quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Do benfiquismo

Antes que os entendidos do costume venham para aqui balbuciar o que já foram balbuciar na origem, fica aqui o aviso. Isto não é uma definição de bom ou mau benfiquismo. É uma definição de benfiquismo, que cabe na carapuça de quem a quiser enfiar. Eu enfio e por isso, coloco aqui uma parte do texto do Ricardo no "Ontem Vi-te no Estádio da Luz":

"A ver se nos entendemos: o meu Benfica, aquele em que eu acredito e o qual vive dentro de mim, não é o Benfica que se acomoda a vencer, em 10 anos, dois campeonatos. Não é o Benfica que, por ter bons jogadores, me deixa descansado por fazer boas exibições nem é o Benfica que aceita ter um jogador displicente e outro medíocre no onze titular. Não é, de certeza, o Benfica que tem uma treinador que, por teimosia, quer demonstrar ao mundo que pode ser campeão e ir longe na Europa com jogadores desta estirpe. O primeiro, Gaitán, não tem respeito nenhum, nem pelo jogo em si nem pelos adeptos que sofrem por aquele símbolo que ele leva envergado; o segundo é um bravo guerreiro, um trabalhador, mas um jogador limitadíssimo, que não pode, REPITO: NÃO PODE, fazer parte do plantel, quanto mais ser um titular indiscutível. 

O meu Benfica é humilde e assume os erros. É um Benfica que, em Janeiro, depois de ver a borrada que fez com o lateral-esquerdo, tem já preparado um plano que resgate um jogador de qualidade inegável para a posição, porque sabe que terá, até ao final da época, jogos em que precisará não de 9 ou 10 bons mas de um onze em que não haja elos mais fracos. Para o Nacional e para o Paços de Ferreira, podemos entrar com 9 ou 10 em campo, que ganhamos, porque somos muitos melhores. Para o Porto e para a Champions League, onde além de grandes equipas há grandes treinadores (que vêem o que os outros não vêem), estamos sujeitos a isto. Não foi por falta de aviso. 

O meu Benfica é um Benfica de adeptos exigentes. Não de adeptos que confundem "apoio" com cegueira. Não é o Benfica dos Robertos nem dos Emersons. Não é o Benfica que muitos daqueles que pedem "apoio" ao Emerson, como pediam "apoio" ao Roberto", e pedem "compreensão" para com Gaitán, acreditam. Porque esse Benfica estará sempre mais próximo de não ganhar absolutamente nada. De que vale ter um bom plantel se há falhas evidentes que não são supridas? Não ter contratado ninguém para a lateral-esquerda em Janeiro foi um erro. Um pouco como se tivéssemos mantido Roberto esta época e não tivéssemos ido buscar Artur. Por "apoio", por "compreensão" - no fundo, por parvoíce. 

Mas estes adeptos, além de não verem o óbvio, têm outra característica ainda mais interessante: não querem que os outros vejam e digam o que acham. Nem pensar, todos temos de calar perante a sabedoria dos que nos dirigem e treinam. Por muito que vos custe, esse não é o meu Benfica.

E junto a este texto, vai um dos comentários do Constatino, ao mesmo post:

"Causa-me impressão que por vezes os benfiquistas baixem tanto os niveis de exigencia que cheguem ao ponto de achar que criticar um jogador nosso é mau benfiquismo. É certo que a 2ª metade dos 90's (nineties) e a 1ª metade dos 00's (zeries?) levaram a que os nossos niveis de exigencias andassem pelas horas da morte. Concordo que para quem viu um escalona, um rojas ou um cristiano a sacar fifias na esquerda, possa olhar para o Emerson como um chocolate praliné (sem racismos, atenção), mas na verdade ele esta abaixo do nivel minimo do que deve ser um jogador do SLB. para que não haja duvidas, o nivel minimo, para mim, já é baixo, mas anda à volta, talvez de um beto: muito mau mas não o suficiente para impedir a sua equipa de ganhar a um campeão europeu. ora eu olho para o Emerson e vejo um tipo que é suficientemente mau para o SLB ter dificuldades em bater um zenit. 


Mas digo-o (e o Ricardo faz o mesmo) não baseado em opinião bacoca. Digo-o baseado nos sucessivos erros que ele comete (empirismo?). Agora, dizerem-me que por eu achar que o Emerson é um nabo estou a ser mau benfiquista... eu peço desculpa mas não concordo. Mau benfiquista, ou taliban é aquele que acha que o nosso Clube está bem é com Emersons. Se estamos cá todos para dizer "olha, aquele Garay é um jogador do caralho" porque não podemos dizer "olha o Emerson devia era ir para o caralho"? Até porque, meus amigos, desenganem-se todos os que acham que o que é escrito nos blogs desestabiliza em 1% que seja a nossa equipa... a maior parte deles nem portugues fala..."

A caixa de comentários é vossa...

18 comentários:

JoãoSilva disse...

Se tivéssemos crucificado o Luisão na sua primeira época de águia ao peito, que segundo me recordo não foi em nada superior à de Emerson, actualmente o que seria dele?

onde estaria o nosso capitão?
Teríamos nós um à sua altura?

É o terceiro ano de Jesus no Benfica

1º ano:

1º lugar + quartos de finais LE

2º ano:

2ªlugar e meias finais da LE

3º ano:

Por enquanto 1º lugar no campeonato + oitavos da champions com um resultado que apesar de não ser bom até ver, não é mau.


Não se trata de ser mais Benfiquista por defender ou crucificar o Emerson...
Trata-se de dar o Benefício da Dúvida a um dos nossos até porque vi o ultimo jogo do maritimo na luz e não achei capdevilla em nada superior ao Moleque!

os melhores cumprimentos

L. disse...

taliban é quem se atira aos emersons, é quem se atira AOS NOSSOS.

os blogues podem não criar problemas directamente, mas conseguem gerar ondas de desestabilização, que crescem, e crescem, e chegam aos estádios, aos treinos, e dão lastro aos paineleiros e comentadeiros de grande difusão para alimentar a aonda contra-benfica. isto é inegável.

o lema do benfica diz et pluribus unum. E DEFINICAO NENHUMA ARREVESADA DE "BENFIQUISMO" PODE NEGAR O SIGNIFICADO DISTO. os emersons se sao nossos sao para apoiar, para os ajudar a serem melhores, para os ajudar a ajudar a equipa. porque senao for assim, ser adepto do clube é o que? é so dizer mal e festejar quando se ganha? se apoiarmos verdadeiramente, podemos dizer com toda a clareza, que fomos parte d avitoria, que estivemos la quando foi dificil, nao apenas quando foram rosas.

SER BENFICA E ESTAR LA A EMPURRAR PARA CIMA QUANDO MAIS CUSTA. isto nao tem nada a ver com seguidismo.

niveis de exigencia? tudo bem que sejam altos, mas o que vejo nesses blogues do bota abaixo e um nivel mais ou menos tipo, "temos que ser campeoes sem o menor sofrimento e com 23 pontos de avanço em fevereiro". uma filosofia de meninos viciados em jogos de manager do computador que pensam que gerir um clube e como os cliques do FM.

querem um clube onde nao exista um "mandao"? olhem para o sporting, e vejam o resultado que isso dá.

L. disse...

no seguimento do post anterior: ha muito blogueiro ansioso por ver o benfica espalhar-se em guimaraes, para poder mais livremente destilar contra os seus odios de estimacao, porque dao mais importancia aos seus odiozinhos de estimacao e ao seu ego que ao verdadeiro benfiquismo.

em guimaraes, vamos ter xistra, e todos sabemos que isso implica que a nossa querida equipa, desgastada da viagem ao gelo, tera que fazer o necessario para vencer por 3 para poder vencer por um, ou mesmo empatar.

precisam mais que nunca de nos, pois depois vaiº-se a coimbra, temos o classico e nova deslocacao... em fevereiro precisa-se de ONDA BENFICA. nao de fel.

L. disse...

nao sei que credito merece alguem que nao ve a qualidade do gaitan. mesmo com lesoes pelo meio, leva apenas 12 assistencias para golo este ano - o di maria no ano do titulo fez 17 sem lesoes, na epoca toda.

Capo Rosso disse...

E tu, Mr. D, não mereces ter no teu cartão de sócio o símbolo do glorioso.
Não prestas.
És um monte de esterco que só sabe dizer merda.
Percebo agora porque alguns abandonaram este blog.

Vai-te atirar da torre dos clérigos.

Filipe disse...

Discordo. Quando não há alternativa e o jogador embora um cepo é o melhor que temos há que encolher os ombros e apoiá-lo até que apareça no mercado alguém melhor que possamos comprar. Se há melhor no plantel e o homem joga, a culpa não é dele. A criticar algo são as opções do treinador. No estádio apoia-se o jogador.

Manuel disse...

A função de um adepto é defender "os seus". Se não forem os benfiquistas a fazê-lo quem o fará? Os andrades? Os lagartos?

Quanto ao Roberto estive, e ainda estou, contra as criticas desmioladas que contribuíram em muito para o mau ano que tivemos, ajudando ao trabalhinho que a CS e os andrades iam fazendo. Mas nem todos perceberam isso. E não foi pelas críticas que foram buscar o Artur, mas sim porque temos gente competente que também tem 2 olhos na cara e percebem mais disto do que todos os chico-espertos que se armam em especialistas da bola. Preferia ter o Roberto este ano, com o Artur, do que o Eduardo. Dava-nos menos problemas futuros.

E com dedicatória para todos os chico-espertos benfiquistas, deixo uma opinião sobre o Luisão quando ele veio para o Benfica. Não, não é a descrição que eles fazem actualmente do Emerson, embora pareça:


"Em Luisão tudo era demasiado mau. Dificuldades técnicas evidentes. Total ausência de habilidade motora. O brasileiro parecia um imóvel. Era tudo menos um jogador de futebol. Quase dez anos depois, a opinião inicial, porque não era errada, não se alterou. Foi Luisão que evoluiu. Tanto que mesmo não sendo o melhor central da Liga, é bem capaz de ser o mais importante para o modelo de jogo em que está inserido."

Jota Pê disse...

Olha, o Emerson devia era ir para o caralho! Ele e o urso que insiste em obrigar-nos a ver aquela merda jogar!

Capo Rosso disse...

NInguém te obriga... Fica em casa

Mario Rui disse...

Vou a Luz ver o Benfica desde o jogo da moeda ao ar com o Celtic, ou seja, vi jogar ao vivo a maioria dos grandes jogadores da nossa Historia e posso dizer com orgulho que nunca assobiei nenhum deles. Durante os 90 minutos aqueles eram para mim, os melhores do mundo. Depois do jogo o caso muda de figura, e quem sofre e grita por eles tb tem todo o direito de dizer o que lhe vai na alma. Seja em roda de amigos a ver o jogo na Tv, no emprego, nos copos e mais recentemente na net. Acho mt bem que o pessoal estrebuche e critique pq afinal de contas o Benfica somos NOS!! Fiz milhares de kms para ir a Estugarda e no final o Veloso falhou. Senti-me traido mas no jogo seguinte la estava eu a aplaudir como sempre. Assobiar no Estadio, nunca...opinar, bem ou mal, sempre!

Luis Rosario disse...

A argumentação Emerson vs Luisão já cansa...

Luisão chega ao SLB com 21/22 anos e foi integrado neste plantel:

Miguel, Simão Sabrosa, Moreira, Ricardo Rocha, Tiago, Sokota. Petit, Tiago, Zahovic, Nuno Gomes, Hélder, Luisão, João Pereira, Geovanni, Fernando Aguiar, Fyssas, Armando Sá, Cristiano, Fehér, Bruno Aguiar, Manuel Fernandes, Paulo Almeida, Amoreirinha, Yannick, Bossio, João Vilela, dos Santos, Anderson, Eduardo Simões, Quim, Alex, Roger, Everson, Carlitos, Karadas

Note-se que os jogadores disponíveis para a defesa eram Miguel, Ricardo Rocha, Hélder, Luisão, Fyssas, Armando Sá, Cristiano, Amoreirinha, dos Santos, Anderson.

Sem experiência e com margem de progressão, recebem-se as críticas e evolui-se.

O Emerson chega com 25 anos, com experiência na Europa. Querem que acreditemos que vai evoluir como o Luisão evoluiu?

O Benfica já não é o do início dos anos 00, a exigência é outra e não lutar por um Benfica melhor não é ajudar o clube.

Shadows disse...

Defender a mediocridade do Emerson ou a falta de empenho do Gaitán com a desculpa de dar tempo é não gostar de ver o Benfica vencer.
E pior que isso é ter ignorado durante o mercado de inverno as lacunas na laterais defensivas.

Temos que apoiar no estádio? Sem dúvida! Temos que bater palmas a um jogador que não se empenha durante todo o jogo? Claro que não!

Constantino disse...

Mister D, Antes de mais, obrigado pela citação. Devias saber que te ia trazer problemas, até porque, pelos vistos agora há quem pague escrupulosamente as suas quotas sem que por isso mereça ter o simbolo do Glorioso no seu cartão. E tudo por causa do Emerson...

Joao Silva, Comparar o Emerson de hoje com o Luisão quando chegou? A discussão em volta do Luisão nunca teve a ver com as qualidades tecnico-tacticas dele. As pessoas apenas pegavam com ele por ter um pouco de "descoordenação motora", coisa que ainda lhe é apontada. Nunca foram os benfiquistas que colocaram em causa a qualidade dele, os nossos adversarios é que gozavam com isto. Aliás o Luisão é um tipo habituado a marcar golos ao sporting mas sobre quem se criou o estigma de que dava barraca contra eles. Só de repente, lembro-me logo de 3 golos dele aos lagartos e não me parece que haja algum defesa nos ultimos anos com mais golos nos derbys (excepto o Beto, claro ah ah ah...). As desconfianças sobre o Luisão nunca surgiram dos adeptos do SLB... vá talvez tenha surgido dos mesmos energumeros que ainda hoje assobiam o Cardozo.
O caso do Emerson eu comparo ao Luis Filipe: não é problema de adaptação ou de lesões ou de ritmo de jogo. É apenas e só defeciências tecnicas e tacticas.

Abraço.

JoãoSilva disse...

Compreendo e Respeito os vossos comentários e opiniões mas sendo assim porque foi o Benfica na pessoa do seu treinador buscar o Djálo também com 25 anos argumentando que faria dele um grande Jogador...

Porque admita-se que deficiências técnicas e tácticas também não lhe faltam...

Atenção eu também acho que Emerson não é jogador para ser titular no nosso glorioso mas como disse depois de ver o jogo na luz contra o Marítimo fiquei na dúvida se o Cap também o será e eu não sei o momento que o nosso glorioso passa a nível económico de forma que sem vender pudesse ir buscar um Lateral Esquerdo de Qualidade para suprimir esta necessidade...

Prefiro passar o resto da época com o Emerson que ver surgirem notícias de incumprimento do nosso Glorioso.

os melhores cumprimentos

Barão Vermelho disse...

Realmente Emerson não bom, mas mau mesmo, é quando o escriba de servico entra no copy/paste... falta-te algo!

O "teu" mentor Ricardo está zangado com mundo! Bons Benfiquistas, sei lá o que isso é, são só os que pensam como ele... os outros são todos fdp! Vieiristas, etc., etc., etc.

Épa, fodam-se os dois! Façam comboios, vão alternando o condutor! O cheiro a merda já vos é caracteristico.

Luis Rosario disse...

Ninguém acerta sempre, João. Nós aceitamos isso. O que queremos é não estar nestes filmes onde pessoas com responsabilidade no nosso clube e muita experiência de futebol não se deviam envolver, porque entram pelos olhos dentro. Não encontrar uma alternativa a Emerson e contratar Djaló em Janeiro foi um erro claro. Isso prejudica o nosso clube, fá-lo mais fraco.

Djaló é um fetiche da personalidade de Jesus.

Djaló espremido não dá meio copo de tang, pelo menos do meio campo para a frente. Só me resta rezar para que possa ser uma alternativa razoável ao Maxi a defesa direito.

4 anos e meio de contrato a um desempregado que faz 26 anos em Maio e nunca provou jogar com um mínimo de consistência necessária para um clube como o Benfica ou Sporting deixa-me totalmente sem palavras.

Mesmo saindo Gaitan em 2012, contando com o regresso de Enzo Perez, mas onde é que Yannick calça? Na Equipa B, certo?

Jesus, assim como o SLB, tem muito de bom e algumas coisas más, é dever do benfiquista aspirar a que o seu treinador e o seu clube melhorem o que tem de mau. Não se recostem na cadeira a emprenhar pelos ouvidos, opinem e procurem contribuir para um SLB maior e mais forte.

Mister D disse...

Meus caros Capo Rosso e Barão Vermelho:

Podem ir para a REAL CONA DA VOSSA MÃE!

E digo isto, sendo a primeira vez que o digo, porque me irrita que haja gente que não sabe ler, mas acima de tudo, que haja gente que tem como finalidade chegar a um blog só para insultar. E como há gente que só serve para insultar quem escreve, o mesmo que escreve também tem o estatuto moral de insultar quem o insulta.

Quanto aos restantes, os que vêm sem sentido de insultar, conseguem ao menos fazer com que haja uma discussão com sentido, pés e cabeça.

Barão Vermelho disse...

Somos irmãos ó cabrão?