segunda-feira, 11 de julho de 2011

Em cima do joelho

Fábio Coentrão foi vendido ao Real Madrid e o Benfica continua a procurar uma solução para o seu lado esquerdo da defesa. Em duas semanas de trabalho, ainda não se consegui ter uma estrutura base que permita à equipa trabalhar em tranquilidade e com segurança para se preparar para uma temporada que se quer grande, condizente com o nome do clube.

Poderia haver as ausências pontuais (como as há) de Carole, Luisão e Maxi, mas ainda haver 30 jogadores em estágio, andar a ver quem fica e quem vai e a fazer adaptações nunca foi um bom augúrio.

Relembro aqui as palavras do LF, num texto recentemente reproduzido no Jornal do clube:
"Façamos um pouco de história.
Em 2003-2004 Luisão chegou ao plantel benfiquista com três rondas já decorridas, demorando algum tempo (e alguns pontos) a adaptar-se. Em 2005-2006 chegaram Miccoli e Karagounis sobre o fecho do mercado, já o Benfica tinha perdido cinco pontos. No ano seguinte foi o “fica-não fica” de Simão Sabrosa até ao último dia de inscrições, com consequências no modelo de jogo adoptado por Fernando Santos, e com cinco pontos perdidos nos primeiros quatro jogos.
Em 2007-2008 saíram Simão e Manuel Fernandes às portas da primeira jornada, entrando Cristian Rodriguez e Maxi Pereira, com o Campeonato em andamento, e já com quatro pontos desperdiçados.
Em 2008-2009 saiu Petit e entrou Reyes em pleno Agosto, e mais tarde ainda chegaria David Suazo, quando já tinham voado quatro pontos.
Em 2010-2011, chegou tardiamente Sálvio para colmatar a também tardia saída de Ramires, e no dia em que o argentino se estreou estávamos já a seis pontos de distância do primeiro lugar.
Se repararmos bem, nestes últimos tempos, apenas em duas temporadas o plantel benfiquista ficou definido atempadamente: 2004-2005 e 2009-2010. Em ambas entramos muito bem no Campeonato (treze pontos nos primeiros cinco jogos), em ambas nos viríamos a sagrar campeões.
"


É pos isso fundamental, que se dê prioridade à planificação final da temporada. E rapidamente se chegue à conclusão de quem é realmente importante para a equipa. É isso que se pede. Para que os erros não se repitam...

19 comentários:

Passaralho disse...

De facto, como já disse num comentário anterior, há várias situações que não são garante grande tranquilidade.

Algumas, até, podem-se revelar sinal de alguma incompetência, para ser meigo.

A ver com se desenrolam os próximos acontecimentos.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Pedro disse...

A demora na contratação do lateral esquerdo não faz sentido. Já sabiam que o Coentrão ía sair...estão à espera de quê?
São estas coisas q custam a aceitar.

Espero que durante esta semana a razia seja feita para q o resto do tempo de trabalho seja dedicado, exclusivamente, à preparação da época e não a testes e mais testes.

Jonas Thern disse...

O lateral esquerdo virá e o Benfica gastará um terço da oferta pelo Coentrão num lateral sul-americano...o problema maior é que ele não estará à altura do lugar...enfim!

Só depois disso é que eles se vão lembrar que afinal não vão poder inscrever os estrangeiros todos que contrataram...outro problema!

Este definitivamente não é o meu Benfica.

L. disse...

se nao é o teu benfica, muda de clube. só ha um benfica, seja este, o campeao de 2010 ou o 6º de 2001.

procuram antecipadamente erros e isto e aquilo para terem a gloria de dizer "eu avisei", nao se importando de contribuir para negativismo em redor da equipa.

coentrao so saiu ha uma semana. ja se sabia que ia sair? sim. mas o dinheiro ainda nao estava cá. e qual o problema de demorar um pouco mais? e normal que se negoceie. o benfica nao tem sheiks para andar a fazer propostas irrecusaveis em serie.

as vezes, nao percebo de que planeta sao alguns comentarios. é o mundo da fantasia.

querem o quê? uma direcção cristalina e imaculada? não existe, nem no barcelona.

querem borges coutinho e vieira de brito? se no tempo deles o futebol portugues fosse dominado pelo polvo corrupto, nao tinham ganho quase nada.

incompetencia? não vi nada de especial até agora, vi isso sim várias experiências, e a entrada, necessária de vários jogadores. a pré-epoca é isto mesmo.

os campeões não se fazem em julho. nenhuma, NENHUMA das grandes equipas europeias tem o plantel fechado. nem sequer o onze inicial fechado! vejam o barcelona, o inter o manchester... todos a pescar trutas ainda.

a nós falta escolher um lateral esquerdo. uau.

quanto ao post do lf é interessante e oportuno. mas mesmo, por exemplo, com a vinda tardia do sálvio, se as arbitragens não tivessem cavado 9 pontos de diferença à quarta jornada, tudo teria sido bem diferente.

L. disse...

adenda: a falácia dos estrangeiros. parece que toda a gente foi na conversa. a situação não´é nova, não é sequer a terceira vez que existe uma questão em redor dos estrangeiros, portugueses e jogadores da formação.

mas os jornais lá descobriram mais uma forma de nos atacar, e como sempre há quem queria emprenhar pelos ouvidos.

temos 13 portugueses e 7 formados no clube a candidatar-se ao plantel final.

o porto, por exemplo, talvez o modelo de competencia de muito blogger do benfica, tem 9 portugueses. e formados no clube, eu so vejo 2, a nao ser que o rolando e o fernando contem. mas disso nada se fala nos jornais.

experimentem contar os tugas e os formados no sporting e chegam a conclusoes parecidas. portugas sao uns 12 (no fim serao uns 9...) e formados la nao sao mais que 6.

Riba disse...

L. mais nada... Nao compreendo o que se passa com alguns adeptos Benfiquistas, ando tudo doido, sempre a "por para baixo", devem ter estado ontem a ver o jogo e a asobiar cada vez que um dos nossos tocava na bola.
Esteja quem estiver, será com eles que queremos ser campeoes, nao com o Di Maria, Ramires, F. Contrao... esses ja foram. Apoiem quem ca está.
Saudaçoes Gloriosas

Passaralho disse...

Se me explicarem o que é que apontar erros evidentes na preparação da época e a reincidência nos mesmos tem a ver com apoiar ou não quem cá está...

Se não temos sheiks, às vezes parece. Pena é que raramente para o que é realmente preciso. Mas cada um vê o que quer ver.

Da minha parte não me vão ler nem ouvir o 'eu avisei'. Nunca leram ou ouviram.

Pelo contrário, espero bem dizer 'afinal estava enganado e os meios receio eram infundados'.

Já o disse aqui há bem pouco tempo. Parece-me que há muita coisa a ser bem tratada este ano, melhor do que o que é costume.

Agora não me peçam para fechar os olhos às evidencias.

Não percebo o que é que vos tolhe o discernimento às vezes.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

GM disse...

A planificação duma temporada deve ser feita, no mínimo, durante a anterior. Isto é básico e o Benfica fez isto durante décadas, com a qualidade que se lhe reconheceu.

Numa fase destas (enquanto a janela de inscriçoes nao se fecha) devem-se limar arestas. Apenas isto.
Ou seja, há erros que voltaram a repetir-se este ano.

Querem dizer-me que nao sabiam que iria ser assim?!..
Os ciclos terminaram, não vale a pena insistirmos no mesmo.

Manuel disse...

Concordo totalmente com o L. Ainda bem que há benfiquistas assim que não têm medo de falar. Os outros, os críticos, não estão a fazer um favor ao Benfica, já que fazem exactamente a mesma coisa que os lagartos e os andrades quando querem atacar o Benfica. Isto é, estão do lado errado. Mas muitos são tão estúpidos que nem isso conseguem ver.

A democracia tem destas coisas: a liberdade de dizer algo não nos dá o direito de o fazer. Bom senso dixit.

Expliquei isso ao meu Lab e ele já percebeu. :-))

Passaralho disse...

Quem crítica, mesmo que sustentadamente, é estúpido.

Certo. És um exemplo de homem. Bem podes falar de democracia e de bom senso.

Enfim...

Viva o Vieira. Força aí.

Jota Pê disse...

Pois, pois...

Não critiquem esta política de merda das contratações em cima do joelho nem das pré-épocas vergonhosas que só indiciam o que se vai passar nos próximos 6 meses.

E depois desculpem-se com os árbitros do sofrível futebol que se pratica nesses mesmos 6 meses.

E depois também não critiquem o facto do Yartey, que ontem vimos jogar, valer mais do que 12 Luis Filipes e 17 Césares Peixotos juntos.

Vá, não critiquem para não melindrar os meninos. Que é isso que eles precisam: é que ninguém os melindre.

Rui disse...

O Benfica sempre se caracterizou por ser um clube democrático. Quem não critica fá-lo por achar que isso é o melhor para o clube, quem critica fá-lo precisamente pela mesma razão.

Eu critico esta política de contratações, em que estamos a contratar jogadores que são dispensados um mês depois, enquanto áreas essenciais são deixadas para resolver em cima do joelho, quando daqui a 15 dias uma parte essencial do sucesso da época se vai jogar. Não ter a equipa pronta nessa altura tem um nome: incompetência.

Revolta-me esta pré-época, pelo número de jogadores contratados, porque boa parte deles vai ser dispensada e porque se estão a gastar enormes quantidades de dinheiro, quando o clube e a SAD já têm passivos apreciáveis. Sou sócio a accionista e este comprometer do futuro do clube não pode passar acriticamente! Não pode!

O Benfica não tem sheiks? A confirmarem-se as contratações que a imprensa refere, bem parece que tem! Milhões por 2 médios, milhões por um defesa esquerdo de 19 anos, depois de já termos gasto milhões com os que já chegaram! Como é possível estar calado face a este comportamento inacreditável?

Passaralho disse...

@Rui, JP, GM, Mister D e outros:

Não sejam maus Benfiquistas.

Vá, apoiar as comissões sem reservas, vá!!

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

luis disse...

@sr.L, visto que compara o 6º lugar de 2001 e o ano de 2010, reparo que durante esses anos quem liderou a futebolSAD foi sempre a mesma pessoa.
Ora é precisamente durante esse período que se teve de pagar as obras da NOVA LUZ...
E sabe o sr. o que se herdou da gestão do ex.presidente azedo e a suas "milícias"?
As consequências foram varias, mas vou só dar 2 exemplos diferentes: -Deco,estrangeiro sul americano.
-maniche da nossa formação.
O que fez o actual presidente do SLBENFICA, durante esse perido azedo????

anexo:Eu falo na 1º pessoa, NOVE97 a Março 2000,fiz um mealheiro para não ter que andar a discutir o Benfica.
Paguei para ir a assembleia de Março 2000, 56.800$oo(escudos)e como foi difícil combater perante argumentos semelhantes aos seus.
O BENFICA é para ser conversado SEMPRE com CRIATIVIDADE E muita INTUIÇÃO, pelo menos enquanto o Presidente do SPORT LISBOA e BENFICA representar 51% do poder da SAD.

mais de 10ANOS é muito tempo.

luis disse...

@sr L, agora a adenda:
Modelo, só conheço o super mercado.
Só com o orçamento em Guarda Redes,comprava os jornais todos e fazia-lhes um aborto...
E podes escrever que o próximo 6º classificado do campeonato vai ter um orçamento inferior ao que se já gastou na baliza.
E escreve ai, que o titular veio a custo zero,mas com um ordenado bomzinho.

anexo:
se não estas preocupado a 14/15 dias do 1º jogo oficial.Acredita que és o maior benfiquista de todos nós.Nem "jesus" esta assim.

10ANOS é muito tempo.

luis disse...

@Riba, Vamos ser Campeões, com estes ou com aqueles, mas sempre contra os "outros" todos.
No que diz respeito ao futebol é
ET PLURIBUS UNUM

anexo:
assobiar, não assobiei, mas tive uma pilha de nervos... e era só um treino.
E as saudades que eu tinha,de ver um cruzamento para a pequena área do Benfica e um Guarda Redes grande, dentro da Baliza.
Fiquei um bocadinho doido, mas já passou.

...tempo.

EK disse...

L.
Muda de clube. Estás à medida de um Sporting. Está tudo bem ..

Com diz o outro.

... tempo!

DeVante disse...

O Di Maria foi contratado em cima do joelho;

O Ramires foi contratado em cima do joelho;

O Gaitán foi contratado em cima do joelho;

O Luisão foi contratado em cima do joelho;

O Javi Garcia foi contratado em cima do joelho...

Poupem-me...não existem contratações "em cima do joelho"...existem boas e más contratações...

luis disse...

@DeVante não foram contratados em cima do joelho por todos ,mas FOMOS TODOS que pagamos, ao seguir esta PAIXÃO de joelhos no chão a rezar,agora pro Jesus.
Referes e muito bem, 5 Bons atletas com joelhos.
Mas pelo joelho,lembro-me do Mantas,Pedro mantorras e mais uns "azares" de contratações que não lembram ao diabo.

anexo:
-Acho que nunca vi os joelhos do GR. roberto. Sabes que ele puxa a meias 8,5 centímetros acima da rotula.

mais de 10Anos é muito tempo.