sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Resumo da Entrevista de LFV

José Manuel Delgado, o mesmo que há 8 anos faz da primeira capa d'A Bola de cada ano, uma entrevista a Luis Filipe Vieira, escreveu esta prosa, que demonstra o nível de sabujice e de encomenda que a mesma entrevista traduz:
"Um dos grandes perigos para a aviação (já em 1905 os irmãos Wright se queixavam...), responsável por vários acidentes trágicos, são os pássaros que se movimentam nas imediações dos aeroportos. Em 2009, um avião da US Airways, que saía de Nova Iorque com destino a Charlotte, acabou a flutuar no Hudson (a perícia do piloto salvou 200 vidas!), depois de ter perdido um motor numa colisão com um ganso. Anualmente, estimam-se em mil milhões de euros os danos provocados por aves em aeronaves.
Luís Filipe Vieira foi passar o Natal a São Tomé e Príncipe, onde está a trabalhar num projeto científico a sua filha Sara, bióloga marinha. Na viagem de regresso a Lisboa, um grande susto, assim contado pelo líder encarnado:
«O avião estava a levantar e eu vi, porque vinha junto à janela numa das primeiras filas, o pássaro que foi a seguir sugado pela turbina. Aliás o avião era um Airbus e a turbina ficava perto do sítio onde estava sentado. Houve um barulho, depois um silêncio, a seguir percebemos que o motor deixara de funcionar e o avião regressou à pista. Felizmente tudo acabou sem consequências de maior, mas o susto ficou. Até porque houve alguns segundos em que não se sabia o que ia acontecer a seguir...»

Pormenores interessantes deste tipo de prosa:
- Acidentes trágicos na aviação (não fosse o querido Líder falecer num acidente desses...)
- Mil milhões de euros em danos com acidentes provocados em aeronaves
- Luis Filipe Vieira saber que o avião era um Airbus (enaltecendo a qualidade europeia na construção aérea)


Sem comentários: