terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Gala do Benfica

Segundo o site do Benfica, a habitual Gala de Aniversário que se realiza todos os anos não vai acontecer em 2014.

2014, é para os menos esquecidos, o ano em que se comemora o 110º aniversário do clube. 

Para os menos esquecidos também, aqui no Ndrangheta discutiu-se muitas vezes não a utilidade da Gala, mas sim quem era convidado para tal. Entendemos que se o clube pertence aos sócios, é com sócios que a Gala tem de ser feita e não com quem, durante anos e anos, contribuiu para o afundar do clube, como os Oliveiras desta vida e afins.

Alegar que a Gala não se realiza por o clube estar a passar pelo "momento de pesar e luto que vivemos pela morte de Eusébio da Silva Ferreira" é cair no mais fácil populismo e na mais fácil demagogia muito próprias desta Direcção, e que têm na figura inanarrável de Pedro Guerra na Benfica TV, o seu expoente máximo.

Eusébio não queria um Benfica "fechado", "elitista" e "demagogo". Aliás, o Benfica tem na sua génese a força e vontade do povo, de quem o fez crescer, à custa de vitórias e conquistas, antes, durante e depois de Eusébio. O Benfica é muito maior do que Eusébio.

Se Eusébio ajudou (e muito) o clube a crescer, também não é menos verdade que o ECLETISMO do Sport Lisboa e Benfica fez com que o clube se tornasse no maior de Portugal e num dos maiores do Mundo. Eusébio não pode servir de desculpa para tudo, no luto anunciado de um ano pelo Presidente, sempre na ânsia de querer mais e mais protagonismo. 

Mas se analisarmos bem as coisas, se calhar a razão principal para a Gala não se realizar não é Eusébio, mas sim a falta de dinheiro para a organizar. Se for esse  o caso, o Benfica, à luz do que anuncia e comercializa, tem o melhor dos locais para se fazer uma Gala: o complexo do Estádio da Luz. Não precisava de ser no relvado. Poderia ser usado um dos pavilhões da Luz. A melhor homenagem que o Benfica poderia fazer a ele próprio num ano significativo para o clube.

Já nada me espanta nestas decisões. Já nada me espanta neste tipo de comportamento. Até quando?

1 comentário:

luis disse...

Espanta ???
Espantado fiquei com o funeral ás 18.30, na escuridão da noite fria e chuvosa daquela segunda feira... Tivemos um sprint de cerimonias para o Nosso eterno King...quantos amigos por esse mundo fora não tiveram agenda para estarem presentes ???

Benfica Todos Tempos