segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ainda o Dragão

No rescaldo do embate de sexta-feira, tem sido exaustivamente repetido que este foi o regresso do Benfica à Invicta após aquela célebre goleada. Nada mais falso. Na última deslocação ao antro da corrupção o Benfica venceu! Coentrão e Javi, dois golos Benfiquistas contra zero golos dos anfitriões.

Clarificado este assunto, que tem confundido a maioria dos adeptos de futebol (Benfiquistas, andrades e outros), a minha opinião pessoal: não é por termos vencido na última deslocação que este é um mau resultado, tão pouco seria a goleada anterior a ditar que este fosse um bom resultado. Este é um bom resultado em função do que foi o jogo. É um bom resultado porque efectuámos uma primeira parte fraca, onde nunca conseguimos disputar o controlo do meio-campo, mas regressámos do balneário convictos que poderíamos assumir o jogo. É um bom resultado porque demonstrámos fibra empatando a partida por duas vezes. Noutros tempos a desvantagem ao intervalo sentenciaria a partida, noutros tempos sucumbiríamos perante a resposta dada pelo adversário que em 4 minutos se recolocou na liderança. Provavelmente até sofreríamos o terceiro golo.

Devemos estar satisfeitos com o ponto conquistado. Mais ainda depois de verificar como o empate abalou a estrutura adversária. Digam eles que a nossa satisfação é reveladora de uma alegada "pequenez", digo eu que tais considerações não passam de uma frustrada e nervosa tentativa de ocultar o quanto os afectou este resultado. Estamos satisfeitos - o que é diferente de estarmos contentes ou de celebrarmos este empate como se de uma vitória se tratasse - pelo mesmo motivo que eles estão assustados. Sabemos o que se costuma passar naquele relvado, sabemos que desta vez, para grande surpresa deles, tudo foi diferente. Sabemos de que lado está a pressão neste momento.

2 comentários:

Seismilhoesum disse...

Aqui há alguns poucos anos, num empate dos andrades na Luz, o Lucho Gonzáles disse que uma equipa como o Porto não podia empatar na Luz! Este ano, o Jardim disse que o empate do Braga em Guimarães que era um mau resultado 8e empataram a 7 minutos do fim)!
Pois eu digo que empatar no Ladrão é um bom resultado. Deveria de se gter ganho, mas já não é mau. E estes três resultados são (quase sempre) melhores para o visitante. Ora bolas!

Pedro disse...

Custa-me um pouco ver alguns benfiquistas cegos na defesa de q o SLB jogou para empatar, que não teve ambição e que o empate é um mau resultado.

Acho que o SLB não jogou para empatar. Teve sim uma estratégia mais contida, de menos precipitação atacante. Pode-se criticar isso mas é perfeitamente aceitável tendo em conta os resultados anteriores contra os corruptos. Mas não deixou de procurar a vitória. E a entrada de Saviola e Bruno César mostraram q o SLB não se ía fechar e reter a bola. Jesus refrescou o ataque para ir à procura do golo.

O empate é um bom resultado por aquilo que dizes, pela forma como o jogo decorreu. Estivemos a perder duas vezes e conseguimos empatar logo é um bom resultado.

Neste momento somos líderes, dependemos apenas de nós e já fomos ao Dragão.