domingo, 28 de julho de 2013

Por um Benfica Bipolar (I)

21 de Junho de 2011

Os jovens Miguel Rosa, David Simão, Nélson Oliveira e Rúben Pinto vão integrar o estágio de pré-temporada do Benfica e foram apresentados, esta tarde, por Rui Costa, director desportivo dos encarnados.Na apresentação, Rui Costa revelou estar orgulhoso por apresentar quatro jogadores formados no Benfica, considerando que a oportunidade de agarrarem um lugar na equipa principal é um prémio para o trabalho que têm vindo a desenvolver.«É um prazer especial, uma honra muito grande apresentar estes quatro jogadores oriundos da formação. Representa a aposta do clube, um dos projectos que o Benfica tem para o futuro, e é um prémio que cada um recebe pelas óptimas prestações que têm vindo a ter», afirmou.Dos quatro atletas apresentados. David Simão e Nélson Oliveira, ambos emprestados ao Paços de Ferreira, foram os únicos que alinharam na primeira Liga na época passada. O médio e o avançado, de resto, defrontaram o clube no qual se formaram na final da Taça da Liga, que acabou por ser ganha pelos encarnados.Por sua vez, Miguel Rosa, a título de empréstimo, representou o Belenenses e Rúben Pinto sobe à equipa principal directamente a partir dos juniores.
O resto da história é sabida.

Miguel Rosa passou essa mesma época de 2011/2012 emprestado ao Belenenses na Segunda liga, sendo o melhor jogador da equipa de Belém, para além de ter marcado 10 golos.
Em 2012/2013, foi considerado melhor jogador da Segunda liga ao serviço do Benfica B em todos os meses da competição, excepto no último (Maio de 2013). Deve ter sido por isso que mais uma vez, não fica no plantel e vai outra vez para Belém.

David Simão fez dois jogos no Benfica em 2011/2012, sendo depois emprestado à Académica em Janeiro, onde só falhou três jogos da segunda volta.
A época passada, novo empréstimo, desta vez ao Marítimo, onde marcou 4 golos na Liga e foi o 9º jogador mais utilizado da equipa madeirense. Este ano, rescindiu contrato e vai jogar no Arouca, de Pedro Emanuel, que já o tinha treinado na Académica.

Nelson Oliveira, depois de apresentado foi para o Mundial de Sub-20, que se disputou na Colômbia nesse ano. Foi eleito um dos melhores jogadores da competição e provou que era um bom substituto para Cardozo. Ficou no plantel e marcou dois golos na Taça da Liga e um ao Zenit na Champions League que permitiu ao Benfica ir para os quartos-de-final da competição. Mas talvez por ter optado por um remate em vez de um passe para Djaló em Stamford Bridge nessa mesma competição, tenha sido a gota de água para Nelson Oliveira deixar de ser opção para o Benfica de Jorge Jesus.
O ano passado, empréstimo na Corunha, onde foi sempre segunda opção só rendeu 4 golos foi o melhor resultado.
Este ano, novo empréstimo, desta vez ao Rennes, de França.

Ruben Pinto é o exemplo menos mediático, mas o que melhor potencial tinha na altura. E foi uma aposta de tanto futuro, que nenhum jogo fez em 2011/2012 com a camisola do Benfica, sem ser nos amigáveis de pré-época.
O ano passado, esteve na equipa B, para ganhar ritmo de jogo, mas uma lesão grave afastou-o de quase toda a competição, fazendo apenas os últimos 5 jogos.
Este ano, se a sorte o proteger, poderá ser uma das figuras da mesma equipa, caso Hélder o queira.

O Benfica Bipolar é isto: em 2011, os jovens são o projecto que o Benfica tem para o futuro. 2 anos depois, nem vê-los...


4 comentários:

PP disse...

Completamente de acordo!

E, algo me diz que essa bipolaridade tem cenas dos próximos capítulos... infelizmente!

Manuel disse...

E a culpa é de quem? Do Benfica?
Nenhum dos jogadores tem lugar no Benfica de hoje.
Com muita pena o digo. Mas já há melhor a caminho.

Incompetência era manter jogadores no clube a tomar o lugar de outros mais competentes e a estragar-lhes a carreira. Mas isso é o que os bipolares queriam.

Esta é a definição de incompetência.

71460_5/8 disse...

tiveram a sua oportunidade e não a agarraram...

dois deles ainda podem ter outra oportunidade... mas se não jogarem em clubes de menor exigência como podem jogar no Benfica?

Irons disse...

Bons são os negocios ROBERTO!! Este LFV é que é bom presidente, cacetes fdx!