quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ainda Suazo

O inespugnabile lançou o isco e muitos comentaram. A minha ideia é simples: Suazo é um jogador de top! E para jogador de top que é, é caro para as posses do Benfica! Não é caro para um Inter, para uma Lazio, para um clube médio inglês, mas para o nosso campeonatozinho, é um jogador extremamente caro e para o Benfica também o é.

David Suazo foi aposta de Rui Costa para o ataque do Benfica da época passada. Vinha rotulado de grande jogador que é, mas teve azar com o começo da época, onde passou praticamente o jogo de Nápoles a levar tareia atrás de tareia, até à lesão que o afastou dos primeiros jogos do campeonato. As pequenas lesões que teve durante o resto da época também não o ajudaram, fazendo com que ainda antes de Abril, uma lesão de Polga o levasse para o estaleiro e para a operação para nunca mais voltar à Luz.

Mas, olhando para as apostas que Rui Costa tinha feito a época passada, notava-se nitidamente que o investimento feito em Aimar, Reyes e Suazo era para que os três pudessem jogar juntos, de preferência quase sempre, para que o rendimento fosse elevado.

Escudando-me nas estatísticas do Zero Zero, temos o seguinte raciocínio:

Aimar (nº de jogos totais da Liga) - 22
Suazo (nº de jogos totais na Liga) - 12
Reyes (nº de jogos totais na Liga) - 24

Aimar e Suazo (jogos juntos) - 1
Aimar e Reyes (jogos juntos) - 10
Suazo e Reyes (jogos juntos) - 3
Aimar, Suazo e Reyes (jogos juntos) - 7, a saber: V.Guimarães (fora, com vitória 2-1); E.Amadora (casa, com vitória 1-0); Marítimo (fora, com vitória 6-0); Sp.Braga (casa, com vitória 1-0); Belenenses (fora, com empate 0-0); FC Porto (fora, com empate 1-1) e Sporting (fora, com derrota 2-3).

É óbvio que Suazo poderia ter feito mais, mas também é óbvio e podem observar as estatísticas totais da época passada dele aqui, a sua presença em Lisboa foi marcada pelas lesões.

Assim como, não foi possível ver mais vezes os três jogadores juntos, estando talvez aí, um dos pormenores que fizeram a classificaçaõ do Benfica na época passada.

Agora, colocar em causa o seu valor no plantel deste ano do Benfica é brincar com coisas sérias. Obviamente que tinha lugar no plantel do Benfica deste ano!

2 comentários:

Coglionne disse...

As estatístcas são o que são e valem o que valem.

O Suazo é um jogador muito interessante e até se enquadra no perfil de avançado de que eu gosto mais: tem mobilidade, é rápido, não tem só um pé, é forte no corpo a corpo.

Se teria lugar no plantel deste ano? Acredito que sim, apesar de ainda não termos visto o verdadeiro Kerrison e de o Weldon poder jogar melhor.

Agora não lhe reconheço capacidade para tirar o lugar ao Cardoso. E o Cardoso é aquele tipo de avançado que eu não aprecio: não tem muita mobilidade, não é rápido, só tem um pé (mas que pé...), é alto apesar de não ser um fora de série no jogo de cabeça e é só o melhor marcador de livres a actuar em Portugal (no Benfica, nos últimos anos só tem paralelo no Simão). E eu estou à vontade neste assunto, porque tive muitas discussões por causa dele, porque inicialmente fui um céptico relativamente à sua real valia dentro do palntel do Benfica. É que este tipo de jogador pressupõe uma equipa com um modelo de jogo que o municie, a jogar para ele.

Agora, em termos de estatísticas, acredito que as do Cardoso são consideravelmente mais interessantes que as do Suazo.

Acho que o Suazo, em circunstâncias normais, não tira o lugar ao Cardoso. E esse foi o maior logro do Quique Flores (talvez o maior). O Cardoso nunca ter sido a primeira opção para jogar.

E o Saviola? Indiscutivelmente, também lhe é superior. Este sim, é um jogador finíssimo, que joga e faz jogar, que assume o jogo e que também marca golos. E tem muitos dos atributos que eu aprecio no Suazo. Mas que lhe é superior. Ou não tivesse cerca de 40 internacionalizações pela Argentina.

O Suazo, com certeza, teria lugar no plantel mas, se calhar, ainda jogaria menos do que joga actualmente no Inter...

Sublime Benfica disse...

...elementar,caro Mister D !!!
...subscrevo.