quarta-feira, 20 de julho de 2011

Palavra aos leitores

Desabafo de um benfiquista sofredor

Eu como já vivi no estrangeiro durante 2 anos na área de desporto e trabalhei com jovens entre os 20 e 30 e poucos anos fiquei alarmado quando percebi que conheciam mais o Porto que o Benfica.
Mostrava-lhe o símbolo dos clubes, e reconheciam o Porto imediatamente e o Benfica ficavam a pensar e era raro o que acertava. Talvez 2 em 15 acertaram. Isto é Verídico. Senti uma dor e um peso.... ou aquelas pessoas eram todas burras ou que a realidade era essa... que estávamos a perder nome e respeito.

E explicar-lhes das histórias do Padrinho, da corrupção, etc? Respondiam-me com títulos europeus, se também compravam tudo... e chegava uma altura que os argumentos acabam. Não dá para continuar sempre a atirar a areia de cima dos nossos ombros.

Infelizmente as coisas são como são, os tempos mudam, e é mas é tempo de abrir os olhos e voltar a fazer que as coisas voltem a mudar para como foram no passado a nosso favor. Começa por organização por dentro, por deixar de culpar tudo na corrupção e jogarmos com as mesmas armas contra eles. O bicho papão tem de acabar (O Padrinho não é eterno, e se não mudarmos eles continuaram a ganhar mesmo quando este falecer), nós precisamos é de uma direcção forte, com rumo, com amor ao clube, BENFIQUISTAS ACIMA DE TUDO! Se formos fortes, os outros vão respeitar-nos e sabem que não puderam brincar connosco como brincaram durante os últimos anos.

O Benfica é o Clube do Povo, era a alegria de um povo durante o regime que vivia mal, com dificuldades e as suas alegrias eram as vitórias das papoilas saltitantes. O Benfica fazia parar a guerra colonial quando jogava, os nossos soldados viravam o rádio para a selva com o relato e os disparos nem se ouviam,... podemos ir mais longe,o 3ºanel foi feito com o povo a doar sacas de cimentos e afins... e não foi feito com estes "profissionais" cagarolas que lá temos que só nos enterram e acham que estão a fazer muito e que temos de estar gratos a eles todos como se fosse salvadores. Haja respeito sim pelo que fizeram Cosme Damião, Borges Coutinho, Adolfo de Brito, António Fezas Vital, entre tantos outros verdadeiros BENFIQUISTAS, esses sim, motivo de orgulho de todos nós por tudo o que nos deram e ensinaram.

Eu quero um Benfica dominador como foi nos anos 60/70, respeitado em toda a Europa e não quero continuar a sofrer como quase de há 20 anos para cá que ganhei 4 campeonatos.

Só com uma nova mentalidade, força, união e HUMILDADE (que já nos começa a faltar e é preciso) é que se calhar vamos voltar ao que fomos.

É tudo o que eu desejo. Ver o Benfica a ganhar vários campeonatos seguidos novamente e um título europeu.

E não quero desculpas porque adeptos temos (infelizmente nem sempre unidos ao contrário dos de lá de cima), estádio temos, centro de estágio temos, falta-nos é um líder para arrumar a casa de vez e nos guiar à glória novamente.

E eu espero não morrer até ver esse dia.

Viva o Benfica

12 comentários:

Irons disse...

Alguém que se chegue à Frente e não pelo protagonismo, mas pelo amor à causa Benfiquista, ao Benfiquismo e ao passado Glorioso que temos e que queremos ter um futuro glorioso!!

L. disse...

bela treta de estória.

os putos estrangeiros estão-se nas tintas para a corrupção? e depois? é normal, não toca ao clube deles.

se formos fortes os outros vão respeitar-nos? ele deve estar há muito tempo no estrangeiro. o porto vai respeitar-nos? quando? quando formos forte? e isso vai ser quando? o que é "ser forte"? muito forte somos nós, por ainda ganharmos alguma coisa nesta imunície de media avençados, clubes satélites e arbitragens escandalosas.

é fácil evocar esses monstros sagrados. mas e no tempo deles o futebol etivesse nas mãos deste polvo, o que itinham eles ganho?

o que o texto deixa transparecer é que se é do benfica pela imagem que tem lá fora, por ter mais adeptos, ou por ganhar mais. não. o primeiro motivo para se ser do benfica é mais profundo, "anterior" a tudo isso. é algo mai inexplicávle e abstracto. podiam passar 30 anos sem o benfica ganhar um troféu que fosse, vocês deixavam de ser do Benfica? podia o porto ganhar 10 champions, deixavam de ser do Benfica? népia.

a humildade começa a faltar? não vejo nada disso - a não ser nos que exigem cabeças a rolar quando se perde. Benfica dominador? só quando se limpar o futebol.

o texto fala também de ogar com as mesmas armas. portanto, devemos comprar árbitros, juízes, criar uma milicia impune como eles, agredir sistematicamente jornalistas, infiltrar partidos politicos, a pj, etc etc? é isso que o texto pede?

mas não se preocupe, que muitos também conhecem as histórias de corrupção, aliás até o director da marca falou disso como a coisa mais óbvia od mundo, o porto e a corrupção. quanto a reconhecerem o emblema, também continuamos a ser muito mais reconhecidos. o contráiro é a excepção, e conitnuamos em muitos lugares a ser mais conhecidos que o próprio país.

viva o Benfica

GM disse...

Sou um tipo minimamente viajado, posso dizê-lo.

Nao duvido da autenticidade da pessoa em questao mas posso falar pela minha experiência.

Eles cresceram em prestígio, é verdade. Mas o Sport Lisboa e Benfica ainda é o Sport Lisboa e Benfica.

Nao obstante, relevo o mais importante nesse desabafo: os parágrafso da HUMILDADE, da referência a "BENFIQUISTAS ACIMA DE TUDO" e ao parágrafo seguinte...

Leão Eça Cana disse...

Como já alguém escreveu aqui, esta história do que é (foi) o Benfica é uma treta

actualmente - e infelizmente para todos os que vêm o Clube como uma parte importante da história recente do nosso país - o Benfica não é um clube histórico mas um clube anual

um clube que se mede por época desportiva e pelos reforços mundiais que vai trazendo e levando para levar de vencido o "sistema"

e se nesse, neste, ano não o conseguir, para o ano cá estarão mais 13 argentinos para nos ajudar a contrariar a história

a nossa e a dos outros

Passaralho disse...

E já cá temos alguns exemplos da falta de humildade que tanto mal nos faz.

Atualmente e já há alguns anos os andrades são o único clube português com algum 'peso' e prestígio internacional.
O Benfica? A nível interno, cada vez menos e cada vez pior.

Alguns de vós quando acordarem, são sportinguistas.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Pedro disse...

temos que reconhecer q eles cresceram nestes últimos tempos . É um facto. Mas não cresceram como o sucesso deles podia fazer crer.

O ano passado limparam tudo mas bastou não ter a TV ligada para nem sequer dar conta da festa deles. Nem berros, nem buzinadelas, nada. Quer em Lisboa quer na margem sul.

Isso não os incomoda pq o objectivo deles não é a grandeza de adeptos mas sim a supremacia desportiva face ao Glorioso. O serem "pequenos" permite-lhes a táctica do "juntos" contra a capital, contra o SLB. E, mesmo os seus adeptos, sabem como é que eles cresceram. Sabem q ganham da forma q ganham. Não tenham ilusões, eles sabem bem.

A questão é q essa táctica será igualmente aquilo q lhes deitará abaixo. O corrupto não dura sempre e está para breve o seu fim. E sem as tácticas sujas deles o sucesso desportivo acabará e aí, a pequena dimensão q têm, fará mossa na dinâmica quer desportiva quer financeira.

O q aguentou e aguenta o SLB nestes anos todos é uma massa adepta enorme e apaixonada. Uma massa adepta q diz presente, q esgota estádios, q acompanha a equipa a todo o lado, q rebenta records de filiação, etc. Sem isso...olhem...vejam o exemplo dos verdes q definham a cada ano. O mesmo acontecerá com o fcp...não duvidem.

Obviamente q temos q continuar a lutar e não esperar q a senhora da foice cumpra o seu papel...

luis disse...

Oh L grande, o que isto??

"o texto fala também de ogar com as mesmas armas. portanto, devemos comprar árbitros, juízes, criar uma milicia impune como eles, agredir sistematicamente jornalistas, infiltrar partidos politicos, a pj, etc etc? é isso que o texto pede?"

-Eu sei que conheçes algumas praticas do "sistema",mas no texto não encontro as palavras "milícias","agredir","jornalistas","partidos políticos", a "PJ"...nem os... etc etc.

anexo:... em letras gordas:

BENFIQUISTAS ACIMA DE TUDO!

BENFIQUISTAS

HUMILDADE.

Nota: não está lá,mas acrescento,só porque durante os mais de 100Anos de historia ganhamos mais que os "outros".
A prova será a MASSA ADEPTA BENFIQUISTA de Milhões, desde "esse" tempo todo... 10Anos é muito tempo.

MS disse...

Falar em humildade quando temos LFV a presidente, JJ a treinador, LN na AG e RGS a vice parece-me no minimo caricato.

Mr. Shankly disse...

Que lamechice do caraças.

Dizer "eu quero" é fácil. Apontar o caminho e participar é que tá quieto.

Concordo no entanto na parte da união dos adeptos.

jose disse...

Ah, ja agora, o gajo que foi roubado, afinal podera custar 16 milhoes....

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/fc-porto/dragoes-pagam-16-milhoes-de-euros-por-danilo

Vamos la a ver a situacao do Luisao, que isso e que importa

jose disse...

Em que pais e que a pessoa vive mesmo?


So por curiosidade.

luis disse...

@Mr. Shankly, o caminho tem que ser Humilde,e sem a "vaidade" ao serviço exclusivo do SLBenfica.

-NO TOPO.Dá-se, preferência a um Desportista Benfiquista dos que tem Historia e orgulho,para representar os 51% de poder na SAD.

-Nas contas dá-se preferência a um gestor Benfiquista.

-No jurídico dá-se preferência aos Benfiquistas juizes,advogados Benfiquistas.

-Em resumo dá-se preferência a Benfiquistas que não tenham exercido poderes "noutras sad´s".

anexo: Como diza o "meu ti Carlos"que era do belém:

"há muita gente picada com o veneno".

Sugestão:
-O POVO Benfiquista é que tem de se antecipar e rejeitar os "azedos"(dos que só pensam na "guita").Mas o SLBENFICA é uma instituição desportiva e tem que largar o "sistema".Trabalhar exclusivamente pro desporto,COM VERDADE!!!

...tempo.