sábado, 30 de janeiro de 2010

Missão mais que cumprida

Havia algumas dúvidas e fantasmas para aí espalhados, mas quando esta equipa do Benfica força um bocadito mais o ritmo, é complicado para qualquer equipa poder explanar o jogo.
Este forçar tem a ver com a pressão defensiva que a equipa faz. Quase brilhante, não deixou o Guimarães respirar, mas quando os vitorianos tiveram uma nesga de espaço, Nuno Assis conseguiu fazer golo perante um Quim que se desviou da bola, argumentem o que quiserem argumentar.

Foi um bom teste para ver que Quim efectivamente não tem estofo para ser o guarda-redes do Benfica, apesar das duas defesas seguidas que faz na segunda parte a remates de Roberto.

Se a pressão defensiva foi quase brilhante, o processo de jogo ofensivo está a tornar-se directo demais. A bola raramente fica dez segundos na linha de defesa, optando-se sempre por um passe vertical e central, não abrindo as linhas de jogo. O assunto ia ficando resolvido com o golo de Aimar (beneficiou de ressalto na zona central) e o primeiro de Martins (também ele na zona central). De resto, o terceiro golo foi (é) o resultado do ponto mais forte do Benfica deste ano: a transição ofensiva.

Apesar de jogar com dez, o Benfica continuou a exercer a sua pressão e o Vitória não conseguiu reagir. Para missão, foi bem cumprida. Veremos se o esforço dispendido nessa função não terá resultados nefastos na próxima quarta-feira.

Quantos aos outros, o que eu tenho a dizer é que o Xistra também cumpriu e bem a sua missão.

Força Benfica!

19 comentários:

Captain Kid disse...

não tem estofo porquê? por ter sofrido um golo?
há quantos anos já é titular do Benfica? apesar de ser mal-amado e constantemente "substituído" por butts, césars e morettos?
podes argumentar que não esteve bem no golo de assis, como eu posso argumentar que esteve muito bem no clássico. os dois argumentos não são argumentos, porque reflectem um jogo só (no teu caso até só um momento). analisando a época, quim está muito bem.

Mister D disse...

Está tão bem, tão bem e é tão valorizado, que com menos de 6 meses para acabar contrato, ninguém o quer...

É realmente extraordinário...

Captain Kid disse...

ninguém?
1. acredito que o benfica ainda vai renovar com quim.
2. se não for o caso, haverá portos e sportings que o querem e depois quero ver os moralistas a criticarem um gr que sempre deu tudo pelo slb.

Gandaia disse...

O Quim é um bom guarda-redes.

Só isso. Não é um gvuarda-redes que valha 10 pontos numa época. Não me lembro de ver o Quim "ganhar" um jogo.

O Benfica precisa de um guarda-redes que "ganhe" jogos, mas se for para ir buscar o Eduardo, prefiro o Quim.

Ou se vai buscar um guarda redes muito bom ou então mais vale ficar com o Quim.

Rosmano disse...

Francamente acho esses ataques ao Quim completamente despropositados!

Ja agora ataque tambem o Javi Garccia que devia ter acompanhado o Nuno Assis no lance do golo e o deixou escapar.

Se escrever assim tambem vai dar ao mesmo:

"Nuno Assis conseguiu fazer golo perante um Javi Garcia que nao o acompanhou, argumentem o que quiserem argumentar.

Foi um bom teste para ver que Javi Garcia efectivamente não tem estofo para ser o trinco do Benfica, apesar do bom jogo que fez a seguir."

Porque raio e que quando o benfica ganha alguns benfiquistas tem que embirrar com alguns dos jogadores eu nao compreendo. Especialmente quando isso parece ser mais derivado de uma birra antiga do que pela actuacao do jogador no encontro.

E na minha opiniao a defesa do Benfica neste jogo esteve bastante mais intranquila que o costume. O Coentrao nao esteve muito certinho a defender e o Luisao e o David Luiz cometeram alguns erros.

Adorei o Di Maria, o Carlos Martins e o Aimar, que para mim foi o melhor em campo.

Mister D disse...

Meu caro Captain Kid:

O Quim pode ir para o FCP ou para o SCP, que a mim tanto me faz. O Benfica precisa de ter um guarda-redes a sério e não que dê tudo. Um bom exemplo de quem dá tudo o que tem é o Maxi Pereira, e o mesmo não deixa de ser medíocre, a meu ver. E não, não vou estar a queixar-me de que o Quim no Benfica é que fazia falta...

Meu caro Gandaia:

Concordo perfeitamente com o que dizes que o Quim é um GR que não nos dá pontos. E é precisamente isso que o Benfica precisa de um GR que dê pontos também.

Meu caro Rosmano:

Para além de tentares descredibilizar uma afirnmação minha, também poderias fazer uma análise individual a todos os jogadores do Benfica ontem, não só ao Javi Garcia. Aliás, falares no médio espanhol, porque não conseguiu acompanhar Nuno Assis, leva-te ao ridículo de não veres que Quim se desviou da bola e não a atacou.
O Benfica não esteve intranquilo. O Benfica tem usado a pressão defensiva para disfarçar algumas dificuldades que tem em implantar o processo ofensivo.
O Benfica pode ganhar os jogos, e podem haver jogadores que não façam bem todos os jogos. Lá por a equipa ganhar, não quer dizer que os jogadores todos tenham de jogar bem.
Não é birra sobre este ou aquele jogador. É apenas afirmar que o mesmo não tem qualidade para lá estar.

... disse...

se te calasses com o quim faias melhor. é o melhor redes do slb, esta la ate junho e sera titular ate fim da epoca.

com essas parvoices so estas a alimentar ondas ocntra a equipa inteira. o corrutpo agradece o servicinho.

Mister D disse...

Meu caro ...:

Parvoíces para alimentar ondas contra a equipa inteira já os jornais começaram hoje com o Cardozo e o Carlos Martins.

Parvoíces é haver logo acólitos que comentam aquilo que os outros comentam e que por terem uma ideia diferente, são logo aconselhados a calarem-se...

CsA disse...

Felizmente para a próxima época iremos contratar um redes de qualidade à altura do Benfica!

MS disse...

Este assunto do Quim ja enjoa. Trata-se do escolhido entre tres; se e ou nao para o Benfica, nao sei, mas entao que se contrate um GR claramente melhor que o Quim e com disponibilidade para vir e dentro dos valores que o Benfica pode pagar. Se o conseguirem, entao que saia o Quim. Enquanto isso nao acontecer, sugiro 'Comer" e apoiar, pois e o Quim que tem a aguia ao peito.

Constantino disse...

Epah com esta do Quim se ter desviado é que me mataram. So faltou dizer que o gajo fez de proposito para ajudar o braga que é a equipa onde se formou. E o Nilson que na bomba do Martins nem esticou os braços, o malandro? E no do Aimar que se atirou para o chao antes do argentino rematar?
Não sou o maior fã de Quim, mas culpa-lo de um golo em que o adversario surge isolado é absurdo. Alias parecendo que não, estamos a falar do 2º GR menos batido da liga, o nabo. Raisparta do descabelado ha-de ser sempre culpado dos golos que a defesa o deixa sofrer e ninguem se ha-de recordar das defesas que faz, sim porque o homem de vez em quando engana-se no lado para onde se atira e leva umas boladas. Sorte dele que joga de luvas.

DeVante disse...

O Quim é pior que o Nilson e não é GR para o Benfica. Como alguém disse, e bem, não me lembro de NENHUM ponto ganho pelo Quim, não faz a diferença. O Helton deu 2 pontos aos corruptos contra o Leiria...

Quem tem Saviola, Cardozo, Aimar, Ramires, Di Maria, não pode ter Quim na baliza...

E também não concordo que seja melhor que o Eduardo!

Cosimo Damiano disse...

Quim é mau. Eduardo é muito mau.
O Benfica precisa de melhor.
Não há discussão possível.
Isto não invalida que o Joaquim seja o nosso guarda-redes nos próximos 5 meses e tenha de ser respeitado e apoiado.

Captain Kid disse...

@DeVante:
já agora: o quim tem mais mérito na conquista da taça da liga que o helton nos 2 pontos contra o leiria.

Coglionne disse...

O Quim desviou-se? Pois a bola vinha rente à cabeça e ele ainda por cima não estava em equilíbrio. Foi mal batido? Se calhar até foi...

Mas perguntem a um qualquer guarda redes (os de andebol então sabem isso melhor que os de futebol) qual é a trajectória mais difícil de defender num remate forte à queima roupa. E verão que é quase certo que é aquela que passa rente à cabeça...

Pois é, o Quim de facto não ganha muitos pontos no campeonato. Mas também não os perde.
Não está no mesmo patamar que a maioria dos seus colegas de equipa? Se calhar não...

Agora é o melhor dos 3 que fazem parte do plantel. Ou o JJ não o punha a titular no campeonato. Mesmo que não goste dele ou que o considere uma múmia dentro do grupo. Parece que o homem passa os dias calado... tipo tumba :-)

É o melhor guarda redes de nacionalidade portuguesa. E só um atrasado mental como o nosso actual seleccionador nacional é que não consegue nem quer ver...

É o melhor guarda redes a actuar no nosso campeonato. E não me venham cá com histórias de Nilsons ou quejandos porque uma coisa é ter de fazer 10 ou 15 defesas por jogo e outra é ter de fazer apenas1, 2 e às vezes 3. É incomparavelmente mais difícil... E em relação ao sambista helton estás a milhas terrestres e ao lagarto patrício está a milhas marítimas. Por aqui estamos falados.

Uma questão é saber se o treinador vai querer ou não um guarda redes que valha pontos, para o ano. Um titularíssimo, um fora de série como foi o Preud'Homme (o melhor que vi envergar o manto sagrado).

A outra é saber se ele se ver relegado para 2ª ou 3ª opção para o ano. Secalhar o treinador desportivo já lhe terá posto estas questões todas.

PS: Ó Mister D, pára lá de dizer mal dos nossos jogadores, ou pelo menos guarda essa maledicência para o fim do campeonato, porque para dizer mal dos nossos jogadores já bastam os lagartos e os murcões do crac. Arreia nos deles e deixa os nossos em paz.

Rosmano disse...

Para quem nao se lembra de nenhum ponto conquistado pelo Quim basta recuarmos ate ao Sporting-Benfica desta epoca. Ou ja se esqueceram todos do missil do Miguel Veloso que o Quim defendeu???

E Mister D, eu ao falar do Javi Garcia nao me levo ao ridiculo - so demonstro o ridiculo de voce atacar o Quim, ainda para mais num jogo em que fez uma grande defesa antes de o Benfica fazer o 2-1. O que voce basicamente disse foi que "descontando as boas defesas que o Quim fez, ele nao demonstrou estofo porque no golo podia ter feito melhor". No entanto, no lance do golo do Vitoria muitos outros deviam ter feito melhor! E especialmente o Javi.

Como tal nao tenho nada que andar a fazer analises individuais de todos os jogadores para mostrar a incoerencia do seu ataque que se deve unicamente a preferencias pessoais e nao ao que o Quim vale.

DeVante disse...

Captain,

Eu nem me lembro da Taça da Liga, sinceramente.
Concordo contigo numa coisa: Quim não é pior que Helton e Patrício. Ele poucas vezes é posto à prova porque joga no Benfica.

No jogo de Alvalixo, Patrício defendeu mais do que ele, tirou duas bolas quando os jogadores do Benfica estavam isolados com ele.
A defesa do Quim a remate do Veloso foi mais vistosa!

Mr. Shankly disse...

Foda-se, o golo era indefensável. O que não invalida que o Quim (que é um bom GR, muito bom até) não seja o GR que eu desejo para o Benfica. Mas podemos evitar cair em extremos e apoiar o homem (toda a equipa) até Maio, não?

Mister D disse...

A todos, sem excepção:

Ninguém disse que não se apoia o homem (mas especialmente a equipa) até ao fim.

Caramba, eu só fiz uma apreciação ao que achei durante o jogo. O tópico do post é "missão mais que cumprida", logo, foi porque o Benfica cumpriu e bem a sua missão. O Benfica (equipa) cumpriu a sua missão. E é sempre normal haver quem não jogue sempre bem. É um problema que acontece em todas as equipas.

Com o desenrolar do texto, obviamente que salientei que o Quim não é o Guarda-Redes que serve os melhores interesses do Benfica, porque há outros melhores. Mas enquanto lá estiver, que remédio tenho eu de "levar" com ele. Já assim foi em 2005, porque é que não há-de ser agora???