segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A euforia contida

Bem sei que ao escrever estas linhas serei criticado por sair da linha comum que rege os pensamentos mais benfiquistas de hoje, mas é quase sempre assim que eu me pauto nas minhas acções. Tento ser um pouco mais racional do que emotivo, esperando sempre pelo resultado final para mostrar alegria ou tristeza, consoante o final.

Quando foi anunciado como treinador do Benfica, Jorge Jesus não me enchia as medidas. Pode saber muito de futebol, pode ser o “mestre das tácticas”, pode ser o “melhor treinador português” (quem é Mourinho?), mas treinar o Benfica não é o mesmo que treinar o Braga ou o Belenenses ou o Amora ou o Felgueiras. E foi neste pressuposto que baseei a minha ideia.

Contudo, como a maioria dos que duvidavam dele, começou a mostrar resultados, que são no fundo, o melhor barómetro para medir os adeptos, os jogadores e os directores.

Confesso que estou a gostar de ver o Benfica a jogar nesta pré-época: pressiona alto, os jogadores conseguem compensar as marcações, estão mais inteligentes a jogar, mas acima de tudo há mais vontade e entrega para com o clube do que havia no passado. Não sei se é trabalho do treinador, mas que há mais vontade, lá isso há.

Os resultados são bons, os torneios são ganhos, a vontade é grande e a euforia é desmedida, como sempre acontece em qualquer pré-época em que o Benfica ganhe. O discurso começa a ser o mesmo de sempre, de que já somos campeões antecipadamente e sem que se tenha jogado uma única jornada do campeonato, o título já está entregue.

Depois, durante o ano, é o que se costuma ver e a que estamos mal habituados. As desculpas com isto e com aquilo, os jogadores, os treinadores, o presidente, o director-desportivo, tudo é colocado em causa e voltamos a mais um “novo ciclo”, com uma intensa remodelação.

Eu, pessoalmente, prefiro esperar pela competição a sério para poder ver se efectivamente este Benfica que se tem mostrado na pré-época mantém o mesmo ritmo, até ao final da mesma. Porque só no fim é que se fazem as contas. Ganhe-se o que se ganhar em torneios no Algarve, na Holanda, Guimarães ou até Lisboa. Nos dias 20 e 27 de Agosto, a Liga Europa, no dia 16, o começo da Liga serão os principais sinais do que se quer para o Benfica este ano.

E é aí que eu os quero ver realmente a jogar à bola e a ganhar.

9 comentários:

último! disse...

Concordo absolutamente com o post como queria acrescentar para quem disse mal do Schaffer que ontem foi um dos melhores, criticar ao fim de dois jogos na pré época parece-me errado assim como acho excessivo e perigoso tanta euforia, estamos em pré época embora os sinais sejam muito positivos temos de concordar

Miguel disse...

o que me parece é que enquanto acharmos que basta jogar bom futebol para gahar em Portugal nada conseguiremos. Não nos podemos esquecer que o Jorge Sousa estava em pré-epoca tb. para ganhar a árbitros daqueles, temos de marcar 5 golos fora da àrea, que não haja hipótese de anular. Até ver, óptimo jogo. Mas falta tudo o resto

f. disse...

Concordo em absoluto com o post, mas é impossível não ficar orgulhoso de ver a equipa jogar e, sobretudo, da ATITUDE, PERSONALIDADE e CONFIANÇA que demonstra.

Claro que uma não-vitória no dia 16deitará tudo a perder e ontem, Jorge Sousa fez o favor de lembrar que isto não vai ser fácil...

LC disse...

Mister D, o teu post é racional, acho que ninguém pode discordar do mesmo.

Mas e há sempre um mas, a questão não é o Benfica estar a ganhar jogos de pré época, é a qualidade que é demonstrada, eu há anos que não via futebol assim jogado pelo Benfica em 2 jogos consecutivos e se os jogos da pré época servem para ir afinando a equipa, foram dados passos muito importantes e com sentido.

Se vamos ganhar ou não, não sei, mas pelo menos conseguimos vislumbrar algo que há muito não se via que é raça dentro de campo do 1º ao último minuto, porque qualidade os jogadores têm.

Não entendo falarem das outras pré épocas, o ano passado a pre época foi uma miséria, há 2 anos idem, há 3 anos aspas aspas... sinceramente, não entendo.

Ultimo!, essa conversa já enjoa (não a tua), só criticam os jogadores novos aqueles gajos que nasceram com a peidola virada para a lua ou que não têm a mínima noção do que é futebol... mas a esses é fácil... vou escrever para a blogspot a pedir para adicionarem um comando de "ignorar user". hehehe

Sérgio_alj disse...

Pré-época do Benfica!!





http://visaodemercado.blogspot.com/2009/08/pre-epoca-do-sl-benfica.html

LC disse...

Este tony é uma melga do caralho com a visao de mercado.

Miguel Domingues disse...

Assim que puder, vá ao eail do blogue. Obrigado

Miguel Domingues disse...

*email

Miguel Domingues disse...

*email