quinta-feira, 2 de setembro de 2010

É isso mesmo...

Aliás, quem tem razão é o Gwaihir, da Tertúlia, que diz que o problema está nos adeptos. Esses sim, são os verdadeiros culpados da crise do Benfica. Aliás, os adeptos (pelo menos os do meu tipo) andam sempre a mandar abaixo o Benfica, porque querem ter tempo de antena nos blogs, só pode.

Os mais de vinte anos de dedicação que já levo no lombo, tendo de fazer duas horas para ir para o Estádio da Luz e voltar duas horas depois do jogo foram feitas sempre com o propósito único de prejudicar o meu clube do coração. É isso que me move. É esse o meu único objectivo: falar mal do Benfica!

Certo, é que em 1997, o meu voto foi para Luís Tadeu, em deterimento de Vale e Azevedo, mas mesmo assim, não deixei de frequentar o Terceiro Anel sempre no apoio aos nossos. Em 2000, nova votação e curiosidade das curiosidades, votei em Manuel Vilarinho com o único intuito de colocar Vale e Azevedo fora da Presidência do Benfica. Nas restantes eleições, abdiquei de colocar o meu voto na pessoa de Vieira, porque o passado do Senhor dava-me inúmeras reservas sobre tudo.

Com o passar dos anos, a parte material do clube foi melhorada, como é óbvio e está a olhos vistos, mas o crédito não é por totalidade dado a Vieira. Que eu saiba, o senhor é Presidente desde 2003 e portanto, o que foi tratado entre 2000 e o primeiro ano da sua Presidência teve outro rosto.

Mas voltando ao cerne da questão, os adeptos, são eles os principais responsáveis ao que o Benfica chegou. São os adeptos que fazem os raides à busca de jogadores de qualidade duvidosa. São os adeptos que dizem que não percebem nada de futebol, quando foram responsáveis pelo futebol anos antes e o voltam a ser outra vez. São os adeptos que dizem uma coisa num dia, no dia a seguir compõem o que tinha sido dito e uma semana depois, a consequência é totalmente diferente do que tinha sido dito. São os adeptos os verdadeiros culpados.

O Deus Nosso Senhor que os adeptos do Benfica arranjaram, é que é o verdadeiro Salvador, como se não se pudesse ter arranjado melhor. Os outros (os que gostam de mandar abaixo), os que ousam, como são considerados os ateus, os não-crentes são logo alvo de ser expurgados pelos devotos, que de cruz em barda e uns archotes estão prontos a queimar quem ouse colocar em causa as palavras sábias.

Portanto, todo este ruído criado com os actos da história só poderá ser comparado a um Livro Negro, que só está pronto para dizer mal e se prepara para ser o Anti-Cristo.

Os adeptos, esses malvados, que ousam colocar em causa, questões fundamentais como aspectos de gestão (mesmo tendo formação para isso) não o podem fazer, porque o Senhor é que sabe. Aliás, o Senhor nunca se engana. São sempre os outros!

Portanto, demagogia e iluminismo só acontecem àqueles que não acreditam, esses hereges...

18 comentários:

L. disse...

sorry, mister D. embora em essencia tenha razao em varios pontos, a verdade e que os adeptos do benfica sao o motivo de nao se apostar tanto nos jovens. e quando digo os adeptos, nao falo dos bloggers, falo das "massas". os silvios e migueis lopes precisam de sair do benfica para continuar a desenvolver bem as suas qualidades, ficando no bvenfica, seriam queimados em 2 tempos, como foram no seu tempo abel silva ou pedro henriques. e tantos outros.

o grande defeito do adepto é a necessidade constante de arranjar bodes expiatorios. para alguns, sao os jogadores ou treinadores. para outros, sao os directores. mesmo que os erros que eles cometam, e o motivo porque cometem, sejam os mesmos factos que se passam num inter, num barcelona, num real madrid.

pensa ro contrairo e ser um ingenuo do caraças.

fl disse...

Sou leitor assíduo da Terúlia, do Vedeta da Bola e do Ndrangheta. Acho que são os melhores blogs da blogosfera benfiquista.

Reconheço que dos que escrevem no Ndrangheta o Mister D não é o aquele com o qual me identifico. Mas habituei-me a tê-lo como alguém que é sério no que escreve.

A bem dessa seriedade, registe-se que há uma grande diferença entre dizer que o Carlos Miguel Silva culpou os adeptos (na sua totalidade) e o que o CMS realmente escreveu.

o CMS não culpou os adeptos (na sua totalidade), mas sim uma parcela dessa totalidade. E foi claro

"O problema do Benfica são os adeptos. (...) Quais? Os adeptos que andam todo o ano escondidos debaixo dos calhaus e só aparecem nas derrotas, sôfregos por dizer ‘eu sabia, eu sabia’ e ‘exijo explicações!!!’ e ‘vamos voltar à miséria de sempre’. E os que andam histericamente a festejar vitórias e que depois, com a mesma facilidade, assobiam no estádio e colocam tudo em causa."

Acho e sei que o Mr D também sabe, pois parece ser e é certamente inteligente que nesta pequena grande nuance há toda uma grande diferença.

Desta vez, o Mr D utiliza outro blogger como arma de arremesso contra um colega seu e em simultâneo arremessa sobre esse blogger, mas fá-lo partindo de uma premissa errada.

Gosto muito de o ver envolvido em interessantes e saudáveis discussões com o inespugabile, mas desta vez não o fez de forma correcta. Esta é a minha singela e honesta opinião.


Um grande abraço benfiquista a todos.

Francisco Lemos

Mister D disse...

Meu caro Francisco,

Todos os comentários são bem-vindos, e caso tenha reparado, nenhum é apagado.

Não usei arma de arremesso contra ninguém, já que esta é uma das virtudes do nosso blog: discussão sã e séria entre os diferentes intervenientes que têm as suas próprias ideias.

É já habitual esta troca de argumentos...

Volte sempre,

fl disse...

mas a essência da coisa continua: acusa um blogger de ter dito o que não disse. Ele não culpou adeptos como, por exemplo, o inespugnabile.

Ele culpou os ""O problema do Benfica são os adeptos. (...) Quais? Os adeptos que andam todo o ano escondidos debaixo dos calhaus e só aparecem nas derrotas, sôfregos por dizer ‘eu sabia, eu sabia’ e ‘exijo explicações!!!’ e ‘vamos voltar à miséria de sempre’. E os que andam histericamente a festejar vitórias e que depois, com a mesma facilidade, assobiam no estádio e colocam tudo em causa."

tem razão quanto aos comentários não serem aqui apagados. por isso é que gosto de ler os blogs que referi, mas não comento na Tertúlia. Nesse caso em concreto tb não concordo com o que els fazem com a moderação dos comentários. Coisa que nem aqui nem no vedeta da bola não é feito.

Sim, sou eu disse...

Bem, li agora o texto do tal Gwaihir.. Não percebo o que, para ele, seja um bom adepto. Ele diz algo como 'quem não gosta não come'. Eu acho que ele quer é que os adeptos benfiquistas sejam mais do género 'comer e calar'. Eu, falo por mim, sou dos que 'critica' quando as coisas não vão bem. Sou dos que questionam a compra do Roberto. Sou dos que questionam a compra de Alípio, Rodrigo (gastar milhões em jogadores que vão para júniores ou são emprestados não me parece muito viável, mas a ver vamos). Mas, ao contrário do que este senhor escreve, eu não debaixo de um calhau para criticar. Eu mantenho-me fora dele sempre, em bons e maus momentos. E, portanto, critico quando tenho que criticar, felicito quando tenho que felicitar, nomeadamente as 'recuperações' de Di María, Aimar, Cardozo, e compras como Javi Garcia, Saviola, Gaitan. Eu também não sei quem esse senhor se julga, com tanto ódio, com tanto ar de superioridade. Se ele é benfiquista, não tem nada que criticar os seus 'colegas' adeptos. Cada um é como é. Ou então eu dou uma de arrogante e digo que a culpa da 'crise' do Benfica (não lhe podemos chamar isso, mas pronto) é de tipos como ele. Porque critica adeptos do mesmo clube. Porque pretende diferenciar adeptos. Criar divisões. E atitudes dessas sim, podem desunir a massa adepta (já que ele radicalizou, também tenho o direito). E ainda bem que há diferentes tipos de adeptos. Se fosse tudo como esse senhor, que provavelmente diz que sim a todas as decisões do clube, então ainda estaríamos com o Quique, a praticar um futebol horrível. E se não for esse o caso, então o tal Gwaihir é simplesmente hipócrita.

Peço desculpa pelo texto tão longo.

fl disse...

"Se ele é benfiquista, não tem nada que criticar os seus 'colegas' adeptos."

bem, nesse caso também aui no Ndrangheta e em quase todos os blogs e foruns se criticam outros benfiquistas.
Aliás, este texto do Mr. D é disso exemplo.

ou vamos começar a fazer como os putos e a dizer que eu agora já posso dizer isto porque foi o outro puto quem começou?

Sim, sou eu disse...

Bem, ele critica os adeptos que por sua vez criticam o clube/direcção. Então pronto, para manter esse senhor agradado, ninguém critica a direcção. Gasta-se 8,5M num guarda-redes que, até agora, não provou nada? Tudo bem, para o ano há mais dinheiro. Gasta-se 10M em 2 jovens do Real Madrid, em que um deles vai para os júniores e o outro é emprestado? Tudo bem, 10M é pouco, para o ano há mais.. E com estas três brincadeiras, 18,5M arderam. Mas criticar? Não, ou sou um mau adepto, e ainda sou culpabilizado pelo mau início de época do Benfica.

Mas eu começo a pensar cá para mim: o Benfica fez três jogos na liga. Perdeus dois. Em todos os jogos os adeptos apoiaram. Como pode ser então culpa dos adeptos? Assobiaram o Roberto? E olhem no que isso deu!! Provavelmente se não tivessem assobiado, ele seria titular contra o Setúbal. Se calhar dava mais um frango e comprometia ainda mais a liga. Mas graças aos assobios ao rapaz, o Júlio César jogou e cometeu penálti. Graças a isso, o Roberto entrou e defendeu, o que pode ser o ponto de viragem. Graças aos assobios dos culpados do mau início de época do glorioso, podemos muito bem ter ganho um bom guarda-redes. Mas pronto, são opiniões...

fl disse...

mas, ainda voltando ao tal texto do CMSilva, ele diz quem são os benfiquistas que critica:

Os adeptos que andam todo o ano escondidos debaixo dos calhaus e só aparecem nas derrotas, sôfregos por dizer ‘eu sabia, eu sabia’ e ‘exijo explicações!!!’ e ‘vamos voltar à miséria de sempre’. E os que andam histericamente a festejar vitórias e que depois, com a mesma facilidade, assobiam no estádio e colocam tudo em causa.


bem. isto está a desvirtuar a questão mais importante do post do MR D que só pode ser entendida na sequência do texto que o antecede.

e, para mim, a questão é esta: de tanto ver malhar, muitas das vezes de forma injusta, em lfv a única coisa que apetece é defendê-lo. por vezes vejo os benfiquistas a louvarem o pinto da costa e a darem porrada de meia noite no lfv. nesse momento, até eu que nem gosto da personagem me sinto "obrigado" a defendê-lo.

E parece-me que esta é mais ou menos a posição do inespugnabile perante as porradas de meia-noite que o Mr D dá no LFV.

Mister D disse...

Meu caro fl,

Se há coisa com que eu fui sempre coerente, foi a minha opinião sobre LFV. Não me escondo, nem nunca me escondi atrás de calhaus para ficar à espera disto ou daquilo.

O termo que usei do Gwaihir foi só para enquadrar o tema adeptos. Mas já vi que isso veio lançar a confusão...

fl disse...

Mr D. veio porque é utilizar uma posição extremada (a do CMS) para defender outra (a sua) que se extremou devido a outra tb extremada (a do inespugnabile) que se extremou devido à sua poinião no tal pos da história.

como vê, este tipo de argumento leva sempre a argumentos impossíveis de defender e de atacar racionalmente porque a génese já não é racional.


por exemplo, e é mesmo um exemplo extremado mas que poderia ser utilizado numa discussão deste teor:

a leonor pinhão escreveu isto numa crónica recente "- Mas não acha que Fulano não jogou nada? E que Sicrano está gordo? E que Beltrano não tem categoria para vestir a nossa camisola?
À espera da resposta, cravaram-se no velho uma dúzia de pares de olhos espevitados pela curiosidade que não foi satisfeita.
- Olhe, amigo, para mim dizer mal de qualquer jogador do Benfica é mais feio do que cuspir na sopa.
E acabou-se ali a conversa. Pelo menos naquele recanto daquele cacilheiro naquela viagem depois de uma derrota do Glorioso no campo da CUF do Barreiro."


seguindo os pressupostos desta discussão, alguém acabará por criticar o avô da leonor pinhão por estar a querer calar a boca de todos os benfiquistas que se insurgiram. e isto é absurdo!! não é?

ou alguém mais rebuscado ainda pode começar a acusar a leonor de estar a querer fazer o mesmo.


quanto ao resto, se o MR D nunca esteve escondido, e eu sei que não, não se abespinhe com o que o CMS escreveu pois garantidamente não a atinge. eu sei que não o atinge, pois há muito tempo que o leio.


abraço

L. disse...

morreu o josé torres... o benfica de luto.

António Pista disse...

O mal não são os adeptos, a culpa na minha óptica vai inteirinha para o Mário Soares, quando impediu que Álvaro Cunhal transformasse Portugal numa ditadura comunista, e se fôssemos neste momento a Coreia do Norte da Europa, certamente não haveriam blogs, nem adeptos a criticar...

Mas como infelizmente, não somos a Coreia do Norte do Ocidente, nas próximas eleições haverão mais candidatos para de uma vez por todas varrer com o Luís Filipe Vieira e a sua direcção de vez do Sport Lisboa e Benfica!

Vermelhusco disse...

Antonio Pista e meter la quem???
E que dos "notaveis" que so sao notaveis na arte de maldizer nao quero nenhum a liderar os destinos do clube.

António Pista disse...

Vermelhusco essa pergunta faz aos detractores de Vieira, eu apenas fiz uma constatação da realidade...
Se necessário for, colocarei o meu voto no nome de LFV...

Luis Fernandes disse...

A culpa é dos adeptos na medida em que isto não é crise nenhuma mas muitos comportam-se como tal... Tu próprio usas o termo crise....

Nisso estou de acordo, que o momento menos bom do Benfica é culpa dos adeptos é absurdo.

LC disse...

Mister D, mas os que vão ao estádio como tu e eu são 35mil a 40mil, e convenhamos que 75% dos que estão lá "sempre" estão a cagar-se para blogs... eu posso dizer-te que visitava 6 blogs agora só 4 e cada vez serão menos... percebo a critica do Gwaihir, se entrares no antro serbenfiquista.com só como exemplo, percebes a ideia do Gwaihir.

A mim esse post não me tocou nada e tambem sei criticar, por exemplo o negocio Roberto que infelizmente é escuro demais... Só de SABER que o Roberto foi negociado por 1,9M€ e foram declarados 8,5M€ me fez sentir mal, depois de SABER o porquê dessa situação até achei bem, pelo menos porque o Benfica poupou QUASE 1,5M€ com a operação que fez, eu se puder também fujo ao que o estado me rouba pelo meu trabalho.

Abraço e saudações.

LC disse...

Só mais um pormaior.

Em tanto benfiquista, há-os de todas as formas e feitios mas os adeptos não são os sócios, eu sou um sócio e pertenço ao Benfica da mesma forma que o Benfica me pertence como a qualquer sócio, os adeptos são como um que no ano passado era uma das minhas companhias, na 5ª feira antes do setubal perguntei se queria vir à bola e levei com isto:

"Achas?o meu dinheiro é que não meto lá mais!"

inespugnabile disse...

Cada vez gosto mais do Pista...