sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Em dia de jogo

Ficam alguns excertos de "José Águas - O Meu Pai Herói":

"Para um benfiquista que joga futebol, creio que a maior ambição é representar o seu clube. Sinto-me animado de fé. Só assim poderei triunfar."

"Confirmou-se novo desaire, um resultado 'pobre e humilhante'! O comentário ao Benfica, 1 - Guimarães, 0"

"Não me assustam os jogos com os outros 'grandes'. Nestes desafios, surge sempre um factor bem mais preponderante que a técnica e as tácticas, que se chama 'coração', e de que nós temos reservas inesgotáveis. Eu sei, como os meus companheiros sabem, o que isso é. É uma ânsia emotiva que se apodera de nós, quando nos dão a camisola para vestir. Nem é preciso alocução especial. O espírito clubista impregna-nos de tal forma, que irresistivelmente nos sentimos diferentes. E é nisso que reside a minha fé."

(Sobre o jogo com o Nurnberg, na caminhada para ser Campeão Europeu em 1962) "Costa Pereira voltou a consentir um golo que a todos pareceu evitável. Desgostoso, o guarda-redes do Benfica pediria dispensa por dois jogos"

"Perguntámos, depois, a Águas qual tinha sido o golo de que Águas mais gostara (ao conquistar a segunda Bola de Prata). Respondeu-nos:
- Quer saber a verdade...verdadinha? Então, vou dizer-lha. Foram aqueles dois golos do Pegado e do Salvador contra a Académica... (Benfica, 2 - Académica, 0)
-?...
- Pois foram! Foram dois golos que valeram um campeonato! Se não tive a satisfação de ter sido eu que os obtive, fiquei com a enorme alegria de ter contribuído para eles. Sem aqueles dois golos - conseguidos a 'ferro e fogo' - não teríamos ganho o campeonato. Que importa que eu os não tivesse marcado, se acima de tudo o que mais interessava era a vitória do Benfica?!..."

José Águas marcou 379 golos em 384 jogos pelo Benfica. Conquistou 5 Campeonatos Nacionais, 7 Taças de Portugal, 2 Taças dos Campeões Europeus e foi o melhor marcador do campeonato em 5 ocasiões.

Viva o Benfica! Vamos a eles!

5 comentários:

Nessuno Dorma disse...

Até fiquei com pele de Águia!

Vamos a eles!

Cosimo Damiano disse...

Um post deste calibre não ter mais de 2 comentários (com este) é um atentado ao Benfica.

Brilhante posta Mister.

Mister D disse...

Caro Cosimo,
Infelizmente, é o que temos!

RMira disse...

Gostei particularmente da frase: "Confirmou-se novo desaire, um resultado 'pobre e humilhante'! O comentário ao Benfica 1-0Guimarães" Esse espirito já não existe, fruto das sucessivas épocas sem nada ganhar. A nossa exigência mudou, os putos sabem lá o que é ganhar de forma sustentada. Nessas décadas não havia lugar para Betos, Fernandos Aguiares e afins.

Agora o Kardek é bom pá, qual exigência?

O ENORME Águas era benfiquista como todos os da sua equipa. Agora são todos do Euro na conta bancária.

MS disse...

Senhor Aguas.