quarta-feira, 9 de maio de 2012

Para futura consulta

Os estatutos do Benfica versam desta seguinte forma:


CAPÍTULO VIII – FILIAIS, CASAS DO BENFICA E DELEGAÇÕES  
    
Artigo 74º  
Condições 
(...)
2. Os membros dos órgãos sociais das entidades supra referidas deverão, preferencialmente, ser sócios do SPORT LISBOA E BENFICA, sendo obrigatória esta qualidade com pelo menos um ano de associado para os membros que exerçam a presidência dos referidos órgãos.

SECÇÃO II - ASSEMBLEIA-GERAL
Artigo 51º
Constituição e atribuição de número de votos aos sócios

1. A Assembleia Geral é constituída pelos sócios efectivos e correspondentes com mais de um ano de filiação associativa cabendo-lhes, em todas as votações salvo expressa indicação estatutária, o seguinte número de votos:  
a) Sócios com mais de um ano de filiação associativa e até cinco anos – Um Voto;  
b) Sócios com mais de cinco anos de filiação associativa e até dez anos – Cinco Votos;  
c) Sócios com mais de dez anos de filiação associativa e até vinte e cinco anos – Vinte Votos;  


2. Aos sócios efectivos com mais de vinte cinco anos de filiação associativa são atribuídos Cinquenta Votos. 

3. O número de votos atribuídos aos sócios, nos termos dos números anteriores, releva também para efeitos de requerimentos, pedidos de convocação de assembleias-gerais, propositura de candidaturas e referendos.

Artigo 52º
Número de votos das Filiais, Casas do Benfica e Delegações

As Filiais, Casas do Benfica e Delegações a que se  refere o Capítulo VIII dos presentes Estatutos poderão tomar parte nas reuniões da Assembleia Geral, representadas por um delegado, devidamente credenciado, cabendo-lhes o seguinte número de votos:

a) Filiais e Delegações – Vinte Votos;
b) Casas do Benfica – Cinquenta Votos.

Ou seja, imaginemos que um dos muitos Presidentes de uma das Casas do Benfica é sócio há ano e meio do clube e é mandatado por essa mesma Casa para ser o delegado. Como sócio do Benfica tem direito a 1 voto, como Presidente (ou delegado) da Casa do Benfica tem direito a 50.

Fantástico, não é?



6 comentários:

Manuel disse...

Fantástico é tu ainda não teres convocado uma Assembleia Geral para mudar tudo aquilo que TU pensas que está mal.

Mister D disse...

Manuel,

Antes de dizeres merda atrás de merda, já que é essa a tua especialidade, informa-te.

Fica sempre bem e sempre dás alguma utilidade ao cérebro:

"As reuniões extraordinárias da Assembleia Geral podem ser da iniciativa do Presidente da Mesa, a pedido da Direcção ou do Conselho Fiscal, ou de um número de sócios efectivos no pleno gozo dos seus direitos, cujos proponentes, na sua totalidade e com observância dos demais preceitos estatutários, perfaçam pelo menos dez mil votos."

João Oiveira disse...

Já começa a ser demais. Pegam em tudo e mais alguma coisa. Tem esses votos porque está a representar uma casa do Benfica e não uma pessoa. É verdade que um presidente de uma casa deve ter mais anos de sócio. Um ano é muito pouco. Mas dificilmente alguém chega a presidente de uma casa apenas com esse tempo de sócio. Mas quando existir alguma assembleia ou noutro local próprio onde se possa pedir a modificação dos estatutos nesta questão, força.

luis disse...

@João Oliveira tens razão, já começa a ser demais ter o mesmo Presidente mais 10 anos.Repara que já se pega em tudo ,devido a "politica do eucalipto".
O azedo teve lá 29 meses e nem meia hora "eu" lhe dei. Não gostava ser ingrato para com o actual Presidente da Sad e mais alguns amigos, mas existe uma força superior que não deixa o Sport lisboa e Benfica morrer, o mesmo não acontece aos humanos.

anexo: "eu" não me importo que me mandem "pro inferno",julgo que é vermelho.

Nota ao post: Vai haver votos electrónicos das Casas do Sport lisboa e Benfica..."eu" que adorava contemplar a Família Toda, com ternura, fazer uma "corrente humana" para votar.

...tempo.

MS disse...

Leiam 'O Triunfo dos Porcos' e vejam o que vai acontecendo com os Sete Mandamentos.
Tentem depois descobrir as diferencas...

Mr Smith disse...

Se bem entendi deste post, o teu receio é que alguém na qualidade de Presidente de uma casa do Benfica faça um mau uso dos votos que é possuidor?

Certo?