sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Menezes e o resto

Pelo que vai circulando por , parece que Filipe Menezes vai reforçar o Benfica, a troco de 1 milhão de Euros.

A contratação do jovem brasileiro será para colmatar algumas ausências (esperemos...) pontuais de Aimar no onze encarnado. Analisando o que foi apresentado no Catenaccio, tendo por base o IMSCouting, temos os seguintes valores:

Finanças
Valor de mercado estimado: € 1M-2.5M
Salário estimado anual: € 18K

Ficha clínica: Nada a assinalar

Atributos (de 0 a 5)
Jumping & Heading (2)
Technique & Criativity (4)
Acceleration & Pace (2)
Physical & Strenght (2)

Avaliação final: He plays very well using both feet and protect the ball quite good. Has a good technique to kick the ball (nice short and long pass) and he's a good free-kicker. Because is a smart midfielder can play as playmaker. However, he's a bit inconstant and that's why he does not has a regular career.


Olhamos para a avaliação e a pergunta que se faz é: Justifica-se o gasto de 1 milhão de Euros num jovem jogador brasileiro, proveniente do Goiás e sem saber o que custa a adaptação à Europa?

Estamos a falar de 1 milhão de Euros, quando César Peixoto (a título de exemplo) custou menos de metade.

E para se gastar este dinheiro num jovem de 21 anos, não poderíamos ter resgatado Miguel Rosa, que depois de uma época no Estoril e em vez de estar a jogar no Carregado, emprestado esta época, poderia ser uma opção válida para substituir Aimar. Certamente, poupar-se-ia em salários, em despesas de transferência e é um jogador com um potencial tremendo, que na minha opinião, pouco tem a ganhar, jogando no Carregado.

Lembro-me perfeitamente há dois anos de ver Miguel Rosa jogar no Caixa Futebol Campus. e a posição que ele ocupava em campo, é em todo igual à maneira de Aimar jogar este ano. Logo, teria assim mais hipóteses de jogar e ganhar ritmo na equipa principal. Também cumpre razoavelmente a interior-direito, pelo que estava também assegurado para as ausências de Ramires, que virão a acontecer com os jogos do Brasil.

Não estou a pôr em causa o valor, como jogador do Menezes (porque também ainda não o vi jogar), mas gastar dinheiro, em vez de não apostar nos jovens da casa, é uma coisa que me faz uma espécie de confusão.

11 comentários:

Pedro disse...

Concordo em absoluto. Este é o tipo de contratação q me faz muita espécie.
Ok...imaginemos q estamos perante um diamante por lapidar. Acho que já temos alguns como Urreta, Di Maria, Sidnei, David Luiz, Adu, Fellipe Bastos... Seria muito mais lógico apostar num puto dos nossos do q gastar este milhão. Para a posição do Aimar temos o Martins e agora o César. O Saviola e o Nuno Gomes tb podem desenrascar.

Enfim...

Pedro Azevedo disse...

O martins não é opção.. Possa.. Façam a estatistica.. Quando tiver em campo contem o numero de passes que acerta e aqueles que falha. Depois venham aqui e corrijam essa ideia. O César Peixoto não se sabe se é uma opção consistente..

Pois, segundo o Jesus até o David Luiz pode desenrascar. Somos a equipa do desenrasca?

Primeiro factos depois criticas..

Henrique disse...

Bom em termos gerais (falo de posições) o benfica não possui nenhum medio ofensivo para substituir o Aimar. O Cesar Peixoto e o Carlos Martins são "mais defensivos". Além disso tentar colocar o Nuno Gomes ou o Saviola nessa posição de início não me parece acertado.

Comparativamente ao Cesar Peixoto este Filipe Menezes é um jovem com margem de progressao (que todos os jovens possuem), ao contrario do Peixoto que não vai dar mais do que já deu.

Já agora quantos jogos do Miguel Rosa viram o ano passado ao serviço do Estoril?

último! disse...

Eu espero para ver relembro-vos do escandalo que foi os 7 milhões pelo Javí e neste momento ninguém fala, confio que seria uma opção já conhecida do Jesus logo é esperar para ver.

piazzanuova disse...

subscrevo o post, com uma ressalva: se o puto for mesmo bom deve deixar de ser contratado?

é claro que no caso de não ser, a equipe técnica e o director desportivo têm de ser chamados à pedra.

A propósito, espero que Miguel Vítor volte ao campo. Tenho saudades de vê-lo jogar.

piazzanuova disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Fernandes disse...

A pedido de Jesus, e o Jesus percebe mais disto que vocês todos juntos...

Miguel Rosa se tivesse feito grande época no Estoril, não estava agora no Carregado... Parem lá de por todos os jovens da cantera nos pincaros...

Alberto disse...

Também nao percebo, do estoril po carregado...hmmm

Pedro Azevedo disse...

De acordo Luis.

piazzanuova disse...

Nem conheço o míudo, e dou o benefício da dúvida a Jesus, falo apenas no sentido genérico da acção de se ir buscar um jovem estrangeiro em detrimento da
outro de igual valor das camadas jovens. Não faço a mínima ideia se isso sequer se aplica ao caso em questão.

Ricardo Chaves disse...

Eu por acaso até acho que o Felipe Menezes tem currículo e é dos poucos que já fez obra lá no partido dele. Acho que era bem melhor que a sua sucessora, que se calhar ainda vamos ter que aturar no governo!

:)