domingo, 24 de julho de 2011

Da Inabilidade (II)

A causa tem um nome: Daniel Wass. O jogador dinamarquês foi emprestado e vai para França.
Sabe-se isso porque o Departamento de Comunicação do Benfica preferiu delegar essa responsabilidade no Departamento de Comunicação do Évian. Depois informou os jornalistas que o negócio estava descrito no site do clube francês e está feita a notícia e o anúncio.
No site do Benfica, no meio dos famosos comunicados sobre desmentidos, nem um a referenciar o facto sobre o empréstimo do defesa-direito dinamarquês.

Daniel Wass teve azar. É a única palavra que encontro para resumir o último mês e meio do jogador. Titular no Europeu de Sub-21, o jogador estava referenciado pelo departamento de scouting do Benfica e assim, juntando o final de contrato à qualidade do jogador, optou-se pela sua contratação.
Lesionou-se no Europeu, o que por si só já é um passo atrás na adaptação ao clube, à cidade, ao treinador e à nova época, sempre recheada das melhores intenções. Apanhou a pré-época a meio, mas mesmo assim, não desistiu. Mas uma coisa é certa: jogando apenas 20 minutos por partida, não consegue alcançar a máxima forma necessária a convencer quem quer que seja, especialmente Jesus, tão hábil como é na gestão dos recursos humanos.

O provável substituto de Maxi Pereira terá assim de procurar novas forças na vila de Évian, conhecida pela sua água. Pode ser que os ares montanhosos dos Alpes sejam bons conselheiros. Quanto ao resto, ficam as perguntas:

- Se Wass foi contratado para defesa-direito, quem deu anuência à sua contratação? A SAD? O treinador? O gabinete de prospecção?

- Quem for que tenha sido, qual é a sua importância na política de contratações do clube?

- Tem sentido AGORA ir buscar um novo defesa-direito?

A inabilidade para certos assuntos tomou conta do Benfica, definitivamente. E quem não aceitar isso, estará certamente, noutro patamar de inteligência diferente do meu...

14 comentários:

RSL disse...

De facto existem muitas coisas difíceis de compreender...Wass não servia para ser a segunda opção para a posição? Vai-se contratar mais um defesa direito por 3 ou 4 anos com este emprestado? E André Almeida, tb será emprestado?

Esta fobia por brinquedos novos vai ter de acabar...

Pedro disse...

Nada a acrescentar...

Nessuno Dorma disse...

Nem mais!

Passaralho disse...

E já agora, concordando com tudo o que disseste, pode-se aplicar também a Carole se, como tudo indica, for também emprestado.
Além de que este me parece JÁ bem mais jogador do que Emerson e com muito mais por onde evoluir.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

João Oiveira disse...

Eu desconfio que não venha nenhum defesa direito. No final da época passada não se sabia qual seria a evolução de Rubén Amorim em relação à sua lesão, daí terem apostado na contratação de Wass. No entanto ao começar a pré-época perceberam que Amorim estaria apto em pouco tempo e acredito que estejam a pensar nele para essa posição. Quanto a mim sempre gostei de o ver a jogar aí e apesar de diferente, talvez mais ponderado e menos explosivo nas subidas ao ataque do que Maxi Pereira, nunca lhe ficou atrás.

Barrotes disse...

basicamente é isso...
o wass, é apenas o ultimo e mais recente.

Pedro Alves Pereira disse...

A meu ver o problema está relacionado com o facto de não ser sul americano, logo não será algo de um possível encaixe financeiro de muitos milhões.

Não concordo com esta politica de aquisições por atacado. Onde já se viu andar a comprar para depois emprestar? OU se compra para ser uma boa opção ou não se compra. Só poderia concordar com este tipo de aquisições se existissem as equipas B's ou então se tivéssemos um verdadeiro clube satélite para rodarmos estes jogadores de forma a adaptarem-se ao futebol nacional/europeu.

Para além do Wass existe um outro jogador que me vai custar mais não o ver no plantel Carole. Jogador que quando chamado não comprometeu, que veio a custo 0, jovem e com uma enorme margem de progressão. Mas foi melhor gastar 2/3 milhões em mais um brasileiro. Já chega desta politica parva de contratações.

P.S 1 - Foi vergonhoso estar na apresentação do meu SLBenfica e ver que alguns jogadores só foram para fazer numero, pois já se sabe que não ficam...

P.S 2 - Quero ver JJ a fazer uma rotatividade saudavel e adequada com este plantel.

ratogoleador disse...

Não entendo tanto espanto, muitas das "compras" tanto no futebol como noutras modalidades são simplesmente para encher os bolsos de alguém, sempre foi e sempre será assim em todos os clubes porque os directores podem não receber ordenado mas não são parvos e contra isto pouco há a fazer aliás mesmo achando-me um grande benfiquista se estivesse por lá faria exactamente a mesma coisa e enchia os bolsos como todos os outros, com jogadores banais é para isso que eles servem.

Irons disse...

Eu digo, nunca mais é 2012 para se varrer com muita gente no Benfica, se tiver que ser o Treinador, que seja, este não está acima do clube, nem este, nem mesmo o Presidente!

luis disse...

Meus amigos e não é que a historia dos 7 magníficos guarda redes tem mais um interprete . No espaço deste defeso entraram nas contas 8 guarda redes.

anexo: José Costa, guarda redes das Formações jovens.

luis disse...

Mas que carga de água se abateu no nosso lado direito defensivo. Mini Pereira, o titular veio como médio.O Amorim formou-se a médio.Assim de fininho, o silvio, o j.pereira e o nelson não serviram,e fomos buscar um dinamarquês, que Wass para outras águas em 15 dias.

anexo:o outro defesa direito titular da ultima década também não era defesa direito , mas em boa hora foi lá parar, Miguel.Mas por lá já passaram mais uns quantos com valor duvidoso,luis filipe,dudic,"pele da buraca"(armando) e não é que foi o central Alcides, o que mais eficiente se tornou na melhor campanha europeia da ultima década.

...tempo.

L. disse...

de facto devo estar noutro patamar.

inabilidade, não vejo onde.

o jogador foi referenciado, foi observado. decidiu-se contrata-lo, ja qwue vinha a custo zero. tem potencial. na pre-epoca, o treinador decidiu que nao era a melhor opçao ele ficar no plantel. tera o seu criterio e o seu fundamento. qual é o problema nisto?

isto acontece em todos os grandes clubes. todos. nenhum jovem contratado a custo zero e garantido como uma estrela pronta a ficar no plantel principal. o facto de nao ficar nao revela qualquer inabilidade.

ha riscos que se correm, e wass ainda estava verde para isto. um ano na primeira divisao francesa da-lhe decerto mais competitividade em relacao a experiencia na liga dinamarquesa.

quanto ao novo lateral, ameida parece tao verde como wass. a questao e a saude de ruben amorim. se ele estivesse totalmente recuperado nada disto era motivo de debate. nao estando, e bem possivel que venha alguem. veremos.

luis disse...

@oh L, não fales em "verdinho" que me pões nervoso.
Tens razão no assunto Ruben Amorim.

anexo: na questão do patamar... cuidado, porque há patamares muito altos.

...tempo.

luis disse...

Meus amigos Benfiquistas afinal cometi um erro matemático.
Pedindo desculpa a todos, mas a serie dos "7 magníficos guarda redes" deste defeso para além do 8ºJosé Costa.
Foi inscrito o 9ºBruno Varela para esta pré-eliminatória.

anexo:
acho que, até Janeiro não se falará de possíveis reforços pra baliza, pelo menos.

...tempo.