terça-feira, 8 de maio de 2012

Maus hábitos

Preparem-se que este vai ser grande. Antes de mais, uma referência ao "Lá em Casa Mando Eu" e a um post que diz muito do sentimento que vai tomando conta de muita gente hoje em dia.
Sendo assim, vamos a isto.

Desde que formei com o inespugnabile o Ndrangheta em 2005, que mantive sempre a minha coerência e que um dos factores para a constituição do blog seria a minha crítica a Vieira e a tudo o que ele representa. Como é óbvio, nas poucas coisas que ele fez e que a mim me satisfizeram enquanto ele é Presidente do Benfica, não tive pejo em elogiar o trabalho ou a situação em causa.
Mas não me esqueço tão facilmente das coisas. Não me esqueço de como Vieira contribuiu para o declínio do Benfica, ao servir-se de clube satélite do FC Porto, permitindo que jogadores que tinham saído do Benfica, fossem parar às Antas com a maior das facilidades.

Vieira fala sempre do sistema, mas contribuiu para ele. Contribuiu como Presidente do Alverca, contribuiu com um contrato ruinoso de 10 anos com a Olivedesportos, porque precisava de dinheiro, como qualquer Beira-Mar ou Gil Vicente que se preze. Privou com as principais figuras do sistema. Apoiou recentemente a direcção da Liga e depois da Federação que tinham pessoas relacionadas com o processo "Apito Dourado", que visavam prejudicar o Benfica e nada fez. Ele sim, também é cúmplice.

Virão os mais defensores dizer que temos um Estádio novo, um Centro de Estágios e um complexo desportivo de fazer inveja aos nossos rivais. Sim senhor, a única parte nova que temos em relação ao passado é mesmo um Centro de Estágios para a formação de futebol, porque já tínhamos o mesmo parque desportivo. Ficámos com uma dívida maior para poder pagar este novo complexo desportivo, e mesmo assim, os resultados desportivos (aquilo que fazem um clube andar para a frente) não apareceram.

"Foi preciso tempo para recuperar o Benfica!" é a frase mais ouvida. Mas mesmo nesse tempo, conseguiu-se ganhar campeonatos, portanto, nós soubemos ganhar, soubemos fazer ganhar, o que falhou para não se manter o ritmo e a bitola? "O sistema!" é sempre a resposta, acompanhada agora dos árbitros.

Estamos a ficar com maus hábitos. Hábitos que não honram nem dignam a história de glória e vitórias de que foi feito o Benfica. Valores que se perdem com pessoas que não sentem o clube em posições privilegiadas de acesso à informação e à forma de funcionamento do clube. E achamos tudo normal, porque no fim de contas, são profissionais que estão a tomar conta de um clube mais virado para a actividade económica do que para a actividade desportiva.

E é aqui que o futuro sustentado do Benfica encontra o seu "muro". No basquetebol, dois títulos. No andebol, um título, despedimento imediato do treinador e a travessia no deserto nestes últimos 4 anos. No voleibol, dois anos seguidos a ser líder do campeonato e a baquear no último jogo do play-off. No futsal, dois anos sem ver o campeonato, mas com uma UEFA Futsal Cup. No hóquei, nem é preciso falar.

E com o passar dos anos, o argumento de sempre. A salvação do clube, a sua quase extinção e falência, mas no entanto, havia sempre 4 milhões de euros para se gastar num Balboa ou num Makukula para satisfazer caprichos de Presidentes, Treinadores e Dirigentes. 

Os hábitos de vitória vão-se esfumando e o critério de exigência do que é o Benfica não existe. As palavras dos mais velhos servem para denegrir. Quando alguém apresenta ideias, o discurso é de que há sempre alguém a trabalhar nisso e depois não se vê o resultado. As previsões dos "roubos" são sempre previsíveis, mas não se actua em conformidade. E com isto, os hábitos vão mudando.

E com os hábitos a mudar, é fácil de ver que o Benfica actual quer tentar vencer como o seu principal rival vence. Mas há aqui uma diferença muito grande. O ADN do Benfica não se coaduna com os valores evocados pelo clube do Freixo. E por isso, o Benfica não pode conseguir saber ganhar como os outros ganham, porque não faz parte do seu ADN, da sua essência. O Benfica ganhava porque era (e é) o maior clube de Portugal. Porque as suas equipas arranjavam força na massa humana que os acompanhava para todo o lado, como ainda hoje faz. E porque tinha na sua estrutura, pessoas que sentiam o clube, que faziam passar a mensagem do que era representar a equipa, da sua história, dos seus valores. Hoje, o Benfica serve essencialmente para trânsito e para o enchimento dos bolsos de uns quantos, que se pavoneiam por estúdios de televisão, pelos camarotes do Estádio e pelos microfones em punho que lhes põem à frente a pedido expresso.

Por isso, a minha espinha não dobra. O meu ADN está cá. Não é como muitos. Que vêem nas críticas o "falar mal" (característica tão portuguesa), que querem mostrar a quem manda (e que muito teimosamente, não ouve) que há outras alternativas, que há outras ideias, que há outros objectivos, bem diferentes com o mesmo sentido de vitória. 

Quando o Benfica colocar as pessoas certas no lugar certo, com as suas funções delineadas e com liberdade para actuar, acredito que será imparável em Portugal e que não haverá sistema que o derrube.
E basta também as pessoas perceberem que há ciclos para tudo e que ninguém é eterno. E que um dos valores do Benfica é a humildade, tão em falta nestes últimos tempos e que é um factor precioso para quem quer ver os seus erros e tenta corrigi-los.

Por isso, espanta-me ver uns quantos elementos do Benfica a quererem, eles próprios criar divisão. Impedir o livre arbitrio e liberdade de pensamento para um Benfica melhor. Tentar convencer-nos de que a causa é um efeito já expectável, mas que não conseguimos lidar com ela. E isso incomoda-me, porque esta gente não é do Benfica, mas sim de quem lhe paga. E assim, a espinha dobra...


10 comentários:

luis disse...

( No ritmo do "10anos" do Paulo de Carvalho,benfiquista,ex.atleta do Benfica.)

Dez anos é muito tempo
Muitos dias ,muitas horas a jogar
Dez anos, é muito tempo
Deste tempo inteiro,que queremos ganhar (2 vezes)

Dez anos é muito tempo
La la la lala lala...
Dez anos é muito tempo
La la la lala lala...(2 vezes)

Anexo: Aos 2 minutos do video,

http://www.youtube.com/watch?v=dSwFXphd82Q

Nota: Não querendo ser ingrato com o Nosso Presidente é... tempo!!!

-De ele próprio abrir a porta ás alternativas ou proporcionar candidaturas com ADN Benfiquista ,até para defender O Sport Lisboa e Benfica dos "azedos",carvalhos ,monizes ou veigas.

Anexo: Novidade,prós interessados. Vai haver mudanças televisivas, a Liga de futebol vai sair da tvi.

...tempo.

Pedro Ribeiro disse...

Grande post, parabéns.

Pedro disse...

Excelente!!!!
isto é Benfica!

JC disse...

É isto. Infelizmente é isto.

moleculasdeamor disse...

Tenho andado tão "à toa" que penso que nos últimos tempos terei resvalado para a má lingua pura e dura... é tempo de arrepiar caminho.
Este post é excelente porque me coloca em perspectiva correcta!
Não há que ter medo de falar das coisas com simplicidade e objectividade.
Se ele ficar enfim... isto tem sido assim e penso que o clube se manterá... mas que o clube merece uma pessoa séria e competente à frente dos seus destinos MERECE - NÓS MERECEMOS!
E ainda... o treinador... tenho a certeza de que existem pessoas mais capazes... tenho a certeza...

Nelson disse...

então e soluções e alternativas ou é apenas o maldizer e a critica negativa??

Irons disse...

Mister D, para quando uma candidatura à presidência, aliado a outros benfiquistas do blog e de outros blogs? Eu apoio sangue novo!

luis disse...

@moleculasdeamor, concentra-te ...o jesus nos azulinhos não pisava o risco e ganhava mais vezes. Repara na entrada do paulinho santos dos cotovelos , da mesma terra do oxigenado, coentrão no meio da época.
A entrada dos "fundos de jogadores" vieram "armadilhar" ainda mais os activos(jogadores).
Agora com a "crise dos bancos" instalada vais levar mais 2 ou 3 facadas.E nem Jesus resiste a fome de ganharem "guita". Quem anda pela profissionalização das SAD´s nunca perde , por vezes não ganham tanto. A "ERA" da construção até se passeia nos braços da arbitragem.
VIVAS AO BENFICA.

....tempo.

M. disse...

É só para concordar e agradecer a citação. Um abraço

Mr Smith disse...

Mister D,

(hoje tirei o dia para te atazanar, deves estar tu a pensar a esta hora)


Vamos lá a ver uma coisa, eu não sou fanático do Vieira nem fundamentalista, sou fanático e doente pelo SL Benfica..isso sim.

Em relação ao texto citado também eu tenho saudades desse tempo, até porque ao contrário do escritor do mesmo, eu não ouvi o relato dos 2 golos do César Brito, porqye estava lá na pocilga e o meu rádiozito que ainda hoje guardo como recordação, estava todo marado pela chuva que apanhou na caminhada para a dita cuja pocilga.

Mas, voltando ao que interessa, criticar é fácil, mas caramba..vamos dar soluções, criar uma vaga de fundo para que surjam os possiveis lideres, não me digam que não ninguém credivel nos milhoes de Benfiquistas por aí fora???

Ou estão a pensar entregar o ouro ao bandido (azevedos carvalhos e por ai fora???)

Desculpem, mas com isso eu nao pactuo.

Assobiar a equipa, Dirigentes e Treinadores do Benfica não é de Benfiquista ... é a minha opinião.