quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O melhor Youtube de 2010!

A melhor notícia de 2010!

Moda em 2011 - porque hoje não me apetece falar do Glorioso!

Parece que uma pequena pentelheira (é assim que se escreve, camelos!) voltou a estar na moda - em breve, meus caros, a moda trará de volta a farta pentelheira que ainda preenche o imaginário de alguns!
O que quer dizer três coisas:
a) que aquelas miúdas que se depilaram para sempre, quando ainda mal tinham chegado a meio dos vintes, vão chorar baba e ranho;
b) que muitos dos que bancaram essa depilação eterna vão rezar para bancar o restauro da pentelheira;
c) que alguns jogadores de futebol, que alinharam nessa paneleirice chamada depilação definitiva, vão ser gozados como gente grande...

Tiros nos pés...

É tradicional e da época fazer balanços sobre o ano que finda. Não me apetece perder grande tempo com isso e se tivesse que o fazer seria simples: tenho um escudo de campeão!

Porque aprendi bem cedo que história é a ciência que estuda o passado para compreender o presente e melhor perspectivar o futuro, interessa-me escrever sobre os tiros nos pés que se têm dado.

E aí, meu Caro Inespugnabile, junto a minha voz à tua: é inadmissível o que se passou com o apoio a Fernando Gomes! Israel escolheria um palestiniano para a ONU? Ridículo.

E não se diga que o Presidente foi mal aconselhado pois ninguém precisa de ajuda para saber que não se dão balas aos inimigos. E isto pode-nos custar não só este título como a progressão futebolística e consequentemente financeira dos próximos anos.

Para mim, infelizmente, não me surpreende. E não vejo aqui segundas intenções ou grandes estratagemas. É pura burrice! É falta de ADN benfiquista!

Se dúvidas houvesse, lá foi o Presidente ajudar o Varzim! Quem não se lembra do que o Benfica lá tem passado! Deixem jogar o Mantorras, com o central Alexandre a fazer mais de 20 faltas?! A vergonha de ex-jogadores nossos a agirem como nem os porcos tripeirinhos que estavam o ano passado no Olhanense agiram?!

E pergunto-me se o Atlético, um clube de Lisboa, um clube que enquanto o Dr. Alfredo Gaspar foi presidente da assembleia geral votava sempre com o Glorioso, não merecerá o apoio que permitirá barricar o futebol a sul do país.

Esta batalha é também minha, Inespugnabile! E se a perdermos, podemos sempre sarar feridas numa qualquer roullote perto do estádio. Pode ser que lá esteja o presidente do Trafaria, tal como na noite mais negra da história do Benfica quando o criminoso ganhou as eleições.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tacuara!

Imagino a cara que Rui Costa não fez quando Oscar Cardozo lhe disse que ia ficar no Paraguai por causa de uma gripe do filho... Imagino!

Felizmente tudo se resolveu e, como espero, o nosso Matador estará de volta amanhã!

(Com o empresário que Cardozo tem, espera-se tudo; mas desta vez, meus caros, podem dormir descansados...)

Bem prega o Frei Tomás...



Como de entre todos os benfiquistas sou o único a pregar contra esta merda - apoio do Benfica a Fernando Gomes -, penso, de quando em quando, que poderei estar errado.


Mas depois lembro-me do métido científico e apercebo-me que sozinho posso remar contra a maré.


Só fico espantado - e aí fico mesmo! - que aqueles que mais defendem, até com uma superioridade moral insuportável, o ADN Benfiquista, sejam os primeiros a estarem calados!

Mais um rosto para o sistema!

Cá está!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Não entro em grandes teorias!

Mas parece que o Sport Lisboa e Benfica acabou de salvar o Varzim, garantindo o direito de opção sobre todos os jogadores do seu plantel.
Ainda não sei quais as verbas envolvidas, nem sei se vou saber.
O que eu sei - porque vi, porque sei e porque tenho memória! - é que o Varzim serviu de plataforma para Rui Baião, Jorge Ribeiro e Pepa saírem do Benfica, pelas mãos do inenarrável Paulo Barbosa, e nós nunca soubémos bem o papel do porto nessa brincadeira (apesar de Pepa garantir, agora e depois de sair de um calvário, que estava apalavrado com os tripeiros).
Quem era o Presidente do Varzim nessa época?
Sabendo que o Varzim é a primeira filial de um clube que nos deseja a morte, sabendo que o Varzim serviu, no tempo do apito dourado (quem não se lembra da forma como Jorge Ribeiro e Rui Baião festejaram uma vitória frente ao nosso clube?), os interesses desse clube, não seria a hora de o deixarmos definhar?

...pausa nas férias bloguistas...

Se esta merda desta notícia corresponde à verdade, é incompreensível.
Se for mentira, só há uma saída!

A única razão

Não fosse o Varzim estar a planear construir um novo estádio e não veria motivo nenhum para o Benfica ter feito uma parceria com os poveiros.

Assim sendo, tudo bem!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Medo

Os dirigentes do Benfica estão convencidos que o porto está com medo do Benfica e que a entrevista (manual enciclopédico de exercício do poder, para quem não leu) de pinto da costa ao jogo é uma manifestação desse medo.

Um clube que acaba a primeira volta a 8 pontos do segundo classificado (esperemos que a vantagem não aumente), que deu cinco a zero ao seu principal rival, que venceu a supertaça contra o campeão e que tem tudo, tudo, tudo para ser campeão, está com medo?

Se estiver com medo, é porque treme. Se tremes vamos ser campeões. Mas será mesmo? É que até agora ainda não os vi tremerem...

sábado, 25 de dezembro de 2010

Sporting - RIP. Estiveram nas minhas orações

Bettencour, Couceiro, Costinha e Paulo Sérgio? Que conjugação cósmica é esta?

Quero que saibam que estiveram nas minhas orações e que o futebol português, sem a vossa cómica presença, nunca mais será o mesmo.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Parabéns Mister D!

O Mister D tem tão mau feitio, tão mau feitio, que até para ser Pai teve de se esconder de mim. Passou uma data de horas a sofrer sozinho, sem requerer a companhia dos seus amigos.

Ao fim e ao cabo essa também é a tarefa de um verdadeiro benfiquista.

Por isso e pela sua extraordinária mulher, este Natal será melhor!

Para ti sai daqui, já, um grande, grande, grande abraço!

PS - custava muito ter isso ligado?

Diferanças de tratamento!

Se Luís Filipe Vieira saísse a terreiro a elogiar Villas Boas, seria um acto suicida, de desconfiança em Jesus e de capitalização de trunfos no adversário.
Como foi SS que elogiou Jesus, o acto é destabilizador do adversário, gerador de divisão e de dsconfiança na família benfiquista.
Pois tomem boa nota do que eu acho: a comunicação social está toda, toda, toda vendida! SS deu um tiro no pé, provocado pelos ciúmes que começa a ter do protagonismo do treinador do porto. A comunicação social, no entanto, saiu logo em defesa do homem...
Incrível! Peço-vos, nos vossos blogues, que denunciem esta situação!

Simão, o meu (nosso?) capitão!

Simão Sabrosa assinou contrato com o Besiktas, passando a auferir, tal como afirmei no jantar de Natal do Ndrangheta, cerca de 250.000,00 € limpos por mês.


Com 31 anos e perante a oferta de um contrato de 3 anos (ainda não se sabe se serão 3 ou 4), Simão não hesitou e assinou pelos turcos - Simão poderá passar a ser dos poucos jogadores do mundo que passou mais de 15 anos a auferir ordenados superiores a 120.000,00 por mês.


Os que me conhecem sabem o que acho: Simão foi o jogador mais importante dos últimos 20 anos de história do Sport Lisboa e Benfica! Não só porque conseguiu afirmar-se numa época difícil (lembro-me bem que quando Simão marcou aquele seu primeiro golo, em Faro, não era consensual), em que o apito dourado minava, como agora, as provas disputadas em Portugal, mas, sobretudo, porque com ele em campo passámos a conquistar títulos e a ganhar na Europa.


Não compreendo, assim, porque é que os actuais dirigentes do Benfica respiraram de alívio perante a proposta do Besiktas. Ainda assim, meus amigos, penso que o Benfica tinha a obrigação e o dever de ter telefonado ao Simão e de lhe ter oferecido um contrato ao nível do de Pablo Aimar e Javier Saviola - terá tewlefonado?.

Quem, por problemas de ego, não tem memória, não faz a história. Não há, em toda a estrutura directiva do Sport Lisboa e Benfica, à excepção de Rui Costa, ninguém com a história de Simão.



Fico, apenas, com uma dúvida: se Simão, dentro de pouco tempo, como eu prevejo, se aperceber que Istambul não é cidade onde se possa viver em paz e criar os filhos e pedir ao Benifca para voltar, o que é que sucederá?

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Só faltam dois dias para o Natal, cá vai a mensagem de Natal!

Ontem, sem ser em jeito de aviso, porque a mim ou dão logo, ou dou eu (mais ou menos à Barnabé...), disseram-me que cada vez estava a ficar, dado o que aqui tenho escrito, mais bruto.

Não foi a primeira vez e até um grande amigo, que também aqui escreve, já me disse que eu começava a exagerar...

Bom, meus caros, cá vai a minha mensagem de Natal, na óptica do utilizador deste blog:

Enquanto o Presidente do Sport Lisboa e Benfica não retirar o apoio que deu ao actual presidente da Liga, de mim não leva um sorriso.

E se acham que sou bruto, esperem pelo que aí vem. Sei, como já me disseram, que o papel dos blogs é curto, ou nulo. Mas o meu papel vai muito além deste blog: ainda muita gente não tinha internet e já nós minávamos as Assembleias Gerais do Vale, enfrentando tudo e todos. Como passo muito tempo no estádio, sem medo de ninguém, e tenho boa voz, contem comigo para o que der e vier.

Este Natal, como já aqui escrevi, desejarei que esta gente que não percebe nada do que é o exercício do poder, nem a legitimação do mesmo pelo exercício em prol dos interesses da Instituição, seja corrida o mais depressa possível do Benfica e que os benfiquistas consigam encontrar alguém que os substitua, sem entrarmos em populismos. E não é muito difícil: basta encontrar alguém que não engula a cartilha dos antecessores e que saiba um princípio básico da Ciência Política: ROMA NÃO PAGA A TRAIDORES, NEM AOS ASSASSINOS DOS SEUS GENERAIS!

Sei que a maior parte dos benfiquistas não percebe o erro cometido. Sei, também, que mesmo que me esforçasse para explicar não o conseguiria fazer. Assim, vou tentar com um facto concreto: quando, no início da década de 80, Fernando Martins se aliou a pinto da costa, virando as costas a João Rocha, e permitiu que aquele assumisse o Pontificado, não fez tanto mal ao Benfica como fizeram os actuais dirigentes. E por um motivo: agora pintinho reforçou o poder, na época teve de transigir em muitas coisas.

A minha mensagem de Natal, num ano em que fomos campeões, devia ser alegre. Ao invés e se desde Agosto que ando com amargura do tamanho do mundo, a minha mensagem só pode ser esta! De tristeza e profunda mágoa. Até porque avisei estes senhores, embora a mim só me ouçam muito depois, da merda que estavam a fazer.

No Benfica, meus caros, todos aqueles que se calaram e continuarem em silêncio, mesmo sabendo o que se passa, são cúmplices, como o foram no passado!
A todos um Bom Natal!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dia 21 de Dezembro, às 22.50, o inespugnabile escreveu estas duas coisas:

- as razões pessoais que levaram o Bicho a anunciar o abandono do futebol (atenção que o homem anunciou o abandono do futebol e não do cargo de treinador!) virão à tona na primeira semana de Janeiro. Hoje ouvi duas teorias, mas nenhuma científica. Sucede, porém, que o Marxismo também se queria científico e ruiu às mãos do Paizinho dos Povos. As apostas já rolam...



- Há ingénuos e ingénuos. O Sr. António Boronha acha mesmo que o Fernando Gomes e o Gilberto Madail foram comidos por estúpidos? Por estúpidos, meu caro, são comidos aqueles que continuam a acreditar que o homem saiu "fulo" da Assembleia... O Fernando Gomes não saber o que estava preparado? EHEEEHEHEHE! Meu caro António, tomo-o por um bom marinheiro e não por um marinheiro de doca seca...

Aurélio Márcio

Piazza, não leves a mal mas precisava, também, de escrever isto:
Aurélio Márcio, na boa tradição dos benfiquistas do reviralho, foi também um exemplo de ética na luta anti-fascista! E nem quando a PIDE lhe meteu um bufo na secretária, cedeu!
O que lhe pediam para sair camuflado, da sua pena saía camuflado... e nem o bufo notava!
R. I. P.

História Benfiquista

Morreu ontem um grande Benfiquista.

Para quem não sabe, são dele as crónicas dos jogos de Berna em 61, e de Amsterdão em 62. Morreu ontem o cronista das Taças dos Campeões.

Sr. Aurélio Márcio, um respeitoso Abraço e até sempre!

Viva o Benfica!

Notas soltas:

1. Podiam ter corrido com o espanhol no dia 1 de dezembro.

2. Os do freixo pedem e ele marca ("They say jump, you say how high").

3. No sábado acompanhei o meu sobrinho no seu primeiro jogo do Glorioso.

4. Bom Natal e Bom Ano Novo!


Saudações Gloriosas!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fala SS pintinho sobre Jesus...

... as amigos são assim: no Natal surgem à superfície!

E quem se fode, quem é?

Bipolaridade!

Estava aqui a tentar escrever umas coisas sobre o ano benfiquista que em breve vai terminar. Estava, mas já não estou!
Cheguei à conclusão que a bipolaridade que nos atacou é tão, tão, tão grave que escrever tratados não é a melhor solução!
É que acabar a época em primeiro lugar - Maio -, com os tripeiros em terceiro e acabar o ano em segundo lugar, a oito pontos dos tripeiros, depois de ter levado chapa 5 nas antas, sem estarmos apurados para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e nem sequer sermos cabeças de série no sorteio dos dezasseis-avos da Liga Europa, não passa pela cabeça de ninguém!
E isso, meus caros, irrita-me! Irrita-me tanto que nem me apetece ver futebol! Irrita-me tanto, tanto, tanto, que me sinto capaz de agredir amigos!
Muito mais quando o nosso Presidente, numa das medidas mais lesivas da história do Benfica (leiam a biografia do Júlio Cosme Damião, por favor!), com o silêncio conivente de toda a estrutura directiva e do futebol (Rui Costa incluído), decidiu apoiar um inimigo para a Liga, deixando que toda a estrutura de poder do futebol portuguesa estivesse nas mãos de um só senhor: SS pinto da costa!
É por isso que, nesta época de Natal, não me posso calar nem permitir que isto passe despercebido! Sei que há quem gravite perto do poder, mas eu gravito no Benfica!
Por isso, meus caros, no dia 24 farei uma coisa que já não faço desde 1999: voltarei a acreditar no menino e pedir-lhe-ei que varra com esta gente do Benfica!
Não acredito que passados seis meses ainda não se tenham apercebido da merda que fizeram. E se se aperceberam e não actuam, é porque estão comprometidos!

Barnabé

Agora que se adivinha o fim do voo da águia, parece-me que é do interesses de todas as partes que a razão venha ao de cima.
O nosso clube não pode permitir que se discutamna praça pública assuntos em que, como é evidente, nada tem a ganhar.
Sempre que se falar neste assunto, o Benfica sairá a perder: o voo da águia Vitória melhorava o espectáculo e atraía para a orla dos Estádio centenas de crianças, que ficavam estupefactas com a presença da águia.
Presenciei, aliás, centenas e centenas de fotografias e vi o ar de felicidade de muitas dessas crianças.
Esperemos que todas as partes saibam dignificar estes 7 anos.

Duas notas

1 - Retirei a sondagem porque tinha dois erros e não me deixam alterar. Não queria lá colocar Março e sim Dezembro, que foi quando Jorge Jesus começou de facto a treinar e faltava colocar os jogadores do Benfica...

2 - Se Coentrão não levasse o segundo amarelo cumpriria o jogo de castigo em Leiria. Assim não joga em casa contra o Marítimo e mantém os 4 amarelos. Foi uma boa decisão? Não sei. Lembro-me apenas de um episódio curioso do Fucile em Belém, a querer ser expulso com segundo amarelo, para não jogar em Alvalade na Taça da Liga e poder defrontar o Benfica no célebre jogo do penalti inventado pelo Proença, e o Lucílio - terá sido o Lucílio - a não querer mostrar o cartão... Só faltou o Fucile chorar!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Barnabices

Não percebo os Benfiquistas que se demonstram preocupados com a alegada "perda de um símbolo". A Vitória não é o símbolo do Benfica. O duplo da Vitória que posa para as fotografias também não é o símbolo. A águia do Benfica é a que está no próprio símbolo do Sport Lisboa e Benfica. O espectáculo é realmente bonito, mas calma lá com os exageros...

Curioso que este caso resulte numa cruzada de Barnabé contra a segurança da Luz, o mesmo Barnabé que chamava prontamente a segurança sempre que desconfiava ter sido fotografado ou filmado nas visitas às instalações do Benfica. Assisti a uma dessas situações e não apreciei a forma agressiva como o espanhol agiu.

Surgiu entretanto a carta que Juan Barnabé terá enviado à Direcção e onde se lê que as alterações ao seu ao relvado acesso estão relacionadas com exigências da Liga. Assim sendo, menos se percebe o que sucedeu e a insistência do espanhol em aceder ao relvado por aquela zona. Tão pouco se percebe a sua preocupação relativamente a adeptos adversários que estacionam nas nossas garagens, ele que sujeitou a águia Vitória ao arremesso de diversos objectos quando insistiu em provocar os super-cagões.

Ainda assim, se o actual chefe de segurança "exagera" nas suas funções, é bom que o Benfica reflicta sobre o assunto. Será conveniente recordar que o mau desempenho de um antigo funcionário culminou numa das mais agitadas Assembleias Gerais do consulado de Luís Filipe Vieira. Entretanto, tal como em 2007, o caso deste fim de semana está a desenterrar várias histórias de problemas entre sócios e elementos da Prossegur. Seria bom que todos os sócios apresentassem reclamações junto do Benfica e que o Clube agisse em conformidade junto da empresa.

Pelo meio o Benfica venceu. E mais que vencer, deu-nos um cheirinho do Benfica que nos encantou na época passada. Espero que esta exibição não se tenha resumido a uma prenda de Natal e que Janeiro traga a mesma vontade de vencer que ontem reconhecemos desde o apito final. Se assim for, acredito que o Benfica ainda pode vencer 3 títulos. O campeonato, infelizmente, morreu hoje. Se ontem Coentrão, qual Kandaurov, nos relembrou a curiosa anatomia dos Benfiquistas, hoje aprendemos que também uma chuteira pode ser tomada por um braço.

Triste foi a expulsão do Fábio. Não gostei de ver e tenho dificuldade em compreender os benefícios, já que este duplo amarelo não limpará os cartões anteriormente exibidos ao lateral.
5. O jogador, que no mesmo jogo for sancionado com o cartão amarelo e cometer outra falta não qualificada a que corresponda cartão amarelo ser-lhe-á, exibido novo cartão amarelo, imediatamente seguido de cartão vermelho, com expulsão do terreno do jogo, sendo punido automaticamente com um jogo de suspensão e a multa de € 150 (cento e cinquenta euros), não contando os cartões amarelos exibidos para efeito de acumulação

O sistema em todo o seu esplendor

Pensam que vai ser fácil ganhar pontos aos tripeiros, depois de lhes termos dado todo este avanço?

Pensam que é só por pensarmos nisso que os gajos vão perder?

Então a vossa memória é curta. Muito curta!

Ou vem daí um milagre, ou o campeonato, ao chegarmos à paragem de Inverno, está decidido.

Por mérito de quem controla as arbitragens e demérito do nosso Presidente, que apoiou um inimigo para a Liga.

Assim, meus amigos, se tivesse de entregar numa gala de Natal o prémio de Urso do Ano, Luís Filipe Vieira seria o vencedor.

Como quero saber a vossa opinião, lanço uma sondagem.

O sistema

Telefonaram-me do Funchal, dizendo-me que Olegário deu mais um show de apito nos Barreiros, levando o Port(imonense) ao empate nos últimos segundos de jogo!

Algum dirigente dos insulares tinha dúvidas que isto sucederia? Algum adepto do Marítimo tinha a mais pequena aspiração?

Logo neste ano, que o sistema apareceu à medida dos anos 80...

Vitória

O Benfica conseguiu ontem uma importante vitória sobre um Rio Ave que veio disputar o jogo pelo jogo, mas só quando já estava a levar com dois no bucho. A permissividade da defesa contrária e o movimento de desmarcação de Aimar são dois momentos importantes para David Luíz fazer o passe para o argentino marcar o primeiro.
Salvio, Saviola e Gaitán (a espaços) foram alguns dos melhores intervenientes no jogo de ontem e João Tomás mostrou, que apesar da idade, consegue melhor do que muita coisa que por aí anda no campeonato português.

Mas o momento da noite foi, sem dúvida, o que aconteceu com a Águia Vitória e com o seu treinador. Já não é a primeira vez que Rui Pereira opta por fazer valer a sua posição de Director de Segurança do Estádio da Luz com várias pessoas, usando e abusando do seu estatuto.
Se Jorge Gabriel diz que ninguém está acima das regras, e isso é uma permissa, também é certo que os hábitos que existem há alguns anos não podem mudar assim consoante as vontades.

O Benfica não é o único clube no Mundo que tem uma águia no símbolo. Outros há por aí espalhados que decidiram seguir uma medida INOVADORA do nosso clube, com o voo da águia. O seu tratador, como negociador que é, optou por expandir o ramo de negócio. Alegar desta forma, que ele não cumpriu as regras é adoptar um discurso do mais cobarde possível.

Se não queriam que Barnabé estivesse mais na Luz, rescindia-se contrato. Se queriam exclusividade, pagassem. Não fizessem o que fizeram, para sermos uma vez mais, chacota na piada nacional. Tudo por causa do símbolo maior do clube.

Hoje vi um...

Na sequência do triste episódio no jogo d'ontem, finalmente vi um FUNCIONÁRIO da SAD!!!!

Quase sentia que tinha marcado 5 golos...afinal há gente!

MAS QUEM SÃO ELES???

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Venha quem vier!

Amanhã a sorte ditará um oponente que marcará o resto da nossa história na Liga Europa deste ano. Podemos olhar para os possíveis adversários de vários pontos de vista. O mais fraco, na minha opinião, seria o Twente. E cheira-me que ou calha este ou o Ajax. Para um "away supporter" estaria a vista uma bela viagem.
Porém, quando a eliminatória vier muita coisa mudou e para melhor. Daí que quanto mais forte, melhor, pois ou é para ganhar ou que se lixe.
E pensar que o ano passado olhava para os possíveis adversários com uma confiança ilimitada...
Mas o Benfica deste ano dá 4 ao Lyon (em 75m) e leva 3 do Hapoel. Será este bipolarismo que irá ditar o nosso futuro na competição. Nem tão bons nem tão maus, dirão alguns.
É que tal não é mais que a própria imagem do treinador. Capaz do excelente em casa e fraco na abordagem aos jogos europeus fora de portas.
Além do mais, e basta olhar para a história, o Glorioso nunca foi muito forte a jogar fora. Fortes na Europa serão, sem dúvida, os largos milhares que marcharam onde calharem as bolinhas (que, penso, não registam diferenças de temperaturas).
Isso é que é sorte!
Até Dublin!?!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Escolham...

Manchester City
Bayer Leverkusen
Villarreal
Dinamo Kiev
CSKA Moscovo
Zenit
Estugarda
PSV Eindhoven
Paris St.Germain
Liverpool
Spartak Moscovo
Ajax
Twente

São os possíveis adversários do Benfica amanhã. Quem preferiam?

O Eusébio mudou o Benfica!

Um amigo que abandonou precocemente esta vida e que me ensinou muito do que sei sobre o Glorioso, dizia-me, amiúde, que o Glorioso devia muito do que é ao King e que, só por isso, os benfiquistas, independentemente daquilo que Eusébio fizesse, deviam-lhe amparar, para sempre, qualquer golpe.


Esse amigo sabia muito e sabia, entre outras coisas, que o benfiquista (basta ver que muitos dos nossos fundadores morreram na miséria) era ingrato.


Por isso não vou responder às atoardas que o meu colega de blog se dignou a escrever. Vou só relembrar-lhe que já vi alguns como ele a atacarem o King e a defenderem, por exemplo, o Pibe ou Cruiyff, dois dos meus ídolos, saliento, que não passam, enquanto seres humanos, de bons filhos da puta.


Ao Astutillo desejo as maiores felicidades e a manutenção da minha amizade. Enquanto benfiquista, no entanto, passou a deixar muito a desejar. Terei, como sabem, muito prazer em dizer-lho na cara. Lamento, no entanto, que não esteja sozinho. Felizmente ao teu "ainda", Astutillo, respondo-te com uma certeza: nunca em vida ou na morte chegarás (ou eu!) ao King!


Por fim gostava de responder a outros comentários que aqui foram deixados: o Artur, o grande Artur, aqui há uns tempos, mandou calar o nosso novo escriba quando este se lembrou, no meio de uns copos, de atacar Vieira por não defender as velhas glórias. Artur, diminuído, cresceu e disse-lhe para estar calado que Vieira era o Presidente que mais defendeu aqueles que defenderam o manto sagrado. Não é, assim, por aí que conseguem atacar Vieira!

Não nos tirem os derbies!

Eis que um ex-dirigente lagarto refere publicamente aquilo que tantos vão comentando por aí. Não só o refere, como ainda se afirma preparado para ele próprio dar a estocada final. Eu, que não renego a História do meu Clube e, consequentemente, a rivalidade com a turma do pijama listado, deixo já o aviso aos responsáveis do Benfica: comecem a preparar o regresso da equipa B!

ps- Acho muito bem que alguém se tenha lembrado de homenagear os 50 anos da chegada do Eusébio ao Benfica. Seria óptimo se o Eusébio soubesse homenagear-se a si próprio e ao Clube que ainda representa. Desconheço as motivações de quem não comentou os posts do inespugnabile, mas sei que por esse Portugal fora há muitos Benfiquistas zangados com o Eusébio. Zangados e com razão. E já agora, a minha homenagem conto fazê-la dentro de mês e meio no próprio bairro da Mafalala. Com uma bola junto aos pés descalços, pois claro.

Atrasado mental

De todas as falhas de carácter do ser humano, a ingratidão é aquela que não perdoo.

Por isso, Ângel Di Maria, não passas de um atrasado mental!


«A minha relação com Mourinho foi a chave para o meu salto como jogador. Deu-me confiança, fez-se sentir mais cómodo e tudo saiu mais naturalmente.", Di Maria.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Assim vai um blog, assim vai o benfiquismo!

Se um gajo escrever uma posta desancar no Presidente, aparecem 10 gajos a apoiá-lo.
Se um gajo escrever uma posta a apoiar o Presidente, aparecem 10 gajos a insultá-lo.


Mas se um gajo aparece aqui e homenageia o Eusébio, o nosso King, o nosso Deus, aparece um a comentar.

50 anos depois!

O King é o King! O resto, meus caros, o resto é conversa da treta...

Eusebio (SL Benfica) goal against Porto

El Benfica d'Eusébio

Eusébio - 1966 FIFA World Cup Classic Players

O sorteio da Taça foi incrível!

Alguns acreditam em milagres. Eu acredito que não há coincidências.

Jorge Jesus

Na semana passada assistimos a duas situações impensáveis no mês de Junho, o mês de todas as euforias:
- O nosso Presidente apareceu na Benfica TV a assumir algumas responsabilidades e a defender Jorge Jesus;

- Rui Costa reapareceu e prestou alguns esclarecimentos.

No seguimento da vitória contra o Braga, Jesus apareceu na conferência de imprensa e assumiu responsabilidades, defendendo o plantel

Estaremos perante uma nova forma de ver o clube?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Novidade da Semana:

Jorge Jesus é humano.

Fim do boicote!

No outro dia fui aqui criticado por um amigo por escrever sem dados objectivos. Sucede que agora tenho um: o idiota que se lembrou do boicote devia ser despedido com justa causa!

Finalmente...



Pois é! Finalmente o meu cappo informático consegue-me pôr a escrever.




Que isto seja uma apresentação e não mais que isso. Era o que faltava! Quem sou eu para pedir mais da vossa atenção.




Bom é poder partilhar! Com a família que os cappos possíveis de reunir elaboraram numa jornada de convívio benfiquista. E, como não podia deixar de ser, não muito diferente do que o que se faz à frente de uma qualquer rulote (acordo ortográfico?): come-se, bebe-se, discute-se e tudo isto só porque se ama o Benfica.




Verdadeiramente, só quero deixar a mensagem da beleza da diversidade como fazendo parte da nossa grandeza.
Ainda há pouco tempo, de uma criança de quatro ou cinco anos que falava para o pai, aprendi mais sobre ser benfiquista: "Ninguém pára o Benfica, pois não pai? Nós é que às vezes paramos um bocadinho.". Toma!




O BENFICA somo nós! Todos! Posto isto...


P.S.: Quero a taça das orelhas grandes, como disse o filho de um amigo meu - e atleta do clube - para poder morrer descansado...


Agora, aturem-me!




segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Jantar de Natal

Hoje realizar-se-á o jantar de Natal do blog, com a participação de quase todos os escribas. Será uma oportunidade de discutirmos o Benfica e o futuro do blog.
Este ano, ao contrário dos outros, não aparecerei a defender o nosso Presidente dos ataques do resto do pessoal. Mas também não aparecerei a atacar o homem por tudo e por nada. Na verdade, aquilo que me afastou para sempre do seu projecto foi só uma coisa (que no meu entender e como disse a dois benfiquistas da velha guarda, que almoçaram comigo no sábado, nos atrasou 30 anos): ter apoiado Fernando Gomes para a Liga!
Amanhã, por certo, teremos novidades...

domingo, 12 de dezembro de 2010

a turma do assobio, vai para a Puta que a Pariu

O avô da Leonor Pinhão ensinou-lhe que assobiar o Benfica era pior do que cuspir no prato da sopa. Assobiar um jogador que vista o manto sagrado é assobiar o Benfica.
A cultura de outros pode ser essa. A nossa tem de ser a inversa!
Um Pai que ensina um filho tem de lhe dizer, de pequenino, que o manto sagrado é como as sagradas escrituras. E violentá-las é profanar o sagrado.
Assobiar o Benfica é como cuspir no prato da sopa!
Acima de qualquer guerra, acima de qualquer Presidente, treinador ou jogador, está a nossa estrutura genética. Perdê-la é perder o espírito da fundação!

Tempos que mudam?

O Benfica lidera o nacional de hóquei em patins.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Lei 14

Em resposta ao treinador do clube do freixo, aqui fica o procedimento a seguir:

1. Ligar o computador;
2. Ir ao google e escrever no campo de pesquisa: "FIFA Laws of the game" (estamos a falar do treinador do clube do freixo, o qual, como toda a gente sabe, é versado na língua inglesa);
3. Procurar a Law 14 ;
4. Ler as regras de posicionamento dos jogadores;
5. Ler as infracções aplicáveis à violação das ditas regras (sublinhar o terceiro ponto do sub-capítulo: "a team-mate of the goalkeeper infringes the Laws of the Game")
6. Pronto, está bem, eu ajudo: http://www.fifa.com/mm/document/affederation/generic/81/42/36/lawsofthegame_2010_11_e.pdf;
6. Abrir uma janela nova do internet explorer/safari/firefox/etc.;
7. Ir ao youtube através deste link http://www.youtube.com/watch?v=dmsHuoMdpXQ (diz lá que eu não sou um gajo porreiro, pá!);
8. Ver as várias repetições da segunda grande penalidade marcada pelo jogador do vitória futebol clube (e da primeira também, já agora);
9. Reparar, sem grande esforço, no jogador do clube do freixo (penso ser um dos vândalos do túnel...) que, mesmo em cima do árbitro, se encontra plantado na grande-área;
10. Voltar à Law 14.

...

Filho da Puta!

Agora é a vez de gritar: Fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiilho da Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuta!

Dispensas

A confirmar-se a lista de dispensas do record( e há quem jure a veracidade da mesma) estamos perante mais uma vergonhosa gestão de activos!

Não admira portanto, tanto descontentamento no balneário...

P.S- Porque é que no site OFICIAL do Clube não podemos saber quem são os funcionários da SAD?

Faz hoje 10 anos que morreu um símbolo do Benfica. José Águas, de seu nome. Foi o capitão das equipas que ganharam as duas Taças dos Campeões pelo clube. Em 13 anos no clube, marcou 290 golos. Em tempos conturbados como os que passamos, era bom que uma lição de humildade e benfiquismo fizessem bem a certas pessoas que andam hoje em dia pela Luz e pelo Seixal...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Filme da semana

O Benfica se não ganhar ao Braga fica sem treinador?

Em seguida, os adeptos virar-se-ão contra o jogador que mais deviam acarinhar e que foi TRAÍDO pela direcção no defeso, David Luiz. Que, para mim mais que justificadamente, põe um basta na questão e anuncia a saída em Janeiro.

Rui Costa apresenta a demissão? Ou vai, mais uma vez, falar sobre a ruptura de um projecto para o qual não foi tido nem achado?

Na sombra, o líder vai tratar de contratar mais duas ou três panaceias para mandar os focos de contestação para outro lado. Numa sombra ainda mais escura, os dirigentes da SAD aplaudirão. Afinal, o Benfica é um grande empregador! Paga, e paga bem. "E nem sequer dão por nós...nem pelas falhas. Outros que arquem com as culpas!", dirão sorrindo.

Se Ganharmos ao Braga, tudo ficará igual. Menos o 2º parágrafo, esse -temo- já não tem volta. Infelizmente...

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A importância de ganharmos a Liga Europa!

Se esta época ganharmos a Liga Europa, voltando, assim, às conquistas europeias, o país parará. E é isso que os nossos jogadores precisam de sentir!

Um adepto do Benfica, 49 anos depois da última conquista europeia, sonha com isso. Um adepto fanático pensa nisso todos os dias.

Esta Liga Europa tem tudo para ser nossa!

Hoje é dia de ganhar!

Não percebo o espanto!

Não apoiámos o Fernando Gomes?
Não apoiámos o Vitor Pereira e consideramo-lo honesto?

Estão à espera de quê? Mimos??

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Uma vénia aos novos órgãos sociais da Liga

Desde que esta equipa tomou posse na Liga, as arbitragens, que já eram más, desceram a um nível digno de um país do terceiro mundo (detesto esta expressão!).

Onde está o dinheiro?

O meu amigo Pedro F. Ferreira decidiu glosar sobre o Elias e o Grande Elias, restaurante que tem vindo a eclipsar-se, sito na Elias Garcia.


E não podia ter feito melhor, considerando que o Elias, para o Benfica, está como o Grande Elias para a gastronomia: foi chão que deu uvas!


É que, de facto, quem quiser ver o Elias a jogar à bola, em vez de ir ao Grande, terá de ir ao Tio Elias, em San Hernando de Henares, ali bem perto de Madrid.


Dito isto, vamos ao que interessa, caro amigo: o problema não está no Elias não ter vindo para o Benfica; está, isso sim, em ter ido para o Atlético de Madrid, clube a quem entregámos, nos últimos tempos, dinheiro que dava para comprar dois Elias, sem comprarmos meio...




Não vou escrever sobre isso, mas quero que as pessoas que aqui passam saibam: esta passagem de Vieira por São Paulo, com ida do Elias para Madrid é o fim da confiança. E mais não digo!


Pedro, também tenho alguma coisa para dizer sobre essa dos 3 pontos: são 9. Nas minhas contas são 9 e ainda há que contar com os pontos que o Porto tem a mais. O resto é brincadeirinha do Jorge Jesus!

E como tenho o Pedro em grande consideração, deixo-lhe aqui uma música que o meu querido Pai muito gostava de ouvir e que acompanhou a minha infãncia, sendo certo que o nosso gravita em Madrid...




NB - Compreendo que acreditem na bondade de Vieira. Mas quanto mais eu quero crer, mais se enterra na minha consideração. Esta, então, é demais!

PS - meus caros, pode ser que se entenda isso deste texto, mas não acredito que Vieira ande a meter dinheiro ao bolso. Andou, isso sim e de forma legítima, considerando que foi público e através de contratos, a meter dinheiro no bolso do Atlético, em jogadores que não valem metade daquilo que foi pago. O que não afectando a sua seriedade, afecta a sua competência. E aí, enquanto Presidente, afecta minha confiança.

Se algum dia desconfiar, investigo. Se descobrir alguma coisa, informo quem tem competência. Portanto, aqui só se fala de competência!

São Paulo e Liga Europa

1 - Tem razão o Cosimo, num assomo de lucidez que impressiona: o nosso Presidente foi a São Paulo negociar Elias e Elias vai para Madrid jogar no Atlético.
Sucede, porém, que o que Cosimo escreve até já nem intriga: segundo fonte oficial do nosso clube, corroborada por um Vice - Presidente que até já foi Ministro, o nosso Presidente estava em São Paulo a tratar de assuntos particulares.
2 - Amanhã o Benfica joga uma cartada no apuramento para a Liga Europa. Penso que chegou a hora do nosso director desportivo entrar dentro do balneário, utilizar o legítimo poder de entidade patronal e dar um murro na mesa, dizendo: a vitória na Liga Europa é o mínimo que se exige à equipa mais cara da história do Sport Lisboa e Benfica! Então, meus queridos meninos, vamos lá discutir os prémios...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Vieira no Brasil...

... Elias no Atlético de Madrid!!!!

Cardozo!

Mister D, tudo o que escreves sobre futebol deixa-me uma dúvida permanente: ó que achas do Cardozo, afinal? É que da tua resposta depende a credibilidade do que escreves...

Uma questão de Formação

Ontem, perdi o amor ao quente de casa e preferi o amor frio do Centro de Estágios do Seixal, para ir ver os juniores contra o Nacional da Madeira. E depois do que vi, não restam muitas dúvidas. A formação em Portugal anda pelas horas da amargura e aqueles projectos todos que nos deram alegrias na década de 90 estão esfumados no tempo, no espaço e na acção.

Quando oiço falar em brasileiros de qualidade duvidosa para o plantel principal da equipa do Benfica, olho para a equipa de juniores e eles por lá também andam, pululando em várias posições, sem nenhum resultado prático, pelo menos, ontem. Curiosamente, ou não, o melhor jogador do Benfica é português, chama-se Ruben Pinto, é dos jogadores com maior potencial para estar no plantel principal do Benfica e curiosamente, é dos jogadores que não tem ainda contrato de profissional.

A equipa de juniores do Benfica é uma manta de retalhos, pelo que me foi dado a ver ontem. Não tem um sistema de jogo, há jogadores que não sabem recepcionar uma bola e há outros que sinceramente, não sei porque jogam na equipa principal de juniores, curiosamente o escalão imediatamente anterior aos séniores.

E olhando para a equipa de ontem, lembrei-me logo de outra, de há uns dois anos atrás, que com jogadores como Miguel Rosa, David Simão, Nelson Oliveira, Roderick Miranda, Leandro Pimenta e Yartey era capaz de bem melhor.

Ontem, apenas Ruben Pinto e a espaços, Diego Lopes tentaram remar contra a maré. Bakar é fraquíssimo, Daniel Martins sofrível, Rodrigo Cabeça nem consigo definir. Entrou depois Alípio, esse portento que estava no Real Madrid B e que nos primeiros cinco minutos em que esteve em campo, perdeu a bola várias vezes, uma delas originando um contra-ataque perigoso para o Nacional.

E isso leva-nos à questão de sempre: o que fazer com o Centro de Estágios e com o que sai de lá? Emprestá-los a clubes da segunda divisão e depois ir buscar jogadores da mesma idade para a equipa principal? Não fazer contratos com os jogadores oriundos da formação e dispensá-los, depois de termos estado a sustentá-los?

É que depois do jogo dos juniores de ontem, deu o Trofense-Belenenses e Miguel Rosa abriu o livro. Pouco depois, em Guimarães, Nelson Oliveira dava o empate ao Paços de Ferreira. E o nosso extraordinário Presidente, que recordo, disse uma vez que não percebia nada de futebol, anda pelo Brasil, a ver de jogadores para o plantel?

O Benfica tem jogadores que sentem a camisola e que serviam para este plantel actual. Jogadores da formação, que sabem o que é representar a camisola.
Jogadores, que na sua devida dimensão, servem para o Benfica.

Se é para ter uma equipa nos escalões de formação, para alimentar a mesma corja que se alimenta do plantel sénior, dispenso...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nem sequer vou comentar...


O desenrolar dos acontecimentos

Vamos fazer uma mudança de agulha, que a política nos dias de hoje apenas serve para trazer ao de cima o pior de cada um....

Vieira está em S. Paulo. Facto.

Vieira tenta contratar Elias. Facto.

,Agora das duas uma, ou o jogador é anunciado hoje, ou já foi.

O que sucederá a seguir é um comunicado da SAD a desmentir qq intenção de o contratar, bem como uma posterior contratação de um gajo qq para o mesmo lugar que será anunciado como primeira escolha. Senhor Presidente, estou farto deste filme.
Deixe as contratações nas mãos do Director Desportivo! Poupe o nosso Clube a outra pública humilhação. Por favor!

N.B- CONTRATAÇÕES CONDUZIDAS( E CONCLUÍDAS) POR RUI COSTA: CARLOS MARTINS; PABLO AIMAR; JAVIER SAVIOLA; JAVI GARCIA; HASSAN YEBDA; RUBEN AMORIM.

Nada mau...5 são titulares...mas os outros é que percebem disto...Vão mas é para o Caralho, que estou farto que gozem com o Benfica!

Direito à memória!


O Sport Lisboa e Benfica defronta hoje o Olhanense, num dos jogos que mais gosto de ver no campeonato nacional.


Não só porque a equipa de Olhão recria algumas das minhas memórias de infância - não por ver, mas por ouvir o meu pai! -, mas, sobretudo, por causa da história que o meu Pai ainda hoje conta:



"Estava o Grazina, back centro e vedeta maior do Olhanense da década de 40, a montar a mulher de um fanático sócio do dito clube, quando o corno
entra pelo quarto dentro. Ao ver a cena, a mulher de pernas abertas e o artista a montá-la, o corno diz-lhe isto:
- Grazina, cuidado, tens jogo amanhã!"

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mundial? Desculpem o desabafo, mas estou profundamente desiludido!


Como é que um povo que tem como chefe de estado - que se prepara para a reeleição! - uma figura cinzenta e bafienta, digna do antigo regime, que não gosta da política, mas que vive dela há 30 anos, podia não ter gente que tudo fez para que o Mundial não viesse para Portugal?

Como é que um país que tem gente que coloca a varridela na Federação como objectivo principal e a organização do Mundial como secundário - e uma coisa nada tem que ver com a outra! -, pode querer organizar um Mundial?

Como é que um país que tem o partido comunista mais ortodoxo da Europa (atrever-me-ia, ao ler os comunicados de repúdio à libertação da líder da oposição birmanesa e à atribuição do prémio nobel a um lutador pelos direitos fundamentais na China, a dizer do mundo...) e a extrema esquerda mais votada do mundo, pode querer organizar um Mundial?

Como é que um país que não reconhece os méritos da organização do Euro 2004 pode querer organizar um Mundial?

Meus caros, eu queria, na minha vida, ver um Mundial disputado no meu país, com jogos no meu estádio, e quero ver um jogos olímpicos disputados na minha cidade!

Tudo porque considero que o desporto, nomeadamente o futebol, sintetiza a grande aliança dos povos, o reencontro entre irmãos e, sobretudo, a igualdade na disputa do resultado. Ainda que perante circunstâncias diversas...

(em Portugal, desde que aquela gente tomou conta do clube burguês do porto, as circunstâncias do desporto foram alteradas e nem no chinquilho há igualdade na disputa)

Por isso mesmo não compreendo todos aqueles que festejaram, alguns como se tivessem ganho a lotaria, a atribuição do Mundial à Rússia e ao Qatar, como se isso não fosse a vénia do futebol ao poder do capital!

Imaginem que tenho amigos que votam no Partido Comunista que me enviaram mensagens a saudarem a atribuição do evento á Rússia! Imaginem, meus caros, como isto já está... Ainda verei uma vénia ao respeito pelos direitos fundamentais na Rússia?


Sei de duas ou três coisas. Sei que estou profundamente desiludido e que fiquei chateado por aquele certame ter ido para a Rússia. Sei que estarei no Rio de Janeiro em 2014 e em 2016 - se lá chegar, contra a vontade de, felizmente, muitos! -. Sei que as almas burguesas atormentadas pelo vício do capital bloqueiam o espírito de muitos dos que me rodeiam - Álvaro Cunhal, num assomo de lucidez, chamou-lhes os pequeno burgueses de fachada proletária! Sei que a santa aliança entre a esquerda / extrema esquerda e o obscurantismo do cavaquismo serão responsáveis por mais 40 anos de atraso.

Mas não queria ter de me render a uma única evidência: deve ter dado tanto, tanto, tanto trabalho ao Homem a criar uma obra divina, o Sport Lisboa e Benfica, que depois descansou... Será que acordará a tempo?

Tempo?

Sonhei que a derrocada do porto começava esta segunda-feira, em casa. Juro.
Entretanto apercebi-me, depois de acordar, que o adversário era o Vitória de Setúbal - clube que muito estimei! - e tive noção que o meu sonho poderia não passar disso mesmo.
Sucede, porém, que acordei convencido que se os marcarmos em cima, com a descida de forma que aparentam - e apresentam! - (terá o piazza razão quanto aos motivos?), mais tarde ou mais cedo descarrilam.
Muito mais quando o emproado aristocrata que contrataram para treinador não passa de um fedelho com a mania que tem razão. Ontem, por exemplo, pôs-se em bicos de pés e tentou capitalizar qualquer coisa do extraordinário futebol que apresenta o Barcelona de Guardiola.
Esquece-se que Guardiola, e o seu Barça, têm na génese o extraordinário futebol apresentado pelo dream team que Pep capitaneava e não o futebol trauliteiro apresentado pelo clube do fedelho na década de 80 e 90...
Por outro lado, o homem decidiu atacar um sd, o que raramente é perdoado por aquelas bandas. Uma coisa, como sabemos, são os próprios fazerem esperas. Outra, completamente diferente, é um menino da Foz atacar pessoal da Ribeira... Isso vai-lhe, quando isto começar a cair, custar muito caro!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Futsal

Mais uma grande vitória da nossa equipa de Futsal, contra um adversário esforçado.
Apesar de só terem chegado a Lisboa na madrugada de segunda-feira, os nossos jogadores deram tudo por tudo. À Benfica!


NB - Eu e o piazza fomos muito longe na defesa que fizémos de Luís Filipe Vieira e do seu projecto. Muitas vezes, aliás, com acrobacias dignas de circo. Teremos, também, ido um pouco longe no que escrevemos nos últimos dias - assumo-o sem medo! Mas quando confrontado com algumas reacções, lembro-me que ando nesta merda há muito, muito, muito tempo, que contribui para a derrota de alguns cancros que passaram pelo Benfica, que dei a cara por projectos derrotados - candidatura de Tadeu -, quando outros andaram com as mãos nos bolsos, à espera da derrocada fatal, e que pago, há muitos anos, o ordenado a muito boa gente. Por isso, meus amigos, sempre que for longe, aguentem-se...

Entre a convicção e a esperança

Saiba o Benfica arrumar a casa e terá tantas hipóteses de ser Campeão quanto o habitual líder. Não vi o clássico de sábado e desconheço se os andrades demonstraram uma quebra de rendimento. Vejo apenas muito nervosismo, demasiado nervosismo para quem se afirma tão confiante. Um homem que ainda não perdeu, um homem que goleou o seu rival, um homem que parece à beira do abismo a cada empate. “Candeia que vai à frente alumia duas vezes”, diz-se, mas conseguirá aquele homem suportar a pressão? O jogo de Paços de Ferreira poderá marcar a viragem. É um palpite que tenho.

David Luiz

Por alturas da comemoração do 106º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, alguém decidiu pôr a circular, embora de forma limitada, a seguinte informação: o clube recebera em Dezembro uma proposta a rondar os 40 milhões de euros por David Luiz e comunicara ao jogador a intenção de a aceitar. O brasileiro terá recusado, argumentando querer ser Campeão e saldar a dívida de gratidão que tinha para com o Benfica e a sua massa associativa. O Benfica aceitou, mas avisando que não poderia recusar proposta de semelhante valor no fim da época.

Chegados a Maio já a Imprensa dava por garantida a saída do jogador. O amigo Ruben Amorim, primeiro, e o próprio David, depois, o negaram. Começa então a confusão. A Imprensa insiste em propostas concretas, abaixo dos 40 milhões anteriormente referidos mas altamente tentadoras para um clube com a dimensão económica do Benfica. E os rumores crescem. As habituais fontes bem colocadas contradizem-se. Por um lado diz-se que David Luiz faz força para sair. Por outro, comenta-se que é o brasileiro, mais uma vez, a meter um travão nas pretensões do Clube. As más exibições do central fazem-nos pender para a primeira tese, mas David Luiz, com a sua recente declaração, legitima a segunda.

Interessa-me pouco quem tem razão. Importa-me muito, mesmo muito, que estas informações contraditórias, postas a circular em círculos próximos, provenham de uma mesma fonte: o Sport Lisboa e Benfica.