terça-feira, 29 de junho de 2010

Contas, inimigos e talibãs

Di Maria foi confirmado pela SAD do Benfica como jogador do Real Madrid. O comunicado que muitos ansiavam desde ontem, ao início da tarde (para haver motivo de conversa ao almoço) foi divulgado e ficámos a saber que a transferência de Di Maria para o Real Madrid poderá render 36 milhões de euros. 36 milhões de euros que nunca entrarão no Benfica. Como? É simples.

O passe de Di Maria estava dividido em três partes: 70% da SAD, 20% do Benfica Stars Found e 10% da Gestifute (de Jorge Mendes, o Seleccionador Nacional).
O Real Madrid pagou 25 Milhões de Euros, o que dá 17,5 Milhões para o Benfica, 5 Milhões para o Benfica Stars Found e 2,5 Milhões para a Gestifute. Se considerarmos que o Benfica detém 15% do Benfica Stars Found, ainda acrescenta aos 17,5 Milhões mais 750 mil euros, resultantes da sua participação no mesmo. Ou seja, o Benfica recebe à cabeça 18,25 Milhões de Euros pela transferência de Ángel di Maria para o Real Madrid.
Os restantes 11 Milhões de Euros estão dependentes de dois factores: utilização do jogador e prémios de performance desportiva. Quanto à utilização do jogador, não sabemos qual o limite mínimo ou máximo de jogos na Liga Espanhola, Copa do Rei, Champions League ou Selecção Argentina. Quanto à performance desportiva, falta saber se Mourinho conquista alguma das competições atrás referida.
Mesmo assim, estes 11 milhões serão para quem? Para o Benfica? Ou a dividir por Benfica, Fundo e Gestifute? Perguntas que ficam por responder.

E foi a responder a perguntas que Luis Filipe Vieira foi abrindo o livro com célebres frases durante a pré-época sobre a situação do clube. A questão das cláusulas, a questão de afinal haver um jogador que poderia sair por um valor inferior, a posição irredutível, etc, etc. Quantas vezes vimos Florentino Pérez falar sobre Di Maria? Que me lembre, apenas uma. E foi o suficiente para não se chafurdar mais no assunto. Do nosso lado, quem falou? Vieira, Rui Costa e Jesus, e mais do que uma vez, não se sabendo gerir esta questão, uma vez mais.

E é por falar em gestão, neste caso da comunicação, que encontramos os nossos inimigos. Dentro do clube, é onde eles estão! Porque pensam de forma diferente da Direcção e dos seus acólitos. Porque questionam a gestão corrente do clube. E porque não vêem coerência no discurso e nas acções. E porque estamos a falar de um clube que sempre foi, ou pelo menos, tentou ser, um exemplo de coerência. Os inimigos não se esquecem de Simão e dos jogadores do Atlético de Madrid. Os inimigos não se esquecem dos Andrés Diaz, dos Makukulas, dos Balboas, dos Luís Filipes e afins. Os inimigos não se esquecem do Presidente que não servia para Director do Futebol e usou o nº10 para a missão, mas que continua a fechar negócios e a tomar as rédeas, abdicando do nº10. Os inimigos não se esquecem de que se for preciso aumentar o passivo, aumenta-se, porque fomos campeões e a Direcção tem luva branca para o que quiser. Não nos esquecemos e somos por isso, inimigos.

Inimigos e talibãs, porque queremos rebentar com esta direcção e com o Presidente. Talibãs, porque andamos escondidos e não vamos às Assembleias Gerais que se realizam no Camarote Presidencial do Estádio da Luz. Porque andamos armados e usamos os blogs para nos protegermos com nomes fictícios. Porque assim que nos descobrirem, somos linchados em públicos, como eram os infiéis em Cabul. Por isso, também somos talibãs.

Mas acima de tudo, somos do Benfica. Ninguém é mais do que o outro. Ninguém o é por ser sócio há mais tempo do que o outro ou até por não ser. Somos do Benfica porque na altura má, na altura boa, estávamos lá, a apoiar e a puxar, lutando contra as adversidades, contra os verdadeiros inimigos e contra os talibãs de chinelo, que continuam a aparecer e a pulular como papoilas saltitantes, mas cheias de veneno.

O negócio Di Maria foi um embuste. O Benfica ganha perto de 20 Milhões de Euros, quando deveria ter ganho, no mínimo 28 milhões (já a descontar os 30% de 4o Milhões de Euros, o valor da cláusula de rescisão). E foi um embuste, porque, mais uma vez, o Presidente mentiu aos sócios. E isso deveria ser explicado. De preferência, sem comunicado à CMVM...

13 comentários:

pdah disse...

esquecimentos que percebo, mister D.

ora ppor essas contas entraram 18,25 milhoes.

obviamente, dos outros 6 milhoes entram tambem 70%. estamos agora nos 22,45M.

e se so temos 70% e porque vendemos 30%, sendo que os 20% cedidos ao fundo foram com uma estimativa de 20 M. ou seja, vendidos esses 20% por 4M.

já vamos nos 26,45M. 26,45M, mais a capacidade de investir na equipa que o fundo nos deu, obviamente e um bom negocio.

e este o actual modelo, distribuir lucros em troca de meios para investir na equipa.

foi com este modelo que conseguiste ter saviola, ramires, javi garcia, airton... e ser campeao.

Mister D disse...

E já agora, vendeste quem para ir buscar Saviola, Ramires, Javi Garcia e Airton?

Luis Gaspar disse...

Assino por baixo este magnifico post Mister D. Estou farto de ouvir benfiquistas, que são nossos irmãos de sofrimento nas derrotas e de alegria nas vitorias, a considerarem quem não alinha pelo diapasão de concordar com tudo o que a direcção faz como sendo uma cambada de abutres que não são verdadeiros benfiquistas e que só querem o mal do Benfica. Tu, eu e muitos mais não concordamos com a maneira como este negócio (e outros) foi gerido e com o desfecho que aconteceu. Temos tanto direito como eles a ter a nossa opinião e não podemos ser criticados por isso.
Nunca deixes de expressar a tua opinião, custe o que custar, doa a quem doer.

Abraço
Luis

Anonymous Bosh disse...

Oh pá! já chega dessa conversa de merda. São todos melhores que os que lá estão... há dezenas de anos!
Foda-se. Vão para lá. Quero ver melhor!
Tugas de merda.

LC disse...

Mister D, não vendeste mas endividaste-te e para tapar essas dividas foram vendidas porções dos passes de varios jogadores.

Eu fico parvo com tudo isto, querem ir ver se o homem limpou o cagueiro tambem?

Não há pachorra, há falta de uma vida interessante discute-se o sexo dos anjos.

Astutillo Malgioglio disse...

As tuas contas não são diferentes das minhas. Juntando o milhão do Mendes e os 4,4 do Fundo, até agora vimos 23,65 milhões. Se vamos receber mais ou não, olha, logo se vê. E não te consigo dizer se foi bom ou mau porque o mercado ainda não se movimentou de forma a esclarecer-nos. Tirando o Villa, que rendeu 40...

MS disse...

Nao e preciso tanto, LC. Se o homem disser que limpou o cagueiro, ja saberemos que nao.

Alberto disse...

Os 5M em separado é pa enganar os espanhóis, os outros 6 é que já é outra conversa...(o resto do post nao comento e respeito a opinião)

pdah disse...

o ano passado o benfica vendeu o katsouranis, por 2,5 milhoes, e investiu, incluindo janeiro, mais de 40 milhoes.

obviamente o dinheiro tinha que vir de algum lado, mas na cabeça do mister D deve ser o tal petroleo que descobriram no seixal.

obviamente, foi com essas vendas de jogadores a fundos e com acordos como o de ramires que conseguimos os reforços.

deves achar que nao precisavamos de vender o di maria.

e o dinheiro para os reforços deste ano vem da mesma forma. so assim consegues liquidez. sim, ha quem meta muito dinheiro ao bolso, mas e necessario para continuares a investir.

EK disse...

O negócio não foi mau só que a posição da direcção insistindo na mentira é que acabou por ser um pouco desagradável. Mas no cômputo geral representa um bom negócio, mais milhão menos milhão.

Constantino disse...

Ainda ontem escrevi aqui um comentario que basicamente era isto, apenas não tão bem. Neste momento tenho orgulho em dizer que sou um inimigo, talibã, burro, asno.... para mim, apesar de sermos campeões, a gestão não é nem de perto nem de longe a ideal. Acusem-me de mau benfiquismo ou do qe quiserem. Aliás, fala-se das más contratações, mas os maiores erros ate têm sido (na minha opinião) nas saidas. Eu pergunto: o que têm em comum Petit, Katsouranis, Karagounis, Geovanni, Karyaka, João Pereira? Sairam todos a custo zero, sem que estivessem em final de contrato e tendo ainda valor de mercado (reparem que à data da saida o Petit era o mais velho com 30 anos, mas titular da selecção)

MS disse...

Constantino, esta a ser um anti-benfiquista primario, um inimigo ca dentro, olhe que as suas sete virgens assim vao ao ar.
Entao nao ve que em todos os jogadores que mencionou o Benfica aplicou o principio economico do nosso bem amado dactilografo Jose Manuel Delgado - poupamos milhoes em salarios.
Estou a espera que o nosso dactilografo anuncie, contabilizando ja quanto o Benfica vai poupar em salarios que nao ira agora ter de pagar a Di Maria, em quanto e que conseguimos exceder a clausula de rescisao anunciada como necessaria para o negocio, nao por mim ou por si, mas pelo nosso mullah:

http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Di-Maria-quer-o-Real-Madrid.rtp&article=351483&visual=16&layout=59&tm=28&audio_id=351537

GM disse...

Com base no que sabemos - mais bem explicadinho não se perdia nada e é exigível, concord portant q devia ser p além do comunicado feito à CMVM - e dp d feitas as continhas todas, acho q acaba por ser um bom negócio e por varias razoes.

Nao obstante discordar com o Mister D neste ponto, devo realçar a pertinencia do post, em q mostrand desacord pela Direcçao e pelo Presidente em varias situaçoes demonstrou espírito crítico e fiscalizador, algo q se saúda cada vez mais nos dias d hoje.
Claro q existem falhas evidentes na comunicação da Direcçao com os socios do Benfica e outros aspectos a discutir.
O post tb tem o merito d nao atribuir os '30+6' como pertença exclusiva do Benfica, não se "esquecendo" dos restantes titulares d passe do jogador, outros incorreram nesse "erro".. andando por aì a brincar com algumas das pessoas (os q acreditam neles) q lêem a blogosfera..mas tal como ja disse, acho q foi um bom negocio.
Um penúltimo parágrafo certeiro q eu subscrevo na íntegra.