segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Balanço da 1ª metade de 09/10

Eis o meu balanço, desta primeira metade da época.

Sagres
Ao fim das primeiras 15 jornadas temos 36 pontos, empatados com um super Braga (que em minha opinião vai acabar por cair, apesar de reconhecer o grande mérito do seu treinador) no 1º lugar, clube do freixo a 4 pontos (podiam ser seis!! se o palerma do Ronny na falha aquele penalty) e lagartos fora da corrida.
Falhamos redondamente em Olhão, podiamos e deviamos ter feito muito mais em Alvalade (acho que perdemos uma oportunidade de golear os lagartos em casa) e em Braga e fomos fenomenais em casa quando recebemos os tripeiros (acho que o Basualdo nos deu uma tremenda ajuda ao meter no onze inicial o Guarin em vez do Belushi...).
Na opinião de JJ faltam 36 pontos, na minha 38, para festejarmos um título à muito desejado e de extrema importância para os cofres de um clube super endividado.


Liga Europa
Passagem à fase seguinte, em primeiro lugar de um grupo nada fácil, com duas exibições de encher o olho (ambas contra o Everton) e uma péssima em Atenas que fez me fez lembrar o quanto detesto vedetismos e a falta que faz uma atitude de vencedor aos jogadores de futebol.
Acredito que vamos a Marselha (lá estarei, ou não fosse eu o Manini di Vata) e que a partir dessa altura o céu será o limite (Gustas, não podemos ter medo de ser felizes...).

Taça da Liga
Um jogo para esqueçer e para fazer relembrar aos jogadores de um vastíssimo plantel, que quem não é titular regularmente, também recebe ordenado ao fim do mês (e não é pouco!).
Penso que esta competição deve ser encarada como um modo de "construir" jogadores para uma época longa e onde não se ganha nada com apenas 11 titulares no plantel, e não como uma salvação (vejam o que se passou na época anterior).


Taça de Portugal
Não foi um mau jogo, mas também não foi só azar...
Tudo bem que o anão defendeu quase tudo (atenção que eu acho que o redes do Guimarães é o jogador que mais "defende para a fotografia"), mas penso que não fizemos tudo o que estava ao nosso alcançe e que era preciso carregar mais, melhor e, principalmente, muito mais cedo.
Gosto muito da ida ao Jamor e fiquei fodido por ter sido eliminado em casa, logo no primeiro jogo e contra os vitós.


JJ
É um treinador de conteúdo e não de rótulo. Sabe o que quer, sabe para onde vai, sabe o que esperam dele, sabe das suas limitações e não tem medo nenhum da pressão que tem nos ombros. Foi uma excelente troca e só pecou por tardia, mas o homem não é perfeito.... Acho que "mexe" mal na equipa quando os adversários a isso obrigam, não gosto que tenha "mercados/agentes preferenciais" que dão origem a vícios e gastos supérfulos (para meio entendedor, meia palavra basta), precisa de ensinar a equipa a jogar noutro sistema que não o 442 (acho que um dos problemas de P.Bento foi esse), aposta pouco na "prata da casa" (ex:Miguel Vitor) e entendo como absolutamente necessário que o homem tem que refrear a sua sede de vingança sobre os Professores do nosso futebol. Basta ganhar, que isso será a pior das chapadas de luva branca...
Colocou a equipa a jogar mais do dobro (e isso só por si, é o maior dos feitos) mas, ainda estamos a meio e agora é que as coisas vão começar a doer, o desgaste a aparecer e a pressão a explodir. Agora é que eu quero vêr se temos treinador a sério e com mãos para tocar a guitarra que lhe deram. Se tudo correr como eu espero, o homem vai ser um verdadeiro Deus!

Plantel
Excelentes: Cardozo, Saviola, Ramires, Javi, Luisão, David Luiz, Aimar e Coentrão;
Negativos: Di Maria, Shaffer, K11 e Sydnei;
Não entendo Di Maria e não percebo como um gajo com aquele potencial pode ser tão inconsequente e tão prejudicial a uma equipa. Por mim já o tinha vendido e não precisava de 30M€.
Shaffer é fraquinho e muito limitado a defender, mas como gosto de o ver centrar.... Não é defesa para o Glorioso!
K11 é um míudo, dizem com grande potencial, mas penso que não lhe faz bem estar neste plantel e que não é solução para a nossa equipa.
Sydnei está triste e apagado. Realiza exibições fraquinhas e não aproveita as hipóteses que tem. Tem que perceber que os grandes jogadores também têm que saber lidar com o "banco".

Restante
Não gosto de ver a nossa Direcção gastar rios de dinheiro. Não gosto de contratar jogadores de 19/20 anos para integrar o plantel principal e ao mesmo tempo emprestar outros com a mesma idade. Não gosto de ter uma folha de ordenados gigantesca e verdadeiramente absurda e penso que temos que nos livrar de muitos excedentários antes de começar a "preparar o futuro" (as frases feitas, no futebol, só servem para mandar areia para os olhos dos sócios). Não acredito que vamos realizar 10 grandes vendas de jogadores no próximo defeso, só porque estamos em ano de Mundial.....
Gosto da política (silêncio?) em relação aos árbitros/arbitragens e gosto de não ver a imagem do nosso Rui Costa associada a problemas, gritarias e agressões como sucedeu a época transacta.


Saudações Benfiquistas

P.S. Ver um árbitro marcar um penalty, nos descontos, naquele estádio, com aquele resultado e contra aquele clube, indica que a podridão está mesmo quase a acabar...

4 comentários:

Luis Fernandes disse...

O amigo devia rever os jogos do Di Maria contra o Everton... Coloca-lo no mesmo patamar do K11 e do Shaffer e absurdo.

turmainf1 disse...

Sidnei sim é um craque mas está triste. Não tem culpa, david luiz está numa forma fantástica. Sidnei é um diamante em bruto, tem um potencial tremendo. Quique disse que Sidnei pensava que nos treinos era ele e mais 20. Concordo plenamente contigo ao facto de não saber conviver com o banco. O problema dele é mesmo esse.

Kaiser disse...

...triste estou eu, com a ausência do Capitão...de um Manini, esperava mais...

JJJ disse...

É bom que tu fales tanto de jogos como Olhão e Atenas... e esqueças as 7 ou 8 goleadas que demos.

Sim falas do Everton... e do baile dado ao Nacional, Académica, Setúbal? Ou será que é ser muito positivo???

Na mesma linha falas muito dos negativos e nada dos excelentes.

Di Maria o quê? Teve jogos maus? Sim. Mas teve grandes jogos, brilhantes. Mas há pessoas que só conseguem ver a parte negativa.