sábado, 25 de janeiro de 2014

Isto do Fundo...

Não tenho, nem nunca tive qualquer talento para a finança. O que tenho de falta de conhecimento, sobra-me em perguntas. Então cá vai:

1- Se vendermos 10% do passe, p.ex., do Rodrigo ao Fundo, esses 10% que o fundo nos paga, e os 10% que recebe, não são sempre a favor do Banco?

2- No momento de alienação percentual ao Fundo, quem avalia a percentagem?

3- Não andamos, assim só por perguntar, a pagar a um intermediário e a perder receita?

Gostava que a malta me pudesse explicar isto. Obrigado.

5 comentários:

Benfica by GB disse...

NÃO!
O fundo tem uma estrutura de "avaliadores" que foram escolhidos pelo Benfica e pelo BES. É o chamado Comité de Investimentos entregue à responsabilidade de especialistas, designadamente João Caiano, Rui Oliveira e Carlos Dinis.

Eles é que "avaliam" os jogadores e em função disso propõem/acordam com o Benfica a alienação pelo Clube de parte do passe dos jogadores.

O fundo foi constituido com 40M, salvo erro, e por tanto isso é a totalidade de dinheiro que o fundo pode investir.

A ideia é desse "bolo" pagarem ao Benfica e, no momento da venda, expectavelmente por um valor superior, receberem a mais valia.

O Benfica tem, salvo erro, 20% do fundo, ou seja, entrou com 8M para os 40M, logo recebe 20% da mais valia feita pelo fundo.

Atenção: se o fundo compra 10% por 2M e a venda é feita por 50M... o fundo recebe os 2M de volta para o "bolo" e depois a mais valia (3M) é distribuida pelos subscritores do fundo, neste caso o Benfica teria:

Venda por 50M =
10% (5M seriam p fundo)
90% receita liquida (45)
e teria mais 20% dos 3M da mais valia do fundo (600mil)

Na pratica fazem-se cobrar bem por nos adiantarem receitas, é mais isso.

Seria mais inteligente usar o fundo para comprar jogadores e colocar no SLBenfica a valorizar do que estarem a comprar partes de jogadores ja existentes...

piazzanuova disse...

Obrigado. Não tendo compreendido na plenitude a utilidade da coisa, fica-me a mesma sensação que tive quando me explicaram o conceito das PPP pela primeira vez...não me cheira que isto seja bom para o Clube...

Rusty Ryan disse...

Ao que o Benfica by GB disse, acrescento que este Fundo, não sendo uma imposição, acaba por ser também uma parceria em que o BES acaba por levar mais algum do Benfica, mas fica de alguma forma "vinculado" à nossa performance ou ao desenvolvimento de algum jogador pertencente ao Fundo, ainda que a nível percentual. Uma estratégia a nível de parceiro de negócios e que lhes permite outra abertura/margem de manobra para outras operações. Nesta csao, ao Benfica e, entre outros exemplos e nomeadamente, empréstimos obrigacionistas ou juros credores.

Gandaia disse...

Atenção que o Benfica pode sempre recusar a integração do jogador no fundo se discordar da valorização atribuída, isto é algo que já aconteceu com alguns jogadores.

luis disse...

...sem comentários por agora ;)

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=455975

Benfica Todos Tempos