sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Derby é derby

Desde há alguns anos que acompanho o derby. Seja na Luz, seja no Lumiar. Acompanho o Benfica naquele que é o jogo que mexe com o país. Sempre, em que condição for, em que posição esteja qualquer uma das equipas, o derby de Lisboa é o derby do país, custe a quem custar.

No início desta semana, Luís Filipe Vieira pediu serenidade em semana de derby, tão importante para avaliar o grau de fair-play que poderia nortear o jogo de amanhã. A direcção do Sporting, encabeçada por um tal de Paulo Pereira Cristóvão, optou pela teoria da guerrilha, argumentando com a “jaula” ou caixa de segurança (os termos dependem de quem os utiliza) através de canais de comunicação, em vez de canais institucionais. E é uma pena.

Conheço muitos adeptos sportinguistas que partilham da visão da sua Direcção para esta semana. Clima de ódio, de guerrilha, de detestar o Benfica só por detestar, quando não conseguem ver que o principal inimigo está mais a norte e não ao lado. Amanhã, espera-se uma resposta à altura e no sítio indicado: no campo.

Mas o derby é feito destas pequenas coisas. De quem está contente o resto da semana, de quem está cabisbaixo. De quem se vai ficar a rir e de quem fica a chorar. Por mim, que já ri e já chorei, quer na Luz, quer no Lumiar, não passa de um jogo que tem a mesma importância de se jogar contra uma U.Leiria ou um Beira-Mar. Valem pelos 3 pontos. As discussões estéreis que se fazem a reboque ficam para quem as provoca.

Falando a sério, queria ver a mesma determinação, vontade e garra que vi em Manchester. É meio caminho andado para a vitória sobre uma equipa manifestamente mais fraca que o United.

Por isso,



CARREGA BENFICA!!!!

1 comentário:

MS disse...

Apenas uma achega. Nasci, cresci, vivi e trabalhei no Porto, ate ter saido do pais por motivos profissionais.

Na minha vida, os Benfica-Sporting foram sempre jogos importantes e mesmo apaixonantes. Mas arrisco a dizer que nao tinham nem tem o mesmo peso que um Benfica-FCPorto, para mim e para outros benfiquistas do Norte. Ao ponto de ainda gostar de ver os Benfica-Sporting, mas a tensao nao me permitir disfrutar de um Benfica-FCPorto.

O Benfica-Sporting e o derby mais importante do pais, mas para mim e para outros benfiquistas portuenses nascidos apos 1974, o classico SLB-FCP tem outro peso.