segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AG - amanhã, às 20h00

"Sr. Presidente,
Srs. Vice-Presidentes,
Caros Consórcios,

Esta proposta que a Direcção do Sport Lisboa e Benfica apresentou aos sócios sobre a reestruturação financeira do Grupo Benfica deixa-me com algumas dúvidas, como a algumas pessoas que acompanham a par e passo o dia-a-dia do clube.

Assim sendo, gostaria que alguém da Direcção do Sport Lisboa e Benfica me respondesse a algumas questões:

1º Será esta a única solução para a reestruturação financeira do Grupo Benfica?

2º A SAD do Benfica tem vindo a acumular prejuízos ao longo dos anos, com algumas excepções, nomeadamente nos anos em que fomos à Champions League. Com esses prejuízos, já houve empréstimos obrigacionistas, entradas de capital em bolsa e agora a fusão da Benfica Estádio, sem a mesma ter atingido ainda o seu valor máximo de capitalização. A pergunta é: se a SAD do Benfica continuar a dar prejuízo, qual será a próxima alternativa? Arranjarmos um multimilionário asiático que safe a SAD?

3º Com este projecto de fusão, a SAD do Benfica aumentará em 68 milhões de Euros o seu passivo, situando-se o mesmo quase nos 250 milhões de euros. Quais são as propostas da Direcção do Sport Lisboa e Benfica para a redução deste passivo no futuro?

4º No documento apresentado aos sócios, é dito que o Benfica Clube não tem sido financeiramente capaz de cumprir com as suas obrigações para com a Benfica SAD. Quais as razões para esta falha de obrigações do Benfica Clube?

5º Porque é que é apresentada esta proposta com o intuito de viabilizar a saúde financeira da Benfica SAD, que é a mesma que gere o futebol do clube, e um dos seus administradores afirma que a SAD tem 18 milhões de euros para gastar em contratações? Esses 18 milhões não poderiam ser empregues em abater passivo?

Esperando uma resposta de alguém da direcção do clube que foi mandatada em Julho último com 91,74% dos votos dos sócios do Benfica.

Boa noite!"



Esta seria a minha intervenção amanhã á noite, na Assembleia Geral do clube, sobre a fusão da Benfica Estádio na Benfica SAD.
Por motivos pessoais, não me vai ser possível estar presente na reunião, mas quem quiser, e está livre para o fazer, pode pegar em algumas destas perguntas e fazê-las a quem de direito na Assembleia do clube.

Espero que seja uma Assembleia onde se discuta o Benfica. Para que no futuro, não nos possamos arrepender.

Viva o Benfica!

5 comentários:

Mr. Shankly disse...

Quem for que intervenha, mas não me chame "consórcio".

Passaralho disse...

Pertinentes e a merecerem respostas esclarecedoras, sem dúvida.

O Benfica somos nós, não éramos?...

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Passaralho disse...

Mr. Shankly, lol :)

Jaime disse...

Melhor post de 2009.

Cumps

Luis Fernandes disse...

Há algumas perguntas que podiam ser mais bem pensadas... mas parece ser uma intervenção razoável.