segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Notas do primeiro Benfica 2010

Com dois guarda-redes em fim de contrato, a titularidade de Quim frente ao Nacional poderá indicar o fim da ligação de Moreira ao nosso Clube.

O jogo foi péssimo. O adversário só se lembrou de jogar futebol durante 15 minutos e o Benfica esteve longe de fazer uma boa exibição.

O árbitro que conduzirá o clássico do Dragão é fraco, já se sabe, mas, contrariamente ao que se vai dizendo e escrevendo, esteve longe de beneficiar claramente uma das partes. Faltaram vermelhos a Luisão e Amuneke (some-se ainda o segundo amarelo por mostrar a Felipe Lopes), David Luiz realmente cometeu penalty. Mas antes disso já Patacas derrubara Coentrão na área do Nacional. No golo do Nacional, pelas dúvidas que o fora de jogo levanta, concordo que o auxiliar deveria ter deixado a jogada seguir, mas é bom que os críticos de hoje se recordem da análise feita ao segundo golo do Benfica em Olhão.

Já se tinha percebido na época passada que o potencial de Urreta raramente se revela à direita. Com Di Maria e Coentrão como principais apostas à esquerda, penso que todas as partes beneficiariam com o eventual empréstimo ao Peñarol.

Alguns sportinguistas diziam-me há duas semanas que a ausência de Aimar no clássico deveria ser a menor das nossas preocupações, já que, cito, "o Martins transcende-se sempre contra os tripeiros". E, tal como em 2008, o Carlos Martins esteve em bom plano. Hoje voltou a ser o jogador que sempre detestei e cujos elogios da crítica, em qualquer dos clubes por onde tenha passado, nunca compreendi. Não tem "cabeça" para o futebol que se propõe a jogar.

A assistência de hoje é demonstrativa da importância desta competição. E nem o facto de defendermos o título cativa os adeptos. Esta taça é um verdadeiro erro de calendário.

Cardozo tem que perder o medo de rematar com o pé direito.

Saviola é genial! E posto isto, elejo a que para mim foi a declaração do ano de 2009 no que concerne ao futebol e o Benfica: "Não fiquei nada satisfeito. A contratação do Saviola é igual à do Aimar no ano passado. Se fossem mesmo bons, se estivessem na parte boa da carreira, não vinham para o Benfica. Quero descobrir novos talentos, jogadores que possam dar tudo pelo Benfica e não acabar a carreira e passar férias no Benfica".

16 comentários:

Pedro disse...

Não concordo. David Luiz corta primeiro a bola e só depois se dá o contacto mas a bola já está fora do alcance do jogador do Nacional. Não me parece penalty sobre o Coentrão.

Mister D disse...

Oh Pedro:

Desculpa lá, mas quem é que no seu perfeito sentido, diz que o David Luiz não cometeu penalty?

Só mesmo quem o queira colocar como melhor jogador do ano...:)

Independentemente de tocar na bola e consequentemente varrer o jogador do Nacional, é sempre motivo para penalty, ou estaremos esquecidos de Leiria???

Pedro disse...

Não foi uma entrada de pés juntos nem uma tesoura. Foi uma entrada lateral q corta a bola e só depois se dá o contacto. Seria falta se a bola ainda estivesse jogável pelo jogador do Nacional e este fosse impedido, pelo contacto com o DL, de a jogar. Mas a bola fica nas suas costas logo não estava jogável para ele.

Leiria é para aqui chamado pq? Estás a falar do penalty do Aimar? São situações totalmente diferentes. Ali há jogo perigoso (pé á altura da cabeça, sempre falta) com contacto, logo falta para livre directo. Dentro da área é penalty. Totalmente diferente do lance de David Luiz que é para mim o jogador do ano do Glorioso.
:)

António Pista disse...

Newsletter Semanal #5

Blog Águia de Ouro

Está para votação o onze da década do Sport Lisboa e Benfica, os melhores jogadores que passaram entre 2000 e 2009 pelo Benfica estão para votação numa táctica de 4-4-2. Vote no onze que pensa que marcou a década do Sport Lisboa e Benfica.

Posts Anteriores:

- O Onze da década
- A Liga Sagres após 14 jornadas...
- Tudo vermelho após o Natal
- Feliz Natal
- Raça de Campeão

http://aguia-de-ouro.blogspot.com

Passaralho disse...

Só para quem tem alinhado no coro desenfreado de 'calimerice', de que sempre discordei e que não gosto nada de ver associado ao meu Benfica:

Se este jogo tivesse sido dos corruptos, ninguém vos calava, que era uma vergonha, etc, etc...

Os árbitros erram. Alguns vezes sem conta. Alguns sempre para o mesmo lado. Uns porque são corruptos ou andam a soldo, outros porque são incompetentes.

Abusar da choradeira como alguns têm feito, na maioria das vezes sem razão explícita ou objectiva, é virar esse tipo de argumentos contra nós.

Concentrar no essencial, focar as forças e as energias no que tem de ser feito. Se assim for, não há árbitro, 'sistema' ou 'estrutura' que nos foda.

Somos tão, mas tão maiores e tão melhores do que o resto, que só por desleixe ou tiques de superioridade podemos falhar. Ou por tiros nos pés.

Reflictam nisso.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Cosimo Damiano disse...

Não posso deixar de dizer isto.
Só se fala mais desta arbitragem porque mais uma vez o Joaquim conseguiu comer um golo direitinho ao meio da baliza. Sem golo anulado não existiria metade do berreiro.
Mas ninguém contrata o homem???
Já não há pachorra!!!

Passaralho disse...

É isso.
Despacham o Quim e tão cedo não encontram melhor, ou tão bom sequer.
Não há disponível melhor do que ele. Muito menos barato ou sequer acessível.
Mas pronto, sempre se pode ir buscar mais uma promessa brasileira.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Cosimo Damiano disse...

Passaralho,

Realmente melhor que o Quim há-de ser complicadíssimo arranjar.
Por isso é que a 6 meses do final do contrato ninguém pega naquilo.

Passaralho disse...

Veremos depois quem lhe segue, este ano ou não, e o quão melhor vai ser...

Ideias... Esta é a minha.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Mister D disse...

Eu próprio coloquei a pergunta no blog e não respondi, mas a minha resposta é clara. Não renovava contrato com o Quim, pela simples razão de que não assegura pontos ao final da época.

É necessário ao Benfica um guarda-redes que garanta a conquista de pontos também.

Basicamente, é necessário ao Benfica um guarda-redes de categoria internacional, e isso, lamentavelmente, Quim não tem, nem nenhum dos nossos três guarda-redes...

Passaralho disse...

Concordo plenamente com isso, Mister D.
Não acho é que seja fácil encontrar um que o faça melhor do que o que o Quim tem feito. Nem acho que haja ou venha a haver disponíveis.
E nesse cenário, renovava de caras, até porque, não sendo de 'topo', não o acho tão mau como isso.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Mister D disse...

Meu caro Passaralho:

E a vir um Guarda-redes de categoria, preferes português ou estrangeiro?

neoprodigy disse...

por mim....


Janot
http://www.youtube.com/watch?v=xiq6t75f_Ds
http://www.youtube.com/watch?v=tiKW0HEhSdc

ou

Ochoa http://www.youtube.com/watch?v=wHolIsV0ZGg

Astutillo Malgioglio disse...

Há guarda-redes portugueses de categoria internacional?

Passaralho disse...

É-me igual.
A nacionalidade que mais gosto de ver no Benfica é 'classe mundial' ou 'top-player'. O resto são 'peanuts'.

Agora que há alguns exageros em certas tendências, parece-me que há...
E acho que a culpa é do PFC... Que seja por bem e para bem.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Passaralho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.