segunda-feira, 31 de outubro de 2011

8 Anos

E como Presidente, conquistou o seguinte:
FUTEBOL
2 Ligas
1 Taça Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
3 Taças da Liga

BASQUETEBOL
2 Ligas
1 Taça da Liga / Hugo Santos
2 Supertaças
1 Supertaça Portugal / Angola

ANDEBOL
1 Liga
1 Taça de Portugal
2 Taças da Liga
1 Supertaça

HÓQUEI EM PATINS
1 Taça de Portugal
1 Supertaça
1 Taça CERS

VOLEIBOL
1 Campeonato
4 Taças de Portugal
1 Supertaça

FUTSAL
4 Campeonatos
3 Taças de Portugal
4 Supertaças
1 UEFA Cup

Escolhi estas 6 modalidades, porque são as mais representativas. Digam de vossa justiça, ou seja, se um Presidente se avalia só pelos títulos ou por algo mais...

domingo, 30 de outubro de 2011

Os jogos não têm 90 minutos?

Pelo menos parece que sim, ou se Maxi Pereira não tivesse tentado fintar um jogador ainda no seu meio-campo defensivo e depois Luisão não tivesse cortado o lance para canto no último minuto de jogo, e hoje estaríamos a discutir o golo anulado a Cardozo.

O futebol tem disto, mas tem muito mais. E o muito mais é que os jogos não têm só 15 minutos de altíssima intensidade, onde o Olhanense poderia ter levado mais do que 2 golos. O jogo tem 90 minutos e esses 90 minutos têm de ser geridos com astúcia e tranquilidade. Coisa que deixou de acontecer, quando aos 48 minutos, três jogadores do Benfica (3!!!!) deixaram João Gonçalves cruzar uma bola para a grande área onde apareceu Wilson a fazer o 2-1. E aí, já com Aimar a tomar banho e sem ninguém que conseguisse pensar num esquema 4-2-4 suicida que Jesus teima em apostar aqui no burgo, até ao dia...

E depois vem o caso. O golo anulado a Cardozo. Como escreve e bem (muito bem mesmo) o Ricardo, os critérios têm sido diferentes, mas não é o que se espera já desta corja que continuamos a apoiar institucionalmente? O problema até nem está na forma como é apresentada a linha (a famigerada linha) televisiva que induz sempre em erro. O problema é que em caso de dúvida, é melhor anular se a equipa é de Lisboa.

Tal facto não invalida a exibição menos conseguida da equipa durante o jogo todo. 15 minutos não chegam para convencer. E volto a frisar um ponto já aqui referido há vários posts atrás: HUMILDADE! É dessa fibra que se fazem os campeões e não com frases do género "Já nem me lembro da última vez que perdi!". Eu lembro-me e não foi nada agradável. Curiosamente, foi no mesmo sítio onde o Benfica vai voltar no próximo fim-de-semana e foi num jogo em que estava em causa uma presença numa final europeia. Só...


Viva o Benfica!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Preocupados?

Isto das eleições na FPF tem alimentado a blogosfera benfiquista de uma forma intensa.

Aliás, era de prever, já que o apoio de Vieira ao amigo Fernando Gomes mostra muito do Benfica actual.

O Benfica actual, ao contrário do que se possa pensar, é conivente com o sistema em vigor. Só assim se compreende que continuemos com as transmissões na Sport TV. Só assim se compreende que (e ainda bem que está a acabar) o contrato com a Sportinveste para manutenção do site do clube (a mesma empresa que gere o do FCP). Só assim se compreende que em 10 anos, só tenhamos ganho 2 campeonatos. E só assim se compreende que, quanto mais o poder estiver perto, este Benfica (e a sua direcção) gosta.
[quem quiser mais desenvolvimentos deste caso, mande mail]

Por isso, qual o espanto de ver fulano ou sicrano em determinada lista? Não fomos nós que apoiámos Fernando Gomes para a Liga, com os resultados que conhecemos? Não fomos nós que fomos vilipendiados e continuámos a concordar com muitas coisas que se passam no campeonato? Então, não percebo os dilemas e as dúvidas existenciais...

A solução para o Benfica sair deste quadro de miséria é ser melhor que os outros. Como foi em 2009/2010. E depois, manter o ritmo e não fazer precisamente o contrário. Se o Benfica estiver forte, nada o parará, mas parece que há sempre alguém que não o deseja... Porquê?

O novo Coentrão

A malta do Record continua a tomar uns alucinogéneos daqueles valentes.
Como não sabem onde embirrar, agora tornam o miúdo Luís Martins no novo Coentrão.

Malta do Record, não existem dois jogadores iguais. Ou seja, nem Messi é o "novo Maradona", nem o Luís Martins é o "novo Coentrão".

Jogadores diferentes, nomes diferentes.. É como o outro: "Futebol, pé! Basquetebol...andebol, mão!"

Piada estúpida e fácil

Já que não ficamos com o Pablito, vamos ficar com o Patito???

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lembrete (III)

O Benfica teve mais um fim-de-semana em cheio. Vitória em quase todas as modalidades seniores!
Post alterado graças aos nossos leitores...

Lembrete (II)

Quando hoje se fala na renovação de Cardozo e na mesma semana em que se renovou com Gaitán, para ele não sair em Janeiro, para quando a renovação de Pablo Aimar?

Lembrete (I)

Uma das "referências" do actual Benfica já renovou contrato?
Ou o Paco Casal anda há três dias em Lisboa só a passear?

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

(Apesar da) Memória curta...

O ano passado, caiu o Carmo e a Trindade porque o Glorioso, para um jogo da Taça da Liga, teria "acordado" com o Cotonete a disponibilização de 30% da lotação do WC...no fim, se bem se recordam, ficámos pelos 10% (mais coisa, menos coisa).

Este ano, com a cabeça fora das pedras, os viscondes vêm pedir 10.000 bilhetes (qualquer coisa como 15% da lotação da Catedral.

A resposta, para alguns, é óbvia. Para mim, também: emitam-se e enviem-se os 10.000 bilhetes.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Taça

Temos Naval (fora).

"Há coisas mais importantes!"

Como por exemplo, contratar Daniel Wass e emprestá-lo ao Evian...

Ou apoiar inequivocamente Fernando Gomes para a Liga de Clubes e para a Federação Portuguesa de Futebol...

Ou dizer que Joaquim Oliveira é amigo do clube e foi amigo durante vários anos...

Certamente, haverá coisas mais importantes, como inaugurar Casas do Benfica em catadupa para assegurar uns quantos votos para o próximo ano..

Não há paciência para este senhor...

Witsel,...

...Cardozo e Artur.

ENORMES!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Porquê?

Tenho um amigo meu que não é sócio do Benfica e quer ir a Manchester ver o seu clube de sempre. Acontece que nas bilheteiras da Luz, os bilhetes já estão à venda, mas a venda só é reservada a portadores de cartão de sócio.
Acho extraordinário como é que o Benfica decide que só vai a Manchester quem for sócio e não simpatizante. Deve ser a única explicação possível para isso.
Qual é o critério que a Direcção do Benfica (ou a quem está associado a questões de bilhética) para comunicar que só os sócios do Benfica (supostamente) poderão levantar os bilhetes para ir ver a equipa a Inglaterra?
Será para combater a candonga? Não me parece! Será para controlar quem são os sócios que vão a Manchester? Também não me parece. 
Existem formas tão fáceis de fazer as coisas, mas pelos vistos, nós gostamos mesmo é de complicar. Assim, emprestei o meu cartão de sócio ao meu amigo e ele vai comprar o bilhete na mesma. Se tudo isto tem lógica, gostava que alguém me explicasse...

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Líderes

Humildade, talento e sacrifício conduziram esta noite o Benfica à liderança do grupo. Pena os instantes finais. Se a inocência de Emerson não surpreende, a falta de controlo de Jesus aborrece-me um pouco. A qualificação para a segunda fase está apenas a 90 minutos, num jogo em que JJ será avaliado quanto ao acerto na escolha do elenco para esta competição.

GANHAR!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ecletismo

O Sport Lisboa e Benfica pode-se orgulhar de ser um clube verdadeiramente eclético, ao contrário de outros, que apregoam o atletismo como se fosse o único desporto "alternativo" ao futebol.
Este fim-de-semana, não houve segundos lugares para contar, estafetas para dirimir ou qualificações para exaltar. Houve resultados. E os resultados são claros:

Futsal
Benfica 2-1 Belenenses

Andebol
Benfica 41-27 ISMAI

Basquetebol
Barreirense 62-83 Benfica

Voleibol
Benfica 3-0 Voleibol

Futebol Sénior
Portimonense 0-2 Benfica

Rugby
Técnico 14-45 Benfica

Ténis de Mesa
ACM 1-4 Benfica

Como se vê, os resultados são estes. E são optimistas. O segredo é continuar na mesma senda.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Semanada

- Ruben Amorim anda com azar. Para além de ter dito que Paulo Bento o compreendia de forma diferente do que Jorge Jesus e de ter jogado menos na Selecção do que tem jogado no Benfica, agora aparece lesionado, precisamente no jogo que deveria ser titular. É do caneco...

- Por falar em caneco, muitos querem que o Benfica ganhe em Portimão. Eu também, por vários motivos: Porque se ganharmos a Taça, será a 25ª. Porque o Jamor tem mística. E porque a Festa da Taça é do Povo e o Povo é do Benfica...

- Por falar em Povo, é normal que todos falem sobre o Benfica, inclusivé os jornais do grupo Cofina. Depois de terem andado a atirar areia para o ar a entreter a Comunicação Social com o caso do túnel, hoje pretendem bater no Benfica, com a história do Eduardo. Já deixaram de bater nos senhores do Lumiar, por alguma razão especial....

- Razão essa que poderá ter a ver com Pedro Sousa, da Renascença ter tomado conta da comunicação do clube, nomeadamente na relação dos media com o plantel de futebol.

- A semana serviu também para nos esquecermos do apoio do Benfica a Fernando Gomes pela segunda vez. Passou para o Sporting o ónus do apoio, se bem que sem os efeitos desejados. Afinal, sabemos como as coisas funcionam...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Coisas que gostaria de ver em Portimão

. Rodrigo ou Nélson Oliveira no lugar de ponta de lança
. Miguel Vitor ao lado de um dos centrais titulares
. Bruno César na posição 10
. uma oportunidade para David Simão no meio-campo, nem que fosse a última meia-hora do encontro

O tema FPF merece uma AG do SLB? - II

A propósito deste post, dois esclarecimentos:

Quando me interroguei sobre a necessidade da convocação de uma Assembleia Geral a propósito do tema eleições-FPF, não me referia à necessidade da Direcção do Sport Lisboa e Benfica referendar a sua posição. Esta está obviamente mandatada pelos sócios que ocorreram ao acto eleitoral. No entanto, enquanto associados do Sport Lisboa e Benfica, todos temos o direito e a possibilidade, assim recolhamos as assinaturas necessárias, de pedir a convocação de uma AG. Essa é a minha questão: se a grande maioria dos adeptos Benfiquistas se vai manifestando contra o apoio de Vieira ao Nandinho das Facturas, se acha que tal decisão irá prejudicar o Clube, faria sentido convocar a tal reunião magna para pedir esclarecimentos à Direcção?

Quase me arrependo de ter inserido um post scriptum, visto ter desviado o assunto do essencial. (apenas o MS e o Constantino se concentraram no essencial) Sobre as reacções ao tal P.S. queria apenas dizer que também eu considero Manuel Damásio o pior Presidente da História do Sport Lisboa e Benfica, apenas porque não tenho qualificações para o Vale Tudo. (e para que conste, também eu me deixei levar em parte do seu mandato) Ou se calhar tenho. É que há uma diferença entre um incompetente e um ladrão. E aqui está mais um ex-profissional do Benfica a juntar-se ao grupo dos "injustos" e dos "mentirosos": "Passei uma tarde de briga na sala dele com a minha mulher e Baidek. Foi forte. Lembro-me de entrar e toda a gente estar a fumar charuto. Ficámos lá umas cinco a seis horas até ele colocar o dinheiro na minha conta e eu assinar a rescisão. Ele queria que eu lhe deixasse, de presente, 250 mil [230 mil euros ao câmbio da altura] dos 500 mil dólares que tinha de me pagar. Dizia que era um favor que eu fazia ao Benfica."

iPodre

De tantas e sentidas palavras prestadas em sentida homenagem a Steve Jobs e o seu espírito inventivo, dei por mim num emaranhado de pensamentos:


- sempre gostei muito de ... jobs (principalmente se forem bem feitinhos);


- há personalidades em Portugal cuja visão de futuro e criatividade não fica atrás;



E daqui é mister concluir que o comum dos mortais radica a sua atenção em José Eduardo Bettencourt.


É que também ele apresentava os seus projectos de forma "one man show" bem original ou, então, acompanhado de uma "partner" (vulgo, Dias Ferreira) ou tocando suas maracas.


Mas melhor, muito melhor, foi a invenção revolucionária da deterioração da maçã.


Assim nasceu o iPodre...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Contos de Fadas

Tudo estava pronto para o final feliz. Foi o papa na comitiva, foi o delfim do papa a dizer que assinava por baixo num cenário de vitória, foi o próprio papa a arriscar um vacticínio de 2-1 para Portugal...uma família feliz.

Acompanhando o futuro treinador dos porcos, escudando-o e defendo-o da estupidez de não utilizar o melhor central português(em bom rigor, nei sei se poderia), SS tenta acertar uma e este ano ainda não deu uma para a caixa.

No meio desta FPF portista, desta orgia de alinhamentos e compadrios, surge uma equipa de vermelho e branco que, com seriedade, humildade e vontade de vencer atingiu ela o seu final feliz.

Afinal, estamos na terra de Hans Christian Andersen, onde os contos de fadas são verdade(Euro 92).

Por cá, quanto muito serão contos de fodas...e mal dadas! Parabéns ao Bento, ao Papa e a toda a sacristia. São os maiores!

PINTOlhices

Não dando demasiada importância ao assunto - estando, aliás, seguro da sua inexistência -, aproveito, apenas, para informar Sua Santidade de que o procedimento criminal, no caso do Felipão, depende(ia) da apresentação de queixa, a qual, pelos vistos, não terá sido apresentada. No mais, é absolutamente irrelevante que a agressão tenha sido pública ou não.




Faço, no entanto, notar que, mais uma vez, os do freixo não negam as (múltiplas) agressões, nem a identidade dos cinco agressores.




Dito isto, e passando a coisas sérias, estou com o inespugnabile: esta pausa é uma seca...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Carlos Lisboa

La Gloriosa

Até fiquei arrepiado, caralho!


"Panchito Velázquez tem 36 anos, a sua carreira como jogador já pertence ao passado, agora é produtor de vinho, mas as memórias da sua passagem por Portugal e pelo Benfica estão bem vivas.
O argentino assume que os melhores anos da sua vida foram passados na Luz e que o seu maior desejo era ter aí terminado a sua carreira.
«No Benfica vestia a camisola e arrepiava-me, sentia pele de galinha. O apoio que tínhamos era impressionante. Acabavam os jogos e ficava uma hora a dar autógrafos e a tirar fotos. Fazia-o com toda a alegria. Gostava de ter terminado a carreira aí», disse o jogador, em entrevista ao jornal “Record”.
Essa realidade levou-o a aprender a gostar do clube, mais do que qualquer outro por onde passou: «Foi o único clube onde joguei e que fiquei adepto. No Benfica podiam deixar de pagar durante muito tempo que eu jogava à mesma».
A sua vida agora é feita em San Juan na Argentina e está dedicado à agricultura. Mas mesmo numa actividade bem diferente do hóquei em patins, o Benfica marca presença.
No pensamento do jogador está a mudança do nome da sua quinta de “Las Marys” para “La Gloriosa”
.


Repito:


"No pensamento do jogador está a mudança do nome da sua quinta de «Las Marys» para «La Gloriosa»".

Só precisámos de 12 minutos



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O tema FPF merece uma AG do SLB?

O apoio de Luís Filipe Vieira a Fernando Gomes tem sido amplamente criticado na blogosfera Benfiquista. Ainda assim, o comentário do inespugnabile é pertinente, daí perguntar-me se não se justificaria a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária. Está em causa o futuro do futebol português e o futuro do Sport Lisboa e Benfica.

ps- Entre as críticas a Vieira regressaram os saudosistas do Vale Tudo. Que ainda hoje subsistam apoiantes do aldrabão é algo que não só me surpreende, como me perturba...

Caro Presidente,

o senhor Luis Filipe Vieira está a mais.

Cumprimentos,
ND

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sobre a última semana Benfiquista

1- Saviola voltou!! Sou, tal como o Mister D, um fã de Aimar e Saviola desde que despontaram ao serviço do River Plate. Como ele, exultei com a chegada de ambos (mais com a contratação do Payaso, confesso). A única coisa que nos separava neste início de época era a confiança no jogador. Enquanto o Mister D continuava a acreditar na utilidade do argentino, eu, depois do que vi na época passada (onde, apesar de um início com muitos golos, se foi revelando um jogador trapalhão e descrente, sem explosão e capacidade de decisão, errando passes em catadupa, muito longe do que mostrara na época anterior) e na eminência do fim do contrato, com Rodrigo e Nelson à espreita, comecei a pensar que poderia chegar a hora de encostar o número 30. Aquela segunda parte no Dragão quase alterou a minha opinião, mas o jogo da Roménia reforçou a minha descrença. Em boa hora terá despertado El Conejo com o jogo brilhante de sábado. O Saviola de sábado é, sem sombra de dúvida, um titular absoluto do Benfica.

2- Odeio isto a que alguns chamam "semana das selecções". Ficamos 15 dias impedidos de ver o Benfica nos relvados e ainda temos que ser confrontados com a falta de inteligência dos seus profissionais. É certo que os Media empolam declarações, por vezes distorcem-nas, mas a verdade é que os nossos atletas insistem em pôr-se a jeito.

3- "Os Benfiquistas são quem pior faz ao Benfica" Uma frase habitual entre Benfiquistas, sempre que a discussão conduz a posições antagónicas sobre o Clube. Normalmente proferidas pelos defensores do pensamento único, pelos que não sabem identificar uma crítica construtiva, e que ontem foram, mais uma vez, traídos pelo seu Grande Líder. Hoje, de uma forma excepcional, vou concordar com a frase. Há Benfiquistas que por vezes fazem mal ao Benfica. O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, com a posição assumida no caso das eleições federativas, está a fazer mal ao Clube. E está contra a esmagadora maioria dos sócios do Sport Lisboa e Benfica.

4- Ontem apanhei uma repetição do Trio d'Ataque no preciso momento em que foi anunciada a saída de António Pedro Vasconcelos. Estive, quando ainda seguia o programa, muitas vezes em desacordo com ele, mas sempre apreciei a sua convicção na defesa do Benfica. Respeito-o por isso e por ser alguém que defende uma série de valores Benfiquistas que se vão perdendo nesta luta constante com o Papa andrade e seus acólitos. Ontem, pelos motivos anunciados, a sua oposição à privatização da RTP, passei a respeitá-lo ainda mais. Podia ficar agarrado ao tacho e a receber uns euros valentes, mas, mais uma vez, seguiu as suas convicções pessoais. Vou continuar a desprezar os seus filmes (não gosto da obra), mas continuarei a respeitar o seu grande Benfiquismo.

5- O Benfica conquistou a Supertaça de Voleibol sem ceder um único set ao adversário. Um bom resultado, a demonstrar que a equipa não esqueceu a derrota no campeonato transacto e soube aprender com os seus erros.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Agosto de 2010

Estava no Estreito de Câmara de Lobos, na Madeira com o inespugnabile, após a derrota do Benfica na Madeira, frente ao Nacional, a contar para a 2ª jornada do campeonato passado. E transmiti-lhe, após a nossa incrível pré-época de 2010/2011 e o desastre que se adivinhava, o que me tinham dito. Nesse Verão, pessoas da SAD do FC Porto, usando as suas fontes privilegiadas, tinham dito a essas mesmas fontes o que me disseram:"Nos próximos quatro anos, não cheiras nada!".

O que eram estes quatro anos? O mandato que Fernando Gomes iria ter na Liga de Clubes. O primeiro ano foi o expoente máximo desse aviso. Este ano, caminharia indubitavelmente no mesmo sentido, porque andam a querer fazer tudo para isso.

Nos entretantos, e com o novo Regime Jurídico das Federações, o Conselho de Justiça e de Arbitragem passam para a Federação e com isso, Fernando Gomes candidata-se, atirando ao chão toda a teoria de que se teria chateado com Sua Santidade, o Papa.

E o que faz o Benfica? Atira para o lixo todo o histórico entre este tipo de personagens que pululam no futebol português e que prejudicaram o clube sobre vários aspectos, apoiando esta aventesma para cargos de altíssima responsabilidade no mesmo futebol, onde o clube saíu sempre mal.

Hoje, Luís Filipe Vieira reforça o que não havia para reforçar: "Benfica apoia inequivocamente a candidatura de Fernando Gomes". Ou seja, repete o mesmo erro que repetiu na Liga, quando o apoiou e quando bastava abster-se. Sabemos quem anda a aconselhar Luís Filipe Vieira nestas decisões. Sabemos também a cor de quem o aconselha. Sabemos que resultados vão sair deste apoio.

Depois, não digam que não avisámos...

A pergunta que se faz é:

Porque é que o Benfica não faz um comunicado sobre isto? É que ganhámos desta vez, ao contrário de outras. Ou só funcionamos por reacção?

Omenagem

(sim, é mesmo sem "h". É que as Homenagens, eu deixo-as para os Homens.)

O canal do oliveirinha anda a exibir um programa sobre o Zé do Boné. Aqui fica a minha omenagem:






segunda-feira, 3 de outubro de 2011

El Conejo

Muito se tem falado e discutido o verdadeiro papel de Javier Saviola no plantel do Benfica. Eu creio que não há discussão possível sobre o que quer que seja acerca do papel de "El Conejo" em Portugal e no Benfica.

Javier Saviola é o exemplo prático de que não há nenhuma equipa em Portugal com o estatuto e a história do Benfica que consiga convencer um jogador de classe mundial a actuar no nosso país. Foi assim com Mozer, Ricardo Gomes, Valdo, Claudio Caniggia, Karel Poborsky, Simão Sabrosa (na altura, no Barcelona), Pablo Aimar, Pierre Van Hooijdonk e outros.

Quando Javier Saviola chegou ao Benfica, eu não acreditei que fosse possível o meu clube do coração ter adquirido um jogador como ele e que eu admirava desde os tempos do River Plate, juntamente com Aimar. E quando veio "El Mago", aí então era a personificação perfeita do que é ver futebol de altíssimo nível no Estádio da Luz. Foi a isso que eu fui habituado, a esse nível de qualidade, tantas e tantas vezes incompreendidas pelo Terceiro Anel, expert em queimar jogadores.

Javier Saviola não tem jogado muito este ano, em virtude dos esquemas tácticos adoptados por Jesus, onde pretende ter maior solidez defensiva. Mas, mesmo assim, é sempre a primeira opção ou para substituir Cardozo ou para jogar ao lado dele e isso diz muito da sua qualidade.

Não se pode colocar sequer o papel de Saviola no Benfica. Nem para o que representa (a nível mundial) como pessoa e como jogador. Não se pode pôr em causa uma possível transferência só porque joga pouco e ganha muito. Não se pode desbaratar um jogador assim.

Se dúvidas houvesse (que já estavam a acontecer), "El Conejo" dissipou-as, uma vez mais. Dois golos, uma assistência e uma exibição de encher o olho. Mas o principal problema é sempre o mesmo: ou marca golos ou não presta. Isso é reduzir o futebol a uma essência que nem merece discussão. Saviola é isto e muito mais. O seu posicionamento, a sua tomada de decisão, quer ao nível do passe, da posse e do remate são superiores ao da maioria dos seus colegas. Mas nem por isso, se ouviu uma única palavra de descontentamento por falta de utilização. E isso mostra muito da sua personalidade.

Pelo que vale, pelo que já valeu e pelo que ainda vai valer a este Benfica, Javier Saviola é uma das suas pedras fundamentais.