terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pequenos Pormenores

O Benfica é um clube que cresceu com base na sua história, nas suas acções e nas suas vitórias.

Para além disso, os seus atletas, que são quem representam o clube, deveriam ter mais respeito por aquilo que fizeram para que o clube atingisse patamares pertos da perfeição, engrandecendo-o ao mesmo tempo.

Serve esta pequena introdução para frisar, que ao fim de 5 anos, o Benfica não homenageou Miklós Féher aquando da visita a Guimarães. Um jogador que morreu, quando vestia o manto sagrado, por fraco que fosse, estava a representar o clube e isso é mais um exemplo de como certas partes da mística e do respeito por quem deu ao clube não é recompensado.

Poderia dar mais exemplos. Poderíamos recuperar (como recuperámos a célebre vénia) outras fases do passado e acções que nos tornaram grandes.

Poderíamos e devíamos homenagear quem tantas alegrias nos deu e quem fez crescer o clube, mas isso, pelos vistos, é deixado para trás e é entregue aos VIP's do presente às imagens a eles associados.

Estas pequenas homenagens fazem parte da história do Benfica, porque elas são a história do Benfica. Não as deixemos morrer...

23 comentários:

avomaltine disse...

"Quando a bola está nos seus pés, já só se pode esperar que siga para a outra equipa. Claro que os adeptos de futebol adoram a expressão "ai se ela passa", mas, quando sai dos pés de Carlos Martins, nunca passa."

in blog lateral-esquerdo

Este Carlos Martins é como o Custódio, outro talento sobre valorizado da Academia de Alcovete, e digo isto com pena, sei que foi uma aposta do Rui Costa, mas eu como o atrasado-mental que se senta ao seu lado, já perdi a paciência há muito tempo.
Há jogadores que aguentam quando pressionados outros não, este é um desses casos.

Captain Kid disse...

só se pode perder algo que já foi nosso. há demasiados benfiquistas que não "perderam" a paciência. simplesmente nunca a tiveram, e gostam de complicar a adaptação dos jogadores, sobretudo dos portugueses.

Mr. Shankly disse...

CM tem um talento enorme. Pena que ache que tem ainda mais. Pena que ache que cada bola que lhe sai dos pés tem que ser um golo ou uma assistência. Conhecer as próprias limitações duplica o valor de um jogador.

Mr. Shankly disse...

Porra, fui influenciado em erro pelo avô. Não queria escrever aqui sobre o CM.

Confesso que pela primeira vez desde aquela fatídica noite de Janeiro não me lembrei do Miki em Guimarães. Talvez por o jogo ter sido à tarde, no Verão, não sei.

LC disse...

Não estando a desmentir ninguém nem a defender, julgo que no dia do Torneio cidade de Guimarães se fez a homenagem... se sim, consigo entender o porque de não se fazer desta vez, se não se fez é um ultraje para mim, para os benfiquistas e para o Benfica.

Pedro disse...

Em contrapartida assistimos a uma continua repressão do Benfica a benfiquistas no próprio Estádio...

LC disse...

Pedro, estás a falar de?

Tiago Pinto disse...

Caro Mister D:

é, efectivamente, ridículo o post que escreveu e, mais do que tudo, falso e incorrecto.

O Benfica, em direcção, decidiu - e muito bem - deixar de homenagear a data da morte de Feher para iniciar um conjunto de iniciativas que celebrem a vida do jogador. entre as quais está já em marcha um protocolo com escolas da cidade de Feher para que os melhores alunos possam, anualmente, visitar o estádio e participar em actividades do Benfica.

Se for só desconhecimento tudo bem, mas mais uma vez parece-me que é maldade o seu post...

cumprimentos,

Tiago Pinto

Pedro disse...

LC : http://veultras.blogspot.com/2009/08/vi-ontem-no-estadio-da-luz.html

Mister D disse...

Já que o sr. Tiago Pinto tem tantas informações assim disponíveis, ao menos que deixe os links com a escola do Féher e com a comunicação da Direcção a dizer que deixava de fazer as homenagens ao jogador.
Sempre se poupa o ridículo do post ou não...

Mister D disse...

Adenda ao comentário anterior:

Notícias vindas n'O Jogo também contam??

"Fontes oficiais do Benfica" e afins é um bocado suspeito, não?

JNF disse...

Fehér deveria ser, obviamente, ser sempre recordado, em especial na data da morte e nos jogos em Guimarães. Ponto final.

jorge.m.serra disse...

isso que o tiago pinto disse deu na BENFICATV eu vi la a noticia

LC disse...

Pedro, eu pertenci ao Diabos Vermelhos, saí por não concordar com várias (MUITAS) coisas que lá se passam, há quem ponha os DV acima do Benfica o que para mim é impensável e foi a principal razão de eu sair.

Se concordo com algumas coisas há muitas que não concordo, eu se quiser ser um cidadão com direitos também terei de o ser com deveres/obrigações independentemente de concordar com a lei ou não.

Não sei quem escreve no blogue em questão, parece-me uma pessoa algo sensata, mas não deixa de por a claque acima do Benfica.

Já te aconteceu seres multado pela polícia e enquanto te estão a "sacar" dados e a preparar o pagamento veres 3 ou 4 viaturas a passar em excesso de velocidade?.. é injusto não é? mas é assim mesmo, não dá para tudo infelizmente... o problema é de quem faz a merda e não faz nada para atenuar a situação... em vez de: "vocês sabem do que eu estou a falar", eu digo: "eu sei do que estou a falar".

Insurjo-me contra muita coisa, mas nesta situação por aqui me fico...

LC disse...

Pedro, eu pertenci ao Diabos Vermelhos, saí por não concordar com várias (MUITAS) coisas que lá se passam, há quem ponha os DV acima do Benfica o que para mim é impensável e foi a principal razão de eu sair.

Se concordo com algumas coisas há muitas que não concordo, eu se quiser ser um cidadão com direitos também terei de o ser com deveres/obrigações independentemente de concordar com a lei ou não.

Não sei quem escreve no blogue em questão, parece-me uma pessoa algo sensata, mas não deixa de por a claque acima do Benfica.

Já te aconteceu seres multado pela polícia e enquanto te estão a "sacar" dados e a preparar o pagamento veres 3 ou 4 viaturas a passar em excesso de velocidade?.. é injusto não é? mas é assim mesmo, não dá para tudo infelizmente... o problema é de quem faz a merda e não faz nada para atenuar a situação... em vez de: "vocês sabem do que eu estou a falar", eu digo: "eu sei do que estou a falar".

Insurjo-me contra muita coisa, mas nesta situação por aqui me fico...

Tiago Pinto disse...

Boas,

Termina hoje e aqui a minha interlocução com o pseudo benfiquista Mister D. Ele como aqueles que protege e defende não toleram a crítica e olham para o Benfica como se fosse deles, tal como a verdade. Mister D deve andar mais ocupado a tentar resolver os problemas de JOsé Veiga (pelo menos defendo-o) do que a ler informação desportiva e, como tal, chamou ridiculo ao que escrevi espelhando aquilo que escreve diariamente...

Felizmente eu e os Benfiquistas a sério vemos Benfica TV e um deles, pelo menos, já aqui veio repor alguma verdade nesta conversa.

mas mais eu não leio o jogo, nunca o comprei e o comprarei, tal como o record. baseio-me na informação do clube e, admito, compro a bola. quanto a si, imagino as publicações que lê...

Página 10 da edição da Bola de dia 25 de Agosto de 2009:

"FEHER RECORDADO SÓ PELA SUA VIDA: causou estranheza o facto de o Benfica não repetir, este domingo, o gesto habitual nas deslocações, em jogos oficiais, a Guimarães como colocação de uma coroa de flores no local onde Miklos Feher tombou sem vida a 25 de janeiro de 2004. A interrupção do cerimonial tem a ver com a determinação em reunião de direcção, uma vez que o Benfica entende que passados cinco anos da morte do jogador chegou o momento de o recordar pelo que fez em vida e não pela sua morte. Nesse sentido, o Benfica ultima um protocolo com a escola onde Feher realizou os seus estudos, na sua terra natal em Gyor, na Hungria, protocolo esse que permitirá que anualmente , os melhores alunos se desloquem a POrtugal para realizarem diversas actividades no clube da luz, ficando instalados durante alguns dias no Caixa Futebol Campus, do Seixal. Permanecerá em todo o caso, a missa anual por altura do aniversário do seu trágico falecimento."

felizmente a bola tem imensa tiragem e qualquer um poderá verificar quem se tornou ridículo.

felicidades para o seu futuro e estou certo que com bruno carvalho, josé veiga ou qualquer outro oportunista seria muito feliz.

cumprimentos,

Tiago Pinto

www.footballdependent.blogspot.com

david disse...

Tiago Pinto, foste tu quem ontem ligou para o "em linha"?

Tiago Pinto disse...

sim, David.

não sei se isso é bom ou mau, mas é verdade :)

cumprimentos,

tiago pinto

Mister D disse...

E eis que finalmente vem a verdade suprema: Quem não vê a Benfica TV, não é benfiquista!
Ou quem não lê a Bola, não é benfiquista!

Espectacular. Pronto, foi ridículo o post, como é tudo o que o Mister D escreve ou diz.

Falei da homenagem a Féher, como podia falar do que o Record teve de fazer para ajudar José Torres.

Ou como o Benfica é incapaz de homenagear pessoas que deram tudo ou quase tudo ao clube.

Sendo assim, fica aqui já uma ideia. Se formos campeões (como espero que sejamos), no final da época, e porque faz 5 anos, a direcção pode também reunir e decidir homenagear quem fez o Benfica campeão da última vez. Mas aí já teria de homenagear José Veiga, e como eu sou apoiante dele (segundo o que se diz...), já não era tão bom ser ele um dos homenageados. Ou então o Manuel Fernandes, que também saíu em litígio com o Benfica, ou o Miguel, que também saíu em litígio, ou outros, que saíram sempre em litígio do Benfica.

Enfim, é uma questão de interpretação...

piazzanuova disse...

Se o Veiga fez do Benfica campeão, então também eu reclamo louros nesse título.

Diz-me lá então em que é que a presença tutorial do Veiga foi assim tão determinante na conquista do título?

Lembro-me e bem de uma entrevista do Manuel Fernandes em que faz tábua rasa do suposto papel de Veiga no título, segundo o próprio a "blindagem" de balneário foi feita por Álvaro Magalhães.

Além disso calculo que se se comemorasse cada título de 5 em 5 anos ainda estávamos a comemorar o campeonato de 73.

Deixa-me também recordar-te que o Sport Lisboa e Benfica não deixa cair os seus, basta analisares friamente(como é teu timbre) a vida e carreira de um Chalana e de um Eusébio dentro do Benfica e pós vida futebolística.

O Benfica deve-lhes muito, mas nenhum deles está acima do Benfica. Nunca!

Mister D disse...

Meu caro Piazza:

A génese do post é a de que o Benfica tem de homenagear os seus atletas, ou pelo menos, aqueles que fizeram dele grande, enorme mesmo!

Fazer acordos e protocolos com escolas da Hungria não menosprezam o facto de quando se vai a Guimarães o Benfica gastar dinheiro numa coroa de flores e homenagear um jogador, por muito ou pouco que tenha feito com a camisola do Glorioso, padeceu em pleno campo honrando essa mesma camisola. Esta é que é a génese do post. Chamar-lhe rídiculo e "insultuoso" como alguém lhe chmaou é que mostra que há certos hábitos deste Benfica "moderno" que não se coadunam com o Benfica que eu e tu conhecemos bem.

A laracha do Veiga foi só para gozar nitidamente com alguns dos comentários que por aqui vão pululando.

Tu sabes, ao contrário de muitos, qual a minha opinião sobre tamanho escroque...

piazzanuova disse...

A questão é esta, o Benfica homenageia os seus atletas. Lembras-te da homenagem ao Vasco Vasconcelos? Ao Coluna? A Eusébio Cup? Ao Lisboa?

Não vais, espero, cair no populismo de defender que se faça uma homenagem por cada atleta que representou o Glorioso?

Quanto ao Veiga, eu sei que o detestas. Não te ficava mal arranjares energia para escrever um post a cascar no gajo e deixar as homenagens em paz. Que são realizadas, acrescente-se.

Abraço.

Joana disse...

este Mister D, consegue atingir niveis de estupidez e diarreia verbal, nunca antes visto !
1º ataca o Tiago Pinto, qd este fez um simples reparo, sem ofender nada nem ninguem...
depois qd apercebe-se que entalou-se e só disse merda ( as always ), tenta dar a volta e "ah e tal .. esquece lá o feher, bora falar do Torres" !

Gajos estupidos que NUNCA admitem q tiveram mal, dão-me a volta ao estomago!
POR FAVOR