavam que Weslei estava por minutos e o autor do texto defendeu-se dizendo que "os Constantinos são o cancro do SLB". Tive orgulho em ser atribuido o meu nome a uma classe de adeptos; senti tristeza por os arautos do vieirismo insistirem em não tirar as mãos de frente dos olhos.
Da minha parte, sempre o disse: nunca fui fã do vieira, mas aturava-o como um mal menor. Contudo não lhe perdoo a antecipação das eleições, no que foi um chamar de idiotas e burros chapados a todos os sócios do SLB. Pensaria ele que algum sócio com 2 dedos de testa votaria no moniz ou no carvalho?

TC disse...

Tenho muita pena por este post surgir tão tarde.
Aguardo continuidade, esperando que não se acanhe no escrito. A discussão engrandece e não o silêncio.

Mister D disse...

Faço minhas as palavras do Cosimo Damiano.

Carlos Alberto disse...

Texto muito exagerado... por isso é que nem me atrevo a escrever nada (ou quase nada) sobre o jogo de ontem para não exagerar também!!!

Quando se chega a pensar e até!!! dizer que o Jesus foi campeão com as bases que o Quique deixou temos uma ideia do exagero do comentário.

artnis disse...

Parabéns pela análise e excelente texto.

Também estou dorido, mas nada surpreendido...

Tenho um 'Rei-Sol'(o que nos foi mais uma vez 'lembrado', em mais uma re-inauguração...!)como presidente que teve o cuidado de me ir preparando para esta (diria, vergonhosa!) DERROTA por via de declarações histriónicas (ao nível das do lagarto do Rogério Alves) e duns inócuos comunicados.

Enfim...! Como disse o Romário do Péle, digo eu do Luis Filipe :
- Caladinho(como esteve até sermos campeões!) é um poeta...!

Tsubasa Ozora disse...

o meu comentario é este
http://manifestoslb.wordpress.com/

aj disse...

olha o iluminado ! só duas coisa
1ª esta e a tua verdade ou a verdade dos jornais da caserna !

2ª julgas que sabes tudo do S.L.Benfica e nem sabes a missa a metade
3ª Assembleia Geral da SAD no dia 29 sabes que eu sei que tu sabes que nem os pes la pões porque sera

aqui ficam para já estes pontos que gostaria de ver debatidos ...

o resto ficam para aqui!

08/11/2010 SAD
Início agendado para as 19 horas
Assembleia-Geral da SAD no dia 29 de Novembro

A Assembleia-Geral da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD vai ter lugar no próximo dia 29 de Novembro, pelas 19 horas, no 1.º andar do Estádio da Luz. São cinco os pontos que vão estar na ordem de trabalhos.

Os accionistas vão apreciar e deliberar sobre o relatório de gestão e contas do exercício de 2009/2010, deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados, proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade, proceder à aprovação da declaração sobre a política de remuneração dos membros dos órgãos de administração e fiscalização, e proceder à eleição do membro suplente do Conselho Fiscal, até final do mandato em curso – 30/06/2012.

» Leia a convocatória na íntegra
» Declaração de Participação

disse...

Passa a ser uma pura e simples... palhaçada a tua imaginação!!!
Isto dá-me a volta ao estômago.
Com tanto gringo a morder o BENFICA