sábado, 31 de julho de 2010

Valdebebas e Seixal

Qual a diferença entre um Rodrigo e um Nélson Oliveira? Para o Benfica, são entre 5 e 6 milhões de Euros! Em futebol jogado, haverá muito pouca diferença. Mas Nélson Oliveira não é um brasileiro naturalizado espanhol, nem jogou na cantera do Real Madrid.

E o problema do Benfica com a formação que é tantas e tantas vezes elogiada, após a construção do Caixa Futebol Campus não se pode resumir a um Manuel Fernandes, que sai desgostoso com o departamento médico do clube, ou com um Miguel Vitor, que vai passar uma temporada a Inglaterra, ou ainda que mantém um Moreira como 3º guarda-redes e respectivo guardião da "mística".

O problema do Benfica com a formação tem de ser resolvido com a inclusão gradual de vários jogadores no seu plantel principal. E os jogadores que têm potencial para tal, sendo que Nélson Oliveira é um deles. Quando se fala em Rodrigo, que joga precisamente na mesma posição do jovem português, estamos a gastar dinheiro por gastar.

Virão os mais defensores dizer que existe uma cláusula de recompra pelo dobro do que pagámos. Sim senhor, e se o jogador não render? São, pelo menos 5 milhões deitados ao lixo, como em muitos outros negócios sem proveito algum para o clube. Basta relembrar Balboa e Makukula: os dois juntos custaram 8 milhões de Euros.

E mesmo com a contratação de Rodrigo, como se sentirá a comunidade jovem que trabalha todos os dias no Seixal, havendo até alguns que por lá dormem, com a chegada de um rapaz de 19 anos para lhes "roubar" o lugar que demoraram tantos anos a tentar ganhar?

O facto de emprestar quase meia-equipa ao Fátima, assim como o treinador é uma boa estratégia, mas existem vários jogadores que já vão para o terceiro ano como emprestados, como é o caso de André Carvalhas, onde se vê que por mais anos que se empreste, o desenvolvimento não é o melhor.

A estratégia de ir buscar jovens jogadores só terá sentido se forem mesmo para marcar a diferença, como foi o caso de Di Maria, e para posições onde se justifique. Ir buscar um avançado de 19 anos da cantera do Real Madrid não me parece ser a melhor opção nesta altura.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

De volta os direitos televisivos

Depois do que aconteceu na passada segunda-feira, já voltaram novamente as vozes de discordância face à Sport TV e à Olivedesportos.
Há aqui vários factos a reter, como o Benfica ter reagido com base na blogosfera sobre o que se tinha passado, ficando à espera do pedido de desculpas da Sport TV (que não aconteceu).

A blogosfera benfiquista tornou-se há algum tempo, especialmente neste último ano, como um barómetro do que se vai passando nas mentes e vontades dos benfiquistas, sobre diferentes e diversos aspectos: contratações, ideias, críticas, tudo é englobado, e pelos vistos, monitorado (em alguma parte) pela Direcção do Benfica. O exemplo de segunda-feira prova isso mesmo.

No entanto, há sempre alguém ainda disposto a dar a outra face a quem tantas chapadas nos tem dado. Ou porque foi "amigo" em várias ocasiões, ou porque controla a empresa que gere o site (um simples exemplo) ou porque o sistema está de tal forma encarrilhado que não há outra hipótese de escolher.

Depois de tudo, ainda olhamos para a Olivedesportos como um parceiro e isso mostra que há mais qualquer coisa que não se consegue descortinar em tantos negócios diferentes. O Benfica tem uma oportunidade HISTÓRICA para fazer valer o seu papel e a sua importância para uma empresa como a Olivedesportos. E os valores que terá de colocar em cima da mesa terão de ser aqueles em que nos possamos ressarcir de algo de mau que possa acontecer.

Dou um exemplo claro para acabar o post. A CentralCer (através da Sagres) conseguiu uma subida de 18% na quota de mercado das cervejas, após o contrato que assinou com o Benfica. Estava 13 p.p. atrás da Superbock, antes do contrato e agora está 5 p.p à frente. A Sagres agradece ao Benfica esta subida, como é óbvio. Aliás, quem se associa ao Benfica fica sempre a ganhar e é tempo do Benfica também ele, ganhar com isso. Ganhar com os chamados lucros secundários. E isso serve para os direitos televisivos, serve para o site, serve para a Benfica TV, serve para todas as unidades de negócio que o Benfica tem actualmente.

Por isso, a bitola está elevada, e fiquem já sabendo que um valor que seja inferior a 30 milhões de euros por ano de receitas televisivas, com a empresa do sr.Oliveira, será alvo de crítica mordaz e assertiva. A meu ver, deveria ser este o ponto de partida para as negociações. Se dez anos foram suficientes para o Benfica ter força negocial, é tempo agora de mostrar quem manda.

Comentários...

Está na moda falar mal do Roberto e sabe bem dizer piadas, mas a verdade é que estes mal informados jornalistas que até os jogadores dos seus clubes devem conhecer mal, esquecem-se que por exemplo o Sporting não foi capaz de transformar ou fazer chegar ao topo o sérvio sendo este provavelmente um dos melhores guarda-redes que teve nos últimos 10 anos, e o Porto mesmo ao fim de 5 anos do Baía arrumar as botas ainda andam com o seu fantasma cada vez que o Helton dá um peru que dava para o jantar do plantel inteiro dos dragões, porque se calhar ganham mal coitados e tem fome...

Acordem para a vida porque não será o Roberto que jogando bem ou mal (tal como o Quim que na época passada nem sempre jogou bem) o fará este ano o guarda-redes menos batido da liga tal como o foi Quim a par do Eduardo o ano passado com apenas 20 golos, e veremos no final que dirá mais piadas...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Corte e Cabelo...

Neste inicio de temporada estou numa de corte e cabelo, pois tudo o que acontecido só me da vontade de rir, mais parece conversa de barbeiro.
O Benfica tinha mais de metade do onze inicial vendido, desde Luizão, Cardozo, Di Maria, David Luiz, Coentrão, Ramirez e até o Ruben Amorim foi falado e a verdade é que a apenas um mês (embora seja a pior altura) de fechar o defeso, apenas e só apenas um foi vendido ( e foi uma boa venda) garantindo 2 bons reforços.

E o que me dá vontade de rir?

Ver os lagardos com dor de cotovelo a dizerem que se não vendemos agora o Coentrão nunca mais arranjaremos alguém que pague estes valores, o mesmo falando do David Luiz que so faz asneiras ao subir no terreno e ninguém o cobre e que devíamos era despacha-lo, mas esquecem-se que as vacas gordas de jogadores da “cantera” acabou sendo que o melhor que conseguem são entre 7 e 11 milhões pelos melhores e um deles capitão de equipa e tal como os dragões não conseguem comprar ninguém sendo que a novela do Walter parece os tempos do Benfica que não conseguia aliciar ninguém.

Benfica manteve equipa saindo um jogador que na minha opnião não será fundamental na estrutura deste ano, reforçou-se, tem cada vez mais jogadores seleccionáveis como se passou recentemente com o David Luis,R. Amorim e Coentrão ( e esperamos que Queirós saia para poder ir também o Martins que continua em grande) e iremos disputar a Liga dos campeões, local onde iremos valorizar ainda mais os activos e preparar o futuro ao contrario dos rivais que destroem as equipas e vendem a espinha dorsal (B. Alves e R. Meireles preparados para sair do dragão) para os presidentes se manterem no poder e manterem o nível de vida, mas esquecem-se que quem não tem dinheiro não tem vícios.

Rio-me porque o Braga perdeu 3 jogares fundamentais da sua espinha dorsal e mesmo se os mantivesse seria difícil manter o ritmo agora então acabou a festa do ano passado, vejo tudo a criticar o Roberto e outros, mas esquecem-se que tem de comer muita relva ainda para tocar nos nossos calcanhares, pois se provamos em campo que somos melhores mesmo com o sistema a tentar puxar-nos para baixo, com nova alma e sistemas de jogo ( com o trio Javi, Aimar e Saviola) rotinados será apenas preciso manter e aprimorar ficando sempre alerta, sendo que o mais importante que nos pode levar ao bicampeonato será ganhar já a supertaça e calar os avençados…

Eu tenho pena é serem uma cambada de filhos da puta!

E de ter um ex-colega de futsal presente nesta palhaçada...

ADENDA: Um telefonema ao início da tarde alertou-me para o facto de estar a visar, injustamente, o meu tal ex-colega de equipa. Porque seguramente leu, ou lerá, este comentário, ficam as minhas desculpas por ter confundido a sua voz.

terça-feira, 27 de julho de 2010

EU GOSTO É DO BENFICA!!!

Estimados Capos e demais Gloriosos Benfiquistas,

após o regular funcionamento das instituições ndranghetianas, eis-me aqui, maravilhado, a construir o nosso Benfica!

Saudações benfiquistas,
N. Dorma

Comunicado à CMVM

A Ndrangheta, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a acordo com Nessuno Dorma para a alienação a título definitivo dos seus escritos neste espaço de liberdade e de escrita benfiquista.
Não haverá lugar a cláusulas de rescisão compensatórias, nem a prémios de performance desportiva.

O Conselho de Administração,

27 de Julho de 2010

segunda-feira, 26 de julho de 2010

"Não quero ser o Eusébio do porto!" (1)

1 - Quando falares do Eusébio, lembra-te que não falas de um qualquer, falas do REI!
2 - Quando falares dos corruptos - e tu sabes, considerando que já lá estás há muito, muito, muito tempo -, falas de uma agremiação que já tem a sua santidade...
3 - Que bom é perceber que o "outro" sabe mesmo de um segredo...
(1) - frase que celebrizará o fim da primeira passagem de Vitor Baia pelo porto, proferida num sítio público.
NB - Reinaldo salta do banco, Baia sai de cena. Outro pisga-se para a Rússia... Está bonita a festa, pá!

Ideias sobre o Benfica x Mónaco

- Roberto precisa claramente de confiança. E precisa que Jesus a dê. A resposta que deu ao jornalista que lhe perguntou qual era o problema foi das melhores que deu nos últimos tempos. As peças, reportagens e análises que se fizeram no final do jogo são de uma mediocridade atroz de quem procura casos, polémica e desestabilização, que terá de ser tratada como é lá em cima: à base do silêncio. A parte da porrada não é precisa.

- David Luiz continua na mó de cima junto dos adeptos benfiquistas. E isso dá-lhe o crédito de fazer asneiras, como já as fazia o ano passado. O problema é que a equipa ofensivamente responde e toda a gente tem os olhos no guarda-redes espanhol, esquecendo-se dos problemas defensivos que o grande ídolo da Luz comete...

- Nico Gaitán é jogador da bola. O jornalista do i que escreveu esta frase ("Gaitán, o canhoto que só gosta de jogar pelo meio, pode mesmo ser o substituto do extremo Di María?") não percebe da poda e como não percebe da poda, vai mandando umas postas de pescada. Os movimentos de Gaitán permitem ao Benfica não estar tão dependente de um jogador como o ano passado com Di Maria, e isso é bom. Aliás, basta observar com atenção o 2º e 3º golos do Benfica para se perceber do que se está a dizer...

- De todos os nomes que se têm falado que se podem sair do Benfica há dois que ainda não vieram a público e isso é uma excelente notícia e vantagem para o clube. Falo dos dois pequeninos argentinos, que o seu futebol é enorme. Aimar e Saviola continuam a mandar na dinâmica ofensiva da equipa e com isso, o futebol do Benfica agradece, assim como os seus sócios. Ter um jogador, que antes de receber a bola, já sabe o que vai fazer com ela, é um privilégio que está ao alcance de muito poucos no Mundo...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O que o Benfica perde com a saída de Ramires?

O Benfica está em risco de perder Ramires. Isso é um facto indesmentível, já que o treinador está resignado com a situação e a Direcção vai tentar minorar o esforço negociando por um valor mais alto.

O negócio de Ramires é conhecido. Kia e Bertolucci emprestaram dinheiro ao Benfica para o clube trazer o jogador para a Europa, com a "promessa" de depois de valorizado, poder render mais do que aquilo que se custou. E ao fim de um ano, já estão a ganhar. A Jazzy Limited pagou 50% por metade do passe, e o que o Benfica receber, terá sempre de o devolver à dupla de empresários que se chegou à frente com o dinheiro.

Qual a vantagem deste tipo de negócio para o Benfica? Fica com um activo válido, para o período de um ano, onde se possa rentabilizar a ele e à equipa. O Benfica serve ao mesmo tempo, de placa giratória de jogadores, onde é uma ponte para outros campeonatos mais competitivos e para outras equipas com outro poder financeiro. Por outro lado, o dinheiro que foi investido pode ter retorno ou não. Neste caso, teve.

Qual a vantagem para a equipa competitiva do Benfica? Neste caso concreto de Ramires, não há grande vantagem competitiva para a equipa do Benfica. Ramires ocupa uma posição específica no sistema de jogo de Jorge Jesus e a sua polivalência é extremamente importante para o grupo de trabalho. É nas transições defensivas que Ramires é importantíssimo, função que o Ruben Amorim cumpre exemplarmente, mas com menos velocidade do que a do brasileiro. Para além disso, as lesões que Ruben Amorim sofreu o ano passado não dão a mesma garantia do que Ramires.
Outro factor crucial tem a ver com o factor "crescimento sustentado" de equipa, ou seja, com a manutenção dos principais jogadores no clube durante vários anos, por forma a criar uma cultura de clube. Um jogador entrando e saindo no espaço de um ano não consegue assimilar esse tipo de cultura.

Resumindo, se Ramires sair por 20 milhões, como se fala, não deixa de ser um bom negócio. É um jogador multi-posicional em qualquer lugar do meio-campo, é novo e com margem de progressão, mas não depende do Benfica proibir a saída do jogador. E isso é preocupante. O Benfica perde um extraordinário jogador e até ver, sem substituto à altura...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Rescaldo

A primeira reunião Magna do Ndrangheta teve um saldo bastante positivo:

-2 novas contratações que falta anunciar à CMVM

- Lavar de roupa suja qb

- Quase acabar à lambada( isto já mais à noitinha...)

Foi bom! Para o ano uns escribas porão a viola no saco, outros azucrinar-lhes-ão o juízo com "o lado certo da História". Resta saber quem...

Um abraço aos Capos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Problema ou Solução?

Roberto tem andado debaixo de fogo. É óbvio que não é normal que um clube português que dê 8,5 Milhões de Euros por um Guarda-Redes não esteja à espera (mesmo em pré-época) que dê casas como as que o guarda-redes espanhol tem dado nos jogos de preparação, quer contra o Sion, quer ontem contra o Guimarães.

O Estádio da Luz é o maior incinerador futebolístico que se conhece. Tão depressa se idolatram Sabrys e Rogers, como se queimam Marchenas, Nunos Gomes e afins. E isso é um problema. Um problema que só com muita paciência, mas sobretudo com valor próprio se resolve, entenda-se, boas exibições e golos.

A posição de guarda-redes é demasiado específica para estar sempre a ser escrutinada e o Benfica tem culpa disso. O Benfica tem culpa de ter tido um Costa Pereira, um Zé Gato, um Bento, um Preud'Homme e um Enke. Mas também teve culpa em ter tido Bossio, Zach Thornton, Silvino, Moretto e outros, que apesar do seu valor, as defesas não chegavam para agradar. Assim como Quim, nos últimos tempos, que foi criticado por mim e por outros, porque o grau de exigência de uma baliza do Benfica não é equivalente a um Lanús, a um V.Setúbal ou a um Sp.Braga.

Se Roberto compreender e tiver no plantel quem lhe dê a força necessária, para além de algum talento que parece ter, Roberto será uma solução mais do que credível para o clube. Ainda só tem 24 anos, pelo que ainda lhe falta um pouco mais para aumentar os seus "skills" e assim tornar-se um guarda-redes de referência, ao nível dos melhores.

Se Roberto não compreender o que significa representar o Benfica e não lhe derem o apoio necessário, será sempre um problema. E será um problema porque custou 8,5 Milhões de Euros. Mas já hoje me diziam o seguinte, será que o problema de Roberto é porque custou 8,5 Milhões de Euros ou será que o problema de Roberto é porque foi avaliado em 8,5 Milhões de Euros?

Em qualquer um dos casos, será sempre um problema ou uma solução. O futebol tem destas coisas...

Uma vergonha!

Qualquer apreciador de ciclismo vos pode dizer uma coisa: o que se passou hoje no Tour é uma vergonha!

Não é com doping que matam o ciclismo. É com estas coisas.

Ajuda!

Alguém me explica como é que consigo ver o tour em streaming? Todos os canais que tinha estão bloqueados...

Faço minhas as palavras de um grande benfiquista, com quem pasei o dia de ontem:

No dia 7 de Agosto é que quero saber se o Roberto é um grande guarda-redes. Depois disso falarei abertamente...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um pedido simples

Em conversa com um amigo meu, benfiquista, sobre as notícias que se vão avançando, o onze dele para esta época era muito simples:
Roberto;
Maxi, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão;
Javi Garcia, Ramires, Simão e Aimar;
Saviola e Huntelaar.

Gaitán entraria várias vezes ao longo da época, porque é um criativo e necessitamos de criativos, especialmente quando Aimar não está com disposição para tal (às vezes acontece), assim como Jara.

Obviamente que a vinda de Huntelaar estaria dependente da saída de Cardozo. Mas seria um pedido simples, não acham?

Curtinhas do dia

- Em dia de treino fechado, as notícias no Benfica não existem. Sempre vão havendo uns fogachos sobre um médio qualquer que há-de vir, ou sobre os extremos que Jesus quer e que ontem eram tema de ordem do dia. Basicamente, o país futebolístico precisa de um tema qualquer sobre o tema para se discutir futebol, porque já se viu que do outro lado da 2ªCircular, o riso não pára e mais a Norte, só um gajo com nome de herói de banda desenhada marca golos...

- Por falar em Norte, na RTP, Pinto da Costa, por ocasião da Taça do Mundo de Bilhar, disse que não falava de futebol. E o jornalista, impávido, sereno e acólito como sempre, calou-se. Nada de maçar o papa com nomes, que ele nada diz e basta uma palavra. Como eu gostava que em Lisboa, o exemplo fosse o mesmo. "Não falo sobre futebol!" não é propriamente a mesma coisa de "Se quiserem, podem ir ver quem é o Rodrigo e vemos de que jovem estamos a falar!"...

- Por continuar a falar em Norte, notemos numa coisa que para muitos poderá não fazer diferença, mas a mim causa-me algum espanto e ao mesmo tempo, preocupação. Pouca coisa tem sido dita pelo FCP. Existem estes fogachos sobre Walter (hoje já não se fala), houve uns quantos sobre Kléber, mas pouco mais. E isso é preocupante, porque justamente, foi com este tipo de comportamento que os meninos lá de cima nos foram comendo sucessivamente...

- Ainda a Norte, o Benfica participa novamente no Torneio de Guimarães. Jesus leva 4 juniores, entre eles Leandro Pimenta e Rafael Costa (dois esquerdinos) que poderão ser mais valias para serem testadas. Para variar, e tendo em conta sistemas de jogo, assimilação de processos, integração dos novos jogadores, o resultado exigido só pode ser um: o mesmo do ano passado, ou seja, a vitória!

- No Sporting, existe muito silêncio sobre a decisão de Izmailov ser operado em Lisboa ou Munique. Eu creio que será no Porto, mais cedo ou mais tarde. Depende do tempo de recuperação. Costinha e Pinto da Costa já falaram sobre o assunto e dava uma cana muito grande de uma assentada Moutinho e Izmailov reforçarem o FCP ao mesmo tempo. Veremos se o tempo nos dará razão...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A evidência

O que escreveu hoje o piazza é tão evidente que não merece reflexo. Tanto assim é que os próximos dias mostrarão se o nosso treinador falou a mais ou a menos.
Com isto não quero - como ontem alguns leitores assíduos me acusaram in loco... - baratinar, nem confundir as nossas hostes! Bem pelo contrário, pretendo salientar que as palavras de Jesus, que é um homem inteligente, não foram proferidas ao acaso.
Tanto mais que começaram a surgir ecos na imprensa internacional sobre o interesse do Bolton em Rodrigo, o que me começa a chatear profundamente - considero que seria uma excelente contratação -!

Travão ou chicote?

Alguém anda a fazer merda...ou é o treinador que desbragadamente fala do que não deve, ou então é a SAD que não fez o que devia.

Ouvir Jesus queixar-se que o Benfica perdeu prioridades no mercado é algo que me deixa furioso. Das duas maneiras.

Ou alguém põe travão à afiada língua do técnico, ou alguém tem de ser chicoteado por permitir que o Clube- que é Campeão, que realizou cerca de 80 milhões de euros em empréstimos obrigacionistas e encaixou verbas do Stars Fund nos últimos dois anos- seja ultrapassado por alguém do mesmo campeonato. A ser verdade haja chicote, porque é a todos os títulos INADMISSÍVEL. A ser mentira, ponham lá um travão, porque isto já chateia, e não tem razão de ser, porra!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Não ataquem sempre o inespugnabile...

... calma, companheiros, a minha esperança é que as coisas acalmem! Parece que não fomos campeões e que anda tudo nervoso!

Quanto a jogadores, o que sei é o mesmo que todos sabem: só saiu Di Maria e já entraram uns quantos com muita qualidade.

Esperanças, espíritos de equipa e caralhos

Diz o inespugnabile "esperança". Os comentários e as esperanças são legítimas nos corações e nas palavras dos benfiquistas e de quem nos visita, depois do Grande Líder ter dito que viriam ainda mais jogadores.

Se olharmos para o presente, notamos que apenas Quim e Di Maria não fazem parte dos planos e tudo o resto se mantém. Aliás, Gaitán foi contratado, Roberto foi contratado, Jara foi contratado e Fábio Faria foi contratado. Se a equipa não está mais forte, então não entendo esta permanente loucura pela avidez de reforços.
Eu tenho "esperança" de que o Benfica comece a aproveitar a "fábrica" que tem no Seixal e deixasse de alimentar Valdebedas.
Eu tenho "esperança" de que a virem reforços, sejam mesmo reforços e não "potenciais" reforços.
Tenho sempre essa "esperança", que é sempre a última a morrer...

Por falar em morrer, parece que já querem fazer a cama ao Roberto, o mr. 8,5 milhões. É normal que o façam. O homem custou dinheiro e numa semana conseguiu meter dois frangos no espeto, só para criar polémica. Polémica entre os benfiquistas, gozo com os outros que conseguem ter Helton e Patrício como guarda-redes.
E é normal que esta cobrança se vá manter. Obviamente que o homem não pode dar frangos em todos os jogos, senão depois não se poderia falar no poder ofensivo do Benfica, que concerteza irá vencer os jogos e ser campeão, com ou sem frangos.

Frangos, Guarda-redes, esperanças e caralhos. De tudo somos apelidados no Ndrangheta, mas mesmo assim não vamos mudar. Há os que são a favor da Direcção e há os que são contra. Como em tudo na vida e em democracia, como aqui se preza. Os ataques à Ndrangheta não param, mas mesmo assim nós vamos continuar...

Esperança...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

E se fossem gozar com o caralho?

O telemóvel dos nossos diirigentes foi invadido de sms e telefonemas de benfiquistas a quererem meter-se com a contratação de Roberto. Serão benfiquistas, na verdade?

Não, não são!

Espírito de equipa, espírito de Clube

"Somos todos profissionais e ele é um grandíssimo guarda-redes. Durante uma carreira, pode haver sempre uma tarde que não é boa. Quem disser que não, mente."

Javier Saviola


Quem por aqui passa sabe que fui um dos críticos da contratação de Roberto. Por achar que defraudou as nossas expectativas enquanto benfiquistas - ou seja, garantir um guarda-redes superior a Quim no imediato, nunca no futuro - e por considerar que o valor despendido foi excessivo. Mas Roberto é hoje um dos nossos e merece toda a nossa confiança. Cabe-nos a nós garantir o espaço e o tempo necessário para que se afirme. Jesus fez um grande trabalho na época transacta mas, como ele próprio nunca se cansou de referir, também nós, sócios e adeptos, fomos importantíssimos para os êxitos alcançados. Conservemos o espírito de união, afinemos gargantas, apoiemos o Benfica. O bi-campeonato depende tanto dos nossos profissionais como de nós próprios.

Mandiba World Champion!

Pensar que se um qualquer polvo esfomeado tivesse pensado no fim da vergonha sul-africana em finais do século XIX...(enquanto o povo pensar no determinismo da circunstância, a revolução perde a guerra)
Ver Mandela com 92 anos a acenar não é um prognóstico do polvo, é uma certeza: o mundo onde vivo, independentemente de crises económicas, é um mundo melhor que o mundo onde nasci.
A queda do muro da vegonha, a derrota do apartheid e a erupção vulcânica do vulcanizado regime soviético traduziram-se num mundo mais livre, mais democrático, mais igual e mais justo.
Por isso mesmo e independentemente da justiça do resultado de hoje (não gostava de ver um país que depende do mercado de diamantes ganhar onde nacionais deixam a sua marca...), a grande vitória da humanidade está na vida e luta de Mandela!

sábado, 10 de julho de 2010

Killer instinct...

Sei que a minha memória é prodigiosa. Está, como muitos dos que aqui passam sabem, ao nível das melhores memórias da história.
Isso não me impede de me sentir pasmado com a falta de memória que por aí anda... então não há ninguém que se lembre do nome do guarda-redes brasileiro que Queiróz queria nacionalizar e trazer para a selecção, chegando mesmo a propô-lo ao nosso Glorioso?
Um dia a história virá toda à superfície. Mas a verdade é clara: em 2008 Queiróz ponderou a convocação de Bruno e alguém no nosso clube foi aconselhado pelo seleccionador a contratá-lo...

Três notas:

- Se a proposta por David Luiz chegou aos 38 milhões, não vender é um disparate;

- Não quero ver Rodrigo em Alvalade. Por isso, meus caros, é contratá-lo já;

- Bom primeiro jogo. Gosto de começar a época a ganhar...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Obrigado, mas prefiro mulheres.

Cá está: inespugnabile tem linha editorial!
Desde sempre, meus caros, e para todo o sempre: na defesa do Sport Lisboa e Benfica, com mais de três quartos da vida como sócio e participando em todas as decisões importantes, tendo estado, como sempre de provou, do lado certo da história.
Essa é a linha editorial que me move...

Loucura e insanidade

Louco é um benfiquista que pense que um valor perto de 40 milhões por David Luiz é pouco...

Com insanidade estaria um dirigene que não aceitasse a proposta!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

David Luiz...

... 35 milhões de euros, fala "A Bola"...

Por outro lado, paree que em Itália falam em Luisão na Roma... em Espanha colocam-no no Atlético de Madrid...

Começo mesmo a ficar chateado!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ai Tadeia...

Com menos de 3 minutos de jogo já Luís Tadeia conseguiu demonstrar todo o seu conhecimento futebolístico:

"Os espanhóis conhecem bem Mertesacker. Ele que jogou no Real Madrid."

Isto promete!

Milan - Marselha - Benfica?

Afinal em que clube jogará Huntelaar?

Pivot ou duplo pivot?

Com Airton / Javi Garcia, estou em sossego nesta preparação de época... é que desde que me lembro que essa é a posição que mais me preocupa!
O mesmo não se coloca quanto ao lado direito do nosso meio campo. Tenho por assente que uma das nossas mais valias, na época passada, foi Ramires, o "Queniano". Não só pelo que jogou com bola, mas, sobretudo, porque ocupava os espaços com um sentido posicional tão apurado que permitia que Javi pudesse construir jogo, partindo da posição de trinco.
Se sair, como penso que acontecerá, Ramires, quem ocupará aquela posição com o mesmo rendimento?

Vamos lá a coisas sérias

Em que canal/canais serão transmitidos os jogos do GLORIOSO este fim de semana?

terça-feira, 6 de julho de 2010

Há dez anos foi igual

De um momento para o outro, eles assumiram-se. Não há volta a dar. Sporting e FC Porto estão a unir-se de forma a alguém ganhar, desde que não seja o Benfica. O Benfica não pode ser bi-campeão esta época e por isso, a cartilha está a ser formada.

Há dez anos, houve um caso idêntico do outro lado da Segunda Circular. João Pinto era mandado embora por Vale e Azevedo e Veiga (lembram-se?) e decidiu escolher Alvalade como poiso. O resultado é o que todos nós sabemos. Na altura, ouvi vozes a favor da decisão que o mais arruinoso Presidente da história do meu clube tinha feito. E assim que assinou pelo Sporting, não faltaram as vozes de traidor, mercenário e os demais nomes à senhora sua mãe.

Nos últimos dias, passou-se o mesmo em Alvalade com Moutinho. Os nomes à senhora sua mãe, o traidor, o mercenário. Até foi intitulado de maçã podre pelo Presidente, bem coadjuvado pelo "Padrinho" de Chelas e pelo Forcado de Vila Franca. O efeito mediático foi o mesmo, vivendo-se o momento e esquecendo-se o passado.

Dirão os lagartos, como já os ouvi: "Foi bem vendido!". 11 milhões sempre são 11 milhões, mas para um rival é um negócio um pouco estranho, recebendo ainda por cima, por troca, um Coelho que foi queimado em Londres por um Professor que decidiu escolher o Sul de Espanha para passar o resto da reforma.

As parecenças estão aí. Só não vê quem não quer ver. O problema é que para encostarem o ombro têm de fazer 300 kms...

Que saudades da pré-época...

Se o maior meliante da blogosfera portuguesa podia passar sem fazer um post sobre a pré-época do Benfica? Podia, mas não era a mesma coisa.

Até compreendo que o seu Vitória não esteja como ele queira (perdendo inclusivé no jogo de apresentação), mas eu até estava admirado se ele não viesse falar no seu ódio de estimação, e neste caso, no ódio de estimação de todos.

Como te compreendo, MK, quando não há notícias e é preciso mandar postas de pescada para ter mais visitas no blog, não é?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Quase, quase, quase...

Se se confirmarem as notícias que surgiram em Espanha (e tudo aponta nesse sentido), Rodrigo e Alípio serão jogadores do Sport Lisboa e Benfica, pagando o nosso clube cerca de 10 milhões de euros.

Ao contrário do que muitos dirão - e o Mister D já começou a atacar ao telefone -, são dois grandes negócios!

Esperem só pelo europeu de sub 19 para verem o que vale Rodrigo...

Adenda ao último post

( o brilhante texto do piazza não merecia que isto entrasse já, mas tem de ser!)

Confirmo o que um comentador escreveu: Moncho Lopez abordou João Santos e Miguel Miranda durante estágios da seleccção. Não há outro remédio: deve ser demitido!

BCE, BES e BENFICA

Três B's, três entidades distintas com demasiados fios de cruzamento para serem ignorados.

BCE- Banco Central Europeu, que emprestou milhares de milhões à Banca para que estes limpassem a asneirada grossa que andaram a fazer no mercado imobiliário dos EUA, bem como anos e anos de concessão de crédito por tuta e meia, a quem nem sequer meia tuta tinha.

BES- Banco Espírito Santo, que recebeu milhões para cobrir falhas de investimento mal gizado, displicente, laxista.

BENFICA( o maior do Mundo!), financiou-se sem segredo e em larga escala junto do BES para criar uma equipa com condições de disputar títulos. Conseguiu. Ganhou.

Até aqui pacífico. Agora é que a porca torce o dito e proverbial traseiro...

Dia 1 de Julho foi para o BCE "settlement day", ou seja, todo o dinheiro que o Banco Europeu injectou na Banca durante esta crise tem de ser devolvido. Ou seja ainda mais, todos os bancos europeus têm de realizar liquidez para poderem ter crédito.

Acham que o BES através do Stars Fund anda a fazer o quê? "não, deixem lá os jogadores mais um ano, deixem a equipa crescer...temos tempo..."

A Direcção do Benfica anda a ser pressionada numa base horária a vender tudo o que mexa, querem lá eles saber se o Benfica ganha ou não! Precisam do dinheiro agora, como nós precisámos antes.

O Bes faz o seu papel, a Direcção tem de fazer o dela: protelar.

Agora uma coisa é certa, se têm caparro para se meterem no jogo da alta finança têm de saber jogá-lo. Neste momento a única solução é ganhar. Mas, como 95% dos portugueses sabem, é uma merda estar nas mãos do Banco...

Por isso, são de esperar mais saídas abaixo da cláusula, mais confusão, mais atrito.

E tudo seria tão fácil se os ditos "6 milhões" se fizessem sócios, não tínhamos de suar desta maneira, tínhamos financiamento próprio, capitalizáva-mo-lo se preciso fosse, e aí teríamos condições de manter equipas durante 5, 6 anos, e poder em consequência sonhar com vôos mais altos.

Muitos falam e se ufanam de serem Benfiquistas, apenas 218 000 e tal fazem para que isso aconteça. Por isso quem não é sócio não tem direito a vir mandar bitates acerca do modo como a Direcção e o Benfica conduzem negócios.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

João Santos

Os tripeiros corruptos anunciaram hoje a contratação do extremo João Santos, bi-campeão de basquetebol com as nossas cores.
Já sabia (e anunciei aqui) que João Santos seria atleta do Porto.
Sabendo que a proposta apresentada era financeiramente apelativa - para não dizer irrecusável, porque há quem resista a tudo! - e que o Benfica não podia responder, fiz todos os possíveis para evitar este desfecho.
Tinha João Santos como um benfiquista de gema - tanto que saiu de Valladollid depois de acabar um decisivo jogo da liga espanhola e ainda chegou ao Porto a tempo de festejar o 31.º título em clima de euforia! Será que continuará a sê-lo?
Da sua atitude com aquela camisola ao peito sairá a resposta. Se se deixar levar por aquela gente, fazendo o que eles pedirem, as nossas portas, mesmo as da bancada, estarão fechadas. Se não se deixar ir em merdas, cumprir o seu papel como profissional e voltar para a sua terra, apoiando o seu clube de sempre, os dois anos que passará em Palermo serão esquecidos.

João, o teu futuro está, como sempre, nas tuas mãos!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

6 milhões? Não. Não estamos no mesmo barco

Quanto mais tempo passa, mais me convenço que o que era uma impressão é uma evidência: os dois campeonatos, a supertaça, a taça de portugal e as duas taças da liga conquistadas pelo Benfica no consulado de Luís Filipe Vieira (com forte ajuda de Vilarinho) - depois das passagens de Gamásio e Azevedo, que pretendiam destruir o Benfica, a recuperação num tão curto espaço de tempo é um milagre! - , não foram festejadas por todos os que se dizem benfiquistas!
O que é compreensível: se Azevedo, o matador, obteve mais de 50 % dos votos naquele dia amaldiçoado, ainda andam por aí muitos dos que não se reciclaram...
NB - aviso aos comentadores do blog: podem continuar a insultar, a intimidar e a dizerem o que quiserem. Encararei isso com dignidade e só responderei ao que entender. É, também, evidente que há uma diferença tremenda entre mim e esses meliantes: eu escrevo aqui e cá estarei até à morte deste blog - ou à minha -; eles limitam-se a lerem o que nós escrevemos e, quanto muito, a masturbarem-se com a tesão da raiva que sentem. É, aliás, natural que assim seja: fazer com que um blog pluralista e democrático, feito por pessoas comuns, mas amigas, chegue onde o nosso chegou, não é para todos. Melhor, não é certamente para esses merdas que para qui gravitam...

Afinal há assunto

E Ndrangheta, como bom sorvedor de notícias encarnadas, está em condições de afirmar, porque o confirmou, que o Benfica foi ultrapassado pelo FC Porto na questão James Rodriguéz.

James Rodriguéz até pode não vir a vingar no futebol português (o que eu acho difícil, porque é um jogador tecnicista e rápido, bem ao jeito de Di Maria), mas podemos admitir que fomos "comidos" uma vez mais.

E fomos "comidos" porque quando fomos fechar à Argentina Franco Jara e Nicolas Gaitán enviámos um emissário para fechar as coisas. No caso de James, optámos por outro emissário.

Emissário esse que foi o mesmo que há cinco anos resolveu desviar Lisandro Lopéz do Benfica para o FC Porto. E o que é que fizémos com esse emissário? Estipulámos um preço de aquisição do colombiano e o sujeito resolveu mostrar essa proposta a quem nos tinha já desviado jogadores. O resultado é simples: as notícias de hoje assim o confirmam.

Como é possível sermos assim tão anjinhos? Será porque não queríamos o jogador e fizémos com que o FC Porto fosse atrás? Ou queríamos mesmo o jogador e pensámos que com o nosso nome o seduzíamos logo? E já agora, porque é que usámos o mesmo emissário que nos desviou Lisandro há 5 anos?

Perguntas sem resposta. Como todas as outras que foram feitas esta semana...

Ciumeira e mentira!

Cristiano Ronaldo está a mais no futebol português! Agora até o cobarde do Queiróz e o ciumento do Figo lhe lançam indirectas...

Como é que é possível?

Sem assunto

Nada. Não há assunto.

Não há Di Maria, Rodriguez, Roberto, Coentrão, Escreção, "Professor", nada.

10 de Julho, jogamos pela primeira vez. Aí sim!

Que saudades de ver jogar o Benfica!