terça-feira, 19 de junho de 2012

Tiago Pinto, a barraca é tua desta vez!

Como disse anteriormente, o Tiago Pinto (entretanto identificou-se aqui no blog) foi um dos principais intervenientes na AG da passada quinta-feira. O seu blog vai já ali para o lado direito e o discurso que criou alguma urticária está aqui, devidamente identificado. 

"Exmo. Sr. Presidente da Assembleia,
Exmo. Sr. Presidente Luís Filipe Vieira,
Caros consócios,

Em primeiro lugar gostava de partilhar convosco a felicidade (e nervosismo) que hoje sinto ao falar perante vós. Nasci Benfica, morrerei Benfica e nesse dia se me recordarem como “um grande Benfiquista” dar-me-ei por feliz. Assim sendo, exercer este direito de falar numa AG do Benfica é um dos momentos mais marcantes da minha vida. Fiz 300 km para aqui estar, mas percorro esta distância tantas vezes que os 300 km de regresso não me assustam se ficar com a consciência tranquila de que neste momento difícil do Clube disse o que pensava.

Por isso aqui vai. Sr. Presidente começo por lhe sugerir uma homenagem a todos os Presidentes do Benfica, ao redor do Estádio, seria bonito termos estátuas ou bustos daqueles que foram os homens eleitos por nós e que lideraram esta enorme instituição. Até porque você fez por merecer esse estatuto de estatuável. Como o Sr. Presidente não se cansa de nos recordar foi consigo que construímos estas maravilhosas infraestruturas, foi por si que tivemos o caixa futebol campus, foi com a sua liderança que ganhamos credibilidade financeira e social, foi nos seus mandatos que revitalizamos a marca Benfica e, porque não dizê-lo, você também nos permitiu regressar aos títulos, no futebol e nas modalidades. Está aqui um sócio que votou sempre em si e sentiu, durante muito tempo, satisfação por isso.

Contudo, Sr. Presidente, ao contrário de outros grandes Presidentes, o Sr. não se questiona e interpreta mal as críticas daqueles que amam o Clube, como eu. O Sr. Presidente não se auto- avalia e já não procura no Benfiquismo a resolução para os problemas que surgem. Questiono-me se ainda está em condições para ser lider do meu Clube porque sinto que o Sr. traiu o Benfiquismo. Hoje gostava aqui que me provasse o contrário, respondendo às seguintes perguntas:

 1ª) Como posso eu acusar os árbitros de, mais uma vez, terem roubado e espoliado o Benfica no campeonato quando o Sr. Presidente esteve calado durante toda a temporada, não agiu de forma pró-activa e, pior do que isso, apoiou duplamente um homem da fruta para Presidente da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol?

2ª) Como posso eu continuar a criticar clubes que usam as transferências de jogadores para pagar favores, para lavar dinheiro, para dar prendas a empresários quando o Benfica tem na sua folha salarial 70 jogadores profissionais de futebol? Como posso acreditar nas suas palavras de contenção económica quando vejo o Benfica pagar transferências e salários de jogadores que nunca irão vestir a camisola do Benfica? Como posso confiar na sua gestão desportiva quando você próprio, numa entrevista na RTP disse: “por vezes os jogadores são como os melões, só se sabe se são bons depois de abrir” ou “às vezes os processos de transferência são tão complexos que temos de comprar um mau para trazer um bom”?E mesmo com 70 jogadores ainda deixamos fugir Falcões, Danilos e outros para o inimigo...

3ª) Como posso eu continuar a orgulhar-me do Caixa Futebol Campus, do trabalho que lá se faz, de treinadores competentíssimos como Bruno Lage, dos jovens jogadores que vencem em Portugal e em torneios internacionais contra as melhores equipas do Mundo se depois os vejo – a todos – trocados por um qualquer jogador sul-americano sem qualidade? De que nos serve apostar e investir na formação se depois os nossos jogadores raramente chegam à equipa principal? É uma questão de política e não técnica como vocês querem fazer parecer. 

4ª) Como posso continuar a confiar em si quando me pejou esta direcção/administração de pessoas não Benfiquistas? Armou durante muito tempo o princípio do profissionalismo fazendo passar por incompetentes os Benfiquistas e o resultado está à vista: 2 campeonatos nacionais em 9 anos! Felizmente no Benfica somos muitos e bons e não faltam na praça Portuguesa Benfiquistas dedicados e que estariam na disposição de servir o Benfica colocando ao seu dispôr a sua competência. Mas o Sr. Presidente ignora os princípios do nosso Clube e foi preenchendo funções estruturantes do nosso Clube com pessoas que são de outros clubes e, nalguns casos, até já serviram outros clubes. E, já agora, já identificou o bufo? E o que lhe fez? 

5ª) Como posso defendê-lo a si, Sr. Presidente, quando nos anda a prometer há anos a desvinculação da olivesdesportos, potenciando assim uma nova etapa do futebol Português e nunca a concretiza? Mais, ainda se dá ao luxo de sentar ao lado de Eusébio uma pessoa que mais não tem feito do que roubar, no campo e na carteira, o Benfica? O mesmo se passa com Salvador, são amigos seus, não são amigos do Benfica. 

6ª) Como posso continuar a confiar na liderança de um Clube que apoia e trata bem uma claque como os No Name Boys quando precisa dela e depois proíbe a entrada de faixas e apelida-os de “abutres” ao serviço de outros interesses? Para que conste não faço parte da claque e nunca tive oportunidade de ver um jogo ao lado deles, mas repugna-me a forma como aquele grupo fiel e dedicado ao Clube foi tratado apenas por exercer o seu direito de protesto. Há ali gente que viu mais jogos ao vivo do Benfica que o próprio Presidente e, como tal, tem todo o direito de protestar e de gritar “O Benfica é nosso e há-de ser...” 

Felizmente Sr. Presidente continuo a defender o meu Benfica em todo o lado porque sei dinstiguir bem o Benfica daqueles que, temporariamente servem o Benfica. Você não é o Presidente do Benfica, é o Presidente em exercício do Benfica, esse lugar não é eterno e, ao contrário de outros clubes, aqui quem manda somos nós: os sócios! Como já referi, o Sr. Presidente deu-nos muita coisa, mas está a tirar-nos o essencial: o Benfiquismo! Não não somos nem queremos ser como os outros, nós somos Benfica! E o Sr. Presidente está no caminho errado e que, ainda por cima, nos traz derrotas...Já pensou, por um instante, que a sua principal bandeira é incoerente?! Ou seja, se o seu trabalho foi reconstruir o Benfica e dar-lhe solidez para depois poder chegar aos títulos, como explica que tenha ganho tantos títulos no 1ª mandato como nos dois restantes? 

Espero que catalize os seus esforços para uma reflexão profunda sobre o Benfica em vez de se preocupar com as opiniões divergentes que aparecem nos blogs (eu tenho um: chama-se benficadependente), na imprensa e na Benfica Tv. O Benfica já era uma democracia quando o país não o era e, como tal, não admito a ninguém que considere abutres Benfiquistas que têm opiniões diferentes. Abutres são todos os que não sendo Benfiquistas estão sempre prontos para nos atacar em momentos de debilidade, um exemplo desses é José Veiga a quem recuso chamar Benfiquista, mas também aí, Sr. Presidente, tenho algo para lhe dizer: foi você que o trouxe para aqui! Nessa altura, como em muitas outras, se tivesse ouvido os Benfiquistas nunca o traria... 

Termino admitindo que a minha relação com o Benfica não é saudável, é de total dependência. Futebol, modalidades, camadas jovens, história, como diz um grande amigo meu: “nem que seja uma corrida de caracóis, se tiver uma camisola do Benfica...tudo o resto é secundário...” Tudo é secundário em relação ao Benfica porque o Benfica é uma ideia, uma forma de viver. Não posso exigir que vocês, que lideram o Clube, sejam e vivam como eu, mas não posso aceitar que a matriz ideológica deste Clube se perca em detrimento de uma estabilidade que, ainda por cima, nem vitórias nos traz. Não posso aceitar de forma passiva que Nuno Gomes tenha sido empurrado do Clube, que Simão não regresse apesar de se oferecer todos os dias, que Rui Costa tenha perdido protagonismo e influência no futebol do Benfica porque são homens como estes que fazem o Benfiquismo e não os “profissionais” que o rodeiam. 

Fico, honestamente, à espera dos seus esclarecimentos e, entretanto, Viva o Benfica! "
 
 

19 comentários:

luis disse...

O aplauso do imbecil do luis...

Vivas ao Benfica!!!

...tempo

Carlos Covas disse...

Tudo extremamente pertinente. Que o Presidente responda se souber e poder

RedCristal disse...

Sem papas na língua, tb queria ouvir as respostas as questões colocadas.

POC disse...

Obrigado caro Tiago!

Vitto Vendetta disse...

Foda-se, fantástico!

Os meus parabéns, Tiago!

rui disse...

ai é?Entao nao fomos campeoes de basketball?Toma la que ja comeste hehe

pratini disse...

Gostei do fundamental...também gostaria de ver essas perguntas respondidas!

Belo texto! Parabéns

filipe pratas

Tiago Pinto disse...

Dass...ao que isto chegou...eu venho aqui todos os dias, vocês fazem parte dos 5, 6 blogs que todos os dias visito e chego aqui, fazem-me isto...

é claro que fico contente, mas só espero que não me aconteça como o ronaldo e acuse a pressão :) :) :)

obrigado e garanto manter-vos informado sobre a hipótese de resposta por parte do Presidente.

abraços

Tiago Pinto
benficadependente.blogspot.com

Passaralho disse...

Tiago, muito, muito, muito obrigado!
Hás-de ser quase meu vizinho :)

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

bancada16 disse...

É isto!!!!

Vou publicar no meu Blog...

bancada16 disse...

E o blog do Tiago passará para os meus favoritos :P

Pedro disse...

Excelente intervenção. E claro que Vieira respondeu não foi?

luis disse...

Vou partilhar convosco um comentário que fiz ao Campeão Tiago no seu espaço:
uis19 de junho de 2012 18:15

...Não esqueceste o azulinho veiga ,1º ponta de lança desta industria.
A História da entrada do veiga neste clube já vem desde a era azeda...o que o nosso actual Presidente fez foi reabilitar alguém chamuscado já pela industria deste futebol...o caso Figo mudou a "capa" do empresário...O euro 2004 entrou nessa estrategia e a consequênte espinha dorsal da união pelo Euro 2004...
O Futebol do Benfica é o objectivo desta gente que gosta dos milhões,não há ali pingo de Cultura Desportiva e muito menos existe uma gota respeito pela História do Nosso Sport Lisboa e Benfica. Entrou por dividas adquiridas na transição azeda...Saiu para criar oposição, medo ,tema ,distração ...enfim na venda do João Pinto(e no tribunal) ele estava lá a ganhar dinheiro à conta da Nossa Religião... mas foi o FV contra muita da Nossa Gente Benfiquista que abriu as portas a alguém que por baixo da mesa "entalou" sempre o Sport Lisboa e Benfica.
Aqui o imbecil do luis com a sua entrada, se poucas duvidas tinha do propósito milionário, a mão do Vieira destapou as "carradas" de entradas e saidas de jogadores...para vir um Jeitoso colam 4 ou 5 Ilusões.

anexo: Repara que desde a saida do azulinho veiga o encosto do LFV ao suplente,agora titular do sistema de transferencias...o jorge mendes azulinho pelo dinheiro.

Nota: Para vir o Pablito chegava o Rui(era o ano 0) e agora...

Um muito obrigado mais uma vez pela tua lucidez e coragem...és um Campeão deste tempo.

Mr Smith disse...

A democracia por que se pauta o SL Benfica permite que sócios possam fazer este tipo de coisas nas AG do clube, coisa que noutros sítios é impossível isto acontecer.

Parabéns Tiago.

Gostava de deixar uma pergunta no ar, uma vez que eu não conheço nenhum responsável dos NN, faço aqui a pergunta e se algum ler isto e se quiser pode me responder PF:

-Eu como sócio e adepto do SLB nestes meus quase 40 anos de vida, tenho-me vindo a questionar o porquê da vossa mudança de atitude em relação ao LFV? Se bem me lembro vocês quase andavam com ele ao colo e de repente passou a ser o vosso inimigo público Nº1. Que se passou?

Atenção e para que não haja maus entendidos, eu não fiz uma afirmação, é uma pergunta,se estiver errado por favor corrijam me, se estiver correcta a minha questão, podem me responder?

luis disse...

...alguém quer "colo" ???
...quem quer o "colo" ???

Quem anda com o "colo" na boca ... tem bigode ???

Anexo: Os arbitros já utilizam "carrinhos para bebés"...até no Euro2012 na ultima ronda das series começaram os penaltis por marcar. Bem vistas as coisas o arbitro da espanha-coacia era alemão ... o da alemanha-dinamarca era espanhol...no ultimo jogo depois o melhor ainda vai ser o proênçazinho:)

"Coisas do berço" ...tempo.

Pedro disse...

"Se bem me lembro vocês quase andavam com ele ao colo e de repente passou a ser o vosso inimigo público Nº1. Que se passou?"

Não falo pelos NN mas a pergunta é relativamente fácil de responder: Para eles, provavelmente, Vieira deixou de defender o SLB. Simples.

nelse disse...

Obrigado caro Tiago.

Como gostava de ouvir a Resposta do nosso Presidente.

Abraço

André disse...

Excelente intervenção Tiago.
Revejo-me em tudo. Parabéms.

L. disse...

todas as seis questões carregadas de ingenuidade, demagogia e ignorância.

obrigado à direcção por títulos em 4 das 7 principais modalidades, ... sendo o 2º lugar do futebol causado pela corrupcao. e o presidente falar de arbitros ao longo da epoca em nada mudaria isso, o mais certo era tornar o roubo ainda pior... no volei tb segundos, mas ai sem batotas.