sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Benfica 2010/2011

O Benfica 2010/2011 apresenta-se com uma tarefa difícil: revalidar o título de campeão nacional!

E difícil, porque tudo irá ser feito para minar a tarefa com telefonemas, rebuçados, frutas e mais o que houver, nem que para isso, a Federação de Futebol aprove o regime jurídico para agradar ao Papa.

Sendo difícil, a fase final desta temporada deixa-nos alguns sintomas de preocupação. Como sabem, eu não alinho com situacionistas, nem com senhores que se alvitam e sabem de tudo, falando ao bem falar, como se fossem donos de uma razão que lhes é comunicada mais acima.

Falo concretamente da situação (que é real) da iminente saída de João Gabriel do Benfica. Se tal acontecer, é grave. E é grave por estas razões:

- João Gabriel era o verdadeiro filtro na gestão da informação que faltava ao Benfica há muito tempo, sabendo bem que tipo de notícias deveria colocar cá fora
- Mesmo assim, o Departamento de Comunicação do Benfica tem mais três funcionários a tempo inteiro, mas mesmo assim é insuficiente para a gestão de um clube como o Benfica.
- Ricardo Maia faz muitas vezes de "João Gabriel" e quando assim é, nota-se logo a fragilidade a que o Departamento está sujeito
- Havendo sempre uma pessoa só dedicada ao futebol, as outras são escassas para o resto do clube.
- Havendo a articulação com a Benfica TV, poderá ser esta uma forma de minorar os ataques, mas escudarmo-nos em recentes formados, existe sempre um risco apetecível para o erro

Se João Gabriel não sair, será de facto uma vitória de pré-época, bastando depois organizar o Departamento para que alguns efeitos de contra-informação sejam devidamente resolvidos.

Quanto ao plantel, as escolhas são óbvias: um guarda-redes de topo que garanta os chamados "pontos-extra", um defesa-esquerdo, um médio-direito (para ser uma verdadeira alternativa a Ramires) e um avançado, caso Cardozo saia.

Guarda-redes poderia ser perfeitamente Akinfeev. Em Dezembro, foi oferecido ao Benfica por 4 milhões de Euros e o clube não quis apostar num guarda-redes que oferece garantias e ainda tem muita margem de progressão.

Defesa-esquerdo que ombreie com César Peixoto. Deixava Fábio Coentrão para tarefas mais ofensivas, perfilando-se como verdadeira alternativa a Di Maria, caso o argentino saia.

Um médio-direito, porque colocar Ruben Amorim ou Carlos Martins não é a mesma coisa do que o brasileiro, apesar da boa vontade de ambos. Para além disso, tem de se estar sempre a adaptar um jogador para a posição.

Finalmente o avançado, caso Cardozo saia. Terá de ser obrigatoriamente goleador, e como Cardozo, desconhecido e competente, como Cardozo era antes de chegar.

Depois, espero que a competência que Jesus colocou este ano ao serviço do clube, sirva da mesma forma para o ano. Eu também gosto de sonhar, mas gosto de sonhar com o realismo. E se tiver que escolher entre o campeonato e a Champions, prefiro claramente o campeonato. Sempre é um passinho a mais para a consolidação do clube, para depois sim, arriscarmos a sério.

Viva o Benfica!

11 comentários:

GeracaoBenfica disse...

Caro Mister D,

Sem preocupações de "politicamente correcto" e a confrontar os que "comem de cima"... es danado, homem.

Destaco o mais relevante que escreves: a revalidação do título será dificílima mas será talvez a parte mais importante da nova epoca (qual Champions qual quê).

Quanto a jogadores, essa do Akinfeev tinhas guardada há uns meses? É claramente a MINHA escolha , como poderás ver no meu blog se o leres.

O resto... de acordo, ainda que eu mantinha o Fabio na defesa e nao mexia aí.

Mister D disse...

Caro Geração:

Creio que o Fábio tem mais potencial para extremo do que para defesa.

Como é óbvio, com o tempo e com a utilização, poderia ser um óptimo lateral-esquerdo (diferente de defesa) num esquema de três defesas, mas não mais do que isso.

É a minha opinião, apenas. Quanto ao resto, são as minhas ideias, sejam elas válidas ou não...

GeracaoBenfica disse...

Já serem tuas e não "de alguém" que tenhas o cuidado de lhes dar voz, é algo muito valorizável.

O serem correctas ou nao... isto das opiniões são como as vaginas... quem quer dá-las, dá!

CsA disse...

Akinfeev foi-nos oferecido por 4M? Deve ser para rir essa.

APLANE disse...

Caro Mister D,

Em relação às compras concordo com as posições a serem reforçadas...Se bem que a de MD, me parece a menos importante...

De referir, que estou muito preocupado, circula deesde ontem , outra vez na blogosfera a info que o Eduardo vai ser o GR do Benfica..

Fodasse, nem dormi bem...
Como é possivel , oprra, andam a brincar outra vez ao futebol?

Por favor digam me que é treta...

transpose disse...

4M de euros pelo Akinfeev? Era o negócio do século...

Deve ter sido oferecido ou no dia um de abril ou o empresário do jogador devia ter um filho brincalhão a brincar-lhe com o telémovel...

IMPOSSIVEL...O MAN UTD pelo li em janeiro ofereceu 15M e foi recusada...

fjr disse...

O Man Utd anda a seguir o Akinfeev e os russos iam oferecer-nos o gajo por 4M...

NSC disse...

Pensar que o Benfica pode ir comprar o Akinfeev é como ir á caça e disparar a um tordo a 500 metros de altura. É melhor apontar para alvos mais válidos.

Natálio Santos disse...

Acho que todos os benfiquistas e não só devíamos de enviar (eu já enviei e no ano passado também) um e mail ao presidente da assembleia da republica a criticar severamente mais um almoço de alguns deputados da nação com um individuo que foi condenado por corrupção, e que é o principal fomentador do ódio no desporto português, chegando mesmo a afirmar em publico que só queria ver " Lisboa a arder "...!!! Não podemos deixar passar este enorme atropelo ao civismo e á seriedade por parte de elementos que foram eleitos pelo povo para zelar pelo bem estar do nosso Portugal, mas que convivem com indivíduos corruptos e mafiosos e ainda por cima em plena assembleia da republica...

Sou da opinião que não devemos deixar passar esta pouca vergonha em claro e mais do que nunca manifestar o nosso repudio sobretudo como cidadãos e como benfiquistas...!!!

Passaralho disse...

Natálio:

Cagar nisso é pouco.
Afinal, está no sítio certo quando vai à AR.
Quando temos os políticos que temos, o Secretário do Desporto que temos, o PM que temos, coberto de merda até ao pescoço, é sem dúvida aí que pc se pode sentir minimamente sério.

Queres protestar contra isso, levanta o cu da praia e vai votar nas eleições. Depois volta-se ao mesmo, mas ao menos tenta-se.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Natálio Santos disse...

Passaralho convém não te esqueceres que é muito graças a estas vergonhosas cumplicidades que este corrupto se vai safando dos inúmeros processos de que já foi alvo, pois já por mais que uma vez aqui digo o seguinte "benfiquistas a nossa inércia é a força dos corruptos", mas que ninguém parece levar a sério infelizmente, como mais uma vez ficou provado com os festejos de campeão do nosso amado clube, somos milhões de adeptos espalhados por este nosso Portugal, agora imaginem toda esta gente a fazer pressão sobre as nossas autoridades, sobre a nossa justiça,etc...???Até quando vamos ser anjinhos...???ATÉ QUANDO ???