quarta-feira, 23 de março de 2011

Falhei o alvo

Hoje encontrei dois benfiquistas, por quem nutro estima e consideração pessoal, que se sentiram ofendidos com o texto que aqui escrevi sobre a Gala de Aniversário do Sport Lisboa e Benfica.
Sucede que lido o texto - e relido -, assumo que têm razão. Apesar de não ter sido essa a minha intenção (espero que acreditem), considerei-os chamuscados, numa atitude que poderá ser considerada persecutória e que vai ao arrepio dos meus princípios - e dos daqueles que me educaram.
Na dialéctica permanente que mantenho com amigos da velha guarda e que conhecem o meu estilo, o assunto pode ter passado como um mero episódio de uma frequente guerra de hipérboles.
Perante amizades de tenra idade, mas que merecem a rega que só o Benfiquismo reconhece, aquele texto pode ser visto como um ataque sem desculpa possível.
Não foi essa a minha intenção.
Na casa de onde venho, que é casa de boa gente, não se admitem perseguições, nem faltas perante a amizade.
Por isso e por não ter tido a vossa amizade em conta quando escrevi o texto, traindo as vossas melhores expectativas na nossa relação, penitencio-me perante a vossa honra, curvo-me perante o vosso benfiquismo e peço que considerem o assunto encerrado.

12 comentários:

GM disse...

Nao me interpretem mal..

Duma maneira em geral, em Portugal é assim mesmo. Em nome das amizades, lá se vão as firmes convicções para o caralho do mastro. Esponjinha, tau-tau, e já está. Custa nada. Nada de novo, portanto.

inespugnabile disse...

É impossível não interpretar o conjunto de palermices que aí vai.

GM disse...

Claro que as perspectivas sao muito diferentes, e nao me surpreende nada que, desses lados, a minha seja vista dessa forma. Oh..

Mas depois entra aqui uma questão ainda mais importante: a coerência. E aqui é que vai tudo por água abaixo. E a credibilidade também.

inespugnabile disse...

GM, a minha coerência é avaliada pelos meus amigos, grupo a que não pertences.

Nessuno Dorma disse...

Caralho do mastro? Esponjinha? Tau-tau? Isto é uma nova escuta de SS ou um novo comunicado dos filhos de pinto da costa?

Ó GM, então o homem faz um "mea culpa" e tu vens meter a foice em seara alheia?...

DeVante disse...

Realmente....quer dizer, em vez de se retractar, mais vale continuar na ignorância, tudo em nome da coerência...faz sentido!

GM disse...

Xii..então devo depreender que este blogue se dirige apenas e exclusivamente aos seus amigos? É isto? Aos benfiquistas em geral, nao?

Como é evidente, isso nao corresponde à verdade. Esse é apenas um argumento (básico) que serve como subterfúgio ou escapatória para tentar disfarçar o indisfarçável. É óbvio e claro para qualquer um que um indíviduo que se presta a escrever para que outros o leiam se submete à avaliaço de todos quantos o leiam, e nao apenas os seus amigos. Isto é vulgar de Lineu.

Portanto, deixe-se de salamaleques e assuma aquilo que escreve e assuma quando vira o bico ao prego, seja por consequência de choraminguices dos amigos ou não. Pasme-se.

GM disse...

Nessuno Dorma, o retratar-se é bonito e digno por si só. Agora o vir sustentar essa viragem por causa de queixumes de 'amigos'. Pelo amor da santa..
..e mais, aì o seu colega já é useiro e vezeiro em 'reparos' ultimamente. Terá por certo de rever os seus princípios e ideias, nao? Também por isso, deixei a inha crítica. Mas nao mais do que isso. 'discussão', 'argumentos', 'pontos de vista', etc, etc Calma com os salamaleques.

P.S: Pelos lidos o Nessuno Dorma nao sabe o que é e interpretou a coisa no sentido mais vernáculo do termo. Esperava mais, confesso. 'caralho do mastro' é literalmente isso. Consulte um dicionário e veja o que é. Ou entao o Google que é ainda mais simples.

GM disse...

E só para finalizar. O inespugnabile teve TODA A RAZAO no post que fez sobre a Gala. Fez mal em retrair-se por causa dumas fitas que lhe fizeram. É isso que me desilude. Se bem que já me tinha apercebido de alguns sinais que...pronto.

No meu caso em particular, estou-me nas tintas se vou à Gala ou nao vou. Isso para mim é "peanuts". Já tive os meus momentos de Glória quando vesti a Camisola e pisei o Outro relvado e isso basta-me e faz de mim um dos homens mais felizes do Mundo. Olhar em volta e ver aquele Mar de Gente..inesplicável. Mas interessa-me essa feira de vaidades que é a Gala, claro. Amo o Clube, conheço-o muito bem, estou sempre atento, quero o seu bem. Sei onde falhamos. So quero ver lá gente que seja Digna de lá estar e têm de ser todos, sem excepçoes.

Punto e basta.

Nessuno Dorma disse...

GM,

desconhecia as suas ligações a Academia das Ciências de Lisboa e, apesar não ser o Vasco da Gama, sei o que significa o "caralho do mastro". Ao mesmo tempo, também sei o que significa "esponjinha" e "tau-tau".

Você, pelos vistos, desconhece o significado de "ironia", a qual, para que não restem quaisquer dúvidas, foi, neste caso, aplicada numa perspectiva galhofeira. A modos que para aligeirar a conversa.

Visto que o meu estilo se revelou ineficaz, passo a utilizar um mais directo: e se fosse para a casa do caralho?

GM disse...

Que 'violência'..tanta 'ironia' só para me mandar para aì? Deixe-se disso, Nessuno Dorma. Deixe-se disso.
Já conseguiu "aligeirar" a conversa. Confere. Fiquem lá com a 'bicicleta', o 'recorde' e a 'bomba'. Nao quero tirar-vos o gozo de brincarem, nem tenho esse direito. Pronto.

E diga mas é ao seu colega Piazzanuova para escrever mais vezes porque gosto deveras de o ler.

Nessuno Dorma disse...

Muito agradecido.

Não sei aceitam discos pedidos, mas volte sempre. Obrigado.