quarta-feira, 15 de junho de 2011

21

Olhar para a camisola 21 do Benfica da próxima época será difícil.
Difícil como foi ver o 8 de João Pinto, o 10 de Eusébio, Valdo e Rui Costa, o 7 de Paneira e Poborsky, bem como outros números, que à primeira vista, tinham tido uma história ímpar no nosso Benfica.

Como disse aqui um leitor num comentário, Eusébio também não acabou a carreira no Benfica e mesmo assim teve direito a estátua e a um estatuto ao alcance de muito poucos no Mundo inteiro. Convém também ver que a saída de Eusébio, na altura, foi digerida de outra forma. Não faltavam exemplos de benfiquismo, mística e de saber do Benfica como era o balneário nos anos 70, ao contrário do que é agora.

A saída de Nuno Gomes assenta em vários aspectos:
- a vontade do jogador em jogar mais um ano
- a vontade de Jesus não contar com ele e contar com outros jogadores para a mesma posição
- a inabilidade do Benfica em resolver um assunto que é sempre delicado, e neste caso, publicamente delicado

Não sei para onde Nuno Gomes irá. Para onde for, desejo-lhe as melhores felicidades que merece, excepto se jogar contra o Benfica. E espero que ele saiba ser o profissional coerente que sempre foi ao longo de 12 anos de "águia ao peito".

Aos que lidaram com o processo desejo que saiam o mais rapidamente possível, porque não têm claramente uma ideia do que é ser do Benfica, do benfiquismo e o que ele representa hoje em dia.

Pelos 398 jogos e mais de 100 golos marcados, o meu obrigado ao Nuno Ribeiro!

P.S. Nélson Oliveira era o miúdo ideal para vestir a 21. Pelo menos, não se notava tanto a ausência de mística...

16 comentários:

Krak disse...

Será realmente estranho ver o 21 entregue a outro jogador... Mas concordo que no Nelson Oliveira caso fique no plantel seria uma boa hipótese.
Mas mais confusão me fará se esse 21 jogar num rival... Duvido que aconteça mas nunca fiando...

marley disse...

Vai ser muito complicado ver o nº 21 numa camisola vestida em alguém que não sinta o Benfica!
Saudações benfiquistas
maria

Papoila calmante disse...

Será estranho ver outro com a "21" vestida e mais ainda o Nuno com outra camisola a jogar ... contra nós.
Nelson Oliveira seria hipótese menos dolorosa, sem dúvida.

Cumprimentos

Nessuno Dorma disse...

Eu estava moribundo. Agora, estou letárgico.
Um gajo ausenta-se uma puta de uma semana do país e os palhaços aproveitam e montam o circo...
Tivessem os palhaços 1/5 do benfiquismo do Capitão!

Manuel disse...

Depois de ler o post fartei-me de chorar. É que´de fazer chorar as pedras da calçada. É uma jeremiada atrás de outra jeremiada. Vocês não têm vergonha? Confundem benfiquismo com pieguice, pá!

luis disse...

Quando um dia em Estugarda me tiras-te uma foto com o "Melinha" á porta do elevador do hotel, ficas-te Mister D :)... Não tiras-te nenhuma para ti:)
- O Nuno, "Melinha" prós amigos quando benfica ganha, já teve varias novelas, mas olha será como eu, nuca mudará de clube, porque os homens passam mas a instituição fica.
Agora lembra-te do que disse ao Nuno antes do jogo com a Alemanha, era ele suplente do Açoriano...lá fez ele o golo mais bonito para essa novela na selecção, que também devia de ser de todos nós!!
Voltarei-te a chama-lo "melinha" quando voltar ao nosso Glorioso.
MISTER ninguém faz sombra a este testa de ferro, o Rui está por arames, alguns sócios até já´são contra a nossa ancora!!
- 21 vivas ao Benfica !! e que o tempo passe depressa, que o profissional Nuno ganhe dinheiro, porque é com a guita que se compra os melões.
-MISTER tenho umas novidades, para daqui 6 meses, mas como eu com campeonatos a decorrer não escrevo em lado nenhum e agora não passam de intenções não escrevo.

inespugnabile disse...

Mister D, Eusébio teve direito a estátua e muito mais, mas muito, muito, muito tempo depois. E contra muita gente, como um dia há-de ser contado.

Mas, por exemplo, o Rui Jordão e o Artur foram encostados e direccionados aos lagartos. Estarei errado?

luis disse...

Assim como o joao Pinto já agora... e lembrem-se quem estava ao lado do joao pinto quando este lia o comunicado, uma ajuda :
Haviam 2 personagens, um já esteve outro está lá na Sad e apesar disso não deixa de ser do Benfica de ADN (meteram-no a chorar)
Quem tem guita prós melões manda e desmanda, hum hum ,pro 21 não ir pra suíça o polvo já la´pós o costinha. O Alves porque tem ADN vai passar momentos complicados...

Mister D disse...

Meu caro Manuel:

Ainda bem que estás cá para nos elucidar. Este blog não era o mesmo sem ti.

Obrigado pela preferência e por nos fazeres rir logo de manhã...

Bem-hajas!

superaguia1904 disse...

Não dou credibilidade nenhuma à tese de que o Nuno Gomes só tomou conhecimento da posição do Benfica ontem! Ele sabe há muito o seu espaço competitivo na equipa e a perspectiva do clube para ele.
Se o papel principal do Nuno Gomes é transmitir a sua experiência e a mística do clube, isso poderia ser realizado noutras funções, na estrutura de futebol. E isso será o que o Benfica lhe propôs, reiteradamente, de acordo com as suas possibilidades salariais.

Mas se a ele não lhe agrada ou não lhe convém, e se pretende mesmo disfrutar do futebol como futebolista por mais uma ou duas épocas, a um nível menos competitivo, e com um contrato lucrativo então só há uma solução: sair.
O Benfica não deve nem pode tentar competir com essas propostas contratuais.

Estas notícias de que o Nuno "está arrasado" por não ver o seu contrato de futebolista renovado, sugerindo que nada lhe foi transmitido e que ninguém do Benfica lhe teria abordado só prova como ele usou os seu amiguinhos jornalistas para passar uma imagem de vitima, para assim colher o saudosimo e simpatia dos benfiquistas.

Afinal de contas, há que reconhecer o seu mérito. Gerir bem a sua imagem pública sempre foi o seu forte...

Manuela disse...

Mister D,
Um pequeno reparo: menos! (como diz a minha filha adolescente). Não vamos agora desatar as rasgar as vestes por um jogador. Além de nunca ter dado provas irrefutáveis de benfiquismo (para me contrariarem têm de me dar provas, não bastam insultos, por favor) bastava a forma como o processo foi sendo "transpirado" para os media para me colocar de pé bem atrás com o Nuno. Quando se defende um clube, não se admite que o ataquem usando o nosso nome. Se de facto fosse inocente nestas notícias plantadas, ele teria de ter vindo desmenti-las no minuto seguinte. Não o fez e permitiu que o odioso fosse ficando mais e mais sobre o clube. Se era estratégia do Nuno ou apenas manipulação jornalística, creio que nunca o viremos a saber, agora que a cisão é oficial.
A minha opinião é a seguinte: o Benfica fez o que tinha a fazer, em tempo devido, dando-lhe tempo para decidir se aceitava o cargo ou se prosseguia a carreira nos relvados. "Amigo não empata amigo." O Nuno decidiu baseado nas propostas que alegadamente recebeu para continuar a jogar, embora envergando outra camisola, que tenho a certeza defenderá com o mesmo brio, dedicação e empenho com que defendeu a nossa.
Mas cuidado com o rasgar de vestes porque já oiço e leio demasiadas referências a possível transferência para clube nacional. Cuidado para nao terem de morder a língua quando, ao arrepio do seu propalado amor ao Benfica, o NG envergar a camisola do Braga ou do Sporting. (para o porto não acredito que vá. Não por lealdade ao Benfica, mas por falta de convite. Apesar de Nuno "Gomes" provavelmente não se incomodar com o facto de trabalhar numa estrutura da qual faz parte o ídolo cujo apelido fez questão de juntar ao seu nome de guerra. Até nisto eu vejo um padrão. Manias!)

DeVante disse...

O Nuno é vítima, não me façam rir!!!

Se é assim tão benfiquista, nunca jogaria num rival...Rui Costa nunca jogaria num rival!!!

Mas vocês queriam o quê? Que renovassem com ele só porque ele quer? Por acaso vocês sabem as contrapartidas que ele pediu? Ou isso de se ser "símbolo" dá-nos o direito de fazer aquilo que bem entendermos?

Sinceramente...

O Nuno Gomes é um "profissional" como João Pinto e Rui Águas, e deve ser tratado como tal, só isso. Ele que vá jogar num clube qualquer que eu não darei por isso.

O Rui Costa é um símbolo para mim...acreditem! Mais do que todos os outros...Paneiras, Tonis, Diamantinos...todos!

Eu tenho a certeza absoluta que o Rui Costa nunca diria nada de mal sobre o Benfica e, melhor, defende o clube como ninguém e isso irrita toda a comunicação avençada!

Nunca na vida irei assistir o Rui a comentar uma merda de jogo na Sporco TV ou noutra televisão qualquer e a falar mal do Benfica, nunca!!!

Se quiserem chorar a saída do Nuno "Gomes", força, chorem à vontade...

luis disse...

E RUI também é vitima da falta de cultura benfiquista que reina naquela SAD. O sr.Nuno Ribeiro devia estar junto do plantel jovem do club, mas a SAD antecipou os cenários. Ora vocês, não ouviram que o Rui ia ter outras funções ,mais junto do plantel e abandonar os negócios????

L. disse...

a mística existe.

moreira e ruben amorim sabem muito bem o que ela é, e luisao e um enormissimo capitao. ate outros como aimar ou maxi ja encarnaram o espirito benfica de forma bem marcada.

L. disse...

mister d, os golos so para ficar o numero certo, julgo serem 165.

luis disse...

O Sr.Nuno Ribeiro, aprendeu a nossa PAIXÃO.
Quando o menino "Nuno Gomes" chegou pelo meio das nuvens directivas, vinha só com a grande paixão pelo desporto. Viveu Eras difíceis que fazem a historia do nosso clube, aprendendo o "peso da nossa camisola".
Até logo, camarada...