quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Os Actos da História (V)

V - Conclusões


As teorias do Presidente Luís Filipe Vieira há muito que esgotaram a minha paciência (e garanto que tenho muita). Para além da muita paciência, também tenho alguma memória e não me esqueço do que Vieira fazia quando mandava no Alverca e o que prejudicou o clube que agora tanto abraça e gosta. Efectuou uma série de renovações e estruturas que era preciso fazer, em virtude dos tempos e da evolução da gestão desportiva, mas tem falhado no mais importante, misturando negócios pessoais com institucionais, e isso eu não admito que nenhum Presidente o faça. Já tivemos exemplos suficientes do que é ter Vieira como gestor da parte desportiva do Benfica. Os exemplos são gritantes e consequentemente repetidos, mas os adeptos parecem tudo esquecer com a conquista de um simples campeonato.


Jorge Jesus tirou-me as dúvidas sobre a sua metodologia o ano passado. Convenceu-me e tive de dar a mão à palmatória de que com o plantel que teve atingiu os objectivos a que se propôs: ser campeão! Tornou-se ainda mais vaidoso do que era, mas também mais convencido e é aqui que o equilíbrio é necessário. Porque não basta ganhar um campeonato com o Benfica para se ser o melhor do Mundo. O melhor do Mundo teve de ganhar dois campeonatos num clube banal, uma UEFA e uma Champions para ser considerado o melhor do Mundo. E é com exemplos destes que se aprende um pouco da humildade da vida. E é com essa humildade que espero celebrar o bi-campeonato.


Rui Costa tem um papel importantíssimo este ano. Assumirá sempre as responsabilidades, seja para o bem ou para o mal. E por isso, está com a cabeça no cepo. Não foi por falta de aviso que ele a pôs lá. Veremos se a sua habilidade para lidar com a pressão que tinha como jogador, se mantém como administrador.


Quanto aos jogadores, o que eu vi na Madeira na companhia do meu amigo inespugnabile explica que há muita coisa que foi prometida e não cumprida. Há jogadores que de um momento para o outro deixaram de sentir a camisola como a sentiam e isso mostra muito do carácter de alguns meninos que são pagos de forma principesca para usarem a camisola do Benfica. Têm as mesmas obrigações do que aqueles que os seguem para todo o lado e mais algum, sacrificando vidas pessoais e profissionais. Por isso, com este plantel que o Benfica hoje tem, a única missão que têm é a de honrar a camisola que têm e voltarem ao Marquês em Maio!


Por dar o apoio à equipa, não quer dizer que não se possa ser crítico. E é isso que continuarei a fazer, custe o que custar e a quem custar!

11 comentários:

António Pista disse...

E parece que temos candidato à presidência do Benfica...

Manuel disse...

"A história é um conjunto de mentiras que as pessoas acordaram entre si". Napoleão Bonaparte.

"Fazer uma descrição acurada do que nunca aconteceu é a ocupação apropriada para o historiador". Oscar Wilde.

Vermelhusco disse...

Bravo. Grande texto!
Demonstra todas as contradicoes e incompetencias do LFV nesta pre-epoca.
Para mim acabou-se a paciencia com este presidente.

Agora e ver se aparece alguma alternativa credivel. E para mim a allternativa credivel sera quem quiser trabalhar com o Rui Costa.

Olheiro disse...

O Manuel passa a vida no Ndrangheta, 95% das vezes para criticar o que aqui é deixado. Pergunta: para quê voltar sempre, então? Para quê ler, quando não nos interessa? Para quê perder tempo com algo que consideramos não valer a pena?
Irra pah, que até a mim, que não sou membro do blog, o tipo já irrita... Não tem mais nada que fazer?
Arranja um blog, daqueles que criticam outros blogs, e pode ser que um dia, um dia, num espaço temporal longínquo, sejas capaz de atingir metade da popularidade... Ah! E da credibilidade também.
Get a life son... soon.

Olheiro disse...

P.s.: Se acha que é com esse tipo de comentários que afasta o resto da malta, quer os escribas, quer os visitantes, bom... Ainda não aprendeu? Talvez isso explique a contínua defesa ao Vieira...

MS disse...

"Quem nao tem palavras suas adopta as dos outros" - Eu proprio.

inespugnabile disse...

O mister d não deixa de ter razão em algumas coisas... mas não tem em tudo e esquece-se do essencial: Vieira, para mister d, será sempre um Presidente a abater.

E esse seu propósito causa-lhe alguma cegueira na análise...

Agora e infelizmente, tem razão em algumas coisas...

inespugnabile disse...

O mister d não deixa de ter razão em algumas coisas... mas não tem em tudo e esquece-se do essencial: Vieira, para mister d, será sempre um Presidente a abater.

E esse seu propósito causa-lhe alguma cegueira na análise...

Agora e infelizmente, tem razão em algumas coisas...

Mister D disse...

Meu caro inespugnabile:

Se a coerência fosse uma das melhores armas de LFV, talvez não houvesse tamanho azedume...

Sendo assim, temos pena...

Abraços

GeracaoBenfica disse...

inespugnabile,
para quem até ha pouco gritava irritado que estava a perder a confiança em LFV........

Vermelhusco disse...

Enquanto o ano passado fiquei agradavelmente surpreendido com o LFV este ano so enterrou. Inespugnabile tu proprio ja admitiste isso.