sexta-feira, 6 de março de 2009

Tiago Pinto

À boa maneira de Gabriel Alves: "Tiago Pinto, jovem de 21 anos, metro e oitenta, 73 kilos de peso, lateral veloz, boa capacidade de cruzamento com o pé esquerdo, filho do lendário João Pinto."

Decerto que os meus consócios não desdenhariam ver Tiago na Luz. Há vários factores:

1º- É novo, e ao que dizem, bom.

2º- Jorge Ribeiro não tem margem de manobra na massa associativa, e pelos vistos na massa técnica também não.

3º- É filho de João Pinto.

Considero que o terceiro factor será até, o mais determinante dos factores.

A saída de João Pinto do Benfica é dos casos mais mal resolvidos da História do GLORIOSO. abrigado por um seguidismo cego, Vale e Azevedo conseguiu mandar embora o melhor jogador do Benfica nos últimos 15 anos. Houve protestos, sim senhor, de uma minoria que não era vassala do Careca. Infelizmente, demasiado minoritária para reverter esse CRIME.

A entrada de Tiago no Benfica seria um acto de redenção da Família Benfiquista para com João Pinto.
O facto de podermos de alguma maneira reconciliar e reunir a nossa história com a de João Pinto é algo que muitos Benfiquistas (este escriba incluído) desejariam.
O facto de termos um herdeiro futebolístico do Menino de Oiro catapultaria o Benfica para a dimensão familiar que tem feito escola nos mais diversos colossos europeus. Milan e Real à cabeça.

Obviamente que não está em causa o valor do Tiago Pinto como jogador. É bom, ponto final.
Mas o que suspeito que realmente se quer é ver regressar João Pinto à vida do Benfica. E justamente se suspira por tal. Na minha modesta opinião.

21 comentários:

VeRMeLHoVZKy disse...

Está a caminho do FCP...

piazzanuova disse...

Veremos, meu caro. Veremos...

Passaralho disse...

Não tenho grandes dúvidas que é para cá que se dirige, até porque se bem me lembro o Rui Costa e o JVP são grandes amigos. Por outro lado, o Nuno Gomes, que muito justamente terá lugar na estrutura directiva do SLB, já foi mais amigo do JVP, ao que se diz...
Não sei. Fiquei baralhado.
Mas tenho uma fé que sim, que vai vestir o manto sagrado.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Mister D disse...

E se Tiago Pinto tivesse ficado no Benfica (não ficou por eventuais retaliações pelo pai ter escolhido o Sporting), teria tido o mesmo percurso como jogador?

Não deixa de ser interessante este assunto. Eu próprio acho uma vergonha o João Pinto ainda não ter tido um jogo de homenagem, em prol pelo que fez no futebol português, e não só no Benfica.

Se vier, o que eu acho pouco provável, será sempre bem-vindo. Sempre é melhor que um certo rapaz que está no plantel e que faltou ao respeito ao clube num passado bem recente...

piazzanuova disse...

A grande questão da formação é algo que devemos analisar com minúcia, Mister D. Há historicamente falando, falhas graves no nosso sector de formação.

Mas já imaginaste o regresso do Menino de Oiro pela porta grande? Eu ia lá para ver, caraças!

P disse...

Concordo com o Mister D. A atitude demonstrada por Jorge Ribeiro num Varzim-Benfica prá Taça (pega na bola e dá um biqueiro na direcção do banco do Benfica), que deixei de gostar dele pessoalmente. Porém, sendo profissional do Benfica é preciso apoiá-lo sempre que envergar a nossa camisola... Se o Tiago Pinto vier para o substituir ficarei mt contente!

Força Benfica!

APLANE disse...

não tenho acompanhado o trofense, para aferir da real qualidade do Tiago. Mas tb gostaria de o ver na luz , por carinho ao Pai.

Mas li aqui, se não estou em erro foi o Inespugnabile , dizer que ele estava a caminho dos corruptos...

Astutillo Malgioglio disse...

Eu preferia um defesa esquerdo que soubesse defender...

Pedro disse...

" um acto de redenção da Família Benfiquista para com João Pinto."

FODA-SE!!! Um acto de redenção para com um pulha q saltou e cantou ao som do SLB fdp SLB?? Mais q uma vez?!?!?

Os benfiquistas nunca lhe fizeram mal e ele resolveu tratar mal o Benfica. Se há alguem q precise de redenção não é, concerteza, a familia benfiquista.

E eu fui um dos q estive no Estádio da Luz, na tarde de segunda feira, a refilar contra Vale e Azevedo por causa da saída de JVP.

O q eu me arrependo...

Mister D disse...

Pedro:

independentemente de tudo, temos de reconhecer que João Pinto fez mais pelo Benfica, do que depois os sócios do Benfica fizeram por ele, infelizmente.

Caro P:
Defender o Jorge Ribeiro só porque veste a camisola do Benfica é um argumento fácil. Assim, também o Pedro teria razão e seria um argumento fácil, só porque o JVP gritou "SLB fdp SLB" quando estava no Sporting.

No entanto, concordo com o Astutillo: é preferível contratar um defesa-esquerdo que saiba defender e não só atacar. Mas também com a idade do Tiago, ainda vai a tempo. Ou não?

Astutillo Malgioglio disse...

São coisas do momento. E é natural que ele se sentisse magoado com o benfica. Há muita coisa para apontar ao João, mas depois daquela conferência de Imprensa em que se despediu, dos momentos que referiu, do brilho nos olhos que exibiu, eu esqueço tudo. E o Benfica, que até esteve prestes a recuperá-lo quando ele saíu do sporting, devia fazer-lhe o devido jogo de despedida. Não sei é como estarão as coisas com o Rui e o Nuno. Daí poderão, ou não, surgir alguns entraves.

Astutillo Malgioglio disse...

Mister D, em princípio, sim. Mas eu também pensava isso do Nélson e foi o que se viu...

jouny disse...

pedro o amor as vezes faz nos dizer coisas estupidas!

Mr. Shankly disse...

"Os benfiquistas nunca lhe fizeram mal "
Claro que não. Só o despediram.

Jaime disse...

Caso o SCP mostre intenção de renovar (e já mostrou) e o jogador rejeite, o SCP terá direito ao uma indemnização igual a 20 vezes o ordenado anual proposto acordado com o jogador e o novo clube (apenas válido para clubes nacionais)

Não estou a ver o jogador a aceitar um ordenado mensal inferior a 15 mil euros (qualquer coisa como 210 mil euros ano - 14 meses).

Ou seja, 4,2M€... parece-me uma exorbitância...

tudo isto baseado em notícia hoje de ABola...

Cumprimentos e VIVA O BENFICA

Remate Cruzado disse...

ja aqui falei vezes demais da historia benfica / jorge ribeiro / maniche. é preciso mais uma?

jose veiga, com o apoio da nossa direccao disse a maniche e jorge ribeiro: se aceitarem ser representados por mim e derem um chuto no cu do vosso empresario, esta aqui a proposta de renovacao. senao, vao sofrer as consequencias.

convem dizer que apesar de ser o vigaro que conhecemos, o empresario deles nesse tempo, chegou a por comida na mesa de casa deles em miudos e ajudar a mae.

maniche nao assinou pelo porto tao rapido como voces pensam. esperou que o que veiga disse fosse mentira, que o benfica o deixasse renovar sem ter que assinar com veiga. mas isso nao aconteceu.

a carreira de ambos teve um atraso.

o benfica tratou ambos mal. se fose com voces tambem mandavam um biqueiro na bola contra o banco do benfica.

Captain Kid disse...

nao, porque o Benfica foi mais do que aquele episódio da renovacao na vida de ambos.
maniche continua a dizer que o benfica tentou prejudicá-lo, mas nao vé que também foi o clube onde se formou e onde se deu a conhecer ao mundo do futebol.

como homem devia ver que há actos que sao de certas pessoas e nao de instituicoes. o benfica também foi o clube de milhares de pessoas a apoiarem o maniche durante anos. esqueceu-se disso?

Pedro disse...

"Claro que não. Só o despediram."

Não Mr.Shankly, os benfiquistas não despediram ninguem. Nem sequer vou discutir o facto de o jogador já ter acordo com outro clube antes do "despedimento". Se alguem "despediu" o jogador não foram os benfiquistas, mas sim um dirigente. Os benfiquistas sempre manifestaram total apreço e solidariedade para com o jogador. Nunca o trataram mal. A atitude do jogador para com os benfiquistas foi deplorável e, para mim, indesculpável.

"como homem devia ver que há actos que sao de certas pessoas e nao de instituicoes"

Esta frase o captain kid diz tudo!

Capo Rosso disse...

Como na Bancada Central: "Em relação ao tema de hoje"... só quero dizer que se for planeada uma homenagem ao JVP, eu sou o primeiro a comprar bilhete.
Foi um génio, com O Preud'Homme, carregou o Benfica às costas. Filho da puta é o vale e azevedo que o deixou(?) saír depois de, em conjunto com o heynkes, tornaro mágico num pulha. Obrigá-lo ao comunicado em v#$#@. Dizer que tinha de marcar x golos... etc...

O João é um dos maiores jogadores da história do futebol português e foi um dos meus ídolos.

Em relação aos outros temas... pois.

Astutillo Malgioglio disse...

Remate, já ouvi essa história e não a vou pôr em causa. Pergunto apenas, porque não consigo situá-la no tempo, se isso aconteceu antes ou depois do Jorge Ribeiro se ter baldado a um jogo da equipa B por ordem do Barbosa (que andava fodido pelo processo disciplinar imposto ao Maniche, que por aqueles dias até envergava a braçadeira de capitão). Ele, o Baião e o Pepa. Isto não me parece irrelevante porque ajuda a desenhar o carácter de alguém.
E para mim é episódio mais que suficiente para impedir o regresso de quem quer que seja. É uma questão do Clube saber dar-se ao respeito. (os manguitos de Varzim passam-me ao lado) Mas grave mesmo é que eu não lhe reconheço qualquer valia desportiva. Pelo menos ao nível do que se exige pra o Benfica.

RA disse...

Eu suspiro para que o JVP (o jogador de futebol que mais gostei de ver jogar) volte a ser "nosso". Pela mão do filho, quer não.