segunda-feira, 30 de maio de 2011

Entrevista de Luís Filipe Vieira, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Visivelmente incomodado e excepcionalmente humilde, o nosso Presidente decidiu falar na TVI sobre os últimos acontecimentos.


Já aqui escrevi que, apesar de não o apoiar e de provavelmente optar por outro candidato em Junho de 2012, acredito na sua inocência, acima do benefício da presunção - que o tem.


Por isso estou à vontade para escrever que esta foi a pior entrevista que me lembro de um Presidente do Benfica a um canal de televisão...


Mas não foi só a pior. Foi, também, a mais desastrada, controversa, errada e enganadora: além de não ter saído de lugares comuns, reforçou a confiança num técnico que, se for constituído arguido, apesar da presunção de inocência, deixa de ter condições de continuar na liderança técnica do nosso clube.


Vieira falhou o modo, o tempo e o espaço. Falhou o modo porque retrocedeu 5 anos no bom português a que deveria estar adstrito (aquela do "truce" fode-me o juízo), o tempo porque não aproveitou a entrevista para dar um murro na mesa, impor respeito, avisar funcionários e retirar o apoio a Fernando Gomes e o espaço porque nunca se deveria ter sentado ao pé de quem passa a vida a fazer broches a SS.


Depois, para gaúdio de qualquer dos seus inimigos, vai buscar aquela choradeira da mulher e da filha, que não podem assistir ao nome do seu "esposo" e pai a ser achincalhado na praça pública: quem não tem família que permita andar na berlinda, ou arranja outra que tenha força, ou sai da praça pública, ou está em silêncio sobre os problemas domésticos! Se a família é um empecilho a um líder, que se arranje outra, caralho! Choraminguices é que não!


Porra, um líder nunca vai a casa buscar exemplos lamechas!


Basta de uma política de comunicação de pacotilha!

23 comentários:

João disse...

Fodasse como eu estou de acordo contigo!!!

Passaralho disse...

Além do mais, podem começar aí com outro contador? A contar os dias até entrar o processo em tribunal contra os ditos jornais difamadores? É que acho que já não é o primeiro, e não será o primeiro a contar 'ad-eternum'.

Meu Deus, o Benfica era um clube tão bonito e respeitado...

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Manuel disse...

E quem diz isto? Um especialista em política de comunicação e marketing!

Pois eu acho precisamente o contrário. Acho que ele disse o que era necessário face às perguntas e à agressividade da jornalista, para contradizer toda esta maledicência e esta verdadeira campanha de calúnia contra o Benfica lançada por jornalistas e órgãos de comunicação corruptos, incompetentes e covardes que terão de responder e provar em tribunal todas as mentiras que lançaram nos seus vergonhosos pasquins.

E era uma boa ideia se o Benfica pudesse, também, colocar alguns bloguistas em tribunal que alinharam nas mesmas
calúnias e nas mesmas campanhas sob a capa de falsos moralismos. Alguns deles até se auto-intitulam benfiquistas, tal é a sua desfaçatez e hipocrisia.

Ricardo Chaves disse...

Por acaso até me surpreendeu e achei que foi das melhores entrevistas que já o vi dar.

Mostrou o que tinha que mostrar:
- A quem o Benfica pagou o Júlio César
- A quem o Benfica pagou o Roberto
- Como o Benfica pagou e declarou os prémios do Jorge Jesus

Não tinha que fazer mais nada, mas isso não prova que Jesus seja inocente e não esteja ligado à empresa que descontou as tais 12 letras que o Belenenses endossou.

inespugnabile disse...

@manuel, a mim, se quiser meter em tribunal, é fácil. Como é fácil saber quem sou - é só perguntar a quem está lá todos os dias ao lado -, sabe o que tem de fazer. Só que nada do que aqui digo pode ser interpretado nesse sentido...

@chaves, nem parece teu! Então achas que mostrar esses papéis prova alguma coisa? Achas que fazer isso na comuicação social tem algum efeito? Lembras-te do azevedo ter mostrado papéis fiscais que eram falsos?

Aqueles, bem sei, não devem ser. Mas só provam que as coisas, como aqui salientei, terão sido passadas daquela forma. Não mostram o que está por detrás de cada negócio... percebes a diferença?

inespugnabile disse...

E não me digam que há pachorra para aquela conversa do coitadinho! Foda-se, que desilusão!

Um líder fraco faz fracas as fortes gentes...

RIVUS disse...

Também não gosto muito do Vieira e, até certo ponto, até posso aceitar o que se diz neste post; mas nos termos em como é apresentado e num espaço que se diz benfiquista (será?) acho-o simplesmente asqueroso, vergonhoso e cobarde. Os corruptos do Freixo, perante isto, são uns meninos de coro nos ataques que fazem ao Benfica. Sei muito bem e toda a gente o sabe que o Sr. Vieira não é nenhum erudito nem nenhum eloquente tribuno, é um homem do povo, mas vou estar atento aos possíveis erros de português que poderão aparecer neste blogue. A ver vamos!

inespugnabile disse...

RIVUS a nova PIDE do NDRANGHETA... EHEHEHEHEH!

Anónimo disse...

Não preciso disto e muito menos quero chamar atenção, mas acho que no blog existem muitos opinantes que por estarem níveis acima se acham os donos da verdade e da sabedoria, julgando os de nível inferior como lixo ,cuidado com o andor os santos são de barro.

PS: estar sempre a interronper o seu intrevistado e uma tatica boa, teve graça ver a cara Cor de rosa de uma grunha azul ..

que nem soube o que lhe aconteceu !

RIVUS disse...

Amigo, pode gozar e rir o que quiser, pelos visto é o seu trunfo. Pode ser um grande "democrata" mas sobre esse aspecto e para aqui, vem de carrinho, pois antes de o amigo o ser já eu o era há muito. Se quer respeito, respeite também os outros.

MAFARRICO disse...

"Um líder fraco faz fracas as fortes gentes".

UM MAU CRONISTA FAZ FRACOS OS SEUS FORTES LEITORES.

Estou em completo desacordo com a tua análise e até acho que ou não ouviste bem a entrevista ou então estarias distraido a fazer esta crónica.

BENFICA SEMPRE

Ricardo Chaves disse...

inespugnable é óbvio que os documentos podiam ser falsos, mas não acredito que sejam tão burros a esse ponto.

Fiquei satisfeito, porque me pareceu convincente e fiquei com a sensação que as contas e os pagamentos são transparentes.

Claro que existiram duas situações para as quais são necessárias mais explicações:

- O Jesus tem ou não alguma coisa a ver com a empresa que descontou as 12 letras que o Belenenses endossou? Ou seja, o problema não é do Benfica directamente, é um problema do Jesus e isso pode interferir no seu desempenho enquanto funcionário do clube e diminuir ou impedir que continue a desempenhar as suas funções.

- Ao dizer que se calhar o Rui Costa é mais útil no Benfica a fazer outras coisas e que houve muita falta de humildade e competências nesta temporada, ele quer dizer o quê? Convinha que o Rui Costa falasse e esclarecesse o que tem que ser esclarecido, digo eu...

João Oiveira disse...

Aceito parte do post. A parte do encolhido perante o ataque raivoso de Judite de Sousa(JS). Devia ter mostrado uma postura forte e dizer-lhe na cara que na semana anterior com um dirigente comprovadamente corrupto ela parecia um cordeiro. Tirando um pouco a parte da familia, disse o que tinha a dizer nas meias respostas que JS ia permitindo antes de fazer a próxima pergunta.

Quanto a Jorge Jesus não consigo compreender como é que adeptos do Benfica, tão conhecedores do que é a podridão do futebol português, o queiram ver fora do clube neste caso. Depois de o Benfica nos últimos 16/17 anos praticamente nem aguentar um treinador mais do que um ano agora conseguiu aguentar JJ 2 anos e prepara-se para o terceiro. Foi o melhor desses últimos anos. Todos percebemos porque saíram estas noticias. Apenas para afastar do Benfica uma pessoa que mesmo com corrupção consegue levar o clube ao titulo. E benfiquistas quererem que ele saia quando todos temos praticamente a certeza de que nada existiu é muito mau. Já tinha acontecido o mesmo com Veiga, que antes de Jesus, foi dos que melhor trabalho realizou no Benfica

Ricardo Chaves disse...

Ò Rivus, fui só eu que ouvi o Vieira chamar Fernando Viagra ao Seara? Já lhe mandaste um email a corrigir? :)

Edson Arantes do Nascimento disse...

Concordo com o Rivus.

A vossa petulância chega a meter dó. Porque é penosa. Nem sempre, é certo - mas até hoje não consigo compreender qual a razão para a vossa falta de educação perante ideias, opiniões e leituras diferentes.

Mais valia fechar o espaço de comentários.

P.S. Não vi a entrevista. Mas onde há fumo, há fogo. Nada que não se soubesse/desconfiasse. Em todos os clubes e no Benfica também. Claro. Os jornalistas não são praqui chamados porque apenas fazem o seu trabalho - bem ou mal cá estaremos para ver. Sem eles é que não podemos passar. O jogo da democracia é este.

Vermelhusco disse...

RIVUS cada qual tem direito á sua opinião. Então agora se se acha que a entrevista é péssima deve-se ficar calado???

Mas isto é uma ditadura ou quê?
Infelizmente não cheguei a casa a tempo de ver a entrevista.

Mas pelo que li aqui acredito que tenha sido na mesma linha da entrevista á BenficaTV. E se assim foi só demonstra a fraqueza do homem.

inespugnabile disse...

A vantagem de ter um blog com comentários abertos a todos é podermos engolir em seco quando encontramos bons comentários que contrariam o que aqui escrevemos. Como é habitual, só o Ricardo Chaves escreveu coisas com lucidez. só que essas coisas não contrariam o que aqui escrevi. E acrescento mais uma coisa: um homem que vai buscar a sua família é um homem que não se sabe defender...

GM disse...

Não vi a entrevista. O trabalho não mo permitiu fazê-lo.

Entrámos num momento em que a discórdia se generalizou entre as nossas Hostes.

A confusão começa a instalar-se seriamente.

"investigações"? Que se apure a verdade e se porventura se vier a verificar que algum responsável do Benfica está envolvido em ilícitos devemos exigir que abandonem o cargo que ocupem. Simples.

Que eu saiba não existem quaisquer acusações ou indícios de crime por parte de nenhum responsável do Benfica. Os jornais que escrevam o que bem entenderem. Baseio-me em factos.

Ricardo Chaves disse...

inespugnable, habitual eu ter lucidez? Com essa estragaste tudo...

Olha, quando avisaste que o Coentrão tinha sido prometido ao Real, era por quanto? Será que o desconto vai ser para pagar este rapaz:

http://www.afa.org.ar/index.php?option=com_content&view=article&id=14349:jornada-de-trabajos-para-la-seleccion-argentina&catid=164:seleccion-mayor&Itemid=66

(Site da Federação Argentina apresenta Garay como jogador do Benfica)

Caça Gatos disse...

Cai aqui de paraquedas por motivos profissionais, JÁ LI A "POSTA" E OS COMENTÁRIOS,vou ver as imagens e depois comento...

Caça Gatos disse...

Estou deveras decepcionado com o homem/presidente. Esperava mais, muito mais!! Mas estou também de veras preocupado com os ACHAM que o Moniz+Mora-Guedes resolviam isto? Já têm candidato? Benfica-morangos?? Já não bastam as noticias disponiveis!! Acham que O Moranguinho conseguia fazer algo? Ele que sempre foi um pau mandado de quem lhe paga!!

L. disse...

jesus mantem todas as condicoes de ser nosso treinador se for arguido.

ser arguido nao significa ABSOLUTAMENTE NADA. basta haver uma suspeita, por mais infundada que seja, para se poder ser constituido arguido.

ser ACUSADO já é outra coisa. e continua a poder ser inocente.

enquanto recusarmos a defesa aos nossos nunca poderemos concorrer com os nossos inimigos. temos que defender os nossos incondicionalmente. em qualquer acusacao, tenhamos nos a crenca de que estao a ser acusados injustamente.

ainda ninguem viu provas nenhumas de nada. vamos deixar cair assim os nossos? mais vale nao lutar por nada.

senao, ninguem tem o direito de exigir vitorias frente a inimigos que tem armas incomparaveis.

mais parece aquela atitude dos sportinguistas que gostam de dizer que sao "diferentes".

MS disse...

Acho que se corrermos o bicho pega se ficarmos o bicho come.

A posicao de JJ no balneario sera dificil caso persistam as suspeitas. Se ele preferir um jogador em detrimento de outro de valor identico, quem fica de fora pode desconfiar das razoes das escolhas. Temos aqui uma bela receita para um balneario minado.

Na minha opiniao, ha que esperar pela resolucao celere de tudo isto. Se no inicio do campeonato isso ainda nao tiver acontecido, JJ deve ser afastado. Nao se deve ir para a competicao neste impasse, se as duvidas persistirem.