segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Exigência

No dia em que um dos eternos Capitães do Benfica faz anos, recordo-me da única vez que fui com o senhor Mário Coluna ver um jogo de futebol. Tive o privilégio de ter ido com dois dos grandes Capitães que o Benfica alguma vez teve e de quem, nestes tempos, deveria ter tempo para saber o que representa servir o Benfica, personificado pelo senhor Mário Coluna e pelo senhor José Águas.

Parámos vezes sem conta, tal era o desejo e o prazer que os sócios e os adeptos do Benfica tinham em conversar com dois monstros que tão bem dignificaram a camisola encarnada. Não ficámos em nenhum camarote presidencial, nem em nenhum camarote especial. Fomos para a bancada do velhinho Estádio da Luz, junto ao povo, junto aos sócios, junto à verdadeira força motriz do clube.

Do jogo, não me recordo do adversário, mas recordo-me do respeito, da simpatia e do fulgor que aquelas duas pessoas representavam na altura para mim e para os benfiquistas que nos foram interpelando ao longo do dia.

Serve também este post para escrever a SMS que mandei ao meu amigo inespugnabile, por causa de uma crítica que ele me fez, por causa das minhas críticas aos erros no site do clube. A SMS era esta: "No Benfica, a procura pela excelência deveria ser um objectivo pessoal e colectivo de quem trabalha na Instituição. Para além desse caminho, é imperativo conhecer a História do clube, onde os seus valores deveriam ser consignados a quem representa a instituição. Por isso, a minha crítica a quem não cumpre estas premissas estará sempre presente, na defesa intransigente do Sport Lisboa e Benfica."

O Benfica deveria ser isto. Deveria todos os dias olhar para o exemplo de Coluna e de outros que tão bem o representaram e o colocaram como um dos Maiores Clubes do Mundo. 

5 comentários:

Anti anti-Benfica disse...

Mentiroso! "Do jogo, não me recordo do adversário"... HIHIHI

benficaworld disse...

Isso é que é sorte, ir ver um jogo de futebol com esses grandes senhores do Benfica.

Mister D disse...

Benficaworld,

Já foi há muitos, muitos anos...
Era um pobre rapaz imberbe no meio de tanta História...

E foi um privilégio, como é óbvio...

Unknown disse...

Claro que estou totalmente de acordo.
Parbéns Mário Coluna, só quem te viu jogar é que pode tetesmunhar da tua entrega ao jogo e da forma como dignificas-te a camisola.
Primas-te sempre pela excelência, coisa que todos, também hoje o deveriam fazer, disse todos...

GM disse...

A propósito...

..veja-se como, desde há muito, nos deixámos dormir.
Qual é o clube inteligente que esbanja, que nao aproveita um capital como Mário Coluna?...

Nós. Com a nossa sobranceria nunca nos lembrámos sequer de manter Mario Coluna entre nós. Depois Humberto.

É de doidinhos, só pode. Enfim, a nossa soberba cegou-nos durante muito tempo e continua a torvar-nos a vista e a conservar a mente torpe...

Quem me dera que o Coluna tivesse deixado de jogar há 10 anos e viesse a terreiro dar um murro na mesa...
...entretanto o tempo vai correndo e as grandes referências estao quase a desaparecer.