sexta-feira, 25 de julho de 2014

Números mágicos

85

85 milhões de euros é o que o Benfica tem de pagar ao BES até final do ano, por causa de dois empréstimos obrigacionistas. 35 em Outubro + 50 em Dezembro. É um valor absurdo para um clube com uma saúde financeira já de si debilitada, e não é preciso vir com a credibilidade adquirida. A credibilidade ajuda a envidividar ainda mais e não a resolver o problema. Também não é preciso haver um discurso sobre a excepcional capacidade de gestão de Domingos Soares de Oliveira, quando, ano após ano, mentira após mentira, tanto nos diz que o Benfica não precisa de vender, para depois proceder a uma razia.

45 + 25 + 25 + 6 + 16 = 117

É o valor que o Benfica conseguiu fazer a vender algumas das suas peças desde o início do ano. Conseguiu fazer a vender, mas não ficou com a totalidade do dinheiro, porque os fundos e as parcerias assinadas assim o fizeram:
. Rodrigo e André Gomes (45)
. Matic (25)
. Markovic (25)
. Garay (6)
. Oblak (16)

Para além disso ainda se fala nas vendas de Gaitán e Enzo (a exemplo de muitas outras), que ainda poderiam valer mais 70 milhões. Concerteza que a gestão extraordinária fará com que o dinheiro chegue para se pagar os empréstimos obrigacionistas, mas a qualidade que se perde no plantel do Benfica é por demais evidente.

60

Devia ser este o repto para o ano desportivo: atingir a marca dos 60 principais títulos nacionais para a época 2014/2015 (34 Campeonatos + 26 Taças). Espero que em Maio de 2015, os esteja a festejar, mas a ideia principal deveria esta. Mostrava várias coisas que muita gente tem comentado nos últimos dias sobre as saídas do clube. Há sempre objectivos a ganhar, mesmo depois de uma época quase perfeita, e o 60 poderia ser um desses objectivos a passar. Não há limites num clube como o Benfica.

18

Este artigo do Mais Futebol, mostra que no consulado de Jorge Jesus no Benfica (a caminho da 6ª época), o clube teve 18 defesas esquerdos (dá uma média bonita de 3 por ano), sendo que desses 18, os mínimos aceitáveis de qualidade estiveram nas figuras de Fábio Coentrão e Siqueira. É de facto extraordinário que em 6 anos, se tenha aprendido com os erros, ou então não...

4 comentários:

João Mateus disse...

1) O Benfica não deve dinheiro ao BES por causa dos empréstimos obrigacionistas. Isso é 100% falso.

2) Existe sim, um fundo (que por acaso é o maior fundo de investimento português) que investiu nos dois empréstimos obrigacionistas do Benfica.

3) O valor investido por esse fundo não é 85 milhões mas sim 67,738 milhões. O restante foi coberto por outros investidores.

4) O tal fundo (ES Liquidez) é um fundo gerido pela ESAF. E tem dinheiro de milhares de investidores em Portugal e no Mundo e tem um valor liquido de quase 1050 milhões de euros.

5) O BES por ser accionista da ESAF não pode investir nos seus fundos.

6) Esse fundo investiu em papel comercial (que é dívida de curto prazo) de quase 25 empresas, num valor de quase 400 milhões de euros. Não consta que nenhuma delas ache esse dinheiro é do BES.

7) É um fundo considerado de baixo risco, direccionado a investidores "muito conservadores". É um fundo que compra dívida a 5 e 6% (ou até mais) e depois paga aos investidores 2 a 4%. Logo bem lucrativo.

8) O Benfica pode até pagar a dívida ao ES Liquidez mas o fundo tem que investir esse dinheiro de forma a dar rentabilidade aos seus subscritores. E quem te diz que não o fará em dívida da Benfica SAD que é uma empresa que cumpre com as suas obrigações e dá boa segurança. Ou não estaria neste fundo.

9) O Benfica pode fazer um outro empréstimo obrigacionista ou mesmo usar papel comercial. Que é o que muitas outras empresas fazem. Se tiver dinheiro e não quiser investir pode reduzir. Se pretender investir, pode até aumentar. Normal no mundo financeiro.

10) "saúde financeira já de si debilitada" é de uma empresa que tem Cash-flow negativo, que não cumpre com os acordos feitos com fornecedores, que tem salários em atraso, etc... ora isso não acontece com o Benfica. E há muitos anos.

Aconselho-te a te educares um bocadinho, mesmo só um bocadinho antes de começares a escreveres IMBECILIDADES. Só fazes mesmo figura de BURRO!

Informações sobre o ES Liquidez... http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165991336

Mister D disse...

João Mateus,
Ainda bem que estás cá para nos elucidar, mas acima de tudo para nos insultar.

Volta sempre

João Mateus disse...

Foi com todo o prazer. Adoro insultar chicos espertos.

luis disse...

Lá está!!!
... quando o "poder do dinheiro" entra na sala, a Bola sai pela janela ;)
Benfica Todos Tempos